Inoculação de fermento com açucar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 20, 2015
Messages
18
Reaction score
1
Boa noite galera,

Fiz uma leva no domingo 15/11/2015, e até agora (17/11/2015), nada de o airlock borbulhar, conferi a vedação hoje, parece estar ok, um detalhe que percebi é que nao formou um residual branco em cima do mosto, que formou a última vez que fiz cerveja.

Bem, no dia que eu fiz a cerveja, eu fiz uma coisa que não sei se pode ter causado algum problema, eu fiz a inoculação do fermento Bavarian Wheat - Mangrove Jacks M20 com açucar, o açucar que eu teria que ter colocado apenas no primming, então eu coloquei o açuar na água quente, e depois coloquei o fermento na água junto com o açucar e misturei, e depois coloquei no mosto, eu fiz isto por distração mesmo, tinha colocado os passos do processo no computador, e conversando com os amigos, distraído, fiz isto. Eu li em uma página que não poderia fazer a inoculação com açuar, mas não foi dito o que poderia ocorrer e nem como proceder quando se faz isto.

O que pode ocorrer se eu inocular o fermento com açucar?

Se tiver algum problema de não fermentar, a única alternativa que tenho, é adicionar mais um pacotinho de fermento no mosto? (desta vez inoculado corretamente kkk)
 
então eu coloquei o açuar na água quente, e depois coloquei o fermento na água junto com o açucar e misturei, e depois coloquei no mosto,

Colocou o fermento na água quente? Isso pode ter matado sua levedura.
Não tenho muita experiência, mas creio que pode adicionar um novo fermento, corretamente hidratado, que seu mosto irá fermentar.
 
Colocou o fermento na água quente? Isso pode ter matado sua levedura.
Não tenho muita experiência, mas creio que pode adicionar um novo fermento, corretamente hidratado, que seu mosto irá fermentar.

Quente eu me referi a uns 30 graus no máximo! bem, hoje (3,5 dias depois) começou a fermentar! o airlck está borbulhando uma vez por segundo, e criou a crosta branca em cima do mosto!!! mas, veja estre trecho que retirei de um site:

"O açúcar no starter precisa de ser maltose, não açúcar simples. Isto ocorre porque a levedura que for obrigada a comer muito açucar simples, para de fazer a enzima que permite a quebra da maltose, que é o principal açúcar no mosto. A levedura rapidamente aprende a ser preguiçosa e a capacidade de atenuar totalmente um lote de cerveja."

Agora eu não sei exatamente o que está acontecendo em meu mosto, o que eu penso é que, ele está fermentando então os açucares simples (que eu adicionei precipitadamente) e não a maltose do mosto, só alguém mais experiente para dar uma luz mesmo.
 
Cara, relaxa e espera o fermento trabalhar. Quando o airlock parar, meça a densidade. Se ficou alta e a cerveja está doce (sinal de açúcares fermentáveis), provavelmente teu fermento parou antes do que deveria. O ideal é tirar uma segunda amostra uns 2 dias depois da primeira, pra ter certeza que não está mais atenuando. Se a medição for igual e alta, hidrate mais um pacote e coloque pra acabar o trabalho. Se for fazer isso, pode colocar o próprio M20 ou uma cepa neutra, tipo US 05
 
Cara, relaxa e espera o fermento trabalhar. Quando o airlock parar, meça a densidade. Se ficou alta e a cerveja está doce (sinal de açúcares fermentáveis), provavelmente teu fermento parou antes do que deveria. O ideal é tirar uma segunda amostra uns 2 dias depois da primeira, pra ter certeza que não está mais atenuando. Se a medição for igual e alta, hidrate mais um pacote e coloque pra acabar o trabalho. Se for fazer isso, pode colocar o próprio M20 ou uma cepa neutra, tipo US 05

Certo, o que penso em fazer é o seguinte:

Eu medi a densidade antes de colocar o açucar (og 1030), então primeiramente quero colocar a mesma quantia de açuar por litro que adicionei no mosto (10 gl), em uma amostra de água para ver quanto vai subir, para eu corrigir a og, por exemplo, se aumentar de 1000 para 1005 com 10 g/l de açucar na água, eu corrigo minha og de 1030 para 1035, ai meço a densidade depois que o fermento terminar o trabalho, e faço o calculo do ABV, se chegou a 5 ou 6 %, acredito que terminou corretamente, se deu menos que isso, inoculo mais fermento, o que acha desta estratégia?
 
Você pode calcular quanto o açúcar vai interferir na OG usando um software (beersmith, brewersfriend, etc) adicionando como um fermentável na receita.
Já para saber "se terminou", não deve fazer assim. Salvo casos em que o fermento morreu ou floculou antes da hora (que não deve ser o seu caso), você deve monitorar a densidade até que ela estabilize, e não se basear em ABV.
A quantidade de açúcar no priming é pequena, não vai prejudicar a sua receita. Alguns estilos usam açúcar em quantidades bem maiores e isso não atrapalha a fermentação. Só em casos de quantidades bem grandes é que recomendável adicionar o açúcar quando a fermentação está acabando.
 
O seu maior erro foi hidratar o fermento na água com açúcar . Das leveduras que não morreram instantaneamente o que sobrou teve o seu metabolismo estressados e atrasou fermentação pela demora de aclimatação da levedura.

Verifique o processo na sessão de fermentação aqui do fórum.

Já pode estar tarde, mas hidrata mais um pacote de fermento e joga na breja. Ou relaxa e espera fermentar assim mesmo e depois melhora o processo numa próxima brassagem.

Abs
 
O seu maior erro foi hidratar o fermento na água com açúcar . Das leveduras que não morreram instantaneamente o que sobrou teve o seu metabolismo estressados e atrasou fermentação pela demora de aclimatação da levedura.

Verifique o processo na sessão de fermentação aqui do fórum.

Já pode estar tarde, mas hidrata mais um pacote de fermento e joga na breja. Ou relaxa e espera fermentar assim mesmo e depois melhora o processo numa próxima brassagem.

Abs

Então, fiz a medição ontem da densidade dela (10 dias depois de ter iniciado a fermentação), ficou em 1008 sendo que a OG era 1030, ficou com apenas 2,94 ABV, hidratei um pacote de FERMENTIS WB-06 e coloquei no mosto, e vou deixar fermentar mais alguns dias. o Airlck estava borbulhando ainda, muito lentamente, mas estava, acredito que está correto, devem ter sobrado poucas leveduras saudáveis.
 
1008 nao é um resultado final ruim nem fora do esperado. O baixo abv se deve ao fato de sua og ter sido bastante baixa.
 
Baseado na sua og e fg a atenuação aparente me parece estar proxima do esperado dada todos os promeblemas que vc teve (aproximadamente 75%). Esse novo pacote de fermento em não deve fazer muita diferença neste momento. O importante agora eh maturar bem a cerveja após o fim da fermentação fazê do com que toda levedura flocule
 
Back
Top