Intensidade de Fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WandersonFaelo

Active Member
Joined
Oct 14, 2020
Messages
27
Reaction score
5
Location
Patos de Minas
Pessoal, estou começando a utilizar software pra ir padronizando melhor minhas brassagens.
Fiz uma hoje e rolou o seguinte:
OG prevista: 1052
OG atingida: 1057

Volume previsto: 25 litros
Volume atingido: +- 22 litros.

O volume pré fervura e densidade pré fervura bateram de acordo com o software.


Usei pela primeira vez um Cagafogo (que por sinal é bem potente), enfim, ficou a sensação que a fervura foi muito intensa e evaporou muito.
O ideal seria manter a fervura bem intensa e aumentar a quantidade de água ou diminuir a intensidade da fervura?
 
Eu particularmente gosto de fervura de verdade kkkk.... Mas você pode compensar com água depois, quando acontece comigo costumo medir o pós fervura e adicionar água na própria panela, com o mosto ainda pelando.
 
Há muita discussão (tem até um experimento do Brulosophy sobre isso), mas a única coisa que todos concordam é que a fervura tem que ter, no mínimo, uma boa agitação da superfície do mosto para volatilização do DMS. Além disso, cada um com seu estilo.

O mais importante é que você tenha um controle sobre a intensidade que você escolheu para todas as brassagens. Assim você configura o software com esses parâmetros (taxa de evaporação), e consegue ter uma boa padronização.

PARTICULAMENTE, eu prefiro uma alta intensidade para cervejas mais maltadas (caramelização um pouco maior do mosto), e menor intensidade para as demais.
 
Eu particularmente gosto de fervura de verdade kkkk.... Mas você pode compensar com água depois, quando acontece comigo costumo medir o pós fervura e adicionar água na própria panela, com o mosto ainda pelando.