Lâmpada para aquecimento e proteção balde

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gutors

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2016
Messages
112
Reaction score
11
Pessoal, comprei um TIC17 para controlar minha geladeira de fermentação, e pretendo aquecer com lâmpada. Faço a fermentação nesses baldes brancos atóxicos, normais. Alguma idéia para proteger o balde da claridade desta lâmpada?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Por enquanto eu tenho usando um pedaço de papelão separando a lâmpada do balde..

Está feio a gambiarra, mas foi o que consegui improvisar por enquanto..
 
Pessoal, comprei um TIC17 para controlar minha geladeira de fermentação, e pretendo aquecer com lâmpada. Faço a fermentação nesses baldes brancos atóxicos, normais. Alguma idéia para proteger o balde da claridade desta lâmpada?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Balde branco não precisa proteger da luz.

Se fosse transparente, aí sim.

Use lâmpadas eletrônicas/econômicas, e não incandescentes.
 
se for para aquecer, acho que as lampadas eletronicas não aquecem, somente as incandescentes
 
se for para aquecer, acho que as lampadas eletronicas não aquecem, somente as incandescentes

Pois é, a eletrônica tem a tendência de esquentar menos (mas esquenta). Pelo que pesquisei aqui no fórum, vários usuários relatam que usam a eletrônica. No meu entendimento seria uma maneira de fazer o aquecimento mais lento, afim de não estressar a levedura.

Sem contar que hoje não existe mais lâmpada incandescente comum. As que existem são na verdade uma lâmpada halogena dentro de um bulbo igual à incandescente antiga. E a halogena esquenta bastante e muito rápido também. Talvez não seja o ideal. Não afirmo, digo isso com base na ideia anterior (não estressar a levedura).

Guenther, pensei que mesmo nesses baldes, que permitem um pouco a passagem da luz, teria problema. Menos mal então, uma preocupação a menos
 
Pois é, a eletrônica tem a tendência de esquentar menos (mas esquenta). Pelo que pesquisei aqui no fórum, vários usuários relatam que usam a eletrônica. No meu entendimento seria uma maneira de fazer o aquecimento mais lento, afim de não estressar a levedura.

Sem contar que hoje não existe mais lâmpada incandescente comum. As que existem são na verdade uma lâmpada halogena dentro de um bulbo igual à incandescente antiga. E a halogena esquenta bastante e muito rápido também. Talvez não seja o ideal. Não afirmo, digo isso com base na ideia anterior (não estressar a levedura).

Guenther, pensei que mesmo nesses baldes, que permitem um pouco a passagem da luz, teria problema. Menos mal então, uma preocupação a menos

Eu uso a fluorecente de 15W...funciona muito bem
 
A ideia é bem o que o gutors falou, subir a temperatura bem lentamente para principalmente não estressar as leveduras.
O Guenther tem bons textos sobre isso, é só procurar no forum.

Aqui em Curitiba o tempo não ajuda muito, então pra manter a temperatura de fermentação é necessário usar a lampada.
Eu estou subindo de 18°C para 23°C para a fermentação secundária, estou usando o TIC-17 em modo aquecimento com uma lampada de 15w envolvida com papel alumínio. Prendi ela na ultima prateleira da porta da geladeira, ela fica abaixo do nivel da bombona, onde seria o lugar para a gaveta de vegetais/legumes. Acredito que dessa forma o claro se distribui melhor.
Mesmo não esquentando tanto quanto uma incandescente tome cuidado pois ela esquenta significativamente e é bom manter longe das paredes plasticas da geladeira, pode derreter.

Um pouco off topic: Em anexo o gráfico que uso para acompanhar a variação de temperatura dentro da minha geladeira.
Utilizo um modulo wifi nodemcu conectado ao wifi de casa pegando dados de temperatura de um sensor ds18b20 e postando no site thingspeak.. aí fica uma bela para saber a qualquer momento como esta a temperatura.

[ ] 's
 

Attachments

  • Sem título.png
    Sem título.png
    6 KB · Views: 91
se for para aquecer, acho que as lampadas eletronicas não aquecem, somente as incandescentes
Aquecem, com certeza absoluta. Infelizmente se criou um mito por chamarem elas de lâmpadas "frias"... a realidade é que você não consegue segurar uma na mão se estiver ligada.

Estou falando isso com 100% de certeza.

Já as incandescentes aquecem demais e mais de uma vez já vi derreterem geladeiras, e uma quase colocou fogo no apartamento de um amigo.

Abraço,
 
As eletrônicas aquecem sim.
Uso constantemente porque aqui em SC muitas vezes não conseguimos temperatura suficiente para fermentação.
As incandescentes aquecem muito e consomem muita energia. Do ponto de vista elétrico é somente uma resistência conectada entre fase e neutro.
 
Já as incandescentes aquecem demais e mais de uma vez já vi derreterem geladeiras, e uma quase colocou fogo no apartamento de um amigo.

Aqui usei uma lâmpada incandescente esses tempos e quando voltei do trabalho o freezer estava a 32º, não deu conta de manter a temperatura de 22 que eu tinha definido no controlador.
A cerveja ficou com um gostinho de pão mas depois sumiu.
 
Moro em Cuiabá - MT e esse é um detalhe que não nos preocupamos, temperatura ambiente de qualquer cômodo fechado fica na média de 30° a maior parte do ano, agora na seca chega a mais de 35° fácil. Portanto sempre ajustamos os full gauge pra esfriar. O inverno aqui dura no máximo 1 semana por ano. Hehehehe!

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 
Pessoal, comprei um TIC17 para controlar minha geladeira de fermentação, e pretendo aquecer com lâmpada. Faço a fermentação nesses baldes brancos atóxicos, normais. Alguma idéia para proteger o balde da claridade desta lâmpada?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Uma coisa, vc vai aquecer com lâmpada e usar. Geladeira ao menos tempo no mesmo tic? É possível?
 
Uma coisa, vc vai aquecer com lâmpada e usar. Geladeira ao menos tempo no mesmo tic? É possível?

O TIC permite ligar os dois ao mesmo tempo, sim, mas como ele é de único estágio, não tem como colocar um intervalo de temperatura onde nem geladeira nem lâmpada estejam ligados. Em outras palavras, no exato momento que a geladeira desligar, a lâmpada irá acender, e vice-versa.

Detalhes da instalação tem nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?p=5133023#post5133023
 
Back
Top