iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Obrigado Gu_MAZZA!
Então posso utilizar a versão estudante do Ubidots pra sempre? Esse do anuncio você falou que dá muito trabalho pra calibrar, mas uma pessoa leiga no assunto, como eu, seria capaz? Teria outra opção?

Acredito que de pra usar pra sempre sim a versão estudante.

Dá um certo trabalho calibrar, tem erros no tutorial (na verdade falta informação), tem que instalar um programinha e tem que estudar.

Eu pretendo vender o meu mas como um produto para qualquer pessoa, que ela não tenha que se preocupar com grandes coisas, somente conectar o Wi-Fi. Isso agrega valor ao produto, só que vou comercializá-lo a um preço justo e bem acabamento bem caprichado.
Está dando um trabalhão, mas vai ficar muito bom. srsrsrrsrs
 
Acredito que de pra usar pra sempre sim a versão estudante.

Dá um certo trabalho calibrar, tem erros no tutorial (na verdade falta informação), tem que instalar um programinha e tem que estudar.

Eu pretendo vender o meu mas como um produto para qualquer pessoa, que ela não tenha que se preocupar com grandes coisas, somente conectar o Wi-Fi. Isso agrega valor ao produto, só que vou comercializá-lo a um preço justo e bem acabamento bem caprichado.
Está dando um trabalhão, mas vai ficar muito bom. srsrsrrsrs

como pode ser visto na pagina oficial no github, o projeto so pode ser comercializado com autorização expressa dos criadores.
https://github.com/universam1/iSpindel#lizenz

acredito que dificilmente ele vai vir te processar caso voce venda alguns ispindels prontos com o intuito de obter lucro, mas vai da sua consciencia
 
Então!! O projeto é Open Source e eu tenho acesso a todo conteúdo disponível, posso fazer oq bem entender mesmo o criador "impondo" leis. Mas no caso em questão, eu alterei e vou alterar mais coisas como por exemplo o Hardware que é exclusivo meu, com algumas características que facilitará a o manuseio do equipamento, vou alterar partes do código para também poder facilitar qualquer leigo manusear e o equipamento vai pronto, calibrado.
O que vou vender não é o iSpindel, mas é o Densímetro Digital baseado no iSpindel, vou cobrar o valor do meu conhecimento e trabalho empregado para produzir esse produto. Compreende?
 
Então!! O projeto é Open Source e eu tenho acesso a todo conteúdo disponível, posso fazer oq bem entender mesmo o criador "impondo" leis. Mas no caso em questão, eu alterei e vou alterar mais coisas como por exemplo o Hardware que é exclusivo meu, com algumas características que facilitará a o manuseio do equipamento, vou alterar partes do código para também poder facilitar qualquer leigo manusear e o equipamento vai pronto, calibrado.
O que vou vender não é o iSpindel, mas é o Densímetro Digital baseado no iSpindel, vou cobrar o valor do meu conhecimento e trabalho empregado para produzir esse produto. Compreende?


Relaxa Mazza!! Não esquenta com isso!! Vai fundo no seu projeto!!
 
Então!! O projeto é Open Source e eu tenho acesso a todo conteúdo disponível, posso fazer oq bem entender mesmo o criador "impondo" leis. Mas no caso em questão, eu alterei e vou alterar mais coisas como por exemplo o Hardware que é exclusivo meu, com algumas características que facilitará a o manuseio do equipamento, vou alterar partes do código para também poder facilitar qualquer leigo manusear e o equipamento vai pronto, calibrado.
O que vou vender não é o iSpindel, mas é o Densímetro Digital baseado no iSpindel, vou cobrar o valor do meu conhecimento e trabalho empregado para produzir esse produto. Compreende?

Opa, tem previsão para começar a comercializar? Também tenho interesse. Parabéns pelo projeto!
 
Boa tarde !!!
Alguém comprou a mais esse Big Tubo e tem pra vender ? Preciso de 2 e os anuncios do Mercado livre vem 10 tubos. Não compensa comprar pelo frete que esta.
 
Opa, tem previsão para começar a comercializar? Também tenho interesse. Parabéns pelo projeto!

Esse ano ainda amigo, estamos trabalhando para deixar bem legal, fácil e apresentável o produto.
 
Bom dia!
Eu já fiz a montagem e carreguei o firmware.bin (V6.0.1). Ao ligar, não aperece a rede iSpindel000, mas sim a rede FaryLink_4519B2, com o mesmo IP 192.168.4.1, porém não consigo acessar a página de configurações. Alguém sabe o que está acontecendo e como resolver?
Obrigado.

*** Atualizando: Fiz o downgrade do firmware e funcionou conforme o esperado!

*** Novo problema: temperatura travada em -127°! Alguma sugestão para testar o termômetro? ou só trocando para saber se é ele. E se não for, o que poderia ser?
Obrigado!!

Segue dados da rede:
upload_2018-9-30_11-46-25.png
 
Last edited:
Meu problema é bem parecido com o seu. No meu caso, o iSpindel só manda os dados pro Ubidots quando eu reseto ele. Aí ele manda os dados uma única vez e depois não manda mais. Mesmo as luzes piscando no intervalo correto, ele não chega a mandar os dados pro Ubidots. Aí se eu reseto ele, ele manda mais uma vez e nunca mais manda nada (e pisca as luzes normalmente de 20 em 20s - que é o intervalo que estou usando para testes). O que será que pode ser?

Amigo o meu está acontecendo a mesma coisa. Conseguiu resolver? Pode me dar uma luz?
 
O meu já é outra coisa, carreguei o firmware.bin (V6.0.1), no entanto ao gravar usei em configurações o braudate em 230400 gravou mas não deu certo e nem me deixa acessar, não aparece o wi-fi, e quando ligo no pc fica piscando o led azul e fica fazendo zuada como se tivesse conectando e desconctando o tempo todo.
EDIT: Esse acho q n tem conserto msm.

Gravei outro com 57600, consegui entrar nas configurações e começar a configurar configurei a rede e reiniciei, mas até agora nada, quando ligo o ispindle ele sumiu do do wi-fi, alguma dica?(fiz o down nesse ultimo para 6.0 não resolveu)

EDIT: Eu vi o esquema do reset 4 vezes.

Edit 2: o meu nao estava mandando os dados a cada 20 seg como programei, foi entao que observei que coloquei 2 resistores de 4.7k, eles sao parecidos! Muita atenção!
 
Last edited:
Pessoal, fiquei curioso, estava a configurar o ispindle e tem um campo lá battery conversion factory, pra q serve?

No mais pra quem como eu tá liso, eu abri uma bateria de notebook q tava parado aqui, qual n foi minha surpresa ao ver que as celulas são samsung 26c, é uma alternatuva as panasonic. Outro amigo me deu outra bateria abri e tinha mais 3. Separei elas, verifiquei polaridade e coloquei p carregar no ispindle msm. Ta dando certobate agora. Estou na terceira bateria. Sempre observo se ela esta esquentando p saber se ta em curto, então sabendo carregar direitinho e testar é uma alternativa barata.
Screenshot_20181005-131857.jpg
Screenshot_20181005-131857.jpg
P_20181005_125453.jpg
Screenshot_20181005-130526.jpg
 
6 - MONTAGEM DO DISPOSITIVO

Diagrama:
Schematic.jpg


1 - Soldar o conector macho pela parte de baixo da placa para reduzir a altura e permitir o encaixe no tubo de plástico.
1.jpg


2 - Colocar os soquetes com conector longo e curto e soldar a placa Wemos.
2.jpg


3 - Não cortar os 4 últimos pinos longos.
3.jpg


4 - Remover o LED do GY-521. Os 4 pinos da direita não devem ser conectados a nada.
4.jpg


5 - Soldar os resistores, cabos e switch. Soldar por cima é mais fácil.
5.jpg

6.jpg


6 - Soldar os fios de acordo com o seguinte diagrama.
7.jpg


7 - Soldar o sensor de temperatura DS18B20. Somente o pino do meio soldado ao resistor é que deve ser soldado ao conector da placa Wemos. Os outros dois pinos (Vcc e GND) não devem ser soldados à placa Wemos.
8.jpg


8 - Remover o diodo da placa Wemos. Instale 4 pinos para conectar o carregador Tp4056. As conexões estão indicadas em vermelho.
9.jpg


9 - Soldar o a placa TP4056. A bateria será soldada utilizando fios à esta placa (Observe os polos positivo e negativo).
10.jpg


10 - Monte no tubo de plástico conforme abaixo.
11.jpg

Boa tarde ! Estou montando o iSpindel como um curioso afinal não tenho experiencia nenhuma com a coisa, espero que de certo. Me apareceu uma duvida no seu passo a passo tem a remoção de led´s e diodos das placas. É nessesario fazer essa remoção ? e o porque ? Não tenho experiencia de solda com componentes tao pequenos tenho medo de estragar. Da pra montar sem retirar esse lé e diodo ?

Obrigado.
 
Boa tarde ! Estou montando o iSpindel como um curioso afinal não tenho experiencia nenhuma com a coisa, espero que de certo. Me apareceu uma duvida no seu passo a passo tem a remoção de led´s e diodos das placas. É nessesario fazer essa remoção ? e o porque ? Não tenho experiencia de solda com componentes tao pequenos tenho medo de estragar. Da pra montar sem retirar esse lé e diodo ?

Obrigado.
se nao me engano é necessário retirar esses componentes para nao entrar em curto na hora que estiver carregando.

Eu tambem nao tinha quase nenhuma pratica com eletronica. Dica: compre um estanhador com a ponta mais fina possivel.
 
Boa tarde ! Estou montando o iSpindel como um curioso afinal não tenho experiencia nenhuma com a coisa, espero que de certo. Me apareceu uma duvida no seu passo a passo tem a remoção de led´s e diodos das placas. É nessesario fazer essa remoção ? e o porque ? Não tenho experiencia de solda com componentes tao pequenos tenho medo de estragar. Da pra montar sem retirar esse lé e diodo ?

Obrigado.


O diodo vc tem que tirar, depois de montado vc nao deve ligar o cabo na placa wemos, retirando o diodo vc evita curto. Soh retire ele depois de instalar o software. Vc pode retirar com uma pinça, ele sai facil, mas com o ferro de solda tb funciona, só tomar cuidado de nao encostar ele em outro lugar pq vai danificar a placa. O led nao eh obrigatório, se retirar a bateria dura mais tempo.
 
se nao me engano é necessário retirar esses componentes para nao entrar em curto na hora que estiver carregando.

Eu tambem nao tinha quase nenhuma pratica com eletronica. Dica: compre um estanhador com a ponta mais fina possivel.

Valeu pela ajuda
 
O diodo vc tem que tirar, depois de montado vc nao deve ligar o cabo na placa wemos, retirando o diodo vc evita curto. Soh retire ele depois de instalar o software. Vc pode retirar com uma pinça, ele sai facil, mas com o ferro de solda tb funciona, só tomar cuidado de nao encostar ele em outro lugar pq vai danificar a placa. O led nao eh obrigatório, se retirar a bateria dura mais tempo.

Valeu Caju pela ajuda ! Essa de retirar somente depois de instalar o software ja não sabia, ia fazer merda. Já aproveitando cara eu posso instalar o software na Wemos antes de colocar na placa com os outros componentes ou tenho que monta ele primeiro pra depois instalar ?
 
Valeu Caju pela ajuda ! Essa de retirar somente depois de instalar o software ja não sabia, ia fazer merda. Já aproveitando cara eu posso instalar o software na Wemos antes de colocar na placa com os outros componentes ou tenho que monta ele primeiro pra depois instalar ?

Vc deve instalar primeiro. Primeira coisa eh instalar ele, pra saber se sua placa ta ok. Imagina vc monta tudo e depois vai instalar e descobre que a placa ta queimada.
 
Valeu Caju pela ajuda ! Essa de retirar somente depois de instalar o software ja não sabia, ia fazer merda. Já aproveitando cara eu posso instalar o software na Wemos antes de colocar na placa com os outros componentes ou tenho que monta ele primeiro pra depois instalar ?
não necessariamente precisa instalar antes, pode ser depois. mas se for instalar depois, precisa estar conectado com a bateria pois o USB nao vai fornecer energia ao sistema ( o circuito foi interrompido ao retirar o diodo).
vale a penas instalar antes já pra saber se está funcionando.
 
Vc deve instalar primeiro. Primeira coisa eh instalar ele, pra saber se sua placa ta ok. Imagina vc monta tudo e depois vai instalar e descobre que a placa ta queimada.

Valeu quando chegar todos os componentes vou montar se precisar ja sei com quem contar valeu pelas dicas.
 
não necessariamente precisa instalar antes, pode ser depois. mas se for instalar depois, precisa estar conectado com a bateria pois o USB nao vai fornecer energia ao sistema ( o circuito foi interrompido ao retirar o diodo).
vale a penas instalar antes já pra saber se está funcionando.

Valeu quando chegar todos os componentes vou montar se precisar ja sei com quem contar valeu pelas dicas.
 
Boa Noite a Todos. Terminei esta noite de montar um prototipo do iSpindel fora do tubo, só para testar. Esta funcionando bem. No entanto não consigo conecta-lo ao painel do BrewPiless, sei que é possível. Configurei os dois dispositivos para a mesma rede Brewpiless, mas não funciona. Alguém pode me ajudar. Obrigado a todos.
 
Resolvido a minha questão, estava faltando configurar o iSpindel conforme abaixo:

iSpindel Settting

  • the iSpindel Name must start with iSpindel, like iSpindel000
  • Select Generic HTTP
  • Server address set to 192.168.4.1 if iSpindel connect to the AP created by BrewPiless. or use the ip of BrewPiless if iSpindel connects the AP that BrewPiLess connects to.
  • set url to /gravity.
Espero ajudar alguém com a mesma dúvida
 
Resolvido a minha questão, estava faltando configurar o iSpindel conforme abaixo:

iSpindel Settting

  • the iSpindel Name must start with iSpindel, like iSpindel000
  • Select Generic HTTP
  • Server address set to 192.168.4.1 if iSpindel connect to the AP created by BrewPiless. or use the ip of BrewPiless if iSpindel connects the AP that BrewPiLess connects to.
  • set url to /gravity.
Espero ajudar alguém com a mesma dúvida

Com certeza vai ajudar, eu pelo menos tava pensando como fzer isso. No momento,o dinheiro só deu p montar ispindle, mas tbm montei 7, só falta regula-los (a paciência acabou no 3º).

Dica de liso parte 2: Se não quiser comprar aquele peso usa chumbo de pesca ou "chumbada". fica belezinha e é 50 centavos 1 kkk
1.jpg
 
Boa tarde !!!
Alguém comprou a mais esse Big Tubo e tem pra vender ? Preciso de 2 e os anuncios do Mercado livre vem 10 tubos. Não compensa comprar pelo frete que esta.
pois é

Comprei 10.

Tenho uns sobrando lá!

Abs
 
Bom dia pessoal. Vi um no ML pra vender mas o vendedor disse que a plataforma para a leitura dos dados depois de um tempo passa a ser pago. Procede isso? Tem alguma alternativa que não tenha esse custo? Grato
 
Boa Noite a Todos. Terminei esta noite de montar um prototipo do iSpindel fora do tubo, só para testar. Esta funcionando bem. No entanto não consigo conecta-lo ao painel do BrewPiless, sei que é possível. Configurei os dois dispositivos para a mesma rede Brewpiless, mas não funciona. Alguém pode me ajudar. Obrigado a todos.

Plinio voce seguiu algum tutorial pra instalar. Montei o meu e agora preciso instalar pra ver se esta tudo certo mas nunca fiz e não encontrei nenhum passo a passo.
 
O diodo vc tem que tirar, depois de montado vc nao deve ligar o cabo na placa wemos, retirando o diodo vc evita curto. Soh retire ele depois de instalar o software. Vc pode retirar com uma pinça, ele sai facil, mas com o ferro de solda tb funciona, só tomar cuidado de nao encostar ele em outro lugar pq vai danificar a placa. O led nao eh obrigatório, se retirar a bateria dura mais tempo.

Caju você pode me ajudar a carregar o arquivo no iSpindel eu montei ele mas sou leigo nisso estou procurando algum tutorial de como instalo o programa no wemos e não encontro. Você seguiu algum passo a passo ou ja domina do assunto.

Se mais alguem puder me ajudar eu agradeço.
 
Bom dia pessoal. Vi um no ML pra vender mas o vendedor disse que a plataforma para a leitura dos dados depois de um tempo passa a ser pago. Procede isso? Tem alguma alternativa que não tenha esse custo? Grato

Normalmente o pessoal recomenda o https://ubidots.com/, que tem um período de avalição e depois uma mensalidade meio salgada mesmo. De graça você pode usar o https://nodered.org/, mas não é tão simples. Um meio termo é usar o https://monitor.beer/, mais barato que o Ubidots e bem mais fácil de usar que o Node-Red.
 
Caju você pode me ajudar a carregar o arquivo no iSpindel eu montei ele mas sou leigo nisso estou procurando algum tutorial de como instalo o programa no wemos e não encontro. Você seguiu algum passo a passo ou ja domina do assunto.

Se mais alguem puder me ajudar eu agradeço.

Nao estou em casa agora, amanhã te mando um passo a passo, mas da uma olhada no topico do brewpiless, alguém explica um passo a passo la. Vai ser igual o Ispindel, soh muda o arquivo bin.
 
Bom dia pessoal. Vi um no ML pra vender mas o vendedor disse que a plataforma para a leitura dos dados depois de um tempo passa a ser pago. Procede isso? Tem alguma alternativa que não tenha esse custo? Grato

É soh criar outra conta com outro e-mail.
 
Caju você pode me ajudar a carregar o arquivo no iSpindel eu montei ele mas sou leigo nisso estou procurando algum tutorial de como instalo o programa no wemos e não encontro. Você seguiu algum passo a passo ou ja domina do assunto.

Se mais alguem puder me ajudar eu agradeço.

Vc deve instalar o NodeMCU Flash, ai no repositório do github vc vai encontrar na pasta "bin" os binários para pode "gravar" o código no microcontrolador.
Sugiro procurar no youtube tutorial de como utilizar o Flasher.

Exemplo com ESP01, mas o importante é que mostrar como utilizar o Flash.


Bom dia pessoal. Vi um no ML pra vender mas o vendedor disse que a plataforma para a leitura dos dados depois de um tempo passa a ser pago. Procede isso? Tem alguma alternativa que não tenha esse custo? Grato

Vc pode utilizar a versão estudante que é grátis.
 
Vc deve instalar o NodeMCU Flash, ai no repositório do github vc vai encontrar na pasta "bin" os binários para pode "gravar" o código no microcontrolador.
Sugiro procurar no youtube tutorial de como utilizar o Flasher.

Exemplo com ESP01, mas o importante é que mostrar como utilizar o Flash.




Vc pode utilizar a versão estudante que é grátis.


Eu fiz esse procedimento mas
Nao estou em casa agora, amanhã te mando um passo a passo, mas da uma olhada no topico do brewpiless, alguém explica um passo a passo la. Vai ser igual o Ispindel, soh muda o arquivo bin.


Eu consegui resolver o problema do flasher. Era o cabo USB um amigo me disse que tem cabo que não passa para o Arduino ai tentei trocar e deu certo.
Agora preciso remover o tal diodo mas não sei qual é meu Wemos é diferente do que tem nas fotos a versao do meu é 3.0 e o das fotos 2.2 eles são diferentes. Preciso remover esse diodo para não dar curto circuito com a pilha ? Se alguem retirou do 3.0 pode me passar uma foto ou informar qual diodo é.
 
O diodo está ou em série ou paralelo com a alimentação vinda do USB, tem que avaliar as trilhas da placa.

Se não remover, apenas seja extremamente cauteloso e remova o WEMOS quando for conectar o USB nele.
Após gravado ou fazer oq tiver que fazer, ai conecte ele na placa.

Eu não sei mais detalhes sobre o iSpindel com o Wemos, pois o meu utilizo o módulo ESP12 direto na placa.
 
Back
Top