Iniciante, não caia no marketing do "EQUIPAMENTO AUTOMATIZADO"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Concordo plenamente com o Guenther. Conheço muita gente que se empolgou pelo modismo e perdeu muito dinheiro. Pense bem! Se tu quiseres facilitar a tua forma de fazer cerveja podes optar por uma panela "manual/atomatizada", que poderá ser construída hoje 09/01/2019, por menos de R$ 300,00. Mas que M. é isso de "manual/ atomtizada"?
Supondo que já tenhas a(s) panela(s), fogareiro de 8 queimadores e smartfone, para despertar no tempo desejado, tu vai precisar de um termostato de formo a gaz de padaria, uma válvula selenoide, um tubo de gaz dos queimadores traseiros de fogão, um "T" pra derivar o gaz da chama principal e da piloto, a ser construída, um queimador e um registro de gaz mangueiras e nada mais.
Porem, se não quiseres ter essa mão de obra pode automatizar o fogareiro em uma loja/assistência de fogão.
Também da par fazer um precedimento parecido para o sistema elétrico.
 
Pessoal,

Uma coisa que tenho visto crescer cada dia mais no Brasil é o mercado dos equipamentos de 1 ou 2 panelas cujo marketing diz, deslealmente (na minha opinião pessoal), "Equipamento Automatizado".

Infelizmente, isso faz um monte de iniciantes que mal conhecem o processo comprarem esses equipamentos caros porque o marketing em cima deles diz que o "equipamento é automatizado" e isso faz o principiante achar que o equipamento faz um monte de coisas sozinho, e infelizmente, alguns vendedores dizem que "fazer rampas automáticas" vai tornar a cerveja dele muito melhor.

Então, você meu amigo que está iniciando e está pensando em comprar uma equipamento desses, saiba o seguinte:

1) A IMENSA maioria das cervejas feitas com predominância de MALTE, não precisa de rampa nenhuma de temperatura além da temperatura normal de conversão de amido em açúcar, que normalmente fica entre os 63 e 70 graus. Cervejas que precisam de rampas normalmente são as que tem cereais não maltados, como trigo não maltado, centeio, etc.

2) NÃO É PRECISO ficar com uma temperatura totalmente fixa durante a mosturação, e isso não vai deixar sua cerveja melhor. Leia o tópico "Mosturação - Preciso corrigir a temperatura?" - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

3) Mash-out, ou seja, aquela rampa final até os 76 graus, também não é obrigatória... você faz se quiser, e, a grosso modo, a única coisa importante que ela faz é solubilizar melhor o mosto e por este e outros motivos, melhora um pouco a filtragem e eficiência. Obrigatório? De maneira alguma.

Resumindo... não estou dizendo aqui que os fabricantes são desleais, desonestos, etc... mas muitas vezes o marketing utilizado faz os iniciantes pensarem que o equipamento vai fazer algo impressionante por eles, e isso não é verdade. Fora isso, muitos vendedores dizem que as rampas são muito importantes, que a cerveja vai ficar melhor, etc.... e isso não é verdade.

Só gaste com equipamento caro quando você não precisar perguntar pra ninguém se deve comprar. Se você está pensando em mandar um e-mail pra alguém perguntando "Achar que devo comprar?"...... é porque você NÃO deve comprar. O momento de comprar um equipamento é quando você sabe tudo que precisa saber pra saber pra comprar ele, como comprar uma ferramenta. Você compra um chave de venda porque acha ela bonita, ou porque o vendedor lhe convence?

Só estou escrevendo isso porque realmente fico triste quando, rotineiramente (quase toda a semana), iniciantes vem me mostrar fotos no celular ou e-mail dizendo "Olha só Guenther o equipamento top que comprei, todo automatizado!".... super empolgados, e quando eu explico que o equipamento realmente faz... e que aquilo não é demais nem vai fazer a cerveja dele ficar melhor... a decepção é grande.

Fica a dica do que realmente interessa pra fazer cerveja boa:

1) Use materiais atóxicos, e seja EXTREMAMENTE cuidadoso limpeza/higiene/sanitização
2) Fermente o melhor que puder - use fermento saudável, não economize na quantidade, e use temperaturas com o mínimo de variação possível.

Enquanto você não for "mestre do básico", e enquanto não entrar naquele ritmo de fazer várias levas quase que de olhos fechados num equipamento bem básico, sem errar nada..... esqueça equipamentos automatizados, RIMS, HERMS, etc.... eles não vão melhorar sua cerveja em nada. As coisas que citei acima.... isso sim.

E lembrando, pelo amor de Deus..... não estou dizendo que os fabricantes são picaretas, etc. Longe disso... inclusive conheço vários. A questão é só orientar os iniciantes a não gastarem uma grana em algo que ainda não sabem se precisam ou não, e isso serve pra uma série de outras coisas na vida, não só nisso.

Abraço,
 
Uma pergunta deixo no ar! Depois de colocar o malte eu posso ir ali na praia dar um mergulho, tomar aquela comercial do rótulo vermelho da maior cervejaria do mundo, que na minha juventude foi sinônimo de cerveja, almoçar, tirar um cochilo, depois quando acordar e só colocar no fermentador, fermentar . . .
Máquina de lavar roupas automática é só ligar programar, colocar a roupa e horas depois estender, se for mais automatizada passar o ferro, pois já esta seca.
Panela automatizada, programar a receita, colocar água, colocar o malte, ficar por perto para fazer alguns procedimentos, tais como levantar o saco, fazer a lavagem, colocar os lúpulos, fazer o redemoinho, resfriar, passar para o fermentador. . ., isso facilita em que?
Panela automatizada, Kkkk
 
Facilita na lavagem (uma panela ao invés de 3)
Conexões
Controle de temperatura deixa de ser um problema.

Eu era da turma dos críticos às panelas automáticas, comprei uma por pressão da esposa, que pensava ser algo como você descreveu, mas não me arrependo.
Mas também não larguei a trivessel, onde faço brassagens maiores.
 
Concordo plenamente com o Guenther. Conheço muita gente que se empolgou pelo modismo e perdeu muito dinheiro. Pense bem! Se tu quiseres facilitar a tua forma de fazer cerveja podes optar por uma panela "manual/atomatizada", que poderá ser construída hoje 09/01/2019, por menos de R$ 300,00. Mas que M. é isso de "manual/ atomtizada"?
Supondo que já tenhas a(s) panela(s), fogareiro de 8 queimadores e smartfone, para despertar no tempo desejado, tu vai precisar de um termostato de formo a gaz de padaria, uma válvula selenoide, um tubo de gaz dos queimadores traseiros de fogão, um "T" pra derivar o gaz da chama principal e da piloto, a ser construída, um queimador e um registro de gaz mangueiras e nada mais.
Porem, se não quiseres ter essa mão de obra pode automatizar o fogareiro em uma loja/assistência de fogão.
Também da par fazer um precedimento parecido para o sistema elétrico.

Você chegou a fazer isso? tem fotos? Digo porque na teoria tudo é muito bonito, mas na prática...
 
Parti pra single vessel principalmente por conta do espaço. A quantidade de tralhas diminui consideravelmente (panelas e sistema de aquecimento). Ajuda um pouco na limpeza também, mas não é significativo. Os controles de temperatura também ajudam, sem dúvida, especialmente se a brassagem é feita por uma pessoa só, mas não considero que isso seja determinante.
O preço também foi um fator importante, comprei uma de 50 litros brutos por menos de R$ 2 mil...
Mas como o dono do tópico falou, não indico para iniciantes... é interessante que se saiba domar o processo com as panelas tradicionais. No fim é um conforto, mal comparando é como ter uma carro automático versus carro com câmbio manual... Vc ainda vai ter q dirigir, mas vai ser mais confortável.
 
Prefiro uma panela grande R$100,00, saco de voil 10,00, termômetros R$70,00, fogão semi industrial duas bocas 150,00, usando o smartphone como timer.
Por causa do custo elevado eu não consigo ver grande vantagem na panela automatizada.
 
Prefiro uma panela grande R$100,00, saco de voil 10,00, termômetros R$70,00, fogão semi industrial duas bocas 150,00, usando o smartphone como timer.
Por causa do custo elevado eu não consigo ver grande vantagem na panela automatizada.
100 pila panela de quantos litros? Vai sem torneira mesmo? E o chiller?
 
100 pila panela de quantos litros? Vai sem torneira mesmo? E o chiller?

Ops... Me desculpem. Me esqueci dos chiller R$150,00. Torneira não utilizo. Mas seria uns 500,00 a 600,00.
Ainda assim muito distante dos R$3.000,00 de uma panela automatizada, que à meu ver não é tão mais efeciente do que o sistema BIAB,
 
Em torno de 100 reais você compra uma panela de alumínio com tampa de 38 litros. Ano passado paguei 95 reais.
 
Esta discussão está parecendo a de "câmbio manual x cambio automático".... Onde tem gente que fala "Ah, o legal de dirigir é trocar a marcha".... Balela....

Eu estudei bastante antes de começar a fazer cerveja, comecei por uma BrewHome de 20 Litros e não me arrependo nem um pouco. Aliás, em breve pretendo comprar uma maior, não necessariamente da BrewHome.

Não existe isso de ter que começar por panelas simples. Se o teu bolso aguenta, e você sabe o que está fazendo não vejo nenhum problema em começar na automatizada.
 
Sim, mas há de se comparar laranja com laranja, não banana né... pra fazer 45l no BIAB, vai uma panela de quase 100l. Como você vai fazer esse volume sem torneira? Tenho uma de 45l (que paguei com frete 170,00 pila, se voce mora em um lugar que tem panelas super acessiveis, sorte sua) e foi uma treta pra virar ela com 30l.
 
Penso bastante parecido... Há quase 2 anos já volta e meia dou uma olhada nessa história de fazer cerveja e não comecei por falta de tempo. Esposa, filho com 3 anos e outro com 1 ano não te sobra tempo nem pra ir ao banheiro em paz. Quem dirá passar 1 dia brassando cerveja e mais outros engarrafando, e etc.

Demorei, juntei meu trocado, li bastante, conversei com pessoas e todas sem exceção que tiveram a oportunidade de entrar numa automatizada além de não voltarem para os métodos tradicionais dizem que economizam até 50% do tempo no dia da brassagem. Bingo, é isso que eu preciso!

Você não vai fazer produção em larga escala pra vender, mas os seus 20 e poucos litros para consumo próprio e amigos é tranquilo de levar na boa.


Esta discussão está parecendo a de "câmbio manual x cambio automático".... Onde tem gente que fala "Ah, o legal de dirigir é trocar a marcha".... Balela....

Eu estudei bastante antes de começar a fazer cerveja, comecei por uma BrewHome de 20 Litros e não me arrependo nem um pouco. Aliás, em breve pretendo comprar uma maior, não necessariamente da BrewHome.

Não existe isso de ter que começar por panelas simples. Se o teu bolso aguenta, e você sabe o que está fazendo não vejo nenhum problema em começar na automatizada.
 
É bem isso, como eu falei em um post desse tópico eu sempre fui das 3 panelinhas, depois passei para 3 panelas grandes produção leva 50 litros, tempo pra mim era de folga. Mas de repente deparei pai de gemeas logo em dobro, teve um dia processo de mostura panelas no gas ligado a mulher chamou urgente pra atender uma das bebes, tive que ir correndo atender quando eu voltei já estava nos 72 graus (quase perdi a leva) fora questão de tempo meu equipamento era guardado desmontado, ai tinha todo empenho de montar o setup um dia antes, fazer a cerveja acompanhar cada etapa, depois desmontar, fiquei sem saída, vendi todo meu equipamento que sofri pra montar e comprei uma panela automatizada (20 l final) controle temperatura pelo celular, fui fazer cerveja enquanto estava na mostura eu dava de mama para a bebe. Não comprei a panela por um luxo e sim por necessidade, senão eu creio que teria que dar um tempo em fazer cerveja. (Mesmo processo ocorreu deixar as garrafas para o barril)

Penso bastante parecido... Há quase 2 anos já volta e meia dou uma olhada nessa história de fazer cerveja e não comecei por falta de tempo. Esposa, filho com 3 anos e outro com 1 ano não te sobra tempo nem pra ir ao banheiro em paz. Quem dirá passar 1 dia brassando cerveja e mais outros engarrafando, e etc.

Demorei, juntei meu trocado, li bastante, conversei com pessoas e todas sem exceção que tiveram a oportunidade de entrar numa automatizada além de não voltarem para os métodos tradicionais dizem que economizam até 50% do tempo no dia da brassagem. Bingo, é isso que eu preciso!

Você não vai fazer produção em larga escala pra vender, mas os seus 20 e poucos litros para consumo próprio e amigos é tranquilo de levar na boa.
 
Eu fiz o caminho inverso... tinha uma single vessel para 10 litros (q eu mesmo montei...até q funcionava bem) depois parti para um bi-bloco (3 panelas) para 45 litros finais e nesse equipamento eu faço no fogareiro mesmo... controlo temperatura com termometro... bem roots mesmo (só não abro mão da bomba pra clarificar e transferir de um panela pra outra. o que tenho a dizer (não leiam como "verdade", mas como a minha experiência, ok...): A vantagem do equipamento automatizado é que ele controla a temperarura o tempo todo durante a mostura... mas eu nem vejo isso como vantagem... eu geralmente faço rampa unica sem mash out, entao simplesmente calculo a temperatura da agua no beersmith... baixo o malte... fecho a panela e volto depois de 90 minutos (70 minutos na verdade... pois deixo pra aquecer a agua de lavagem e fazer a clarificação por recirculação nos ultimos 20 minutos)...O tempo de fervura e as adições de lupulo eu controlo pelo celular mesmo.
Resumindo... pra mim não fez a menor diferença ser automatizado ou não... mas cada um com sua experiencia...dizer q economiza tempo eu não vejo como... economizar trabalho é outra coisa...pode ou não acontecer... vai depender de como vc conduz o seu processo (no meu caso deu na mesma).
PS.: Estou pra me mudar para um apartamento...logo...vou partir para um BIAB. Automatizado? Não.... kkkkk
 
Exato Bruno. Também deixo 75 min na mostura sem acompanhamento, então não seria tão útil no meu caso. Pra mim é questão de custo benefício. Com os 2000 e pouco de diferença entre automatizada e BIAB com saco, poderia comprar um Postmix e cilindro de CO2 e um moedor de rolo.
Lógico que isso vai de cada um. Cada um decide o que é melhor pro seu jeito de brassar, pwiens.
 
Sim, eu entendo, tanto que tenho os dois, uma panelinha automatizada de 18l, uma de 32l com bazooka e um biab 45l, depende do meu feeling do dia uso um ou outro.
 
Eu tinha de deixar aqui o meu comentário sobre o que tenho....
Eu sou mesmo mão de vaca....
Eu só tenho uma panela.... Comprei uma panela de 100litros com um fundo falso, um fogao industrial, faço lavagem dos graos.... furei a panela pus 2 torneiras num Tê, uma é uma saída a outra vai para a bombinha alimentar que instalei num sistema de sparge inventádo e instalado por mim... Primeiro faço a mostura tiro o mosto para uns baldes limpos ( sempre tudo limpo) ponho "fora" os grãos retiro o fundo falso o desconecto a bomba circuladores e sistema de sparge, lavo rapidamente a panela bem lavada e volto a colocar o mosto e dou início à fervura. A somar a isto tenho um freezer apenas para a minha cerveja de maneira a ter a temperatura pretendida na fermentação e maturação...
Sinto que tenho um controle sobre o processo em cada uma das suas fases...
 
Pessoal,

Uma coisa que tenho visto crescer cada dia mais no Brasil é o mercado dos equipamentos de 1 ou 2 panelas cujo marketing diz, deslealmente (na minha opinião pessoal), "Equipamento Automatizado".

Infelizmente, isso faz um monte de iniciantes que mal conhecem o processo comprarem esses equipamentos caros porque o marketing em cima deles diz que o "equipamento é automatizado" e isso faz o principiante achar que o equipamento faz um monte de coisas sozinho, e infelizmente, alguns vendedores dizem que "fazer rampas automáticas" vai tornar a cerveja dele muito melhor.

Então, você meu amigo que está iniciando e está pensando em comprar uma equipamento desses, saiba o seguinte:

1) A IMENSA maioria das cervejas feitas com predominância de MALTE, não precisa de rampa nenhuma de temperatura além da temperatura normal de conversão de amido em açúcar, que normalmente fica entre os 63 e 70 graus. Cervejas que precisam de rampas normalmente são as que tem cereais não maltados, como trigo não maltado, centeio, etc.

2) NÃO É PRECISO ficar com uma temperatura totalmente fixa durante a mosturação, e isso não vai deixar sua cerveja melhor. Leia o tópico "Mosturação - Preciso corrigir a temperatura?" - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

3) Mash-out, ou seja, aquela rampa final até os 76 graus, também não é obrigatória... você faz se quiser, e, a grosso modo, a única coisa importante que ela faz é solubilizar melhor o mosto e por este e outros motivos, melhora um pouco a filtragem e eficiência. Obrigatório? De maneira alguma.

Resumindo... não estou dizendo aqui que os fabricantes são desleais, desonestos, etc... mas muitas vezes o marketing utilizado faz os iniciantes pensarem que o equipamento vai fazer algo impressionante por eles, e isso não é verdade. Fora isso, muitos vendedores dizem que as rampas são muito importantes, que a cerveja vai ficar melhor, etc.... e isso não é verdade.

Só gaste com equipamento caro quando você não precisar perguntar pra ninguém se deve comprar. Se você está pensando em mandar um e-mail pra alguém perguntando "Achar que devo comprar?"...... é porque você NÃO deve comprar. O momento de comprar um equipamento é quando você sabe tudo que precisa saber pra saber pra comprar ele, como comprar uma ferramenta. Você compra um chave de venda porque acha ela bonita, ou porque o vendedor lhe convence?

Só estou escrevendo isso porque realmente fico triste quando, rotineiramente (quase toda a semana), iniciantes vem me mostrar fotos no celular ou e-mail dizendo "Olha só Guenther o equipamento top que comprei, todo automatizado!".... super empolgados, e quando eu explico que o equipamento realmente faz... e que aquilo não é demais nem vai fazer a cerveja dele ficar melhor... a decepção é grande.

Fica a dica do que realmente interessa pra fazer cerveja boa:

1) Use materiais atóxicos, e seja EXTREMAMENTE cuidadoso limpeza/higiene/sanitização
2) Fermente o melhor que puder - use fermento saudável, não economize na quantidade, e use temperaturas com o mínimo de variação possível.

Enquanto você não for "mestre do básico", e enquanto não entrar naquele ritmo de fazer várias levas quase que de olhos fechados num equipamento bem básico, sem errar nada..... esqueça equipamentos automatizados, RIMS, HERMS, etc.... eles não vão melhorar sua cerveja em nada. As coisas que citei acima.... isso sim.

E lembrando, pelo amor de Deus..... não estou dizendo que os fabricantes são picaretas, etc. Longe disso... inclusive conheço vários. A questão é só orientar os iniciantes a não gastarem uma grana em algo que ainda não sabem se precisam ou não, e isso serve pra uma série de outras coisas na vida, não só nisso.

Abraço,
Como sempre vc salvando a pátria kkkk Valeu, muito boa sua explicação....
 
Esta discussão está parecendo a de "câmbio manual x cambio automático".... Onde tem gente que fala "Ah, o legal de dirigir é trocar a marcha".... Balela....

Eu estudei bastante antes de começar a fazer cerveja, comecei por uma BrewHome de 20 Litros e não me arrependo nem um pouco. Aliás, em breve pretendo comprar uma maior, não necessariamente da BrewHome.

Não existe isso de ter que começar por panelas simples. Se o teu bolso aguenta, e você sabe o que está fazendo não vejo nenhum problema em começar na automatizada.
Semana que vem chega minha BH100.
E mantenho a BH20 para testes.
 
Como se comportou essa BH20?? tenho muito interesse na BH40 mas fico com receio por não ser inox.
usa a quanto tempo?? o material se mostrou durável ou teve algum problema??
Excelente, não tem como errar.
Só avisando que tem que ter braço para erguer o cesto da BH40.
Você tem a opção dela em inox. Mas o preço é maior.
Após três anos de uso da BH20, optei por trocar o cesto por um de inox.
A única manutenção que fiz nela foi trocar uma peça da bomba de recirculação que eu mesmo quebrei (não recirculei água quente antes de abri -la para limpeza após um período parada e quebrei o eixo ao forçar demais a separação das duas metades).
Recomendo na cega.
 
Excelente, não tem como errar.
Só avisando que tem que ter braço para erguer o cesto da BH40.
Você tem a opção dela em inox. Mas o preço é maior.
Após três anos de uso da BH20, optei por trocar o cesto por um de inox.
A única manutenção que fiz nela foi trocar uma peça da bomba de recirculação que eu mesmo quebrei (não recirculei água quente antes de abri -la para limpeza após um período parada e quebrei o eixo ao forçar demais a separação das duas metades).
Recomendo na cega.

Muito obrigado.
quanto ao peso do cesto da BH40 pretendo fazer 25 litros e so eventualmente (quanto tiver ajudante rsrsrs) chegar nos 40 litros
 
Pessoal,

......Infelizmente, isso faz um monte de iniciantes que mal conhecem o processo comprarem esses equipamentos caros porque o marketing em cima deles diz que o "equipamento é automatizado" e isso faz o principiante achar que o equipamento faz um monte de coisas sozinho, e infelizmente, alguns vendedores dizem que "fazer rampas automáticas" vai tornar a cerveja dele muito melhor.........................

Abraço,


Vou ter de discordar de vc, eu adoro equipamento automatizado. O meu por exemplo é tão automatizado, mas tão automatizado que eu só preciso abrir o menu e escolher o tipo de cerveja que desejo, ele compra os insumos, faz a brassagem, a fervura , arrefece, fermenta, carbonata, envasa e ainda entrega em casa....kkkk.

Brincadeirinha á parte, posso afirmar que pessoalmente muito do meu prazer em fazer cerveja está no facto de controlar manualmente todas essas fases, está no processo em si, por isso meu único "automatismo" é o temporizador do celular, mas isto sou eu, meu pai por exemplo prefere o "Equipamento Automatizado" que referi acima.

Abraços cervejeiros.
 
Fala PedroPenteado,blz? Concordo com você. Vou fazer minha primeira brassagem esse fds, sendo que irei fazer na master bier 50, justamente pelo trabalho que dá realizar a brassagem na panela, mexer sem parar, ligar e desligar fogão, isso é pra ser hobby e não estresse. Vou começar por uma Belgian Gold Ale, depois posto o resultado.Forte abraço.



Passa a receita dela...
Tava querendo fazer uma Golden Ale!!!
 
Muito obrigado.
quanto ao peso do cesto da BH40 pretendo fazer 25 litros e so eventualmente (quanto tiver ajudante rsrsrs) chegar nos 40 litros

Confrade, também estou de olho numa BH..
95% das minhas levas são/serão de 20L..
Será que compensa a BH de 40?

Tô pensando em abrir mão das levas de 30L, pra ficar na BH de 20.. mais prática e compacta..

Fico de olho brilhando vendo o canal do botecodotatu brassando tudo na de 20L..
Se bem que a RIS deu um trampo da p****, ele teve de fazer 3 mosturas pra tirar 20L..

Excelente, não tem como errar.
Só avisando que tem que ter braço para erguer o cesto da BH40.
Você tem a opção dela em inox. Mas o preço é maior.
Após três anos de uso da BH20, optei por trocar o cesto por um de inox.
A única manutenção que fiz nela foi trocar uma peça da bomba de recirculação que eu mesmo quebrei (não recirculei água quente antes de abri -la para limpeza após um período parada e quebrei o eixo ao forçar demais a separação das duas metades).
Recomendo na cega.

Amigo, como funcionou essa troca do cesto? Eles vendem só o cesto de inox? O seu anterior era alumínio anodizado? Pq resolveu trocar?
 
Confrade, também estou de olho numa BH..
95% das minhas levas são/serão de 20L..
Será que compensa a BH de 40?

Tô pensando em abrir mão das levas de 30L, pra ficar na BH de 20.. mais prática e compacta..

Fico de olho brilhando vendo o canal do botecodotatu brassando tudo na de 20L..
Se bem que a RIS deu um trampo da p****, ele teve de fazer 3 mosturas pra tirar 20L..



Amigo, como funcionou essa troca do cesto? Eles vendem só o cesto de inox? O seu anterior era alumínio anodizado? Pq resolveu trocar?
Porque o balde era plástico, de tanto usar a BH20, ficou surrado demais.
Comprei um de inox avulso.
 
Confrade, também estou de olho numa BH..
95% das minhas levas são/serão de 20L..
Será que compensa a BH de 40?

Tô pensando em abrir mão das levas de 30L, pra ficar na BH de 20.. mais prática e compacta..

Fico de olho brilhando vendo o canal do botecodotatu brassando tudo na de 20L..
Se bem que a RIS deu um trampo da p****, ele teve de fazer 3 mosturas pra tirar 20L..



Amigo, como funcionou essa troca do cesto? Eles vendem só o cesto de inox? O seu anterior era alumínio anodizado? Pq resolveu trocar?
Se você entrar em contato, dá para customizar a BH.
Quanto a RIS, faço em uma só brassagem e fica com 11,1%. Segredo de fábrica!
🤣🤣🤣🤣🤣
Só recomendo usar balde ou bombona para 30 litros. A fermentação é violenta.
 
Se você entrar em contato, dá para customizar a BH.
Quanto a RIS, faço em uma só brassagem e fica com 11,1%. Segredo de fábrica!
🤣🤣🤣🤣🤣
Só recomendo usar balde ou bombona para 30 litros. A fermentação é violenta.
Top!
Nessas hi gravity vc põe quantos quilos de grão no cesto? Quantos litros consegue mandar pro fermentador? Uns 12/15?
 
Pessoal,

Uma coisa que tenho visto crescer cada dia mais no Brasil é o mercado dos equipamentos de 1 ou 2 panelas cujo marketing diz, deslealmente (na minha opinião pessoal), "Equipamento Automatizado".

Infelizmente, isso faz um monte de iniciantes que mal conhecem o processo comprarem esses equipamentos caros porque o marketing em cima deles diz que o "equipamento é automatizado" e isso faz o principiante achar que o equipamento faz um monte de coisas sozinho, e infelizmente, alguns vendedores dizem que "fazer rampas automáticas" vai tornar a cerveja dele muito melhor.

Então, você meu amigo que está iniciando e está pensando em comprar uma equipamento desses, saiba o seguinte:

1) A IMENSA maioria das cervejas feitas com predominância de MALTE, não precisa de rampa nenhuma de temperatura além da temperatura normal de conversão de amido em açúcar, que normalmente fica entre os 63 e 70 graus. Cervejas que precisam de rampas normalmente são as que tem cereais não maltados, como trigo não maltado, centeio, etc.

2) NÃO É PRECISO ficar com uma temperatura totalmente fixa durante a mosturação, e isso não vai deixar sua cerveja melhor. Leia o tópico "Mosturação - Preciso corrigir a temperatura?" - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

3) Mash-out, ou seja, aquela rampa final até os 76 graus, também não é obrigatória... você faz se quiser, e, a grosso modo, a única coisa importante que ela faz é solubilizar melhor o mosto e por este e outros motivos, melhora um pouco a filtragem e eficiência. Obrigatório? De maneira alguma.

Resumindo... não estou dizendo aqui que os fabricantes são desleais, desonestos, etc... mas muitas vezes o marketing utilizado faz os iniciantes pensarem que o equipamento vai fazer algo impressionante por eles, e isso não é verdade. Fora isso, muitos vendedores dizem que as rampas são muito importantes, que a cerveja vai ficar melhor, etc.... e isso não é verdade.

Só gaste com equipamento caro quando você não precisar perguntar pra ninguém se deve comprar. Se você está pensando em mandar um e-mail pra alguém perguntando "Achar que devo comprar?"...... é porque você NÃO deve comprar. O momento de comprar um equipamento é quando você sabe tudo que precisa saber pra saber pra comprar ele, como comprar uma ferramenta. Você compra um chave de venda porque acha ela bonita, ou porque o vendedor lhe convence?

Só estou escrevendo isso porque realmente fico triste quando, rotineiramente (quase toda a semana), iniciantes vem me mostrar fotos no celular ou e-mail dizendo "Olha só Guenther o equipamento top que comprei, todo automatizado!".... super empolgados, e quando eu explico que o equipamento realmente faz... e que aquilo não é demais nem vai fazer a cerveja dele ficar melhor... a decepção é grande.

Fica a dica do que realmente interessa pra fazer cerveja boa:

1) Use materiais atóxicos, e seja EXTREMAMENTE cuidadoso limpeza/higiene/sanitização
2) Fermente o melhor que puder - use fermento saudável, não economize na quantidade, e use temperaturas com o mínimo de variação possível.

Enquanto você não for "mestre do básico", e enquanto não entrar naquele ritmo de fazer várias levas quase que de olhos fechados num equipamento bem básico, sem errar nada..... esqueça equipamentos automatizados, RIMS, HERMS, etc.... eles não vão melhorar sua cerveja em nada. As coisas que citei acima.... isso sim.

E lembrando, pelo amor de Deus..... não estou dizendo que os fabricantes são picaretas, etc. Longe disso... inclusive conheço vários. A questão é só orientar os iniciantes a não gastarem uma grana em algo que ainda não sabem se precisam ou não, e isso serve pra uma série de outras coisas na vida, não só nisso.

Abraço,
 
Back
Top