Lúpulos para uma IPA - IBU, tempos e quantidades

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

modonho

Active Member
Joined
Aug 28, 2015
Messages
26
Reaction score
0
Olá pessoal, boa tarde!

Primeiro, gostaria de agradecer pelas informações postadas pelos colegas, esse fórum tem me ajudado bastante. Muito obrigado!


Pela primeira vez vou fazer uma IPA, com 80% malte pilsen belga e 20% cara ruby, levedura US-05 e lúpulos Centennial, Cascade e East Kent Goldings.


Minha dúvida é sobre a quantidade de lúpulo adicionar e momento em que devo adicionar. Gostaria que a cerveja ficasse com aproximadamente 50-60 IBU. De acordo com as minhas contas, para chegar em 60IBU em 25 litros de mosto no fermentador, vou precisar de 5g de Ácido Alfa.

Tenho 50g de cada uma das 3 variedades de lúpulo:
- 50g de Centennial - 9% A.Alfa
- 50g de Cascade - 5.6% A.Alfa
- 50g de East Kent Goldings - 5.7% A.Alfa


1. Em que momento eu poderia colocar cada variedade e em que quantidade? Em um curso que fiz em Porto Alegre nos orientaram dizendo que lúpulos com A.Alfa elevado são para amargor e com A.Alfa baixo são para aroma. Sei que não existe uma gama enorme de receitas, mas gostaria de ouvir sugestões de vocês para eu não fazer bobagem e ficar dentro do estilo IPA.

2. Dúvida: o grau de amargor está relacionado ao tempo que o lúpulo permanece fervendo no mosto? Seria correto pensar que o lúpulo adicionado nos últimos 5 minutos quase não vai influenciar no amargor? Se for verdade isso (que o amargor em IBU é determinado pela quantidade de lúpulo que adicionamos no início da fervura), então para chegar a 60 IBU eu teria que adicionar 5g de Ácido Alfa lá no início?

3. O lúpulo adicionado no Dry Hopping aumenta significativamente o amargor ou apenas libera aromas?


Desde logo agradeço imensamente a ajuda de vocês.
Forte abraço!
 
1. Cara, esse é um gosto pessoal. Qual é o perfil aromático/gosto você quer para a sua cerveja? No seu caso você já tem os lúpulos então já deve ter se decidido. Você tem que fazer o caminho inverso, decide o que quer e aí trabalha para chegar nesse perfil. Mas o seu principio básico não está correto. Não é apenas a quantidade de AA que deve ser considerada, mas não vamos entrar nesses detalhes. Geralmente usam-se lúpulos de AA mais elevado para amargor, mas não é regra

2. Sim, esse também é um dos fatores que influencia. Quanto menos tempo na fervura, menos amargor (novamente respeitando o fato de que lupulos tem AAs diferentes). Cada adição gera características diferentes. Eu pro exemplo gosto de fazer minhas session IPAs com quase todo lúpulo nos 15 minutos finais, não faço nenhuma adição no início. Mas isso é gosto pessoal meu, pro meu estilo

3. O amargor é desprezível no DH

Aconselho você procurar alguns artigos sobre lupulagem e até mesmo alguns softwares para ajudarem nesse cálculo do IBU. É dificil dar mais informações pois isso é muito de gosto pessoal.

Sucesso na sua brassagem!
 
Olá pessoal, boa tarde!

Primeiro, gostaria de agradecer pelas informações postadas pelos colegas, esse fórum tem me ajudado bastante. Muito obrigado!


Pela primeira vez vou fazer uma IPA, com 80% malte pilsen belga e 20% cara ruby, levedura US-05 e lúpulos Centennial, Cascade e East Kent Goldings.


Minha dúvida é sobre a quantidade de lúpulo adicionar e momento em que devo adicionar. Gostaria que a cerveja ficasse com aproximadamente 50-60 IBU. De acordo com as minhas contas, para chegar em 60IBU em 25 litros de mosto no fermentador, vou precisar de 5g de Ácido Alfa.

Tenho 50g de cada uma das 3 variedades de lúpulo:
- 50g de Centennial - 9% A.Alfa
- 50g de Cascade - 5.6% A.Alfa
- 50g de East Kent Goldings - 5.7% A.Alfa


1. Em que momento eu poderia colocar cada variedade e em que quantidade? Em um curso que fiz em Porto Alegre nos orientaram dizendo que lúpulos com A.Alfa elevado são para amargor e com A.Alfa baixo são para aroma. Sei que não existe uma gama enorme de receitas, mas gostaria de ouvir sugestões de vocês para eu não fazer bobagem e ficar dentro do estilo IPA.

2. Dúvida: o grau de amargor está relacionado ao tempo que o lúpulo permanece fervendo no mosto? Seria correto pensar que o lúpulo adicionado nos últimos 5 minutos quase não vai influenciar no amargor? Se for verdade isso (que o amargor em IBU é determinado pela quantidade de lúpulo que adicionamos no início da fervura), então para chegar a 60 IBU eu teria que adicionar 5g de Ácido Alfa lá no início?

3. O lúpulo adicionado no Dry Hopping aumenta significativamente o amargor ou apenas libera aromas?


Desde logo agradeço imensamente a ajuda de vocês.
Forte abraço!

Sua vida vai melhorar demais se você jogar sua receita num software, seja brewersfriend, beersmith ou semelhante. Tudo isso (e tudo mais, ABV, cor, ranges do estilo) é calculado de forma automática, é bem simples. O beersmith tem 21 dias de teste grátis, e o brewersfriend é online e grátis para armazenar até 5 receitas.

Dry hopping não aumenta amargor, pois os AA dependem de calor para serem isomerizados e diluídos na água. Só deve ter um pouco de cuidado para esperar o lúpulo decantar e não agitar o balde no envase, pois os pedaços em suspensão podem sim aumentar o amargor.
 
Olá pessoal, boa tarde!

Primeiro, gostaria de agradecer pelas informações postadas pelos colegas, esse fórum tem me ajudado bastante. Muito obrigado!


Pela primeira vez vou fazer uma IPA, com 80% malte pilsen belga e 20% cara ruby, levedura US-05 e lúpulos Centennial, Cascade e East Kent Goldings.


Minha dúvida é sobre a quantidade de lúpulo adicionar e momento em que devo adicionar. Gostaria que a cerveja ficasse com aproximadamente 50-60 IBU. De acordo com as minhas contas, para chegar em 60IBU em 25 litros de mosto no fermentador, vou precisar de 5g de Ácido Alfa.

Tenho 50g de cada uma das 3 variedades de lúpulo:
- 50g de Centennial - 9% A.Alfa
- 50g de Cascade - 5.6% A.Alfa
- 50g de East Kent Goldings - 5.7% A.Alfa


1. Em que momento eu poderia colocar cada variedade e em que quantidade? Em um curso que fiz em Porto Alegre nos orientaram dizendo que lúpulos com A.Alfa elevado são para amargor e com A.Alfa baixo são para aroma. Sei que não existe uma gama enorme de receitas, mas gostaria de ouvir sugestões de vocês para eu não fazer bobagem e ficar dentro do estilo IPA.

2. Dúvida: o grau de amargor está relacionado ao tempo que o lúpulo permanece fervendo no mosto? Seria correto pensar que o lúpulo adicionado nos últimos 5 minutos quase não vai influenciar no amargor? Se for verdade isso (que o amargor em IBU é determinado pela quantidade de lúpulo que adicionamos no início da fervura), então para chegar a 60 IBU eu teria que adicionar 5g de Ácido Alfa lá no início?

3. O lúpulo adicionado no Dry Hopping aumenta significativamente o amargor ou apenas libera aromas?


Desde logo agradeço imensamente a ajuda de vocês.
Forte abraço!


Com esses lúpulos eu usaria Centennial pra amrgor e Cascade pra aroma. cascade tem Cohumulone muito alto e gera um amargor muito ríspido (o tal do Harsh) se ferver mais que 30 minutos. Já o East Kent Goldings é um lúpulo inglês com outro tipo de perfil. Nada de impede de usar, mas eu guardaria ele pra usar em alguma outra no futuro.

E sobre as relações AA/tipo de uso, os lúpulos da Oceania chegaram ai pra acabar com o mito. Nelson Sauvin tem mais de 14% AA e a ultima safra de Topaz que chegou na minha loja está com 17,1%. E Topaz tem um aroma bom demais da conta e muito forte!

Abraços
 
Na verdade eu estou tentando me aproximar de uma East Cost IPA que tomei em um pub que fabrica a sua própria cerveja. No cardápio estavam especificados os ingredientes, e o amargor, mas nada além disso. Vou buscar softwares, inclusive já vi que há toda uma seção dedicada a eles. Muito obrigado pela orientação. :)

1. Cara, esse é um gosto pessoal. Qual é o perfil aromático/gosto você quer para a sua cerveja? No seu caso você já tem os lúpulos então já deve ter se decidido. Você tem que fazer o caminho inverso, decide o que quer e aí trabalha para chegar nesse perfil. Mas o seu principio básico não está correto. Não é apenas a quantidade de AA que deve ser considerada, mas não vamos entrar nesses detalhes. Geralmente usam-se lúpulos de AA mais elevado para amargor, mas não é regra

2. Sim, esse também é um dos fatores que influencia. Quanto menos tempo na fervura, menos amargor (novamente respeitando o fato de que lupulos tem AAs diferentes). Cada adição gera características diferentes. Eu pro exemplo gosto de fazer minhas session IPAs com quase todo lúpulo nos 15 minutos finais, não faço nenhuma adição no início. Mas isso é gosto pessoal meu, pro meu estilo

3. O amargor é desprezível no DH

Aconselho você procurar alguns artigos sobre lupulagem e até mesmo alguns softwares para ajudarem nesse cálculo do IBU. É dificil dar mais informações pois isso é muito de gosto pessoal.

Sucesso na sua brassagem!
 
Obrigado pelas dicas, vou coloca-las em prática.

Sua vida vai melhorar demais se você jogar sua receita num software, seja brewersfriend, beersmith ou semelhante. Tudo isso (e tudo mais, ABV, cor, ranges do estilo) é calculado de forma automática, é bem simples. O beersmith tem 21 dias de teste grátis, e o brewersfriend é online e grátis para armazenar até 5 receitas.

Dry hopping não aumenta amargor, pois os AA dependem de calor para serem isomerizados e diluídos na água. Só deve ter um pouco de cuidado para esperar o lúpulo decantar e não agitar o balde no envase, pois os pedaços em suspensão podem sim aumentar o amargor.
 
Obrigado pelas dicas!

Acho que vou optar por largar uma porção maior de Centennial no início, com uma pequena porção de Cascade e East Kent Goldings. No final vou inverter as proporções. De qualquer modo vou jogar em no BeerSmith e ver o que ele me diz quanto ao IBU.

Depois, quando estiver pronta, dou um feedback aqui e como ficou. :)


Com esses lúpulos eu usaria Centennial pra amrgor e Cascade pra aroma. cascade tem Cohumulone muito alto e gera um amargor muito ríspido (o tal do Harsh) se ferver mais que 30 minutos. Já o East Kent Goldings é um lúpulo inglês com outro tipo de perfil. Nada de impede de usar, mas eu guardaria ele pra usar em alguma outra no futuro.

E sobre as relações AA/tipo de uso, os lúpulos da Oceania chegaram ai pra acabar com o mito. Nelson Sauvin tem mais de 14% AA e a ultima safra de Topaz que chegou na minha loja está com 17,1%. E Topaz tem um aroma bom demais da conta e muito forte!

Abraços
 
Bom dia amigos cervejeiros!

Vou aproveitar o tópico pois minhas perguntas, observações e relato dizem respeito a IPA que fiz ontem. No final das contas acabei usando os 3 lúpulos mencionados (Cascade, Centennial e East Kent Goldings). Confesso que quase desisti de colocar o Kent Goldings, mas quando senti o aroma de tabaco, resolvi adicionar nos últimos 5 minutos. A coloração da cerveja ficou bonita: usei 20% de Cara Ruby com 80% Pilsen 2RS da Castle. O fermento usado foi o US05.

No final das contas, a OG cravou em 1062 no densímetro (no refratômetro deu aprox. 15ºP). A temperatura de fermentação inicial deixei em 18ºC, controlada na geladeira com um Arduino que montei (depois posto meu relato na construção do mecanismo de controle de temperatura com o Arduino). OBS: Pude constatar que realmente a temperatura de fermentação do líquido no balde é superior a temperatura externa do ambiente, as informações do tópico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076 foram fundamentais, obrigado! Acabei colocando 2 sensores, sendo um deles colado no balde, com isolante externo de isopor.

Para calcular os tempos e quantidades de lúpulo, usei a calculadora de IBU do brewersfriend (obrigado pela dica karkassa). Essa calculadora considera somente o tempo de fervura, certo? Porém, após desligar o fogo (durante este tempo que precede o whirlpool), a maior parte do lúpulo segue em contato com o mosto super quente. Esse tempo após o fogo apagar não traria um incremento no IBU além daquele considerado na calculadora? Provei a ceva durante a medição da OG e acho que ela vai ficar um pouco mais amarga que o esperado (no problem).

Isso me leva a segunda pergunta. Com o passar do tempo, após fermentação e maturação, o grau de amargor se mantém?

A minha terceira e última pergunta é sobre a gravidade do mosto primário. Na minha brassagem anterior, uma Blonde Ale usando 5Kg de Pilsen 2RS em 18L de água, com mostura de 40 minutos a 63ºC e 15 minutos a 72ºC, e obtive 12L de mosto primário com gravidade 16.2ºP. Ontem, na IPA usei 4Kg de Pilsen 2RS e 1Kg de Cara Ruby em 18L de água, com mostura de 90 minutos a 65ºC, e obtive 12L de mosto primário com gravidade 15.4ºP. Obviamente, várias variáveis foram alteradas, são dois estilos diferentes, combinações de maltes diferentes, temperaturas e tempos de mostura diferentes. Porém, seria possível determinar quais dessas variáveis ocasionaram a queda da gravidade do mosto primário de 16.2ºP para 15.4ºP ?


É isso pessoal, bom final de semana!
 
A terceira pergunta foi pela utilização de mais malte pilsen na primeira brassagem, ele possui um poder diastático maios que o outro.
 
Back
Top