Instalação de sensor junto da válvula de esfera

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thiagob

Active Member
Joined
Mar 2, 2010
Messages
32
Reaction score
2
Location
Brazil
Olá,

Na opinião de vocês qual seria a melhor opção para instalar um sensor/termômetro junto da válvula de esfera da panela de fervura?

O principal uso do sensor seria medir a temperatura durante o resfriamento com whirlpool chiller. Minha dúvida é principalmente com relação a redução do fluxo e precisão de medição.

a) Antes da válvula

1-2-In-line-Term-metro-3-pc-V-lvula-de-Esfera-Contrafluxo-Wort-Chiller-Homebrew.jpg


Vantages

  • Se a sonda for mais cumprida irá pegar a medida dentro da panela mesmo se a válvula estiver fechada e a bomba não estiver ligada
  • Há mais superfície de contato com o liquido

Contras
  • A sonda bloquearia uns 50% da válvula de 1/2"

Após a válvula

IMG_6424.jpg


Vantages
  • Acredito que com uma sonda curta seja possível reduzir a area de bloqueio deixando só uma "pontinha" para dentro do Tê

Contras
  • Para medir tem que abrir a válvula e ligar a bomba
 
Olá,

Na opinião de vocês qual seria a melhor opção para instalar um sensor/termômetro junto da válvula de esfera da panela de fervura?

O principal uso do sensor seria medir a temperatura durante o resfriamento com whirlpool chiller. Minha dúvida é principalmente com relação a redução do fluxo e precisão de medição.

Se vc usar chiller por imersão e faz o resfriamento junto com o whirpool, coloca o sensor antes da válvula. Dessa maneira não precisará ligar a bomba. Sobre a sua preocupação é a área de contato que pode gerar algum bloqueio (que na minha visão não irá gerar nenhum bloqueio, instala a sonda como na figura 2 e coloca o "T" antes da válvula.
 
Meus 2 cents:
Se você quer uma medida de temperatura de precisão o termômetro mecânico (bimetálico) não é a melhor opção. Minha sugestão seria utilizar um termômetro PT100 ou até um DS18B20. E nestas configurações é possível encontrar sensores com diâmetros menores do que os do bimetálico.
 
Olá,

Na opinião de vocês qual seria a melhor opção para instalar um sensor/termômetro junto da válvula de esfera da panela de fervura?

O principal uso do sensor seria medir a temperatura durante o resfriamento com whirlpool chiller. Minha dúvida é principalmente com relação a redução do fluxo e precisão de medição.

a) Antes da válvula

1-2-In-line-Term-metro-3-pc-V-lvula-de-Esfera-Contrafluxo-Wort-Chiller-Homebrew.jpg


Vantages

  • Se a sonda for mais cumprida irá pegar a medida dentro da panela mesmo se a válvula estiver fechada e a bomba não estiver ligada
  • Há mais superfície de contato com o liquido

Contras
  • A sonda bloquearia uns 50% da válvula de 1/2"

Após a válvula

IMG_6424.jpg


Vantages
  • Acredito que com uma sonda curta seja possível reduzir a area de bloqueio deixando só uma "pontinha" para dentro do Tê

Contras
  • Para medir tem que abrir a válvula e ligar a bomba

Amigo, qual sensor você está utilizando na segunda foto? E que conexões são estas?
 

Latest posts

Back
Top