Instalação de controlador de temperatura em geladeiras frost free.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
É só você ligar o controlador no fio que volta da placa para alimentar o compressor, ele vai interromper somente o compressor, e o sistema de degelo, ventilação e lampadas continuam funcionando normalmente. Fiz isso na minha consul frost free e deu certo.
E a tomada da geladeira liga direto na rede?
E o outro cabo do controlador liga aonde?
 
E a tomada da geladeira liga direto na rede?
E o outro cabo do controlador liga aonde?

SIM, A GELADEIRA LIGA NORMALMENTE TOMADA NA REDE, E PARA ALIMENTAR O CONTROLADOR, VOCÊ PEGA ENERGIA DO MESMO FIO QUE VEM DA TOMADA. E O INTERRUPTOR DO CONTROLADOR, VOCÊ CORTA O FIO QUE ALIMENTA O COMPRESSOR, E LIGA NOS BORNES DO INTERRUPTOR.
 
Segui sua dica, meu resistor é 10k usei os mesmos valores 4K e 40K mas acho que deveria ter usado um pouco mais de 40K.
Minha geladeira é uma lectrolux RFE39 fiz a ligação toda na placa que fica em cima dela.

Este vídeo me ajudou muito para identificar os fios do sensor e de força para ligar o TIC


Tem um fio de sensor comum, o vermelho é comum do sensor de degelo e de temperatura, não pode cortar para não perder o degelo

Por fim, o que melhor me atendeu foi instalar 2 resistores nos contatos do TIC um de valor baixo 4kohms no contato NA e um de valor alto 40 kohms no contato NF.
 

Attachments

  • IMG_20210721_131338582.jpg
    IMG_20210721_131338582.jpg
    31.4 KB · Views: 12
  • sensor_10k.jpg
    sensor_10k.jpg
    66.6 KB · Views: 11
  • Image 17.png
    Image 17.png
    456.7 KB · Views: 11
Eu uso uma frost free também no meu kegerator. Uso um controlador Coel que tem configuração de degelo, então liguei a saida de refrigeração direto no compressor e a segunda saida configurei para degelo e liguei direto na resistência (depois de confirmar que ela funcionava em 220v, que é a tensão na minha região). Depois disso foi só fazer um.ajuste fino do tempo de degelo, tempo de gotejamento e intervalo entre os degelos e pah, funciona top.
 
Boa solução também, vc substituiu toda a inteligência para o controlador, melhor.
EU estou usando a placa e deixo que ela faça o degelo por mim no tempo dela, até agora não tive problemas de congelamento, mas se tiver a solução é partir para um desse da COEL.
Que modelo vc usa?

Eu uso uma frost free também no meu kegerator. Uso um controlador Coel que tem configuração de degelo, então liguei a saida de refrigeração direto no compressor e a segunda saida configurei para degelo e liguei direto na resistência (depois de confirmar que ela funcionava em 220v, que é a tensão na minha região). Depois disso foi só fazer um.ajuste fino do tempo de degelo, tempo de gotejamento e intervalo entre os degelos e pah, funciona top.
 
Boa solução também, vc substituiu toda a inteligência para o controlador, melhor.
EU estou usando a placa e deixo que ela faça o degelo por mim no tempo dela, até agora não tive problemas de congelamento, mas se tiver a solução é partir para um desse da COEL.
Que modelo vc usa?
Fala Eduardo,

Uso um Z31Y. Comprei no ML com essa caixinha, daí nao precisei fazer muita gambiarra (pelo menos na caixinha do controlador hehehehe)

Os outros termometros são da temperatura da placa fria e da temperatura na parte de cima da geladeira. Só pra saber se o fluxo de ar está ok e os ventiladores estão funcionando legal.
 

Attachments

  • 20210723_172911.jpg
    20210723_172911.jpg
    24.9 KB · Views: 14
Back
Top