Lagering: antes ou depois do envase?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá, amigos,

Estou com uma lager finalizando o descanso diacetil e depois de amanhã vou fazer o cold crash. Geralmente, eu faço o cold crash, após 5 dias faço a gelatina e alguns dias depois transfiro para um post-mix onde já inicio a maturação colocando para carbonatar forçadamente ao mesmo tempo.
Li semana passada (li tanta coisa que não consigo me lembrar onde mas acho que foi no site do Lamas) que para lagers só se deve fazer o envase e consequente carbonatação após o período de "lagering" por 1 ou 2 meses. Qual seria o sentido disso? O que eu poderia perder seguindo meu cronograma normal, ou seja, embarrilhar e carbonatar forçadamente e depois deixar o post-mix descansando por um mês ou mais em temperaturas próximas de zero grau?

Abraço!
 
Olá, amigos,

Estou com uma lager finalizando o descanso diacetil e depois de amanhã vou fazer o cold crash. Geralmente, eu faço o cold crash, após 5 dias faço a gelatina e alguns dias depois transfiro para um post-mix onde já inicio a maturação colocando para carbonatar forçadamente ao mesmo tempo.
Li semana passada (li tanta coisa que não consigo me lembrar onde mas acho que foi no site do Lamas) que para lagers só se deve fazer o envase e consequente carbonatação após o período de "lagering" por 1 ou 2 meses. Qual seria o sentido disso? O que eu poderia perder seguindo meu cronograma normal, ou seja, embarrilhar e carbonatar forçadamente e depois deixar o post-mix descansando por um mês ou mais em temperaturas próximas de zero grau?

Abraço!

A vantagem de fazê-lo antes de envasar é mandar pra garrafa uma cerveja mais limpa.

Eu ainda estou pra fazer uma lager, mas é bom dar uma pesquisada nesse tempo a temperaturas muito baixas, pois podem haver casos onde o fermento que vai pra garrafa é muito pouco e a refermentação não aconteça.

Já li um post do @Guenther onde ele diz que em casos muito longos pode ser necessário adicionar mais fermento
 
Tenho com uma dúvida parecida, estou com uma Vienna Lager fazendo o processo de lagering, porém resolvi desta vez fazer direto no postmix pressurizado, nunca fiz dessa forma, será que dá bom?
OBS. Já está a 14 dias, pretendo deixar mais 14...
 
Eu fiz uma bohemian pilsner com M-84 da Mangrove e após a fermentação, descanso de diacetil e tals, cold, etc.... coloquei direto no keg. Carbonatei forçado e na semana seguinte tomei um copo.... não gostei muito, e como havia feito apenas 10 litros, esqueci dele no keezer.... depois de uns 45 dias, resolvi experimentar.... carah... que cerveja.... mudou completamente.... ficou deliciosa e muito clara (não usei gelatina....
Então, se fica de experiência, pela minha... o tempo de lagering tanto falado, pode ser carbonatado sim.... desde que se use PM ou kegs.
Abraços
 
Eu fiz uma bohemian pilsner que foi um desadtre total, kkk. Foi minha primeira brassagem.
Jogue quase tudo fora, deixei uns 3 litros engarrafados para daqui uns meses experimentar se melhorou.
Não sei oque aconteceu que ficou tão ruim. Fermentou bem, fiz todo o processo corretamente. A unica questão é que eu não tinha controlador de temperatura na época, talvez tenha algo na temperatura que prejudicou o sabor da cerveja.

O gosto ficou parecido com podre.

Semana que vêm vou me aventurar novamente em uma receita dessas, para ver se consigo tomar uma bohemian pilsner. kkk
 
Eu fiz uma bohemian pilsner que foi um desadtre total, kkk. Foi minha primeira brassagem.
Jogue quase tudo fora, deixei uns 3 litros engarrafados para daqui uns meses experimentar se melhorou.
Não sei oque aconteceu que ficou tão ruim. Fermentou bem, fiz todo o processo corretamente. A unica questão é que eu não tinha controlador de temperatura na época, talvez tenha algo na temperatura que prejudicou o sabor da cerveja.

O gosto ficou parecido com podre.

Semana que vêm vou me aventurar novamente em uma receita dessas, para ver se consigo tomar uma bohemian pilsner. kkk
Fala Marcos. Sem controlar temperatura não se faz Lager!!! E a Bohemian Pilsner é uma lager!!!
Até mesmo as Ales, fermentadas sem controle não ficam boas... há algumas alternativas a uma geladeira, para se ter o mínimo de controle de temperatura.
Abraços
 
Fala Marcos. Sem controlar temperatura não se faz Lager!!! E a Bohemian Pilsner é uma lager!!!
Até mesmo as Ales, fermentadas sem controle não ficam boas... há algumas alternativas a uma geladeira, para se ter o mínimo de controle de temperatura.
Abraços
Sim, conforme falei, foi a primeira cerveja que fiz kkkk , não tinha noção nenhuma das necessidades para fazer uma cerveja legal.Até tinha uma geladeira e tal, mas não cuidei muito da temperatura...então, infelizmente ficou uma bosta.

Em contra partida, logo em seguida fiz uma Ale, que deu problema no fermentador, tive que improvisar uma vedação melhor na tampa, não borbulhou airlock, e ficou fantástica a cerveja...kkkk

Estou começando a entender o por que é viciante fazer cervejas.

Abraços,
 

Latest posts

Back
Top