Isolamento térmico para caldeirões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatomsteiner

New Member
Joined
Dec 2, 2013
Messages
4
Reaction score
0
Galera,
Esta é minha primeira postagem aqui neste fórum que já venho acompanhando há algum tempo. Saudações!
Estou concluindo meu sistema HERMS mas ainda não tenho definido como será o isolamento térmico dos cadeirões. São 3 caldeirões de alumínio, e preciso de um isolante que seja relativamente robusto e não muito espesso (ideal: cerca de 1 cm).
Estou com uma manta de fibra de vidro, mas acho que para o meu caso em específico não será o ideal, preciso de algum material que fique mais aderente.
Sugestões??
 
Cara, minha sugestão é ir numa casa especializada em refrigeração... eles tem diversos tipos de manta.

Eu usava uma que era uma espuma emborrachada, tipo um EVA, e funcionava muito bem. Não sei dizer o nome específico.

Abraço!
 
Neoprene é muito bom, mas nunca procurei de fato para comprar, acho que é o que fica com o melhor acabamento.

Mas eu fui numa casa de borrachas e falei que precisada de um isolante térmico que aguentasse até 100C.
Fiz um esquema colocando um velcro pra fechar, assim posso tirar a qualquer hora.

Vlw!
 
Você usa ela? Estou pesquisando sobre ela ainda. Mas me parece uma boa alternativa. Estou parado pensando em qual densidade é melhor, e qual acabamento também. Tem alguma ideia?
 
Cara, minha sugestão é ir numa casa especializada em refrigeração... eles tem diversos tipos de manta.

Eu usava uma que era uma espuma emborrachada, tipo um EVA, e funcionava muito bem. Não sei dizer o nome específico.

Abraço!

Nome da espuma isolante que o Guenther citou é Espuma Elastomérica.
 
Gustavo, eu não uso ela, pq meu equipamento ainda é pequeno, e estou comecando. mas planejo usar quando, e se, aumentar a produção.
Vejo mt no trabalho, a galera que faz tratamento termico costuma usar.
A questão toda é o "custo x beneficio". As vezes vale mais a pena vc comprar um equipamento mais espesso, e fazer um isolamento de madeira (vi em algum forum, um cara que fez um isolamento de compensado de madeira, em 2 camadas, com aquele poliuretano expansivel/espuma expansivel).

Qual tamanho do seu equipamento?
 
Estou expandindo para um HERMS de 50 litros, encamisadas serão duas panelas de 68L e uma de 10L (trocador de calor). Hoje fiz uma cotação para uma malha de lã de rocha, por dentro é uma tela de aço galvanizado, daí vem a malha (5cm espessuras, 0,48g/cm³ densidade) e uma folha aluminizada por fora. Vamos ver quanto fica. Acho que vai segurar bem o calor, mas achei 5cm bastante e o alumínio vai ficar meio brilhante hehehe. As espumas/borrachas pretas que o pessoal usa por aí´acho mais fino e mais simples na estética (não que seja essencial). Abs
 
Tô confiando que vai ajudar a manter. Vai ser tudo elétrico (menos a fervura - sem isolamento), portanto minimizar variações de temperatura fica mais fácil, e é um ganho.

Mas por que perguntou? Será que a variação neste tamanho é desprezível?
 
Cara, minha sugestão é ir numa casa especializada em refrigeração... eles tem diversos tipos de manta.

Eu usava uma que era uma espuma emborrachada, tipo um EVA, e funcionava muito bem. Não sei dizer o nome específico.

Abraço!


Guenther, falei com uma empresa de Isolamento sobre a Espuma Elastomérica (essa que você usou, conforme indicado por um camarada aí em cima) e a pessoa ficou em dúvida se a temperatura alta prejudicaria o material. As especificações indicam -30 (por aí) a 105C, mas mesmo assim fiquei em dúvida.

É tranquilo mesmo? Foi essa elastomérica que você usou mesmo?

Link: http://www.isar.com.br/produtos/isolamento-termico/espuma-elastomerica/

Abs
 
Tô confiando que vai ajudar a manter. Vai ser tudo elétrico (menos a fervura - sem isolamento), portanto minimizar variações de temperatura fica mais fácil, e é um ganho.

Mas por que perguntou? Será que a variação neste tamanho é desprezível?

Perguntei pq acho tranquilo aquecer uma panela de 45l cheia ou até mesmo uma de 127 pela metade.
 
A ideia não é o tempo que leva para aquecer, é ter pouca oscilação de temperatura durante a brassagem...
 
A ideia não é o tempo que leva para aquecer, é ter pouca oscilação de temperatura durante a brassagem...

Exatamente! Quanto menos for acionada a resistência, melhor.

Tô fechando, acho que a espuma elastomérica é a melhor opção.
 
Passada toda essa conversa, afinal quem comprou isolamento térmico?

alguém tem novas dicas, fotos, preços, links...? também estou na procura.
 
Comprei uma manta térmica em uma loja de refrigeração em minha cidade( saiu a 69 reais o metro). Tem espessura de 10mm e conserva bem o calor!
A foto em anexo é um teste com agua q tava fazendo no meu sistema herms...ainda vou adaptar o tamanho das mangueiras e comprar um tubo isolante para as mesmas a fim de evitar mais perda de calor tb...
 

Attachments

  • 20140716_180930.jpg
    20140716_180930.jpg
    40.7 KB · Views: 377
Comprei uma manta térmica em uma loja de refrigeração em minha cidade( saiu a 69 reais o metro). Tem espessura de 10mm e conserva bem o calor!
A foto em anexo é um teste com agua q tava fazendo no meu sistema herms...ainda vou adaptar o tamanho das mangueiras e comprar um tubo isolante para as mesmas a fim de evitar mais perda de calor tb...
Essa espuma é excelente.

A minha única dica é pensar bem se vai realmente isolar as mangueiras, etc. No meu equipamento antigo eu até tinha algumas mangueiras com isolamento, mas outras não. Tem que avaliar bem pois algumas mangueiras podem ficar ruins de manusear, limpar e inspecionar se tiverem isolamentos.

Hoje como meu equipamento é todo de Inox polido, não vou usar isolamento em absolutamente nada pois quero preservar o visual, ou seja, vou arcar com a energia a mais. :)

Com o tempo, tem certas coisas que acaba sendo melhor manter clean e bonito do que tornar completamente eficiente nas perdas térmicas. :)

Abraço,
 
Guenther, qual o ganho de eficiência ao isolar as panelas (diminui em quanto tempo o aquecimento/fervura?)? Pode ser no sentimento mesmo. Qual panela mais importante de isolar?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Guenther, qual o ganho de eficiência ao isolar as panelas (diminui em quanto tempo o aquecimento/fervura?)? Pode ser no sentimento mesmo. Qual panela mais importante de isolar?

Sds,

Fabiano da Mata
Fabiano, nunca fiz esses cálculos do quanto eu economizava, etc.

O único motivo de eu usar isolamento na época (fiz somente na panela de mosturação) é porque a resistência que usava no HERMS tinha somente 3000 watts, e não estava a fim de trocá-la.

Abraço,
 
Guenther,

Lembra o que usou para cola a espuma na panela? É que comprei a espuma sem adesivo...

[ ]s,

Leandro Rey
 
Cara, não cola a espuma na panela, envolve ela e nas pontas coloca um velcro! Ai vc pode tirar a espuma pra poder lavar as panelas após as brassagens...
 
Pessoal estou com espuma elastomérica da marca Armaflex sobrando, montei um HERMS mas sobrou bastante.

Se alguém se interessar, funcionou muito bem para isolar as panelas.
 

Latest posts

Back
Top