iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Rapaz eu lutei aqui atras de 1 desses o que u comprei da china veio errado e o pacotinho veio com 20. Depois de tentar em vão conseguir com alguém aqui, fiz outro pedido o que me atrasou uns 3 meses. Devo ter algum sobrando você ia precisar só de 1 ?
Eu acabei comprando pelo Aliexpress mesmo o modelo SK12D07VG3 e estou aguardando chegar, acredito que isso ocorra até a próxima semana. Mas de qualquer maneira agradeço muito a sua disponibilidade, e caso necessário falo com você sobre isso. Espero que não venha errado, porque comprei um lote com 50 peças.
 
Eu acabei comprando pelo Aliexpress mesmo o modelo SK12D07VG3 e estou aguardando chegar, acredito que isso ocorra até a próxima semana. Mas de qualquer maneira agradeço muito a sua disponibilidade, e caso necessário falo com você sobre isso. Espero que não venha errado, porque comprei um lote com 50 peças.
Blz, qualquer coisa estou a disposição
 
Agora vai PO...!! 5° protótipo. iSpindel selado, pra evitar vários problemas comuns que qualquer outro projeto que vc vê pela internet, tem. :cool:

https://www.instagram.com/p/ByOFbkZlyZM/
spindel.jpg
 
Boa noite senhores.
Estou montando o iSpindel mas estou com dificuldade em achar o firmware. Pelo o que entendi, deveria ser algo do tipo ispindel606.bin, entretanto só encontro o arquivo nomeado como firmware.bin que consigo gravar mas nao passa disso; nao acesso a página para configuraçao.
Já tentei achar um skecth para gravar pelo IDE do Arduino e também nao achei.
Grato.
 
Boa noite senhores.
Estou montando o iSpindel mas estou com dificuldade em achar o firmware. Pelo o que entendi, deveria ser algo do tipo ispindel606.bin, entretanto só encontro o arquivo nomeado como firmware.bin que consigo gravar mas nao passa disso; nao acesso a página para configuraçao.
Já tentei achar um skecth para gravar pelo IDE do Arduino e também nao achei.
Grato.
Joao o arquivo é o firmeware.bin mesmo!
https://github.com/universam1/iSpindel/releases
Para subir ele tem de estar montado e seguir o procedimento abaixo!
Portal
By pressing the Reset Button the Wemos creates an access point, which allows you to make the necessary settings to configure the device. **In operation mode this portal is not active or accessible because the principle of this design is based on shorted possible acitve time. Basically it will wake up, send its data and deep sleep again. This takes now less than 3s which is directly related to its long life run time.

The iSpindel signalises the config mode by blinking the LED in a 1s interval.
By saving your settings or waiting timeout of 5min it will end the Portal thus AccessPoint and try to go into operation mode.
 
Last edited:
Obrigado cbarros.
Estava testando os componentes individualmente antes da montagem.
Vou montar tudo e ver o que da.
Grato!
 
Boa tarde pessoal!
A título de experiência , compilei uma versão em português do firmware 6.0.5.
Também fiz modificações para funcionar com placas baseadas no ESP8285, como a D1 Mini Lite.
Testei com ESP 12E/F (D1 Mini) e ESP M2 (D1 Mini Lite) e funcionou bem!

Screenshot_11-.png Screenshot25.png

Para quem quiser gravar aí vai o bin:
 

Attachments

  • firmware_pt_br.zip
    295.1 KB · Views: 19
Pessoal, aproveito e apresento a nova versão compacta do Ispindel que eu fiz, que eu chamei de Minispindel.
A placa é bem compacta e usa bateria 14500. Nos meus testes a bateria durou mais de 1 mês, fazendo medições de hora em hora.
A bateria é substituível, por isso não tem circuito de carga. Basta carregar outra bateria e trocar!
Funciona bem, inclusive entra no portal com dois cliques no botão de reset. Estou testando com o firmware 6.0.5 em português, que eu apresentei no post anterior.

minispidelv3.jpg
minispinv3back.jpg


O único porém é a embalagem, pois ainda não encontrei um tubo de PET no tamanho adequado! Estou tentando fazer com um tubo de acrílico. A ideia é ficar como na figura abaixo:

IMG_20190602_165637.jpg
 
Boa tarde pessoal!
A título de experiência , compilei uma versão em português do firmware 6.0.5.
Também fiz modificações para funcionar com placas baseadas no ESP8285, como a D1 Mini Lite.
Testei com ESP 12E/F (D1 Mini) e ESP M2 (D1 Mini Lite) e funcionou bem!

View attachment 122317 View attachment 122318

Para quem quiser gravar aí vai o bin:

Opa legal!!!
Eu tinha começado a traduzir o código e estava estudando como usar o ESP8285, só que o tempo anda bem curto e manjo bem pouco de programação. :D
Informa aqui pra nós oq vc alterou, pois não vi diferenças dos dois modelos e nem diferenças no código, talvez ali no Platformio.ini, mas ambos os CI basicamente oq muda são os protocolos de segurança e o pino GND que no ESP8266 é num local e no 8285 é em outro.
 
Last edited:
Opa legal!!!
Eu tinha começado a traduzir o código e estava estudando como usar o ESP8285, só que o tempo anda bem curto e manjo bem pouco de programação. :D
Informa aqui pra nós oq vc alterou, pois não vi diferenças dos dois modelos e nem diferenças no código, talvez ali no Platformio.ini, mas ambos os CI basicamente oq muda são os protocolos de segurança e o pino GND que no ESP8266 é num local e no 8285 é em outro.
Olá Gu_MAZZA, foi isso mesmo! Fiz alterações no platformio.ini baseado na documentação do site platformio.org, já que no forum original do iSpindel o pessoal ainda não conseguiu usar a D1 mini lite. Talvez seja o caso até de postar lá também! Descobri que as definições da D1 mini lite servem tanto para o esp8266 como para o 8285, o que permite ao firmware funcionar em qualquer placa!
A tradução foi feita nos arquivos ispindel.cpp e wifimanagerkt(.cpp e .h). Em anexo segue o meu arquivo platformio.ini.
Atenciosamente,
 

Attachments

  • platformio_ini.zip
    557 bytes · Views: 9
Pessoal, aproveito e apresento a nova versão compacta do Ispindel que eu fiz, que eu chamei de Minispindel.
A placa é bem compacta e usa bateria 14500. Nos meus testes a bateria durou mais de 1 mês, fazendo medições de hora em hora.
A bateria é substituível, por isso não tem circuito de carga. Basta carregar outra bateria e trocar!
Funciona bem, inclusive entra no portal com dois cliques no botão de reset. Estou testando com o firmware 6.0.5 em português, que eu apresentei no post anterior.

O único porém é a embalagem, pois ainda não encontrei um tubo de PET no tamanho adequado! Estou tentando fazer com um tubo de acrílico.

Boa noite Luc_Fer
Quando estava comprando o material para fazer o iSpindel, comprei, erradamente, estes tubos no ebay.
Talvez sirva para sua aplicação; medindo no olhômetro, tenho dúvida quanto ao comprimento da PCI.IMG_3729.JPG
 
Pessoal, aproveito e apresento a nova versão compacta do Ispindel que eu fiz, que eu chamei de Minispindel.
A placa é bem compacta e usa bateria 14500. Nos meus testes a bateria durou mais de 1 mês, fazendo medições de hora em hora.
A bateria é substituível, por isso não tem circuito de carga. Basta carregar outra bateria e trocar!
Funciona bem, inclusive entra no portal com dois cliques no botão de reset. Estou testando com o firmware 6.0.5 em português, que eu apresentei no post anterior.

O único porém é a embalagem, pois ainda não encontrei um tubo de PET no tamanho adequado! Estou tentando fazer com um tubo de acrílico.

Boa noite Luc_Fer
Quando estava comprando o material para fazer o iSpindel, comprei, erradamente, estes tubos no ebay.
Talvez sirva para sua aplicação; medindo no olhômetro, tenho dúvida quanto ao comprimento da PCI.View attachment 122338
Boa noite Joao,
Esse tubo aí é o tubo Falcon? Se for ele não serve, pois o diâmetro é muito grande e o comprimento é muito pequeno! O que eu preciso tem que ser do tamanho daqueles tubetes de festa, de 13cm/2,5cm, só que feito de algum material mais resistente, tipo PET ou Policarbonato!
Obrigado pela dica!
 
Boa noite Luc_Fer.
Não sei se chama Falcon mas teria que alterar a PCI; o tubo tem 2,5cm por 11cm, sendo que os 1,5 finais são cônicos.
Boa sorte no projeto.
 
Meus amigos, preparando o segundo lote de protótipos.

"O protótipo não contempla o selamento, que consiste em selar o circuito envolto em CO2 e dentro do tubo, de forma que isso evita a condensação de água internamente e evita a entrada de cerveja pela rosca da tampa, por conta da pressão negativa no fermentador."

Nesse link vc pode solicitar sua encomenda, são apenas 10 unidades e já tem algumas reservadas.
https://www.mazzahandmade.com.br/pr...al-wi-fi-ispindel-2-lote-prototipos-encomenda
 
Opa!
Como é feito o selamento?

Abs

Meus amigos, preparando o segundo lote de protótipos.

"O protótipo não contempla o selamento, que consiste em selar o circuito envolto em CO2 e dentro do tubo, de forma que isso evita a condensação de água internamente e evita a entrada de cerveja pela rosca da tampa, por conta da pressão negativa no fermentador."

Nesse link vc pode solicitar sua encomenda, são apenas 10 unidades e já tem algumas reservadas.
https://www.mazzahandmade.com.br/pr...al-wi-fi-ispindel-2-lote-prototipos-encomenda
 
Meus amigos, preparando o segundo lote de protótipos.

"O protótipo não contempla o selamento, que consiste em selar o circuito envolto em CO2 e dentro do tubo, de forma que isso evita a condensação de água internamente e evita a entrada de cerveja pela rosca da tampa, por conta da pressão negativa no fermentador."

Nesse link vc pode solicitar sua encomenda, são apenas 10 unidades e já tem algumas reservadas.
https://www.mazzahandmade.com.br/pr...al-wi-fi-ispindel-2-lote-prototipos-encomenda

Depois de quase um ano enrolando, finalmente comprei 1 unidade. Sem saco pra montar essas paradas de eletrônica ultimamente.

Me diz uma coisa, e quando tu não tem cilindro de CO2, como faz o selamento? Posso tacar um verniz por cima do circuito e boas?

Abraço!
 
Saudações pessoal. Não sou participante assíduo aqui no fórum, mas vou tentar frequentar mais. Já trabalho a um tempo com projetos para o homebrew e a pouco tempo comecei com o iSpindel. Muito bacana de ver os projetos diferentes aqui no fórum, o mini iSpindel do João e o do Mazza também, parabéns.
Meu projeto segue uma linha mais "conservadora" por enquanto. A idéia era fazer a montagem mais simples possível e eliminar a impressão 3D. Depois de alguns protótipos já estou com a versão final pronta.
Quem tiver interesse pode falar comigo ou visitar a loja: https://www.nextbrewlab.com.br/ispindel-nextbrew-lab

https://www.instagram.com/nextbrew.lab/

Ótimas brejas a todos!
 

Attachments

  • IMG_0589.jpg
    IMG_0589.jpg
    44 KB · Views: 60
  • IMG_0586.jpg
    IMG_0586.jpg
    45.7 KB · Views: 61
  • IMG_0587.jpg
    IMG_0587.jpg
    34.4 KB · Views: 57
Last edited:
Opa!
Como é feito o selamento?

Abs

É meio complicado explicar, mas uma hora faço um vídeo.

Depois de quase um ano enrolando, finalmente comprei 1 unidade. Sem saco pra montar essas paradas de eletrônica ultimamente.

Me diz uma coisa, e quando tu não tem cilindro de CO2, como faz o selamento? Posso tacar um verniz por cima do circuito e boas?

Abraço!

kkkkkk Finalmente.

Vc pode usar sem, só fique atento pra que se acumular algum liquido dentro, após usar secar bem o circuito.
Eu não aconselho a ficar removendo e colocando o circuito, vc pode posicionar errado e ai ferra com a calibração, mas no meu hardware pelo menos vc tem suportes que vão evitar um erro tão logo.
Vc pode envernizar a placa, mas não há necessidade, o estanho não é algo que oxida com facilidade.

Alguém conseguiu configurar para não utilizar o ubdots?
Tem vários outro meios, o mais comum é usar um controlador que recebe os dados dele. BrewPi, BrewPiless e CraftbeerPi já tem vínculo com o iSpindel.
 
Semana que vem finalizo o envio do primeiro lote, logo mais teremos um algoritmo pra calibrar facilmente, pois tem peso e centro de gravidade padronizado.
IMG_20190822_124409.jpg IMG_20190822_124128.jpg IMG_20190822_124009.jpg
 
Pessoal boa tarde,

Sou o Marcos, sou cervejeiro caseiro há 5 anos. Ultimamente venho acompanhando as discusões dos mestres aqui sobre o ispindle e gostaria de saber mais informações de como funciona o sistema e a facilidade de uso do aparelho. Não manjo nada de eletrônica e minha intenção é adquirir (caso valha a pena) uma unidade para testar nas minhas produções.

Algumas dúvidas: como é feita a leitura da atenuação de fermentação? Wifi, app no celular, bluetooth? O aparelho tem algum peso para balancear o CG durante a leitura da densidade do mosto/cerveja? Sendo uma placa de circuito, existe alguma maneira de isolar a parte elétrica do líquido?

Algum dos Srs comercializam ispindle? Fazem ideia de quanto sai uma unidade?

Desculpe as perguntas de iniciante, a curiosidade fala mais alto.

Obrigado a todos pelas informações

Abraços e boas brassagens
 
Pessoal boa tarde,

Sou o Marcos, sou cervejeiro caseiro há 5 anos. Ultimamente venho acompanhando as discusões dos mestres aqui sobre o ispindle e gostaria de saber mais informações de como funciona o sistema e a facilidade de uso do aparelho. Não manjo nada de eletrônica e minha intenção é adquirir (caso valha a pena) uma unidade para testar nas minhas produções.

Algumas dúvidas: como é feita a leitura da atenuação de fermentação? Wifi, app no celular, bluetooth? O aparelho tem algum peso para balancear o CG durante a leitura da densidade do mosto/cerveja? Sendo uma placa de circuito, existe alguma maneira de isolar a parte elétrica do líquido?

Algum dos Srs comercializam ispindle? Fazem ideia de quanto sai uma unidade?

Desculpe as perguntas de iniciante, a curiosidade fala mais alto.

Obrigado a todos pelas informações

Abraços e boas brassagens

Olá Marcos.

Para ler os valores do iSpindel, vc vai precisar de alguma "nuvem" que receba os dados e lhe mostre eles, tipo o Ubidots, ou vc vai precisar de algum sistema tipo os controladores BrewPi, BrewPiless e CraftBeerPi, esses que vão receber os dados e com opção de utilizá-los para o controle da fermentação.
Ele se comunica via Wi-fi.

Meu iSpindel é padronizado, colocou ele em água a inclinação é de 25-26°
Ainda não tive tempo pra desenvolver os moldes e efetuar o selamento do circuito dentro do tubete, mas quanto a isso não se preocupe pois ele vai durar muitas brassagens antes de dar algum problema.

Vc pode montar seu hardware pra utilizar o iSpindel, ou vc pode comprar um pronto.
https://www.mazzahandmade.com.br/pr...al-wi-fi-ispindel-2-lote-prototipos-encomenda
 
Só uma observação. Não é obrigatório ter conexão com uma nuvem ou outro controlador. O iSpindel pode ser operado no modo access point, o que significa que o próprio iSpindel cria sua rede Wi-Fi pra você se conectar e exibir as informações no celular, pc ou qualquer outro dispositivo que tenha um navegador web. Mas esse acesso é local.

A eletrônica fica totalmente isolada do mosto. Ele possui uma tampa que só é aberta para carregar a bateria, resetar, desligar ou entrar em modo access point.

Eu também tenho minha versão do iSpindel a pronta entrega e alguns controladores que podem se conectar com ele e proporcionar mais recursos. Da uma visitada lá no site: https://www.nextbrewlab.com.br/


Pessoal boa tarde,

Sou o Marcos, sou cervejeiro caseiro há 5 anos. Ultimamente venho acompanhando as discusões dos mestres aqui sobre o ispindle e gostaria de saber mais informações de como funciona o sistema e a facilidade de uso do aparelho. Não manjo nada de eletrônica e minha intenção é adquirir (caso valha a pena) uma unidade para testar nas minhas produções.

Algumas dúvidas: como é feita a leitura da atenuação de fermentação? Wifi, app no celular, bluetooth? O aparelho tem algum peso para balancear o CG durante a leitura da densidade do mosto/cerveja? Sendo uma placa de circuito, existe alguma maneira de isolar a parte elétrica do líquido?

Algum dos Srs comercializam ispindle? Fazem ideia de quanto sai uma unidade?

Desculpe as perguntas de iniciante, a curiosidade fala mais alto.

Obrigado a todos pelas informações

Abraços e boas brassagens
 

Attachments

  • CEBC08D5-7C3F-4D3B-8541-A856F4E353C9.jpeg
    CEBC08D5-7C3F-4D3B-8541-A856F4E353C9.jpeg
    111.9 KB · Views: 23
Modo acess point só serve para configuração, para utilização ele precisa de algum local pra receber os dados, pois ele fica o tempo todo em stand-by e só entra em operação por alguns segundos para pode enviar o banco de dados.
Em modo acess point a bateria não dura 1 semana e olha que utilizo a 18650 em meu projeto.
 
Modo acess point só serve para configuração, para utilização ele precisa de algum local pra receber os dados, pois ele fica o tempo todo em stand-by e só entra em operação por alguns segundos para pode enviar o banco de dados.
Em modo acess point a bateria não dura 1 semana e olha que utilizo a 18650 em meu projeto.
Só um detalhe muito importante esse aí Mazza. Haha. Realmente a Bateria drena muito rápido. Como é possível ajustar a frequência de envio dos dados, na minha cabeça era possível fazer isso em AP também. Mas inviável usarem AP mesmo.
 
Meu problema é bem parecido com o seu. No meu caso, o iSpindel só manda os dados pro Ubidots quando eu reseto ele. Aí ele manda os dados uma única vez e depois não manda mais. Mesmo as luzes piscando no intervalo correto, ele não chega a mandar os dados pro Ubidots. Aí se eu reseto ele, ele manda mais uma vez e nunca mais manda nada (e pisca as luzes normalmente de 20 em 20s - que é o intervalo que estou usando para testes). O que será que pode ser?

Estou com o mesmo problema e gostaria de saber se conseguiram resolver o problema @hugodiniz , @phcassa e @Haifang ??
 
Estou com o mesmo problema e gostaria de saber se conseguiram resolver o problema @hugodiniz , @phcassa e @Haifang ??
Provavelmente o problema está no procedimento de RESET, ou seja, ele não está resetando automaticamente após o tempo em que ele fica "dormindo". Não me lembro bem mas acho que tive este problema também. Eu tenho dois funcionando com um diodo schottky ao invés do resistor de 470 ohms.
 
Outra dica que li no github foi ir reduzindo o resistor de 470 e ir testando. Teve casos em que funcionou com 330 e casos que funcionou com 220 ohms.

Provavelmente o problema está no procedimento de RESET, ou seja, ele não está resetando automaticamente após o tempo em que ele fica "dormindo". Não me lembro bem mas acho que tive este problema também. Eu tenho dois funcionando com um diodo schottky ao invés do resistor de 470 ohms.
 
Back
Top