Irish Red Ale - Receitas de 30L, incomum?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

soaresbkp

Active Member
Joined
Dec 6, 2013
Messages
25
Reaction score
1
Vejo geralmente levas de 20L, 40L e por ai vai. Mas nao consegui achar receitas de 30L. A diferença é apenas fazer proporcionalmente mesmo?

E alguem teria aí uma receita de Irish Red Ale? To querendo fazer uma hehe
 
Você usa algum programa pra fazer cerveja, se não compre o BeerSmith, vale cada centavo, custa perto de 50,00, com ele dá pra redimensionar a receita para qualquer lote.

Tem esta receita que fiz e ficou bem legal

Do Brewing Classic Styles:

OG: 1.054
IBU: 25 IBU
Cor: 17 SRM
19L finais

5.1kg - Pale Ale
170gr - Cara 40L
170gr - Cara 120L
170gr - Cevada Torrada 300L

Brassagem a 67 graus

35gr - East Kent Goldings (60min - 25 IBU)

Fermento: WLP004 - Ou US-05

tem mais aqui:
http://hopville.com/recipes#!/page/1/sort/rank/reverse/false/style_ids/31/

Amadeu
 
Essa é a receita que eu tirei 2º lugar no Concurso Estadual:

16.00 kg Castle Malting - Pilsen (3.5 EBC) Grain 1 66.7 %
3.00 kg Castle Malting - Aroma (99.0 EBC) Grain 2 12.5 %
2.00 kg Castle Malting - Cara 120 (130.0 EBC) Grain 3 8.3 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 40 (40.0 EBC) Grain 4 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 80 (80.0 EBC) Grain 5 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Munich 25 (24.0 EBC) Grain 6 4.2 %
145.00 g Styrian Goldings [5.40 %] - Boil 60.0 min Hop 7 18.8 IBUs
5.0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50.28 ml] Yeast 8 -

Beer Profile

Est Original Gravity: 1.061 SG - Measured Original Gravity: 1.065 SG
Est Final Gravity: 1.014 SG - Measured Final Gravity: 1.015 SG
Estimated Alcohol by Vol: 6.2 % - Actual Alcohol by Vol: 6.6 %
Bitterness: 18.8 IBUs - Calories: 618.9 kcal/l
Est Color: 31.5 EBC
 
Faltou dizer... era pra 100 litros. Tem que fazer proporcional.

Abraço,
 
Os Lúpulos também são dosados proporcionalmente ? Faço esta pergunta pois adquiri um Kit de insumos de 20L de APA em um fornecedor bem conhecido, e quando plotei a receita no Beersmith o IBU ficou bem acima do indicado na receita (usando a quantidade de Lúpulo que acompanhava a mesma), então fui comparar com o Kit de 5L da mesma APA que eles também vendem e neste, o IBU ficou na faixa esperada no Beersmith. Entrei em contato com eles, e o que me informaram era que a lupulagem entre as receitas não seguiam um padrão linear, daí minha dúvida, é isto mesmo ?
abçs
Gilberto
 
O importante é seguir as mesmas proporções de OG, IBU, utilizando as mesmas proporções de maltes. Ou seja, quando for montar a receita, coloca no BeerSmith e vai adicionando/removendo lúpulos até chegar no mesmo IBU, etc. Ou simplesmente coloca a receita original e dá um "Scale Recipe".

Abraço!
 
Então Guenhter, fiz isso, porém a quantidade de lúpulo de amargor caiu pela metade quando inseri o valor do IBU da receita, ao invés de usar os 30 gr que veio no kit, teria que usar umas 15 gramas para dar o IBU da receita, mas acabei usando tudo mesmo (os caras falaram que poderia usar sem problemas) e o IBU com os 30gr foi para 57, bem fora do indicado na receita.
Obrigado
abçs
 
Pessoal... Esse fim de semana eu tomei a IRA da Way e gostei bastante... Gostaria de brassar uma similar. Guenther essa sua receita eh parecida com essa da Way?
 
Não sei... faz muito tempo que não tomo a deles.. nem me lembro mais, mas era boa.

Essa receita que eu passei tirou segundo lugar num concurso estadual.
 
Revivendo o tópico.

Guenther, temos aqui um vial do fermento da White Labs WLP004 Irish Ale Yeast e pensamos em substituir nessa tua receita ao invés do US05. Tu achas que pode dar certo ou nem vale a pena tentar? (leva de 20L)

Valeu!


Essa é a receita que eu tirei 2º lugar no Concurso Estadual:

16.00 kg Castle Malting - Pilsen (3.5 EBC) Grain 1 66.7 %
3.00 kg Castle Malting - Aroma (99.0 EBC) Grain 2 12.5 %
2.00 kg Castle Malting - Cara 120 (130.0 EBC) Grain 3 8.3 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 40 (40.0 EBC) Grain 4 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 80 (80.0 EBC) Grain 5 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Munich 25 (24.0 EBC) Grain 6 4.2 %
145.00 g Styrian Goldings [5.40 %] - Boil 60.0 min Hop 7 18.8 IBUs
5.0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50.28 ml] Yeast 8 -

Beer Profile

Est Original Gravity: 1.061 SG - Measured Original Gravity: 1.065 SG
Est Final Gravity: 1.014 SG - Measured Final Gravity: 1.015 SG
Estimated Alcohol by Vol: 6.2 % - Actual Alcohol by Vol: 6.6 %
Bitterness: 18.8 IBUs - Calories: 618.9 kcal/l
Est Color: 31.5 EBC
 
Revivendo o tópico.

Guenther, temos aqui um vial do fermento da White Labs WLP004 Irish Ale Yeast e pensamos em substituir nessa tua receita ao invés do US05. Tu achas que pode dar certo ou nem vale a pena tentar? (leva de 20L)

Valeu!
Cara, essa é uma pergunta que não tem resposta. :)

É exatamente o mesmo que eu te perguntar "cara, posso adicionar manjericão no feijão? Vai dar certo?".

Ninguém sabe... nem mesmo se eu já tivesse usado. Ou seja, todas as possibilidades são possíveis.... pode ficar pior, igual, melhor, etc...

Pra esse tipo de decisão, sinceramente, nem peça opinião dos outros.... não interessa o que eu disser... você precisa tentar tudo que imaginar.... porque isso gera aprendizado, experiência, etc.

Imagina... se eu digo aqui que não gosto desse fermento.... você talvez não fosse usar...... e isso seria terrível... absurdo.... porque talvez daqui a alguns anos alguém fosse te perguntar isso e tu iria dizer "Não usei porque um cara que manja pra caramba me disse pra não usar". Isso não deve existir....... em receitas, temos que fazer o que a gente quiser, pois é assim que se aprende.

Eu nunca perguntei nada de receitas pra ninguém justamente por isso..... sempre que eu imaginei algo maluco, eu simplesmente fiz.

Manda bala, sem medo! Os que realmente aprendem e se destacam são sempre os que estão dispostos a sair da zona de conforto e dar saltos no escuro. Os que sempre só fazem coisas seguras ou que os outros indicam... se mantem medíocres.

Novamente.... MANDA BALA! :rockin:

Abraço,
 
Vou produzir uma irish red ale e gostaria de utilizar focos de cevada para deixar ela um pouco mais seca. Uso os flocos na mostura junto com os outros grãos por i60 minutos tb?
 
Vou produzir uma irish red ale e gostaria de utilizar focos de cevada para deixar ela um pouco mais seca. Uso os flocos na mostura junto com os outros grãos por i60 minutos tb?

Se a proporção de grãos não maltados forem baixos (diria até uns 10%) e vc usar flocos (pré-gelatinizado), pode botar direto na infusão simples. Se fosse ultrapassar disso já sentiria a necessidade de uma parada protéica.

Mas eu te alerto cara, usando flocos de cevada vc vai fazer o contrário de secar. Dos cereais que se usa, a cevada não maltada é um dos que mais deixa corpo. Pra secar use açucar, arroz, ou milho.

Abraço
 
@Guenther na sua receita de Red, será que posso aumentar só os IBU's de 18 para 27 ou irá estragar a receita e precisaria de uma reformulação completa?

Abraços
Renato
 
@Guenther na sua receita de Red, será que posso aumentar só os IBU's de 18 para 27 ou irá estragar a receita e precisaria de uma reformulação completa?

Abraços
Renato

Poder pode. Gosto é gosto, a gente pode fazer o que quiser.

Eu particularmente acho que Reds mais amargas não se encaixam no estilo.
 
Essa é a receita que eu tirei 2º lugar no Concurso Estadual:

16.00 kg Castle Malting - Pilsen (3.5 EBC) Grain 1 66.7 %
3.00 kg Castle Malting - Aroma (99.0 EBC) Grain 2 12.5 %
2.00 kg Castle Malting - Cara 120 (130.0 EBC) Grain 3 8.3 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 40 (40.0 EBC) Grain 4 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 80 (80.0 EBC) Grain 5 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Munich 25 (24.0 EBC) Grain 6 4.2 %
145.00 g Styrian Goldings [5.40 %] - Boil 60.0 min Hop 7 18.8 IBUs
5.0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50.28 ml] Yeast 8 -

Beer Profile

Est Original Gravity: 1.061 SG - Measured Original Gravity: 1.065 SG
Est Final Gravity: 1.014 SG - Measured Final Gravity: 1.015 SG
Estimated Alcohol by Vol: 6.2 % - Actual Alcohol by Vol: 6.6 %
Bitterness: 18.8 IBUs - Calories: 618.9 kcal/l
Est Color: 31.5 EBC

ola queridos!!

desculpe a ignorancia, devo entender [145.00 g Styrian Goldings [5.40 %] - Boil 60.0 min Hop 7 18.8 IBUs ]

como 145g de lúpulo S.Goldings durante 60 minutos de fervura apenas?? zero dryhopping.

no caso, so consigo comprar malte da agraria por aqui, qual alteração devo fazer nos maltes, visto que não são exatamente os mesmos?!? :confused:

MTO OBG
:smack:
 
Essa é a receita que eu tirei 2º lugar no Concurso Estadual:

16.00 kg Castle Malting - Pilsen (3.5 EBC) Grain 1 66.7 %
3.00 kg Castle Malting - Aroma (99.0 EBC) Grain 2 12.5 %
2.00 kg Castle Malting - Cara 120 (130.0 EBC) Grain 3 8.3 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 40 (40.0 EBC) Grain 4 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 80 (80.0 EBC) Grain 5 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Munich 25 (24.0 EBC) Grain 6 4.2 %
145.00 g Styrian Goldings [5.40 %] - Boil 60.0 min Hop 7 18.8 IBUs
5.0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50.28 ml] Yeast 8 -

Beer Profile

Est Original Gravity: 1.061 SG - Measured Original Gravity: 1.065 SG
Est Final Gravity: 1.014 SG - Measured Final Gravity: 1.015 SG
Estimated Alcohol by Vol: 6.2 % - Actual Alcohol by Vol: 6.6 %
Bitterness: 18.8 IBUs - Calories: 618.9 kcal/l
Est Color: 31.5 EBC

Nossa, @Guenther. Consigo encontrar mais receita suas aqui pelo HBT?
 
ola queridos!!

desculpe a ignorancia, devo entender [145.00 g Styrian Goldings [5.40 %] - Boil 60.0 min Hop 7 18.8 IBUs ]

como 145g de lúpulo S.Goldings durante 60 minutos de fervura apenas?? zero dryhopping.

no caso, so consigo comprar malte da agraria por aqui, qual alteração devo fazer nos maltes, visto que não são exatamente os mesmos?!? :confused:

MTO OBG
:smack:
Sem dúvida.

Red Ale é um estilo onde não queremos NADA de lúpulo em gosto, aroma, etc...... ou seja, Dry Hopping nem pensar.

Abraço,
 
Então Guenhter, fiz isso, porém a quantidade de lúpulo de amargor caiu pela metade quando inseri o valor do IBU da receita, ao invés de usar os 30 gr que veio no kit, teria que usar umas 15 gramas para dar o IBU da receita, mas acabei usando tudo mesmo (os caras falaram que poderia usar sem problemas) e o IBU com os 30gr foi para 57, bem fora do indicado na receita.
Obrigado
abçs



Me ferrei nessa. Não tenho o beersmith e o amargor da receita que fiz na apreciação sensorial certamente passou o estilo.

Tem diferença certamente
 
Essa é a receita que eu tirei 2º lugar no Concurso Estadual:

16.00 kg Castle Malting - Pilsen (3.5 EBC) Grain 1 66.7 %
3.00 kg Castle Malting - Aroma (99.0 EBC) Grain 2 12.5 %
2.00 kg Castle Malting - Cara 120 (130.0 EBC) Grain 3 8.3 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 40 (40.0 EBC) Grain 4 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 80 (80.0 EBC) Grain 5 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Munich 25 (24.0 EBC) Grain 6 4.2 %
145.00 g Styrian Goldings [5.40 %] - Boil 60.0 min Hop 7 18.8 IBUs
5.0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50.28 ml] Yeast 8 -

Beer Profile

Est Original Gravity: 1.061 SG - Measured Original Gravity: 1.065 SG
Est Final Gravity: 1.014 SG - Measured Final Gravity: 1.015 SG
Estimated Alcohol by Vol: 6.2 % - Actual Alcohol by Vol: 6.6 %
Bitterness: 18.8 IBUs - Calories: 618.9 kcal/l
Est Color: 31.5 EBC

Fala Guenther, blza? Aos poucos me adaptando aos termos técnicos, principalmente quando a galera copia do BS. Pelo que vi, para vc fazer essa edição especial, adquiriu Castle Malting de algum lugar da internet, pois em NH onde moro (na WE Consultoria tb não vi no site), não tem esses maltes.

A sua IRA já tem uma premiação especial, mas gostei da ideia de menor amargor, por achar que seria mais aceitável entre meus amigos.

Vc pode confirmar se a equivalência que montei para seus maltes está correta?

Castle Malting - Aroma (99.0 EBC) = Arome
Castle Malting - Cara 120 (130.0 EBC) = Cara gold
Castle Malting - Melanoidin 40 (40.0 EBC) = Melano Light
Castle Malting - Melanoidin 80 (80.0 EBC) = Melano
Castle Malting - Munich 25 (24.0 EBC) = Munich


Apesar de um pouco mais caro, vc já tentou Maris Otter alguma vez?

Super agradecido!
Gabriel
 
Fala Guenther, blza? Aos poucos me adaptando aos termos técnicos, principalmente quando a galera copia do BS. Pelo que vi, para vc fazer essa edição especial, adquiriu Castle Malting de algum lugar da internet, pois em NH onde moro (na WE Consultoria tb não vi no site), não tem esses maltes.

A sua IRA já tem uma premiação especial, mas gostei da ideia de menor amargor, por achar que seria mais aceitável entre meus amigos.

Vc pode confirmar se a equivalência que montei para seus maltes está correta?

Castle Malting - Aroma (99.0 EBC) = Arome
Castle Malting - Cara 120 (130.0 EBC) = Cara gold
Castle Malting - Melanoidin 40 (40.0 EBC) = Melano Light
Castle Malting - Melanoidin 80 (80.0 EBC) = Melano
Castle Malting - Munich 25 (24.0 EBC) = Munich


Apesar de um pouco mais caro, vc já tentou Maris Otter alguma vez?

Super agradecido!
Gabriel
Cara, esse amargor tá no mínimo do estilo.... é bem pouco amarga, mas cada um deve moldar a cerveja para o seu jeito. Hoje em dia quando vou fazer uma cerveja eu pouco olho pra estilo... e sim imagino a cor/corpo/gosto/maltado/amargor/alcool/drinkability que quero, dependendo do objetivo da cerveja, se é só pra mim, se é para mim e para meus amigos, se é pra agradar o máximo de pessoas possível, se é um teste, etc.
 
Cara, esse amargor tá no mínimo do estilo.... é bem pouco amarga, mas cada um deve moldar a cerveja para o seu jeito. Hoje em dia quando vou fazer uma cerveja eu pouco olho pra estilo... e sim imagino a cor/corpo/gosto/maltado/amargor/alcool/drinkability que quero, dependendo do objetivo da cerveja, se é só pra mim, se é para mim e para meus amigos, se é pra agradar o máximo de pessoas possível, se é um teste, etc.

Gunther percebo que tu não seguiste o BJCP que para o estilo 15A tem os seguintes parâmetros:

OG: 1036 - 1046
FG: 1010 - 1014
ABV: 3.8 - 5
IBU: 18 - 28
SRM: 9 - 14

Isso foi proposital mesmo ou na receita você nem deu importância pra isso.
 
Gunther percebo que tu não seguiste o BJCP que para o estilo 15A tem os seguintes parâmetros:

OG: 1036 - 1046
FG: 1010 - 1014
ABV: 3.8 - 5
IBU: 18 - 28
SRM: 9 - 14

Isso foi proposital mesmo ou na receita você nem deu importância pra isso.
BJCP é um direcionamento, não uma regra.

Se eu faço uma cerveja pra mim, eu faço como vou achar que ela vai ficar melhor... estilo é só "mais ou menos" algo pra descrever o que quero fazer. Na imensa maioria dos casos, eu penso na cerveja primeiro, e DEPOIS penso se ela se encaixa em algum estilo.

Já quando fazia uma cerveja pra concurso, coisa que já não faço há vários anos, eu pensava em como, dentro daquele estilo, a minha cerveja se destacaria melhor pra um juiz. Quando um juiz julga uma cerveja, ele não sabe que maltes usara, nem OG, nem FG, nem IBU, nem nada.... o julgamento é cego, logo, eu faço a cerveja como eu quiser para alcançar algo que fique dentro do que se espera mas que tenha as características que eu quero dentro de um objetivo.

Abraço,
 
BJCP é um direcionamento, não uma regra.

Se eu faço uma cerveja pra mim, eu faço como vou achar que ela vai ficar melhor... estilo é só "mais ou menos" algo pra descrever o que quero fazer. Na imensa maioria dos casos, eu penso na cerveja primeiro, e DEPOIS penso se ela se encaixa em algum estilo.

Já quando fazia uma cerveja pra concurso, coisa que já não faço há vários anos, eu pensava em como, dentro daquele estilo, a minha cerveja se destacaria melhor pra um juiz. Quando um juiz julga uma cerveja, ele não sabe que maltes usara, nem OG, nem FG, nem IBU, nem nada.... o julgamento é cego, logo, eu faço a cerveja como eu quiser para alcançar algo que fique dentro do que se espera mas que tenha as características que eu quero dentro de um objetivo.

Abraço,

Mestre Gunther agradeço pelas suas orientações. Ontem mesmo fiz uma brassagem seguindo sua receita (em parte pois não tinha exatamente os mesmos maltes). Sua explanação me fez ter um olhar diferente sobre a forma como estou conduzindo minhas receitas e brassagens.
Muito grato!
Abraço
 
Guenther: Vou tomar a liberdade de fazer sua receita. Não estou encontrando o Chateau Aromê. Pensei em substituí-lo pelo Caramunich, mas parece que o Aromê não é caramelizado. Há um outro malte que o substitua satisfatoriamente?
 
Essa é a receita que eu tirei 2º lugar no Concurso Estadual:

16.00 kg Castle Malting - Pilsen (3.5 EBC) Grain 1 66.7 %
3.00 kg Castle Malting - Aroma (99.0 EBC) Grain 2 12.5 %
2.00 kg Castle Malting - Cara 120 (130.0 EBC) Grain 3 8.3 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 40 (40.0 EBC) Grain 4 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Melanoidin 80 (80.0 EBC) Grain 5 4.2 %
1.00 kg Castle Malting - Munich 25 (24.0 EBC) Grain 6 4.2 %
145.00 g Styrian Goldings [5.40 %] - Boil 60.0 min Hop 7 18.8 IBUs
5.0 pkg Safale American (DCL/Fermentis #US-05) [50.28 ml] Yeast 8 -

Beer Profile

Est Original Gravity: 1.061 SG - Measured Original Gravity: 1.065 SG
Est Final Gravity: 1.014 SG - Measured Final Gravity: 1.015 SG
Estimated Alcohol by Vol: 6.2 % - Actual Alcohol by Vol: 6.6 %
Bitterness: 18.8 IBUs - Calories: 618.9 kcal/l
Est Color: 31.5 EBC





Qual sua analise sensorial sobre a cerveja? Se é que lembra, já tem um tempo que fez...hehe..Obgdo! Abs
 
Qual sua analise sensorial sobre a cerveja? Se é que lembra, já tem um tempo que fez...hehe..Obgdo! Abs
O que se espera de uma verdadeira Red.... extremamente maltada, nada de lúpulo, baixo amargor, redonda.

Faz tempo que não vejo Reds assim.... muita gente lupulando demais, usando lúpulo americano, e até fazendo dry-hopping... é uma loucura, hehehe.

Abraço,
 
Fiz a cerveja e realmente ficou muito boa. Claro, com a experiência de um novato... se essa ficou boa, imagina a original.
Tomei algumas reds como efeito de comparação e o gosto das outras puxa mais para o adocicado do caramelo, o que, pro meu gosto, não fica saboroso. Essa lembrou mais o leve tostado e um sabor bastante gostoso. Sabor a cada gole. Parabéns Guenther!

Onde podemos encontrar outras receitas premiadas para poder tentar fazer?
 
Buenas Pessoal!
Fiquei tentado em reproduzir a sugestão do Guenther. Como sou iniciante, fiquei com dúvidas em relação ao tempo de fermentação + tempo de maturação. Alguém pode me dar uma orientação com relação aos tempos?
 
Buenas Pessoal!
Fiquei tentado em reproduzir a sugestão do Guenther. Como sou iniciante, fiquei com dúvidas em relação ao tempo de fermentação + tempo de maturação. Alguém pode me dar uma orientação com relação aos tempos?
@ClebeerVH: Leia este post do Guenther. É um ótimo resumo da prática da fermentação/maturação: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
 
Back
Top