Intensidade de Fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WandersonFaelo

Active Member
Joined
Oct 14, 2020
Messages
27
Reaction score
5
Location
Patos de Minas
Pessoal, estou começando a utilizar software pra ir padronizando melhor minhas brassagens.
Fiz uma hoje e rolou o seguinte:
OG prevista: 1052
OG atingida: 1057

Volume previsto: 25 litros
Volume atingido: +- 22 litros.

O volume pré fervura e densidade pré fervura bateram de acordo com o software.


Usei pela primeira vez um Cagafogo (que por sinal é bem potente), enfim, ficou a sensação que a fervura foi muito intensa e evaporou muito.
O ideal seria manter a fervura bem intensa e aumentar a quantidade de água ou diminuir a intensidade da fervura?
 
Eu particularmente gosto de fervura de verdade kkkk.... Mas você pode compensar com água depois, quando acontece comigo costumo medir o pós fervura e adicionar água na própria panela, com o mosto ainda pelando.
 
Há muita discussão (tem até um experimento do Brulosophy sobre isso), mas a única coisa que todos concordam é que a fervura tem que ter, no mínimo, uma boa agitação da superfície do mosto para volatilização do DMS. Além disso, cada um com seu estilo.

O mais importante é que você tenha um controle sobre a intensidade que você escolheu para todas as brassagens. Assim você configura o software com esses parâmetros (taxa de evaporação), e consegue ter uma boa padronização.

PARTICULAMENTE, eu prefiro uma alta intensidade para cervejas mais maltadas (caramelização um pouco maior do mosto), e menor intensidade para as demais.
 
Eu particularmente gosto de fervura de verdade kkkk.... Mas você pode compensar com água depois, quando acontece comigo costumo medir o pós fervura e adicionar água na própria panela, com o mosto ainda pelando.
Boa Edgar, e essa água eu poderia adicionar sem fervê-la? Uso um filtro de 3 estágios aqui.
O que seria mais recomendado nesse caso?
 
Pessoal, estou começando a utilizar software pra ir padronizando melhor minhas brassagens.
Fiz uma hoje e rolou o seguinte:
OG prevista: 1052
OG atingida: 1057

Volume previsto: 25 litros
Volume atingido: +- 22 litros.

O volume pré fervura e densidade pré fervura bateram de acordo com o software.


Usei pela primeira vez um Cagafogo (que por sinal é bem potente), enfim, ficou a sensação que a fervura foi muito intensa e evaporou muito.
O ideal seria manter a fervura bem intensa e aumentar a quantidade de água ou diminuir a intensidade da fervura?

Sabe quantos litros pré-fervura (e sua OG pré fervura) estava previsto e quanto conseguiu?

Entendo que a correção simples seria colocar a agua mineral pós fervura, mas o certo seria entender o pré-fervura pq é nele que você corrige isso.
 
Sabe quantos litros pré-fervura (e sua OG pré fervura) estava previsto e quanto conseguiu?

Entendo que a correção simples seria colocar a agua mineral pós fervura, mas o certo seria entender o pré-fervura pq é nele que você corrige isso.
Cara o volume Pre Fervura foi na casa dos 34 litros, agora a densidade não medi.
 
Pessoal, estou começando a utilizar software pra ir padronizando melhor minhas brassagens.
Fiz uma hoje e rolou o seguinte:
OG prevista: 1052
OG atingida: 1057

Volume previsto: 25 litros
Volume atingido: +- 22 litros.

O volume pré fervura e densidade pré fervura bateram de acordo com o software.


Usei pela primeira vez um Cagafogo (que por sinal é bem potente), enfim, ficou a sensação que a fervura foi muito intensa e evaporou muito.
O ideal seria manter a fervura bem intensa e aumentar a quantidade de água ou diminuir a intensidade da fervura?
O correto, se vc realmente se importa com isso, seria medir essa perda por evaporação e ajustar o perfil do equipamento no software. Montando suas próximas receitas conforme esse perfil.
 
Como citou o Felipe Quati ali em cima, uma fervura muito forte pode ocorrer a caramelização do mosto.
Normalmente isto é indesejado na maioria das receitas (perda eficiência, off-flavours, etc..)

Eu tomaria cuidado com isto somente.
Uma medida interessante a se fazer é no momento de rampa de subida de temperatura, antes de chegar aos 100 C°, verifique a taxa de subida da temperatura e qual a intensidade da tua chama.
Eu uso sistema elétrico aqui, mas mantenho um PWM para que a taxa de subida de temperatura fique em 1C°/min .
Para mim essa taxa é mais do que aceitável e não carameliza mosto.
 
Próxima vou ferver com uma intensidade menor, empolguei com o fogo novo rsrs
Volume Pré-fervura: 34 litros
Volume previsto: 25 litros
Volume atingido: 22 litros

Mesmo para o previsto sua evaporação está muito alta...
Estes 3 litros a mais foi sua empolgação
Mas prever ferver 9 de 34 litros é algum erro no processo... ou uma taxa de evaporação muito alta já na sua previsão anterior
 
Volume Pré-fervura: 34 litros
Volume previsto: 25 litros
Volume atingido: 22 litros

Mesmo para o previsto sua evaporação está muito alta...
Estes 3 litros a mais foi sua empolgação
Mas prever ferver 9 de 34 litros é algum erro no processo... ou uma taxa de evaporação muito alta já na sua previsão anterior
Então, como tô no “início” sempre fui na que uma galera fala que quanto mais intenso a fervura, melhor.
Teria alguma dica pra ter uma fervura na medida ideal?
 
Sim, eu digo em relação a intensidade do fogo.
Visualmente, consigo identificar que a fervura está legal de alguma forma?
Não pode estar muito calma... nem muito revolta...

Você precisa conhecer seu equipamento.
Diminua um pouco a intensidade atual e meça a evaporação ao final.
Se ficar em 10 a 15 %... ótimo...
Se não ficar... ajuste novamente na próxima.
 
Back
Top