IPA com dulçor incômodo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
Prezados,

Fiz a receita abaixo, mas estou sentindo um dulçor na cerva q não é do meu agrado.

O que poderia estar gerando este dulçor????

25 LITROS

MALTES......%............PESO
PILSEN.....88,2%.........7,5
CARARED...5,9%..........0,5
CARAPILS...5,9%.........0,5

Mosturação ocorreu aos ~64º e corrigida temperatura 1 vezes em 90min.

LÚPULOS..........................GRAMAS............MINUTOS FERVURA
MAGNUM AA 14,8%...............25....................FWH
MAGNUM AA 12,6%...............10......................30
H. MITTELFRUEH AA 4,3%......15......................15
PERLE AA 7,9%.....................15......................15
CENTENNIAL AA 9%...............12.....................10
CHINOOK AA 12,5%...............12.....................10
CENTENNIAL AA 9%...............13......................5
CHINOOK AA 12,5%...............13......................5
NUGGET AA 6%....................20......................5
NUGGET AA 6%....................15......................0
CENTENNIAL AA 9%..............25......................0
CHINOOK AA 12,5%..............25......................0

3 pacotes hidratados de US-05

OG: 1057
FG: 1012
IBU: 53

Iniciei a fermentação (controlado com poço térmico) em 18º por 5 dias.
Fui aumentando 1º por dia até chegar em 23º, onde mantive por 3 dias.
Abaixei para 18º para realizar o DH por uns 7 dias e depois
maturação a frio por mais uns 7 dias a 1º.

O sabor está bacana, o aroma nem tanto, amargor legal, pus gelatina 2 dias antes de engarrafar e tb ficou legal... mas esse dulçor...... :mad::confused:

Não sei aonde pode estar meu erro ou se é alguma característica dos insumos utilizados.

Aguardo críticas!!
 
Prezados,

Fiz a receita abaixo, mas estou sentindo um dulçor na cerva q não é do meu agrado.

O que poderia estar gerando este dulçor????

25 LITROS

MALTES......%............PESO
PILSEN.....88,2%.........7,5
CARARED...5,9%..........0,5
CARAPILS...5,9%.........0,5

Mosturação ocorreu aos ~64º e corrigida temperatura 1 vezes em 90min.

LÚPULOS..........................GRAMAS............MINUTOS FERVURA
MAGNUM AA 14,8%...............25....................FWH
MAGNUM AA 12,6%...............10......................30
H. MITTELFRUEH AA 4,3%......15......................15
PERLE AA 7,9%.....................15......................15
CENTENNIAL AA 9%...............12.....................10
CHINOOK AA 12,5%...............12.....................10
CENTENNIAL AA 9%...............13......................5
CHINOOK AA 12,5%...............13......................5
NUGGET AA 6%....................20......................5
NUGGET AA 6%....................15......................0
CENTENNIAL AA 9%..............25......................0
CHINOOK AA 12,5%..............25......................0

3 pacotes hidratados de US-05

OG: 1057
FG: 1012
IBU: 53

Iniciei a fermentação (controlado com poço térmico) em 18º por 5 dias.
Fui aumentando 1º por dia até chegar em 23º, onde mantive por 3 dias.
Abaixei para 18º para realizar o DH por uns 7 dias e depois
maturação a frio por mais uns 7 dias a 1º.

O sabor está bacana, o aroma nem tanto, amargor legal, pus gelatina 2 dias antes de engarrafar e tb ficou legal... mas esse dulçor...... :mad::confused:

Não sei aonde pode estar meu erro ou se é alguma característica dos insumos utilizados.

Aguardo críticas!!

Pode ter sido o Carapils, que aumenta o corpo da cerveja e o Nugget que é um lúpulo com características de fruta doce. Como você adicionou ele mais pro final da fervura em 20 e 15 minutos, ele acaba contribundo mais no sabor...

Início de fervura = amargor
Meio = Sabor
Final = Aroma

Aliás nessa mistura toda, percebi que você está utilizando bastante lúpulo alemão...Dê preferência aos Americanos que são mais cítricos como Cascade, Ahtanhum, Citra (Esse tem um aroma adocicado), Columbus e etc

Eu costumo usar o Chinook e o Columbus para amargor e gosto bastante...

Você pode usar o Malte Pilsen e o Munich com uma torra mais leve, para dar uma balanceada com o Pilsen que tem um dulçor maior...

O Carapils eu, definitivamente tiraria da receita...

O Carared eu curto, pois deixa ela mais acobreada pra vermelho...Lembrando que ele também traz dulçor pra cerveja, pois tem mais açúcares não fermentáveis

[ ]´s
 
Cara, como você diz que o dulçor é mais no aroma do que no sabor, e além disso a FG não está alta (1.012) acredito que isso não é do malte e sim acetaldeído. Basta você guardar e esperar mais uma semana que esse aroma deve sumir.
 
Pode ter sido o Carapils, que aumenta o corpo da cerveja e o Nugget que é um lúpulo com características de fruta doce. Como você adicionou ele mais pro final da fervura em 20 e 15 minutos, ele acaba contribundo mais no sabor...

Início de fervura = amargor
Meio = Sabor
Final = Aroma

Aliás nessa mistura toda, percebi que você está utilizando bastante lúpulo alemão...Dê preferência aos Americanos que são mais cítricos como Cascade, Ahtanhum, Citra (Esse tem um aroma adocicado), Columbus e etc

Eu costumo usar o Chinook e o Columbus para amargor e gosto bastante...

Você pode usar o Malte Pilsen e o Munich com uma torra mais leve, para dar uma balanceada com o Pilsen que tem um dulçor maior...

O Carapils eu, definitivamente tiraria da receita...

O Carared eu curto, pois deixa ela mais acobreada pra vermelho...Lembrando que ele também traz dulçor pra cerveja, pois tem mais açúcares não fermentáveis

[ ]´s

hummm... sempre utilizei o carapils pensando na retenção de espuma, mas se ele pode estar dando este dulçor, já tá fora das próximas receitas.

Qdo vc cita pra utilizar o Munich, seria apenas pensando na cor ou ele ajudaria a quebrar o dulçor do Pilsen?

Qual proporção vc costuma utilizar para uma cerva SECA??

Fiz uma APA esse fds usando 4% de carared, 4% carapils e o resto de pilsen e pale ale.
Os lúpulos ficaram por conta do magnum (amargor) e pra sabor/aroma utilizei a compbinação Centennial e Amarillo, vamos ver o q dará.

Valeuu!!
 
hummm... sempre utilizei o carapils pensando na retenção de espuma, mas se ele pode estar dando este dulçor, já tá fora das próximas receitas.

Qdo vc cita pra utilizar o Munich, seria apenas pensando na cor ou ele ajudaria a quebrar o dulçor do Pilsen?

Qual proporção vc costuma utilizar para uma cerva SECA??

Fiz uma APA esse fds usando 4% de carared, 4% carapils e o resto de pilsen e pale ale.
Os lúpulos ficaram por conta do magnum (amargor) e pra sabor/aroma utilizei a compbinação Centennial e Amarillo, vamos ver o q dará.

Valeuu!!

Munich e Crystal mais pela cor mesmo...

63,4 % - Pilsen (3,3 EBC) Grão 1
20,9 % - .WE Château Munich [Munich II - 25] (25,0 EBC) Grão 2
10,5 % - .WE Château Wheat Blanc [Wheat Malt] "Trigo Claro" (3,8 EBC) Grão
5,2 % - Chateau Crystal (150,0 EBC) Grão 4

Mosturo por 1,5 horas iniciando em 66C e não corrijo a temperatura, para que na média fique em 65C e consequentemente mais seca...

Não se preocupe com malte para retensão de espuma em IPAs, pois a carga de lúpulo é alta e o lúpulo já faz esse trabalho de retensão muito bem ;)

Dê uma lida nesse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408949
 
Discordo totalmente do Carapils, nessa proporção está ok. Uso em dezenas de receitas. Nesse caso seria mais fácil o Carared.

Mas me parece mais fácil ser algum off flavour mesmo. Difícil saber sem provar.
 
Cara, como você diz que o dulçor é mais no aroma do que no sabor, e além disso a FG não está alta (1.012) acredito que isso não é do malte e sim acetaldeído. Basta você guardar e esperar mais uma semana que esse aroma deve sumir.

O doce é do sabor mesmo, o aroma nem está me incomodando tanto, ou a falta dele... Rss
 
Discordo totalmente do Carapils, nessa proporção está ok. Uso em dezenas de receitas. Nesse caso seria mais fácil o Carared.

Mas me parece mais fácil ser algum off flavour mesmo. Difícil saber sem provar.

Concordo. O Carapils praticamente não adiciona nenhum dulçor. Vale lembrar que as dextrina são açucares de cadeia longa que aumentam a sensação de corpo mas não o dulçor.

Na minha experiência dulçor residual alto (sabor) normalmente se dá pelas seguintes razões:

- OG alta
- % média alta de maltes caramelo
- Fermentação incompleta
- Desequilibrio na relação malte-lúpulo (OG x IBU)

Analisando as suas informações:

- OG está média-baixa
- Quantidade de maltes caramelo está OK
- 1.012 parece uma atenuação OK para a sua OG
- OG x IBU parece Ok também

Pode ser realmente uma sensação de algum off-flavors, mas o 05 fermentando a 18 graus não deveria dar essa sensação.

Acetaldeído começa a parecer uma realidade. Apesar de não adicionar dulçor propriamente dito a sensação dele lembra doce.
 
Concordo. O Carapils praticamente não adiciona nenhum dulçor. Vale lembrar que as dextrina são açucares de cadeia longa que aumentam a sensação de corpo mas não o dulçor.

Na minha experiência dulçor residual alto (sabor) normalmente se dá pelas seguintes razões:

- OG alta
- % média alta de maltes caramelo
- Fermentação incompleta
- Desequilibrio na relação malte-lúpulo (OG x IBU)

Analisando as suas informações:

- OG está média-baixa
- Quantidade de maltes caramelo está OK
- 1.012 parece uma atenuação OK para a sua OG
- OG x IBU parece Ok também

Pode ser realmente uma sensação de algum off-flavors, mas o 05 fermentando a 18 graus não deveria dar essa sensação.

Acetaldeído começa a parecer uma realidade. Apesar de não adicionar dulçor propriamente dito a sensação dele lembra doce.

Caso seja acetaldeído, posso esperar que ela "contamine de verdade" com o tempo?? ou seja, fique intragável...
 
Discordo totalmente do Carapils, nessa proporção está ok. Uso em dezenas de receitas. Nesse caso seria mais fácil o Carared.

Mas me parece mais fácil ser algum off flavour mesmo. Difícil saber sem provar.

Bom, talvez a quantidade que utilize realmente não faça grande diferença...

Aqui nesse site é descrito que o Carapils se utilizado acima de 10% pode trazer dulçor à cerveja: http://www.winning-homebrew.com/malts.html
 
Concordo. O Carapils praticamente não adiciona nenhum dulçor. Vale lembrar que as dextrina são açucares de cadeia longa que aumentam a sensação de corpo mas não o dulçor.

Na minha experiência dulçor residual alto (sabor) normalmente se dá pelas seguintes razões:

- OG alta
- % média alta de maltes caramelo
- Fermentação incompleta
- Desequilibrio na relação malte-lúpulo (OG x IBU)

Analisando as suas informações:

- OG está média-baixa
- Quantidade de maltes caramelo está OK
- 1.012 parece uma atenuação OK para a sua OG
- OG x IBU parece Ok também

Pode ser realmente uma sensação de algum off-flavors, mas o 05 fermentando a 18 graus não deveria dar essa sensação.

Acetaldeído começa a parecer uma realidade. Apesar de não adicionar dulçor propriamente dito a sensação dele lembra doce.

Salve @Ipera ...

Conforme relatei acima, nesse site diz que algumas pessoas percebem dulçor no Carapils ao utilizar mais do que 10% http://www.winning-homebrew.com/malts.html

[ ]´s
 
Salve @Ipera ...

Conforme relatei acima, nesse site diz que algumas pessoas percebem dulçor no Carapils ao utilizar mais do que 10% http://www.winning-homebrew.com/malts.html

[ ]´s

Interessante...nunca utilizei uma quantidade tão alta de Carapils, então não posso confirmar. Mas pode ser que estejam confundindo a sensação de corpo com dulçor, especialmente se a cerveja não estiver equilibrada.

Só testando!
 
poizé, no final das contas ainda não cheguei a uma conclusão.
Não sei se foram os maltes caramelo (acredito q não, já q a proporção está baixa), se foi algum off flavor (quem sabe....) ou se foi a escolha de lúpulos...

enfim, vou começar a elaborar uma nova receita de IPA e ver no q dá ...

Obrigado à todos q colaboraram!
 
Interessante...nunca utilizei uma quantidade tão alta de Carapils, então não posso confirmar. Mas pode ser que estejam confundindo a sensação de corpo com dulçor, especialmente se a cerveja não estiver equilibrada.

Só testando!

A única coisa que achei estranha é a FG do amigo não ter ficado tão alta e mesmo assim perceber dulçor...

Mas realmente pode ser uma falta de equilíbrio com o amargor...
 
A única coisa que achei estranha é a FG do amigo não ter ficado tão alta e mesmo assim perceber dulçor...

Mas realmente pode ser uma falta de equilíbrio com o amargor...

Qdo vcs citam a FALTA DE EQUILÍBRIO COM O AMARGOR seria uma falta de amargor q a deixa mais doce??

Se for, essa de longe é a cerva mais amarga q já fiz.
Qdo vc dá a primeira golada, ela desce sensacional, saborosa, amargor maneiro e tal... mas depois q sua boca vai acostumando com o amargor, vai abrindo espaço pra esse dulçor q tenho relatado à vcs.
 
Qdo vcs citam a FALTA DE EQUILÍBRIO COM O AMARGOR seria uma falta de amargor q a deixa mais doce??

Se for, essa de longe é a cerva mais amarga q já fiz.
Qdo vc dá a primeira golada, ela desce sensacional, saborosa, amargor maneiro e tal... mas depois q sua boca vai acostumando com o amargor, vai abrindo espaço pra esse dulçor q tenho relatado à vcs.

Me mande uma garrafa para eu experimentar...kkkkkk
 
Depois de algumas levas, andei analisando algumas coisas nas minhas receitas e, por coincidência, ou não, depois q comecei a utilizar mais lúpulo nas brassagens que comecei a me incomodar com este dulçor.

Antes eu usava quantidades irrelevantes de lúpulo aos 70min, 25min, 15min e 10min... raramente utilizava abaixo dos 10min e não tinha essa sensação.

Depois daquele tópico de aroma/sabor de IPAs comecei a utilizar entre 3 e 4 g/l nos últimos 15min de fervura.

Pode ter relação esse aumento de lúpulo??
 
Back
Top