Kölsch

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VictorCoelho

Well-Known Member
Joined
Aug 12, 2013
Messages
504
Reaction score
81
Gente,
estou querendo fazer uma Kölsch mas fico em dúvida se seria possível fazer uma boa Kölsch sem O2 puro na aeração.
Outra dúvida é qual seria o melhor fermento seco.
Disisti de entrar no mundo das lagers por falta de um cilindro de O2 mas como a Kölsch é meio barro meio tijolo estou querendo experimentar.
É possível isso?
:mug:
 
Que volume vc fermenta?
Sempre fiz lagers oxigenando o mosto com uma simples bombinha de aquário, nada mais. Antes da bombinha, eu agitava no braço mesmo!
Claro que meu volume não passa de 40L.

Kölsch é talvez umas das mais interessantes cervejas para se fermentar. A atenunação tá na casa dos 80%, o que exige um rampa de brassagem na casa dos 63graus e a produção de ésteres deve ser minima, exigindo fermentação em baixa temperatura.

O desafio aí é encontrar uma cepa de fermento Ale que trabalhe bem em temperaturas próximas de cepas Lagers. Usando leveduras ale, melhor trabalhar na temperatura mínima delas.

Eu só usei leveduras líquidas, A WY2565 (Kölsch), WY1007 (german ale) e até a WY1338 (european ale) que acredito ser a cepa mais neutra que já usei. Alternativamente, dá pra usar cepas americanas, como a American Ale. O período de "lagerring" é obrigatório nesse estilo e não deve parar a atividade da levedura.

Das secas que já usei, sem dúvida a US-05 da fermentis talvez seja uma opção interessante e já ouvi muita gente falando (eu nunca usei) que a Nottinghan Ale (Lallemand) trabalha bem na temperatura de lagers.

Boa sorte!
 
Eu usei o US-05 em duas cervejas que fermentaram entre 14,5 e 16ºC. Atenuaram muito bem em torno de 15 dias! Não conheço a temperatura de fermentação das Kölsh, mas pelo que o pessoal escreveu no post, o US-05 consegue trabalhar bem com temperaturas baixas!
 
Minha grande dúvida é saber se dá pra fazer uma boa kolsch sem O2 puro.
 
Sim, como qualquer outro estilo dá pra fazer sem O² puro.

Abraço,
 
Sim, como qualquer outro estilo dá pra fazer sem O² puro.

Abraço,

Isso só no caso de uso de fermento seco que tem boas reservas de acidos graxos e esteróis, certo?
Então qual seria o fermento mais indicado para uma kolsch? Tem algum equivalente ao WLP029?
As lagers também podem ser fermentadas sem O2 puro? E como faz pra evitar/eliminar os sabores furtados dos esteres? Lagering? É isso?
 
Isso só no caso de uso de fermento seco que tem boas reservas de acidos graxos e esteróis, certo?
Então qual seria o fermento mais indicado para uma kolsch? Tem algum equivalente ao WLP029?
As lagers também podem ser fermentadas sem O2 puro? E como faz pra evitar/eliminar os sabores furtados dos esteres? Lagering? É isso?
Não Vitor, tanto faz se é fermento seco ou não.

O que eu quero dizer é que se consegue níveis bons de oxigênio dissolvido com técnicas clássicas como chacoalhar o fermentador, fazer splash, bomba de aquário, etc.

Te garanto que 99.9% dos cervejeiros que ganham concursos nos EUA não usam O² puro pra ales ou lagers.

Abraço,
 
Bah!...e eu cheio de receios e pudor! Me moendo com dor de corno por não ter um cilindro de 02!
Cheguei até pensar muma estação de eletrólise ligada direta no fermentador! Hehehe...tempo perdido!
 
Bom, eu já fiz Kölsch com fermento S-04, com temperatura nos 20º na fermentação.
 
Pessoal,
Estou fazendo minha 4º Kölsh, pois ainda acho que não cheguei no resultado que queria nesse estilo. Estou usando S-05 e fermentando a 15º graus há 11 dias. De gosto está legal, e está atenuando bem. Nesse caso especifico da Kölsh, o que é melhor fazer a partir de quando parar de atenuar??? Ir subindo a temperatura até os 25º graus? Ou manter nos 15 graus e depois cold crash?
 
Pessoal,
Estou fazendo minha 4º Kölsh, pois ainda acho que não cheguei no resultado que queria nesse estilo. Estou usando S-05 e fermentando a 15º graus há 11 dias. De gosto está legal, e está atenuando bem. Nesse caso especifico da Kölsh, o que é melhor fazer a partir de quando parar de atenuar??? Ir subindo a temperatura até os 25º graus? Ou manter nos 15 graus e depois cold crash?

Acho que Koelsch nao é um caso específico, deve proceder com o aumento de temperatura como a grande maioria das fermentações. Todos os bons exemplares comerciais são bem secos, atenuados, quase-lager e sem diacetil.

Se o gosto está legal, o que está faltando pra chegar onde vc quer com a cerveja?

Abraço
 
Pois é Tiago,
Digamos que quando a ceva ainda está no fermentador, ela até parece uma lager, um gosto bem legal. Depois de engarrafar ela fica mais ácida digamos. Alguns perguntam se é Weiss...
 
Estou fazendo uma american wheat. fermentei com o american ale da bio4 a 15ºC e ela levou incríveis 24 dias no total! com 17, 19 e 21 nos últimos 6 dias!!!

quando chegou a 1012 eu fui aumentando e parou no 1009.


Como quero fazer uma kolsh no final desse ano para o aniversario da minha filha, resolvi começar os experimentos mais cedo!

Vai colocando seus resultados aqui Vitor
 
Pois é Tiago,
Digamos que quando a ceva ainda está no fermentador, ela até parece uma lager, um gosto bem legal. Depois de engarrafar ela fica mais ácida digamos. Alguns perguntam se é Weiss...

Provavelmente essa percepção é resultado da carbonatação, e/ou (menos) da presença do fermento na garrafa.
 
Então Tiago, está terminando a primeira fermentação, (hoje completa 15 dias, tá parando de atenuar), toda ela em 15 graus certinho. Melhor ir subindo com calma até os 25 graus então?
Vou carbonatar na garrafa, com Speize. Ja fiz outras vezes e gostei do resultado. Sobre o cold crash, quantos dias tu sugere?
Abraço!
 
Então Tiago, está terminando a primeira fermentação, (hoje completa 15 dias, tá parando de atenuar), toda ela em 15 graus certinho. Melhor ir subindo com calma até os 25 graus então?
Vou carbonatar na garrafa, com Speize. Ja fiz outras vezes e gostei do resultado. Sobre o cold crash, quantos dias tu sugere?
Abraço!

Samuel,

estou indo para a minha 5ª brassagem e ainda na dúvida entre uma Kolsch e uma Wibier. Como ficou sua Kolsch? Gostou do S-05?
 
Samuel,

estou indo para a minha 5ª brassagem e ainda na dúvida entre uma Kolsch e uma Wibier. Como ficou sua Kolsch? Gostou do S-05?

Pois é cara. Eu ja fiz umas 4 Kölsh e em todas elas o resultado foi praticamente o mesmo. Eu fermentei as primeiras em 18 graus. Depois as duas ultimas em 14 graus, sempre usando o S-05.
Eu acho que obteria outro resultado trocando para algum fermento para Kölsh mesmo.
Dessa forma acho que a ceva ficaria melhor, com mais cara de "lager"
 
Boa tarde... Desenterrando esse tópico... E os resultados das kolsch? Fiz uma usando o Nottingham e com incríveis 5 a 15 graus Deus atenuação total.... Secou legal 1008 e muito neutra... Vou repetir inumerin vezes. Melhor que muita Pilsen por aí.
 
Nunca fez esses estilos citados acima, mas tenho ficado interessado, porém queria fermentar a temp mais alta. O que vc acham de usar a Califórnia ALE? E no caso qual seria a melhor temp?
 
Boa tarde... Desenterrando esse tópico... E os resultados das kolsch? Fiz uma usando o Nottingham e com incríveis 5 a 15 graus Deus atenuação total.... Secou legal 1008 e muito neutra... Vou repetir inumerin vezes. Melhor que muita Pilsen por aí.
Cícero, poderia compartilhar a receita conosco? Obrigado.
 

Latest posts

Back
Top