kölsch, criticas e sugestões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Joined
Jul 27, 2017
Messages
97
Reaction score
26
Boa tarde amigos,
estou fazendo uma receita de kölsch onde peguei varias ideias na internet e juntando consegui o seguinte:

1,700 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,5 EBC) Grão 1 74,5 %
0,300 kg Munich II (Weyermann) (16,7 EBC) Grão 2 12,8 %
0,300 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC) Grão 3 12,8 %
22,00 g Hallertauer [4,80 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 22,4 IBUs
1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

Tamanho do lote 10 Litros método biab
Sacarificação com 12L a 65° 60 min
76° 10 min
9 l p/ Lavagem a 76° (inverti o vol da sacarificação com o da lavagem por não ter panela maior)

Fermentação 15° até atenuar tudo
subida diacetil até 22°
maturação 5° 10 dias
clarificação 0° 3 dias
Aceitando sugestões e críticas.
Sera que uso whirfloc na receita para ficar bem clarinha ja que a receita pede?
 
Boa tarde amigos,
estou fazendo uma receita de kölsch onde peguei varias ideias na internet e juntando consegui o seguinte:

1,700 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,5 EBC) Grão 1 74,5 %
0,300 kg Munich II (Weyermann) (16,7 EBC) Grão 2 12,8 %
0,300 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC) Grão 3 12,8 %
22,00 g Hallertauer [4,80 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 22,4 IBUs
1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

Tamanho do lote 10 Litros método biab
Sacarificação com 12L a 65° 60 min
76° 10 min
9 l p/ Lavagem a 76° (inverti o vol da sacarificação com o da lavagem por não ter panela maior)

Fermentação 15° até atenuar tudo
subida diacetil até 22°
maturação 5° 10 dias
clarificação 0° 3 dias
Aceitando sugestões e críticas.
Sera que uso whirfloc na receita para ficar bem clarinha ja que a receita pede?
Faça esta primeira receita só com o Munich e a próxima com o Vienna. Assim voce poderá comparar qual te agrada mais.
Eu também me limitaria a no máximo 10/15% destes maltes.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk
 
Boa tarde amigos,
estou fazendo uma receita de kölsch onde peguei varias ideias na internet e juntando consegui o seguinte:

1,700 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,5 EBC) Grão 1 74,5 %
0,300 kg Munich II (Weyermann) (16,7 EBC) Grão 2 12,8 %
0,300 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC) Grão 3 12,8 %
22,00 g Hallertauer [4,80 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 22,4 IBUs
1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

Tamanho do lote 10 Litros método biab
Sacarificação com 12L a 65° 60 min
76° 10 min
9 l p/ Lavagem a 76° (inverti o vol da sacarificação com o da lavagem por não ter panela maior)

Fermentação 15° até atenuar tudo
subida diacetil até 22°
maturação 5° 10 dias
clarificação 0° 3 dias
Aceitando sugestões e críticas.
Sera que uso whirfloc na receita para ficar bem clarinha ja que a receita pede?

Para mim kolsch é 100% malte pilsen ou algo perto disso, talvez 5-10% de vienna ajude a dar um pouco de complexidade, mas Munich II vai tirar o perfil suave e delicado desse estilo.

Dá uma lida no guia de estilo pode ser instrutivo na construção de sua receita:
https://blogcervejariavirtual.com/2016/11/10/saiba-mais-sobre-o-estilo-kolsch/
 
O grist de Kolsch pra mim varia entre 03 maltes: kolsch, pilsen e talvez trigo...

eu tenho uma receita que está evoluindo e a lupulagem que irei testar é perle + mittelfruth...fiz uma com mandarina bavaria, mas o malte ficou em segundo plano, o que não desejei pro estilo...

quanto a fermentação é isso mesmo!

Um aspecto que li a pouco e quero testar é que a receita alemã utiliza uma maior quantidade de água na panela de mostura, algo como 3,5 L/kg de malte...vale a pena dar uma lida no livro kolsch para ver algumas possibilidades...

https://www.amazon.com.br/Kolsch-History-Brewing-Techniques-Recipes/dp/0937381586
 
Boa tarde amigos,
estou fazendo uma receita de kölsch onde peguei varias ideias na internet e juntando consegui o seguinte:

1,700 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,5 EBC) Grão 1 74,5 %
0,300 kg Munich II (Weyermann) (16,7 EBC) Grão 2 12,8 %
0,300 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC) Grão 3 12,8 %
22,00 g Hallertauer [4,80 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 22,4 IBUs
1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

Tamanho do lote 10 Litros método biab
Sacarificação com 12L a 65° 60 min
76° 10 min
9 l p/ Lavagem a 76° (inverti o vol da sacarificação com o da lavagem por não ter panela maior)

Fermentação 15° até atenuar tudo
subida diacetil até 22°
maturação 5° 10 dias
clarificação 0° 3 dias
Aceitando sugestões e críticas.
Sera que uso whirfloc na receita para ficar bem clarinha ja que a receita pede?

Quanto ao fermento, você não acha o K-97 não?
 
Faça esta primeira receita só com o Munich e a próxima com o Vienna. Assim voce poderá comparar qual te agrada mais.
Eu também me limitaria a no máximo 10/15% destes maltes.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

Vou cortar primeiro o Munich como sugeriu o nosso amigo hopdevils e devo baixar a quantidade de acordo com sua sugestão para no máximo 10%. Devo também usar o whirflock no final da fervura por que ainda não sei usar a gelatina e a receita pede uma cerva bem limpida não é?
Obrigado pela sugestões!:rockin:
 
Quanto ao fermento, você não acha o K-97 não?

Talvez até consiga, mas como não vou usar trigo na receita por que tenho receio que fique um pouco turva e muito corpo acho que a us05 seria melhor mas sou leigo no assunto vou ler a respeito dessa levedura e fazer uma comparação entre as duas. Vi muita gente indicando para uma wit como ja fiz uma receita mas não deu muito certo vou fazer outra wit e usar esta que vc indicou! Acho que vai ficar legal!
 
Boa tarde amigos,
estou fazendo uma receita de kölsch onde peguei varias ideias na internet e juntando consegui o seguinte:

1,700 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,5 EBC) Grão 1 74,5 %
0,300 kg Munich II (Weyermann) (16,7 EBC) Grão 2 12,8 %
0,300 kg Vienna Malt (Weyermann) (5,9 EBC) Grão 3 12,8 %
22,00 g Hallertauer [4,80 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 4 22,4 IBUs
1,0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05)

A receita está legal, parecida com uma que fiz recentemente. Eu gosto muito do Vienna e do Munich, mas acho que colocar os dois na receita, na mesma proporção, acho que eu não faria. Entre os dois, sou muito mais do Vienna.

O amargor eu acho está legal, ficaria nesta faixa mesmo.

Já a levedura, não gosto muito do US-05, ultimamente tenho tido ótimos resultados com o Nottinghan, tenho usado muito ele.

É uma cervja para tomar logo, sem muita maturação, já fiz 20d, agora vou para 10d de maturação a zero grau.

Olhe esta receita abaixo, diz que é uma receita "premiada" e produzida pela cervejaria Baldhead de Porto Alegre, não sei se é verdade, mas brassei exatamente esta receita e gostei do resultado, eles usam também malte cara e trigo. A diferença é bastante saaz no fim da fervura, mas depois de experimentar a breja pronta, eu tiraria a última adição de saaz aos 0", deixaria só a adição aos 10"

http://www.gobrew.com.br/kit-receita-kolsch-por-baldhead

Basicamente mudei a receita para usar maltes da Castle e Nottinghan, com fermentação a 17 graus.
 
Esta foto é da que fiz a uns dias atrás, usei a receita descrita no site e maturação 20d a zero grau, ficou bem cristalina pois o trigo decantou totalmente. Tanto que a que fiz na semana passada e está indo para a maturação, não usei nada de trigo.
 

Attachments

  • IMG_20180214_114607.jpg
    IMG_20180214_114607.jpg
    72.1 KB · Views: 63
Esta foto é da que fiz a uns dias atrás, usei a receita descrita no site e maturação 20d a zero grau, ficou bem cristalina pois o trigo decantou totalmente. Tanto que a que fiz na semana passada e está indo para a maturação, não usei nada de trigo.

Ficou lindíssima!!!! :rockin:
Você usou algum clarificante ou foi só na maturação a 0 graus que ela ficou límpida desse jeito?
 
Fiz a recirculação durante a brassagem e usei 1/2 pastilha de whirlfloc para 20 litros. Depois so maturação a zero grau, sem gelatina, por 20d

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
O grist de Kolsch pra mim varia entre 03 maltes: kolsch, pilsen e talvez trigo...

eu tenho uma receita que está evoluindo e a lupulagem que irei testar é perle + mittelfruth...fiz uma com mandarina bavaria, mas o malte ficou em segundo plano, o que não desejei pro estilo...

quanto a fermentação é isso mesmo!

Um aspecto que li a pouco e quero testar é que a receita alemã utiliza uma maior quantidade de água na panela de mostura, algo como 3,5 L/kg de malte...vale a pena dar uma lida no livro kolsch para ver algumas possibilidades...

https://www.amazon.com.br/Kolsch-History-Brewing-Techniques-Recipes/dp/0937381586
Fiz duas Kölsch até hoje, a primeira (a uns 30d atrás) eu usei 3,5 L/kg e o resultado foi ótimo. Minhas mosturas sempre seguem esse padrão.

A um tempo atrás li um artigo, se não me engano do Palmer, aonde ele dizia que para cervejas com ênfase no malte, onde ele deva se destacar mais, que fazer a mostura com toda a água e sem lavagem, que a cerveja fica mais redonda, em detrimento de uma baixa eficiência. Baixa eficiência com alta qualidade, se não me engano esse era o x da questão.

Ontem brassei a segunda Kölsch, logo que acabei de maturar a primeira, e nesta segunda usei a proporção de 5L de agua por kg de malte. A conversão ocorreu e a eficiência obviamente foi menor (~75%), agora vamos ver depois da fermentação e maturação. A receita foi a mesma, só mudei a proporção de água.

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Back
Top