Kegerator apodrecendo bera da linha.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NdO

Active Member
Joined
Aug 18, 2015
Messages
26
Reaction score
2
Opa pessoal, beleza?

Tenho um kegerator feito com um freezer vertical, onde as linhas são mangueiras de silicone (1m) conectadas em postmix ball lock. Nesse setup, apenas a torneira (italiana) que fica pra fora do freezer, o qual normalmente mantem a temperatura interna perto dos 0 graus controlado por um TIC.

O problema que acontece é, caso eu consuma hoje usando a torneira, amanhã de noite quando eu vou tirar outro copo já sinto como se a cerveja estivesse podre e mesmo descartando o inicio do chope e pegando depois do descarte ainda sobra um residual podre. Com certeza o problema é na linha pois se no mesmo instante eu sirvo de uma torneira picnic o gosto não vem.

A dúvida é se toda vez q eu utilizar vou ter mesmo que botar peracético depois ou se existe alguma possibilidade de solucionar.

Obs1: Já retirei torneira, linha, desmontei tudo, autoclavei, botei peracético depois e o problema continua ocorrendo caso o uso não seja contínuo.

Obs2: A mangueira fica pra dentro do freezer, ou seja, em teoria a mesma está refrigerada e não deveria apodrecer a cerveja.

Grato!
 
Opa pessoal, beleza?

Tenho um kegerator feito com um freezer vertical, onde as linhas são mangueiras de silicone (1m) conectadas em postmix ball lock. Nesse setup, apenas a torneira (italiana) que fica pra fora do freezer, o qual normalmente mantem a temperatura interna perto dos 0 graus controlado por um TIC.

O problema que acontece é, caso eu consuma hoje usando a torneira, amanhã de noite quando eu vou tirar outro copo já sinto como se a cerveja estivesse podre e mesmo descartando o inicio do chope e pegando depois do descarte ainda sobra um residual podre. Com certeza o problema é na linha pois se no mesmo instante eu sirvo de uma torneira picnic o gosto não vem.

A dúvida é se toda vez q eu utilizar vou ter mesmo que botar peracético depois ou se existe alguma possibilidade de solucionar.

Obs1: Já retirei torneira, linha, desmontei tudo, autoclavei, botei peracético depois e o problema continua ocorrendo caso o uso não seja contínuo.

Obs2: A mangueira fica pra dentro do freezer, ou seja, em teoria a mesma está refrigerada e não deveria apodrecer a cerveja.

Grato!

Bom, é normal a cerveja que está dentro da linha ficar ruim, ainda mais em mangueiras de silicone que tem uma permeabilidade ao oxigênio muito maior.

O que não é normal é o sabor permanecer, mesmo após vc descartar todo o líquido que ficou parado nela.

No meu keezer também era assim, mas após descartar essa fração, resolvia.

O que me ocorreu uma vez foi uma ideia estupida de deixar a mangueira com bastante iodofor (concentração alta) da noite pro dia, pra limpar... foi a maior cagada porque a cerveja que passava por essa linha, depois disso, nunca deixou de ficar com gosto de iodo, mesmo autoclavando a mangueira e descartando a fração parada, antes de cada uso...

Já cogitou de ter passado por essa linha algum produto que possa ter transferido seu gosto pra mangueira?

Experimente trocar a mangueira, provavelmente é a forma mais facil de resolver teu problema.

Abraço
 
Opa pessoal, beleza?

Tenho um kegerator feito com um freezer vertical, onde as linhas são mangueiras de silicone (1m) conectadas em postmix ball lock. Nesse setup, apenas a torneira (italiana) que fica pra fora do freezer, o qual normalmente mantem a temperatura interna perto dos 0 graus controlado por um TIC.

O problema que acontece é, caso eu consuma hoje usando a torneira, amanhã de noite quando eu vou tirar outro copo já sinto como se a cerveja estivesse podre e mesmo descartando o inicio do chope e pegando depois do descarte ainda sobra um residual podre. Com certeza o problema é na linha pois se no mesmo instante eu sirvo de uma torneira picnic o gosto não vem.

A dúvida é se toda vez q eu utilizar vou ter mesmo que botar peracético depois ou se existe alguma possibilidade de solucionar.

Obs1: Já retirei torneira, linha, desmontei tudo, autoclavei, botei peracético depois e o problema continua ocorrendo caso o uso não seja contínuo.

Obs2: A mangueira fica pra dentro do freezer, ou seja, em teoria a mesma está refrigerada e não deveria apodrecer a cerveja.

Grato!
Silicone de baixa qualidade para este fim - já vi isso acontecer em outros sistemas utilizando mangueira de silicone. Com mangueira cristal ocorre menos.... mas a melhor de todas, mas MUITO melhor pois é anti-microbiana, é a Flex Layer. Tem pra vender na WE, Memo, Coldmix, etc. É mais rígida, mas não dá problema nunca.

Abraço,
 
Silicone de baixa qualidade para este fim - já vi isso acontecer em outros sistemas utilizando mangueira de silicone. Com mangueira cristal ocorre menos.... mas a melhor de todas, mas MUITO melhor pois é anti-microbiana, é a Flex Layer. Tem pra vender na WE, Memo, Coldmix, etc. É mais rígida, mas não dá problema nunca.

Abraço,

Guenther dei uma procurada no site da WE e não achei a Flex Layer. tem como postar o link?
valeu
 
Mas precisa do engate rápido ou cabe no espigão? Normalmente os espigões da linha são 1/4", não funcionaria, certo?

EDIT: Vi que o engate rápido tem rosca 5/8" (que serve para a torneira), mas não achei na WE o engate rápido para o conector do post mix, que a rosca é 1/4".

Enfim, fiz a montagem das torneiras do meu kegerator essa semana e estava pensando em usar a mangueira cristal trançada atóxica (comprada no Lamas), a mesma que uso para a torneira picnic, até ver este tópico. Vou testar com o que tenho em mãos primeiro e se detectar algum problema vou pensar na troca por esse cara aí.

Obrigado.
 
Mas precisa do engate rápido ou cabe no espigão? Normalmente os espigões da linha são 1/4", não funcionaria, certo?

EDIT: Vi que o engate rápido tem rosca 5/8" (que serve para a torneira), mas não achei na WE o engate rápido para o conector do post mix, que a rosca é 1/4".

Enfim, fiz a montagem das torneiras do meu kegerator essa semana e estava pensando em usar a mangueira cristal trançada atóxica (comprada no Lamas), a mesma que uso para a torneira picnic, até ver este tópico. Vou testar com o que tenho em mãos primeiro e se detectar algum problema vou pensar na troca por esse cara aí.

Obrigado.

Da uma olhada: http://loja.weconsultoria.com.br/engate-rapido-3-8-com-rosca-femea-1-4-flangeada-p50019/
 
Eu vi este, mas no corpo do anúncio está:



Enviei uma mensagem solicitando esclarecimento.
"Olá, Renato. Obrigado por perguntar, pois a informação está equivocada e estamos arrumando agora. O correto é como está no título, 3/8 com rosca femea de 1/4."
 
"Olá, Renato. Obrigado por perguntar, pois a informação está equivocada e estamos arrumando agora. O correto é como está no título, 3/8 com rosca femea de 1/4."
Cara, esses engates rápidos são simplesmente PERFEITOS..... hoje em dia eu uso tudo com engate rápido e essas mangueiras flexlayer antimicrobianas.... cerveja e CO2. Essas mangueiras e engates são usados no mundo todo, e são os melhores.

Depois que ir pra esses, nunca mais vai voltar atrás.
 
Cara, esses engates rápidos são simplesmente PERFEITOS..... hoje em dia eu uso tudo com engate rápido e essas mangueiras flexlayer antimicrobianas.... cerveja e CO2. Essas mangueiras e engates são usados no mundo todo, e são os melhores.

Depois que ir pra esses, nunca mais vai voltar atrás.

Tenho dois conectores (gás e líquido) com espigão, sem rosca. Se decidir futuramente por usar essas mangueiras e conexões, não tem como aproveitar esses conectores?
 
Tenho dois conectores (gás e líquido) com espigão, sem rosca. Se decidir futuramente por usar essas mangueiras e conexões, não tem como aproveitar esses conectores?
Não, e acredite... você não vai querer usar esses conectores. :)
 
Não, e acredite... você não vai querer usar esses conectores. :)

Estou precisando comprar conectores adicionais e estou pensando em pegar com rosca...

Você acha que o de gás também é melhor desta forma? Os meus de gás eu não tirei da mangueira nenhuma vez, ficam sempre conectados. Você usa esse esquema de engate rápido também para as linhas de gás?

Obrigado.
 
Estou precisando comprar conectores adicionais e estou pensando em pegar com rosca...

Você acha que o de gás também é melhor desta forma? Os meus de gás eu não tirei da mangueira nenhuma vez, ficam sempre conectados. Você usa esse esquema de engate rápido também para as linhas de gás?

Obrigado.
Bom, se está pedindo a minha opinião.... eu acho esse padrão de mangueira/engate a melhor opção pra qualquer coisa, tanto gás quanto líquido.

O que eu uso não vem ao caso.... não serve como exemplo, já que eu vivo testando 1001 coisas, tenho vários sistemas, chopeira, câmara fria com torneiras, envasadora, etc. O fato é, hoje em dia, seu tenho que fazer qualquer instalação nova, certamente eu uso esse padrão tanto pra gás quanto pra líquido.
 
Tenho dois conectores (gás e líquido) com espigão, sem rosca. Se decidir futuramente por usar essas mangueiras e conexões, não tem como aproveitar esses conectores?
Se o problema é o "acople" do espigao da linha de gas com o tubo, eu coloquei diretamente, e prendi com abrazadeira. Iso na saida do cilindro. Ja na entrada do barril usei o coector propio.
 
Se o problema é o "acople" do espigao da linha de gas com o tubo, eu coloquei diretamente, e prendi com abrazadeira. Iso na saida do cilindro. Ja na entrada do barril usei o coector propio.

Obrigado.

Meu receio veio por imaginar que a mangueira era de 3/8" de diâmetro interno, mas comprei na WE e agora que chegou é que percebi a "confusão": 3/8" é o diâmetro externo, para o engate rápido, sendo que o diâmetro interno dessas mangueiras é exatamente o mesmo da trançada atóxica que tenho hoje, 1/4".

Não achei nada desses itens (engates DM Fit, John Guest, Flex Layer) na minha região mas, caso eu precise comprar esses tubos, acredito que dê para procurar em casa de purificadores e coisas do tipo, pois tenho um resto de mangueira de um purificador aqui e é parecidíssima a que comprei da WE, inclusive entrou justinho dentro do engate.

Bom, não coloquei no kegerator ainda (acabou de chegar), mas já deu para perceber que o nível é outro, mesmo. :)
 
Back
Top