Kegerator - Cilindro aberto ou fechado?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leofecarvalho

Well-Known Member
Joined
Jan 16, 2017
Messages
93
Reaction score
26
Eai galera beleza? Montei meu kegerator e queria saber se o cilindro de gás precisa ficar o tempo todo conectado no barril e com a válvula aberta.

E outra dúvida: caso tenha que ficar conectado, a pressão para serviço precisa ser maior que a de carbonatação? O barril está conectado em uma torneira italiana mas ainda tem saído muita espuma. :confused:
 
Eai galera beleza? Montei meu kegerator e queria saber se o cilindro de gás precisa ficar o tempo todo conectado no barril e com a válvula aberta.

E outra dúvida: caso tenha que ficar conectado, a pressão para serviço precisa ser maior que a de carbonatação? O barril está conectado em uma torneira italiana mas ainda tem saído muita espuma. :confused:

Seu sistema não está equilibrado. Idealmente, a pressão de serviço tem que ser a mesma de carbonatação para manter as características da cerveja, especialmente se você bebe um pouco de cada vez. Assim, a perda de pressão na linha deve equilibrar a pressão do barril e ainda sobrar um pouco para servir sem espumar demais.

Como fazer isso? Aumentando o tamanho da linha. No meu kegerator usei cerca de 5m em cada linha e posso manter o CO2 ligado o tempo inteiro sem me preocupar com mais nada. Por isso que eu gosto das torneiras americanas. Elas não tem válvula de fluxo, ou você equilibra tudo ou não serve, assim faz-se um trabalho mais meticuloso.

Esse artigo explica bem: http://beersmith.com/blog/2011/07/14/keg-line-length-balancing-the-science-of-draft-beer/

Se você não quer fazer isso, tem uma outra opção bem mais trabalhosa e que altera as características da cerveja: quando for servir tire toda a pressão do keg e coloque a pressão de serviço bem baixa (em torno de 0.2kgf) O problema disso é quando vc terminar de servir você deveria carbonatar o barril de novo na pressão de carbonatação, pois quando você diminui a pressão do barril o CO2 escapa da cerveja para o headspace. Se for umas 3 a 4 horas, tudo bem, só completar a pressão do headspace. Mais de 12 horas é bom dissolver o Co2 novamente na cerveja (balançando ou deixando ele plugado na linha de gás em pressão de carbonatação por vários dias).

Tudo dito acima só vale se você não carbonatou demais a cerveja. Tem muita gente ignorando as tabelas e fazendo besteira, especialmente por ignorar a temperatura. Aí vai espumar mesmo.
 
Obrigado pela aula amigo!

Achei interessante aumentar o tamanho da linha mas como meu kegerator é um frigobar, acho que vai ficar meio tumultuado lá dentro hahaha

Esse lance de tirar a pressão eu fazia muito quando tinha só a picnic. Acho muito trabalhoso e numa bebedeira, posso esquecer de preencher o barril de CO2 novamente. Vou fazer o teste de ligar o cilindro com uma pressão um pouco maior da pressão de carbonatação.

Abraços e novamente, muito obrigado pelas dicas!
 
Pra não espumar e não ficar "tumultuado" o kegerator, usa engate rápido com tubo de 1/4"... Os meus são de 1,5m e não espuma nada... Fico com o cilindro 24/7 a 11PSI
 
Waguinho, por quanto tempo você já deixou direto seu barril (ou PM) conectado direto na torneira do kegerator ?

Hoje eu sirvo minha cerveja numa picnic conectada direto no PM que fica na geladeira. Abro a geladeira, conecto a picnic e sirvo. Quando não vou mais beber no mesmo dia, desconecto a mangueira que está com a picnic, lavo e sanitizo. É um saco fazer isso todas as vezes que vou beber.

Estou montando um kegerator. Aí queria saber se vou precisar limpar/sanitizar as linhas e as torneiras sempre que for ficar alguns dias sem beber, ou se posso deixar direto conectado e limpar/sanitizar só quando for trocar o barril. E se puder deixar direto, queria saber até quanto tempo vc já deixou sem ter problemas.
 
Waguinho, por quanto tempo você já deixou direto seu barril (ou PM) conectado direto na torneira do kegerator ?

Hoje eu sirvo minha cerveja numa picnic conectada direto no PM que fica na geladeira. Abro a geladeira, conecto a picnic e sirvo. Quando não vou mais beber no mesmo dia, desconecto a mangueira que está com a picnic, lavo e sanitizo. É um saco fazer isso todas as vezes que vou beber.

Estou montando um kegerator. Aí queria saber se vou precisar limpar/sanitizar as linhas e as torneiras sempre que for ficar alguns dias sem beber, ou se posso deixar direto conectado e limpar/sanitizar só quando for trocar o barril. E se puder deixar direto, queria saber até quanto tempo vc já deixou sem ter problemas.

Eu também teria esta dúvida do parceiro acima. Alguém teria algum comentário a tecer?
 
cara no meu kegeretor eu só limpo o sistema quando vou trocar de barril, acaba a cerveja.
 
Sobre a dúvida da limpeza: somente de tempos em tempos, variando conforme frequência de utilização. Pra mim é somente ao trocar kegs, nem sempre se estiver usando a linha direto. Eu utilizo o meu sistema todos os dias, raramente fica breja parada nele. :rockin: Quando faço, aproveito que estou sanitizando o barril para circular água quente e sanitizante pela linha.

Caso contrário, se deixar uns 2 ou 3 dias parado, já é suficiente pra sua torneira travar com acúmulo de cerveja parada (que vai fermentar/grudar/azedar espontaneamente). Ajuda bastante se tiver torneiras tipo "forward sealing". No meu caso, minhas torneiras ficam fora da geladeira, em uma parede. Portanto, o pequeno trecho de mangueira que fica fora da geladeira tende a sofrer, mas não contaminar (não no curto prazo) pois o sistema é fechado, mangueira 100% preenchida pelo líquido o tempo todo, sem ar ou contato com ambiente. A parte da torneira sim, se for ficar parada é bom dar um talento nela.
 
Sou novo no fórum e tb novo cervejeiro caseiro. Sinceramente nao entendi as respostas... após carbonatar a cerveja no barril/ PM, a pressão de serviço tem que ser igual, maior ou menor que a pressão de carbonatação?
O cilindro de co2 deve ficar aberto e conectado o tempo todo durante o uso? E quando não estiver usando mais, mas for usar em outro momento (caso de uma kegerator), deve ficar conectado e aberto? Obrigado.
 
Eai galera beleza? Montei meu kegerator e queria saber se o cilindro de gás precisa ficar o tempo todo conectado no barril e com a válvula aberta.

E outra dúvida: caso tenha que ficar conectado, a pressão para serviço precisa ser maior que a de carbonatação? O barril está conectado em uma torneira italiana mas ainda tem saído muita espuma. :confused:

Vou dar minha contribuição, que é mais prática do que teórica, já que estou engatinhando ainda no mundo cervejeiro. O que tem dado certo pra mim é nunca manter conectado, só enquanto estou servindo. Faço assim:
- Eu carbonato naquele esquema da agitação (2,5 kg/cm2 + 2 minutos agitando), repressurizo até 2,5 kg/cm e desconecto. Fica assim até o dia seguinte.
- No dia seguinte, eu despressurizo para a pressão de carbonatação para o estilo ( entro na tabela em função da temperatura) e sirvo na pressão da tabela. Enquanto estou servindo, mantenho conectado para manter a pressão e a carbonatação. Quando acabo de servir, eu desconecto de novo.

Tem dado certo aqui, e minimiza muito o risco de vazamento.

A temperatura está boa? Se estiver quente, espuma muito. Aí tem que entrar de novo na tabela e corrigir a pressão para a temperatura do barril.
 
Eai galera beleza? Montei meu kegerator e queria saber se o cilindro de gás precisa ficar o tempo todo conectado no barril e com a válvula aberta.

E outra dúvida: caso tenha que ficar conectado, a pressão para serviço precisa ser maior que a de carbonatação? O barril está conectado em uma torneira italiana mas ainda tem saído muita espuma. :confused:
Se a temperatura de serviço for muito maior que a temperatura que ela ficou guardada, ela costuma espumar...
 
Back
Top