Kegerator: dicas de frigobar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Acabei de comprar o RE122 pra fermentação/maturação. Se precisarem posso fazer mais fotos.

e8a0de1076926b5c5d3bd8859ea670f1.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Andre
Esse frigobar é o Modelo RE120 ?
Poderia informar as dimensões internas dele ?

Tem 40cm de largura, 29cm de profundidade do degrau pra frente, + uns 15cm do degrau até o fundo, 73cm altura na frente e 56cm no fundo sobre o degrau.
 
Bom dia

Estou planejando um kegerator, eu sei que um growler seria o ideal mas:

alguém já tentou envasar garrafa direto da torneira e depois tampar com tampinha?

se fez quanto tempo a cerveja guentou?
 
@Kyzylla

É possível, sim. O pessoal costuma usar um "growler filler" na torneira (padrão americano) com uma mangueira e um cano de inox com uma rolha furada de borracha no tamanho da boca da garrafa.

Pra entender melhor dá uma olhada nessa foto:

TBB_Assembly.jpg


Aqui tem os detalhes de como montar (em inglês):
http://brulosophy.com/2016/07/14/the-bru-bottler-update-how-to-build-your-own/

Acho que a única peça difícil de encontrar no Brasil é o growler filler mesmo.

Sobre validade da cerveja engarrafada assim, depende. Se você engarrafar certinho, evitando ao máximo deixar espaço pra oxigênio (tem umas técnicas tipo dar uma chacoalhada pra formar espuma tampar sobre a espuma, por exemplo) vai durar vários meses (digo isso pelos relatos dos gringos, porque ainda não engarrafei assim, apesar de já ter comprado o growler filler).
 
@Kyzylla

É possível, sim. O pessoal costuma usar um "growler filler" na torneira (padrão americano) com uma mangueira e um cano de inox com uma rolha furada de borracha no tamanho da boca da garrafa.

Pra entender melhor dá uma olhada nessa foto:

TBB_Assembly.jpg


Aqui tem os detalhes de como montar (em inglês):
http://brulosophy.com/2016/07/14/the-bru-bottler-update-how-to-build-your-own/

Acho que a única peça difícil de encontrar no Brasil é o growler filler mesmo.

Sobre validade da cerveja engarrafada assim, depende. Se você engarrafar certinho, evitando ao máximo deixar espaço pra oxigênio (tem umas técnicas tipo dar uma chacoalhada pra formar espuma tampar sobre a espuma, por exemplo) vai durar vários meses (digo isso pelos relatos dos gringos, porque ainda não engarrafei assim, apesar de já ter comprado o growler filler).

Valeu, show de bola , deu para entender. Brigadão
 
Eu tô com essa dúvida também... Eu tenho uma torre com torneiras Perlick com controle de fluxo e consigo encher garrafas diretamente da torneira sem fazer muita espuma. Enchi umas 2 garrafas e fechei com chapinha. Depois de 2 semanas, abri as garrafas e a carbonatação se manteve bem. Minha dúvida é se enchendo desta forma a cerva vai se deteriorar muito com o tempo por causa da oxigenação.

Vocês acham que esse aparato todo que os gringos usam é para minimizar a oxigenação ou é apenas pra conseguir encher sem espumar muito?
 
Chico, não falo por experiência, mas faz muito sentido encher a partir do fundo pra minimizar oxigenação.

Além disso, o aparato da rolha deve ajudar muito no controle do fluxo pra evitar perda de CO2 excessiva.

Esse growler filler é barato. O restante você acha no Lamas e no Mercado Livre. Acho que vale o investimento.

Como você sabe eu estou montando meu kegerator e comprei as peças pra fazer esse engarrafador. Vou tentar postar os resultados por aqui.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Frigobar Electrolux 120 com algumas modificações.
Os torpedos são um pouco mais largos que os kegs de alça emborrachada, +-1cm, foi necessario cavar uns 2 cm de cada lado na espuma.
No degrau sobra espaço p colocar um cilindro de aluminio 2,3kg

A breja que fica parada na mangueira dentro da torre não esquenta?
 
Pelo que eu li de outros usuários de kegerator, geralmente fica sim, mas só pra primeira extração.

Existe um material pra isolamento de temperatura dentro da torre, então a partir do primeiro chope vc não vai ter mais problemas.

Se for encanado com isso vc pode usar um cooler de PC pra manter a torre na mesma temperatura do frigobar. Outra alternativa é usar canos de cobre e passar a mangueira por dentro deles (q ficam dentro da torre isolados tb). Dessa forma eles funcionam como se fossem dissipadores.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
@matozo, será que esse dispositivo gera um ganho maior na qualidade do envase do que simplesmente usar uma mangueira direto da torneira ao fundo da garrafa? Tu tem esse produto? Boas cevas.
 
@Machado Não tenho. Ainda.

Tô importando o growler filler, deve tá pra chegar.

Talvez pra quem use torneira italiana usar só mangueira seja a única opção, já que nunca vi growler filler pra elas (pode ser que exista ou que se compatível com alguma outra).

Benefício do engarrafador em relação a mangueira:

- controle do fluxo via rolha de borracha (quando a pressão equilibrar vc lentamente vai levantando a rolha);
- enchimento pelo fundo minimizando oxigenação;
- facilidade de encaixe na torneira;

A praticidade parece óbvio pra mim, a oxigenação eu não posso afirmar com tanta certeza, mas li relatos de quem já usou comentando sobre garrafas que duraram vários e vários meses sem nenhum sinal de oxidação.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Fala, Victor!! blz?

Cara peguei ele hoje... Dá para abrir tranquilo a placa dele (foto), porém ainda não sei como vou dobrar... Se alguém tiver alguma sugestão... Estou pensando até em trocar a placa de repente... Alguém já fez isto neste frigobar??

Se conseguir dobrar direito cabe até dois post mix 19l e o cilindro no fundo...

Quanto a torre achi legal a do primeiro link, porém eles entregam isto no Brasil? Conhece alguém que já tenha importado isso? Tem que pagar imposto? Quanto tempo demorou para chegar??

Bom valeu as dicas... Gostaria de tentar achar de algum fornecedor aqui no Brasil... Mas estou indo para os EUA em Agosto, se for o caso uso minha torneira picnic até lá...

Abraço!!!

Você conseguiu colocar os dois post mix de 19L nele? to quase pegando um desse modelo
 
Fala, Victor. Comprei o da Electrolux RE120 usado que achei na olx por uma pechincha (paguei 350 pratas). Te digo que achei até melhor comprar um usado pra não ter tanto medo de furá-lo e mexer na configuração interna. Encapei ele com contact preto fosco e pintei as partes plásticas com spray Colorgin preto. Ficou lindo!
Quanto as mudanças na litragem dos novos modelos, sua preocupação é pertinente. No RE120 acomodo tudo mas no limite. Alguns centímetros a menos aqui ou ali podem te obrigar a cortar parte do revestimento interno o que acho meio perrengue...
Abraço

Cara as partes plásticas, vc pintou diretamente no frigobar ou retirou pra pintar?
 
Alguém usa um frigobar pra kegerador que caiba um barril de 30 litros?

Pelo que o colega afirmou abaixo das dimensões do RE120, cabe um keg de 30L sem problema:

Tem 40cm de largura, 29cm de profundidade do degrau pra frente, + uns 15cm do degrau até o fundo, 73cm altura na frente e 56cm no fundo sobre o degrau.
 
Cara as partes plásticas, vc pintou diretamente no frigobar ou retirou pra pintar?

Fala, Luiz!

Cara, isolei bem com fita crepe e jornal e pintei direto mesmo. Ficou show! Esse spray Colorgin é bem bom pra pintar... E olha que tenho zero experiência em pintura com spray.
Abraço!
 
Fala, Luiz!

Cara, isolei bem com fita crepe e jornal e pintei direto mesmo. Ficou show! Esse spray Colorgin é bem bom pra pintar... E olha que tenho zero experiência em pintura com spray.
Abraço!
Show... Tenho um spray desses aqui tbm... Vou fazer isso... Valeuu

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 
Galera, comprei um frigobar Brastemp Club 120. Ele é tipo um expositor. Bonito pra caramba com a vantagem de não ter congelador. A chapa já vem retinha no fundo. Fácil fazer um Kegerator com torre.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Galera, comprei um frigobar Brastemp Club 120. Ele é tipo um expositor. Bonito pra caramba com a vantagem de não ter congelador. A chapa já vem retinha no fundo. Fácil fazer um Kegerator com torre.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
f0acbe071e6470ea2eacf70d4a509c1e.jpg


Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Olá fcamello,

utilizo um frigobar da Electrolux modelo R130 no meu pseudo-kegerator (pseudo porque são só os post-mix dentro com as torneirinhas picnic mesmo) e cabem dois barris de 19L, acredito que um de 19L e outro de 10L seja melhor ainda. Como o frigobar tem um degrau, tenho que colocar um mais ao fundo e o outro mais a frente, de maneira que os barris não ficam lado a lado, mas em diagonal.

Se quiser colocar uma torre, terá que retirar o congelador que fica em cima (até porque com ele não é possível ligar as conexões do barril mais ao fundo). Acho que dá para "abrí-lo" e deixá-lo grudado na parede, como muitos cervejeiros nas suas geladeiras convertidas em câmaras de fermentação.

Se precisar de mais detalhes é só perguntar, abraço!


Então, comprei esse mesmo e não cabe sem tirar o congelador... voce fez alguma modificação?
 
Galera, comprei um frigobar Brastemp Club 120. Ele é tipo um expositor. Bonito pra caramba com a vantagem de não ter congelador. A chapa já vem retinha no fundo. Fácil fazer um Kegerator com torre.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Ja chegou na temp minima? qual é?
 
Estou fermentando uma ale. Mas seguramente atinge graus negativos. Tem 7 níveis de regulagem.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
Bacana hein, parece ser um candidato bom pra kegerator e câmara de fermentação em espaços pequenos.

Teria como medir o espaço interno?
 
Pessoal, queria saber as medidas exatas internas de um electrolux 120, ou dos outros.

Meus post-mix não são da medida de diâmetro dos Cornelius (23cm), eles tem 21,5cm de diâmetro e são mais altos. Queria saber se dá para por dois lado a lado num frigobar desses.

E a temperatura interna, tem controle? Congela o keg ou a cerva da mangueira que passa pelo topo? Fica boa para consumo de cerveja?

Abraço!
 
Bacana hein, parece ser um candidato bom pra kegerator e câmara de fermentação em espaços pequenos.

Teria como medir o espaço interno?
Segue medidas internas do Brastemp Club. É um frigobar caro. Mas para um Kegerator vai ficar muito show.
34c5f86f71a8e27dca585c8cf8af76ba.jpg


Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Segue medidas internas do Brastemp Club. É um frigobar caro. Mas para um Kegerator vai ficar muito show.
34c5f86f71a8e27dca585c8cf8af76ba.jpg


Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Na época que montei fui atras desse frigobar, era disparado o mais bonito, mas não cabe 2 post mix dentro, aí nao rolou.
 
Tenho uma dúvida que pode ser besta, se colocar a torneira direto na porta é muito mais prático e barato, pq evita a torre, pq quase não se vê esse tipo de projeto? pq não colocar a torneira na porta do frigobar?
 
Tenho uma dúvida que pode ser besta, se colocar a torneira direto na porta é muito mais prático e barato, pq evita a torre, pq quase não se vê esse tipo de projeto? pq não colocar a torneira na porta do frigobar?
Suponho que a altura para servir o chopp é muito baixa, sendo mais sensato colocar por cima. Na porta fica legal em uma geladeira.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Suponho que a altura para servir o chopp é muito baixa, sendo mais sensato colocar por cima. Na porta fica legal em uma geladeira.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk

Bom dia Srs.,
Tive que tomar essa decisão nessa semana e optei pela torneira na porta, infelizmente a torre é um gasto que não poderei ter no momento e também não queria parar o projeto no estágio que está.
A geladeira pra mim não era opção, pois vou colocar na varanda do apartamento, concordo que não será ergonômico tirar cerveja mas, tratando-se de um projeto de baixo custo como o meu é, não acredito que será o problema.

Abraços.
 
Bom dia Srs.,

Quanto ao meu projeto, como disse anteriormente, estou montando um projeto de baixo custo, tudo começou quando um amigo ofereceu um postmix por R$150,00, gastei mais R$90 na tampa e R$150 em 4 conectores balllock (2 gás + 2 liquido).
Ganhei um frigobar mas é pequeno demais, vai ficar pra colocar as latinhas e carne, encontrei um Consul bem antigo na OLX R$180,00, terei que envelopar mas tive menos dó de furar do que se tivesse comprado um novo.
Cilindro de CO2, ganhei um extintor de 6Kg, fica uns R$120,00 pra trocar a válvula + R$75,00 pra encher e teste hidrostático. Paguei R$170,00 no regulador.
Torneira, comprei uma modelo italiana, fabricada no Brasil R$214,00 com o espigão.
Sobre a torre, optei por não investir no momento, mas não queria interromper o projeto, a opção foi furar a porta, mas sobre isso falarei em próximo post.

Abraços ! ! !
 
Bom dia,

Continuando sobre a torneira, optei por fixar na porta, medi a largura da porta, que por sorte não tinha aquela parafernalha toda e é toda lisa, mas o burro que vos escreve mediu na lateral e não se ateve ao detalhe de que essa área é comprimida e que no centro da porta a medida era outra.
No ponto que medi estava fácil colocar a torneira, era só colocar uma arruela e fixar usando o próprio espigão, quando furei e tentei montar a torneira, a mesma não entrava.
Tinha a opção de comprar um prolongador, mas falando com um mecânico na empresa que trabalho ele sugeriu abrir uma área maior e colocar uma chapa de alumínio internamente pra fixar a torneira.
Cortei as chapas, fiz os furos, comecei a cortar a porta, com a intenção de tirar o mínimo possível de isolante térmico, apenas o suficiente pra montar as peças, como não tenho tanta habilidade com ferramentas manuais, acabei tirando demais em um pedaço, resumindo, retirei todo o isolante na área.
Fixei a torneira nas chapas. Não ficou elegante mas ficou reforçado.
Quanto à perca de temperatura, farei um teste no fim de semana e caso haja muita perca, colocarei um isopor entre as chapas.

Seguem fotos:
 

Attachments

  • d8943a13-3930-42fe-91f3-6174a7c70ff9.jpg
    d8943a13-3930-42fe-91f3-6174a7c70ff9.jpg
    66.4 KB · Views: 290
  • 8372042e-34ff-4723-92e5-bb20b678f578.jpg
    8372042e-34ff-4723-92e5-bb20b678f578.jpg
    52.6 KB · Views: 271
  • f2200574-d106-402a-a19e-f9a812b5dd07.jpg
    f2200574-d106-402a-a19e-f9a812b5dd07.jpg
    79.8 KB · Views: 266
  • 4f36f689-1d15-4075-b2a3-2a5366911a9c.jpg
    4f36f689-1d15-4075-b2a3-2a5366911a9c.jpg
    60.7 KB · Views: 311
  • e4467dee-8cfa-4276-ad00-77febf467d89.jpg
    e4467dee-8cfa-4276-ad00-77febf467d89.jpg
    50 KB · Views: 312
Bom dia Srs.,
Tive que tomar essa decisão nessa semana e optei pela torneira na porta, infelizmente a torre é um gasto que não poderei ter no momento e também não queria parar o projeto no estágio que está.
A geladeira pra mim não era opção, pois vou colocar na varanda do apartamento, concordo que não será ergonômico tirar cerveja mas, tratando-se de um projeto de baixo custo como o meu é, não acredito que será o problema.

Abraços.
O importante é gelar e beber. Ergonomia é algo relativo. Depois mande fotos.

Enviado de meu SM-G950F usando Tapatalk
 
Estou com o projeto deste parado, mas o meu será com torre de tubo galvanizado, gastarei uma flange galvanizada parafusada no teto do frigobar, um pedaço de tubo que terei que mandar fazer rosca, um cotovelo e uma redução pra encaixa a torneira, tudo isso em 1.1/2", pintadas de grafite, acredito que ficará bem show
 
Pessoal eu fiz uma adaptação num frigobar RE-120 da Electrolux. Levei numa oficina que conserta refrigeradores pra deslocar o congelador e furar o "teto" pra instalação da torre. Na porta tirei a peça original e coloquei uma chapa de acrílico opaca branca. Cabe um postmix de 19L e um 10L além do cilindro de CO2. Segue foto.
Ele mantém uma temperatura boa para servir a cerveja gelada?
 
Ele baixa temperatura até quantos graus? Quero usar um desses como fermentador/maturador e kegerator.

Então amigo eu estava quase comprando um desse seminovo no mercado livre para montar meu Kegerator, minha sorte que antes de fechar negócio perguntei ao vendedor se ele era bom para gelar cerveja. O vendedor foi muito honesto e disse que não era bom para para gelar cerveja que ele não chega a temperaturas negativas mesmo no ultimo e estaria vendendo para comprar uma mini cervejeira.
 
Então amigo eu estava quase comprando um desse seminovo no mercado livre para montar meu Kegerator, minha sorte que antes de fechar negócio perguntei ao vendedor se ele era bom para gelar cerveja. O vendedor foi muito honesto e disse que não era bom para para gelar cerveja que ele não chega a temperaturas negativas mesmo no ultimo e estaria vendendo para comprar uma mini cervejeira.
Amigo, acredito que uma cervejeira daquela da consul seja melhor para gelar cerveja, afinal ela é para isso. Mas este frigobar chega a congelar cerveja. Deixei uma leva de 25l maturando, coloquei no mais frio e não monitorei com termostato. Resultado... Congelou a cerveja.
Como kegerator, vc não quer gelar cerveja e sim kegs ou postmix. Acredito que um frigobar seja melhor.

Enviado de meu LG-H870 usando Tapatalk
 
Amigo, acredito que uma cervejeira daquela da consul seja melhor para gelar cerveja, afinal ela é para isso. Mas este frigobar chega a congelar cerveja. Deixei uma leva de 25l maturando, coloquei no mais frio e não monitorei com termostato. Resultado... Congelou a cerveja.
Como kegerator, vc não quer gelar cerveja e sim kegs ou postmix. Acredito que um frigobar seja melhor.

Enviado de meu LG-H870 usando Tapatalk
Só pra completar, tenho um cervejaria Consul tem 2 anos já. Ela é excelente. Da conta das festinhas lá em casa com até 10 pessoas. Mas pro kegerator optei pelo frigobar por não haver a necessidade de ficar abrindo e fechando o tempo inteiro. Acho que ele vai segurar a temperatura entre -1 e 3 graus tranquilo. Tem um espaço interno um pouco maior e consome menos energia.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Back
Top