Kit de fabricação, qual fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bergami

Well-Known Member
Joined
Oct 16, 2014
Messages
60
Reaction score
1
Olá Bergami,

Você tem como controlar a temperatura de fermentação?
 
Cara,

Isso é uma coisa que é você quem tem que escolher baseado nas suas limitações e gostos.

Você conhece cada um desses estilos que vc enviou? Conhece sobre os estilos desses dois exemplos que vc citou, que gosta e odeia? Pare para pensar o pq vc gosta e pq vc odeia elas.

Sugiro que pesquise sobre cada um desses estilos, aprenda sobre as características, aprenda o que é uma Ale, uma Lager, uma fermentação espontânea e tal.

Em geral, considero que as cervejas mais fáceis para um iniciante são as Ales mais lupuladas, como a American Pale Ale e a IPA, pois o lúpulo esconde varios defeitos da cerveja.

Se vc não tem como controlar sua temperatura de fermentação esqueca as lagers, tal como essa que vc falou que ama.

Mas é isso, estude sobre os estilos, tome as cervejas referências desses estilos (o guia BJCP possui essas informações), aprenda as diferenças entre elas e decida por si próprio.

Um livro bom para ler é "A mesa do mestre cervejeiro". Nele vc vai ter muita informação de cada estilo.
 
Bom dia,

Não eu não posso controlar a temperatura de fermentação.

Eu posso deixar fermentando num banheiro/deposito aqui de casa e cobrir com uma toalha o recipiente ou botar ele numa caixa de isopor para não haver troca de calor com o ambiente e não haver contato com a luz.

Derrepente dentro do isopor deixar o recipiente de fermentação mergulhado em agua ambiente e botar uma garrafa de gelo ou simplismente uma garrafa com agua gelada, trocando diariamente, durante os uns 3 dias e depois deixar só na agua ambiente daria certo?
 
Bom dia,

Não eu não posso controlar a temperatura de fermentação.

Eu posso deixar fermentando num banheiro/deposito aqui de casa e cobrir com uma toalha o recipiente ou botar ele numa caixa de isopor para não haver troca de calor com o ambiente e não haver contato com a luz.

Derrepente dentro do isopor deixar o recipiente de fermentação mergulhado em agua ambiente e botar uma garrafa de gelo ou simplismente uma garrafa com agua gelada, trocando diariamente, durante os uns 3 dias e depois deixar só na agua ambiente daria certo?

Controlar a temperatura da fermentação nos primeiros 2 ou 3 dias é muito melhor do que não controlar.

Seja qual for a técnica que vc usar, lembre-se que a fermentação gera calor no inicio, então procure manter relativamente frio. Depois desses primeiros dias seria interessante tentar manter a temperatura de forma que ela não caia muitos graus, pra que a fermentação não seja interrompida.
 
Já fermentei muitas cervejas no isopor com água e gelo e as vezes ainda faço isto mas dá bastante trabalho. Tem que tentar manter a temperatura o mais estável possível.
 
Eu também não tenho controle de temperatura. fiz uma "caixa térmica" com isopor de alta densidade em um armário, e coloco o fermentador dentro de uma bacia, coloco água e gelo dentro da bacia.

nos 3 ou 4 primeiros dias (enquanto o air lock estiver mais frenético), colocar bastante gelo, e monitorar a temperatura sempre que possível. Tentar manter entre 12 ~15º C a água (pois dentro do balde a temperatura será maior).
Quando a atividade baixar, tentar manter a uns 17~20 ºC por mais uns 2 dias. Até lá, a atividade no airlock já vai estar bem mais fraca (bolhas em intervalo de minutos, e não mais poucos segundos).
Quando a atividade já estiver bem baixa, provavelmente lá pelo 6 dia, não precisa mais se preocupar muito com a água, pois mesmo em dias mais quentes, dificilmente ela passará de 25ºC, e a temperatura dentro do fermentador já vai estar bem mais equiparada com a externa, pela pouca atividade. Só não deixe ela subir de 24 ~25ºC.
 
Valeu pela dica, muito bom saber que isso pode funcionar.

Agora outra duvida, qual seria o fermento mais indicado, digo, o mais tolerante a variações e a erros de temperatura?
 
Em geral, cervejas Belgas aceitam melhor às temperaturas mais altas.
 
No caso, a Belgian Blond Ale?

Mas ela também é facil de fazer como a American Pale Ale?
 
Em geral, cervejas Belgas aceitam melhor às temperaturas mais altas.

Oi Zé,

Na verdade eu acho que não são as cervejas belgas que aceitam melhor as temperaturas mais altas, mas a gente que aceita melhor os off-flavors de fermentação quente nas belgas... não sei pq isso acontece...

Talvez eu esteja errando a mão, mas tenho lidado um pouco com esses fermentos ultimamente e percebi que não são leveduras mto fáceis de trabalhar, elas geram mais off-flavors que a maioria das outras. Tem sido difícil chegar no nível quase imperceptivel de alcoois superiores e nível baixissimo de outros offs principalmente acetaldeído das trapistas, por ex...

Na escolha de um fermento mais versatil iria no US-05, que gera menos off-flavors e não tem uma floculação tão boa, consegue aguentar uma flutuação maior sem descer pro fundo do fermentador...

Abraço
 
Adquiri o kit de fabricação (panela, fermentador, etc) de 5l e a receita de IPA do Lamas faz 2 meses +-. Fiz 3 levas uma a cada 15 dias.
Sugiro adquirir a receita já com o fermento, assim, não tem erro.
Mas, você já tem o kit de fabricação?

Mas o mais importante é pesquisar e estudar bastante, pois, eles simplificam demais todas as etapas.

A minha primeira leva fermentou em + de 23ºC.
Na segunda comprei uma caixa de isopor e com uma pet de 2l congelada e mantenho o recipiente de fermentação em 18ºC.
 
Fácil? Primeira brassagem nunca é fácil mas acredito que não seja muito complicado.
Não conheço estes kits mas acredito que venham com as instruções detalhadas de como proceder.
Se tiver alguma dúvida, posta que a gente tenta ajudar.
 
Agradeço muito a ajuda de todos !

Vou continuar minha pesquisa mais detalhada em todas as partes do processo, juntar tudo que eu tenho disponivel aqui e listar tudo que deve ser comprado. Mas antes de comprar qualquer coisa eu pretendo criar outro topico explicando exatamente, o que vou comprar, o que eu tenho e como pretendo fazer passo a passo.

Baseado nas suas criticas e sugestões eu vou comprar tudo e fazer minha primeira cerveja.

Mais uma vez, muito obrigado.
 
Tiago, eu tento resolver estes problemas de álcoois superiores e off-flavors prolongando a fermentação secundária, fazendo a mesma em temperatura acima da temperatura de fermentação primária (que no caso das Belgas eu começo aos 18 ºC e termino por volta de 22-23 ºC). Na secundária eu deixo subir até 25~26 °C e mantenho assim por 3 semanas ou mais. Tem que ter paciência mas tenho conseguido bons resultados.
 
Bergamini,

Também sou novato, mas uma coisa que aprendi, conforme já mencionado em comentários anteriores, é a questão da simplicidade "operacional" de receitas prontas.
Acredito que o manual operacional de como fazer cerveja que eles vendem nos kits são muito simplificados, acho que até partindo do princípio que geralmente os novatos que vão comprar eles (seja pela facilidade, seja por não ter todos os equipamentos necessários ainda (moedor de malte, balança, etc.))
Nas minhas 2 brassagens até hoje, comprei 2 kit's prontos, da Alquimia da Cerveja. O pessoal fala meio mal deste fornecedor, mas até agora 1 já está clarificando (pelo gosto, sem contaminação aparente, OG e FG bem próximas das esperadas), e a outra está no 2º dia de fermentação, que parece estar correndo legal.
Mas antes de fazer minha primeira brassagem, li muito sobre o assunto, e tenho que agradecer muito ao pessoal deste fórum por isso! Essa foi minha sorte, porque a receita da alquimia é bem fraquinha operacionalmente. É bem para iniciante mesmo, sem falar muito o porque das coisas e sem muitas medições ao longo do processo (nem falam em medir densidade, se não me engano).
O que indico é ler bastante e tentar entender pelo menos um pouquinho cada etapa do processo. Fazer então uma receita sua, com um passo a passo de como tu vai fazer no dia da brassagem, de acordo com o que tu tem de equipamento e espaço.
 
Tiago, eu tento resolver estes problemas de álcoois superiores e off-flavors prolongando a fermentação secundária, fazendo a mesma em temperatura acima da temperatura de fermentação primária (que no caso das Belgas eu começo aos 18 ºC e termino por volta de 22-23 ºC). Na secundária eu deixo subir até 25~26 °C e mantenho assim por 3 semanas ou mais. Tem que ter paciência mas tenho conseguido bons resultados.

Legal Zé,

A única salvação pra álcoois superiores é se juntarem com ácidos pra formar ésteres, o que pode acontecer com maturação a quente mesmo.

Infelizmente minha experiência com isso não é tão feliz quanto a sua, já tive cerveja com gosto de alcool superior que agora completou 2 anos de garrafa e ainda esta lá, um pouco menos forte, mas ainda assim demais pro meu gosto. Alcool superior me dá muita dor de cabeça.

Abraço
 
Back
Top