Indicação para Controlador de Temperatura

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Gabrielcalo

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Pessoal, bom dia!

Sou um zero a esquerda em elétrica queria ver com a galera que manja uma orientação. Quero sair do gás para a minha panela de fervura, visto que estou tendo problemas na porcentagem de evaporação: quando a butija está nova a fervura é uma, quando está acabando a intensidade outra.

Estou querendo colocar uma resistência e uma controlador para a resistência não ter que ficar na potência máxima o tempo todo (atingiu 100°C desarma, ou diminui a potência).

Alguém poderia me indicar qual kit controlador + sensor ideal para o trabalho?

Cheguei a achar alguns no aliexpress, mas não sei qual seria o mais adequado.

A resistência terá a potência de 3.500-4.000W.

Valeu pessoal.
 
Eu tenho o STC-1000, que comprei na Aliexpress.

Barato e muito bom. Aquece e Gela.

Agora, que redução a potência, isto ele não faz. Porém, acho que se tu trabalhar com 2 resistências, uma mais baixa, somente para manter e outra mais potente, ligada ao controlador, talvez consiga o efeito desejado.
 
Estou querendo colocar uma resistência e uma controlador para a resistência não ter que ficar na potência máxima o tempo todo (atingiu 100°C desarma, ou diminui a potência).

A resistência terá a potência de 3.500-4.000W.

Valeu pessoal.

Você quer um controlador PID. :)

Para essa potência, eu tu pode usar OpenArdbir ou o Rex C-100.

Geralmente o pessoal usa SSR ou contatoras para acionamento, e isso é importante saber por o Rex precisa ter saída para SSR.

Se quer um setup simples, prático e sem gambiarras, vai de Rex C-100 +SSR + sensor compatível.
Só cuidado com esses clones chineses porque eles mentem no manual, então recomendo comprar o Rex e o sensor juntos.

É o que eu uso aqui enquanto meu controlador de mash não fica 'usável'.

Abraços.
 
Gaste menos e compre um dimmer que suporte a resistência. Quando ferver, diminui para uns 60-70% e segue até o fim.

Uso 4000w para ferver 35 litros... 3kw já eh suficiente para você.

Procura no mercado livre. Dimmer 5000w. Vai ser suficiente e custa uns R$50 em media
 
Você quer um controlador PID. :)

Para essa potência, eu tu pode usar OpenArdbir ou o Rex C-100.

Geralmente o pessoal usa SSR ou contatoras para acionamento, e isso é importante saber por o Rex precisa ter saída para SSR.

Se quer um setup simples, prático e sem gambiarras, vai de Rex C-100 +SSR + sensor compatível.
Só cuidado com esses clones chineses porque eles mentem no manual, então recomendo comprar o Rex e o sensor juntos.

É o que eu uso aqui enquanto meu controlador de mash não fica 'usável'.

Abraços.

Alexandre, você teria algum link pra me indicar. Achei vários no aliexpress mas fiquei com medo do que você falou.

Gaste menos e compre um dimmer que suporte a resistência. Quando ferver, diminui para uns 60-70% e segue até o fim.

Uso 4000w para ferver 35 litros... 3kw já eh suficiente para você.

Procura no mercado livre. Dimmer 5000w. Vai ser suficiente e custa uns R$50 em media

Gustavo, realmente parece uma boa ideia. Mas será que usando o PID, conforme falado pelo @jalexandre a economia de energia não seria maior? Se sim, ao longo prazo o gasto maior com o pid valeria á pena.

Obrigado a todos pela resposta.
 
Alexandre, você teria algum link pra me indicar. Achei vários no aliexpress mas fiquei com medo do que você falou.



Gustavo, realmente parece uma boa ideia. Mas será que usando o PID, conforme falado pelo @jalexandre a economia de energia não seria maior? Se sim, ao longo prazo o gasto maior com o pid valeria á pena.

Obrigado a todos pela resposta.

Eu comprei um kit parecido com esse do link na época, não tenho do que reclamar. :)

https://pt.aliexpress.com/item/100-...057&tpp=1&detailNewVersion=&categoryId=153709
 
So um comentário se a idéia é controlar a brassagem vai com controlador pid com rampa e patamar. Mas se a idéia é controlar fervura usa um controlador proporcional.

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7572ad544a5ec309f2d5334c9c763558.jpg
essa é a foto do que e tô montando pra mim.

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Gaste menos e compre um dimmer que suporte a resistência. Quando ferver, diminui para uns 60-70% e segue até o fim.

Uso 4000w para ferver 35 litros... 3kw já eh suficiente para você.

Procura no mercado livre. Dimmer 5000w. Vai ser suficiente e custa uns R$50 em media

Caso alguem queira, tenho 3 dimmers para até 5000w. Faço R$80,00 para os 3.
 
Galera, bom dia!

Alguém poderia me dar uma ajuda. Fiz um esquema aqui para usar o PID REX C100 na fervura, segundo alguns tutoriais aí na net, mas fiquei em dúvida se vai dar certo então gostaria a opinião dos experts. Segue abaixo o esquema.
 

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Cara antes de responder QQ coisa sobre esquema elétrico. Diz q isso eh o molde para tua caixa e que tu não tá pensando sério em usar papelão. Não eh?
 
Cara antes de responder QQ coisa sobre esquema elétrico. Diz q isso eh o molde para tua caixa e que tu não tá pensando sério em usar papelão. Não eh?



Eu tive o mesmo medo aqui! Aguardando a resposta como se tivesse assistindo um filme do freddy krueger com meus 12 anos de idade!


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Primeiramente, essa caixa de papelão aí deu medo heim! Também espero que seja apenas um modelo.

O esquema eu acho que é isso mesmo. Porém, tem que ver se tua chave (on/off) é capaz de suportar uma corrente elevada, mas isso vai depender da resistência utilizada. Se a chave não suportar a corrente gerada, eu acho mais aconselhável ligar o SSR diretamente na tomada de entrada da tensão, evitando essa passagem pela chave.
 
Cara antes de responder QQ coisa sobre esquema elétrico. Diz q isso eh o molde para tua caixa e que tu não tá pensando sério em usar papelão. Não eh?

Eu tive o mesmo medo aqui! Aguardando a resposta como se tivesse assistindo um filme do freddy krueger com meus 12 anos de idade!


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Primeiramente, essa caixa de papelão aí deu medo heim! Também espero que seja apenas um modelo.

O esquema eu acho que é isso mesmo. Porém, tem que ver se tua chave (on/off) é capaz de suportar uma corrente elevada, mas isso vai depender da resistência utilizada. Se a chave não suportar a corrente gerada, eu acho mais aconselhável ligar o SSR diretamente na tomada de entrada da tensão, evitando essa passagem pela chave.


hahahaha... sou zero a esquerda em elétrica mas não sou tão maluco assim :D. Só usei pra estudar a montagem e fazer os moldes pra caixa de passagem que vou usar.

Quanto à chave, eu realmente não sei. Será uma resistência de 4.000W em em 220V (uns 19A). Em casa vejo se há alguma informação de corrente na chave.

Obrigado pelas respostas.
 
Ah bom. kkkkkk

Teu painel vai puxar cerca de 20A com essa resistência de 4kW, considerando sua rede com 200V. Não seria 220V? Confere se tua chave é realmente de 4 terminais para ligar o fase e o neutro dessa forma e, principalmente, a sua capacidade máxima de amperagem.
 
Ah bom. kkkkkk

Teu painel vai puxar cerca de 20A com essa resistência de 4kW, considerando sua rede com 200V. Não seria 220V? Confere se tua chave é realmente de 4 terminais para ligar o fase e o neutro dessa forma e, principalmente, a sua capacidade máxima de amperagem.

220V, corrigi no poste. Então, na verdade é fase e fase, não fase e neutro. Editando, o terminal é de 10A e 240V, n dá né?

Fora isso, o esquema está certo?
 
Com 220V a corrente será de cerca de 18A e essa chave de 10A vai derreter. Vai ter que substituir por uma de 20A ou mudar o teu esquema para ligar o SSR diretamente na fonte, sem passar pela chave. Dessa forma, tu pode usar a chave apenas para ligar o teu PID, pois não tem necessidade de uma chave para o SSR.

Não entendi muito bem essa tua ligação fase fase. Está usando uma rede trifásica?
 
Com 220V a corrente será de cerca de 18A e essa chave de 10A vai derreter. Vai ter que substituir por uma de 20A ou mudar o teu esquema para ligar o SSR diretamente na fonte, sem passar pela chave. Dessa forma, tu pode usar a chave apenas para ligar o teu PID, pois não tem necessidade de uma chave para o SSR.

Não entendi muito bem essa tua ligação fase fase. Está usando uma rede trifásica?

A rede em meu município é bifásica - duas fases e um neutro. Tenho tomadas que são 110V (fase+neutro) e tomadas 220V (fase+fase).
 
Boa parte dos municípios brasileiros que tem 110v, o padrão é americano, onde chega na casa duas fases 110v, que podem ser ligadas juntas como fase+fase e usar como 220v.

No nordeste, a rede é 220v no padrão europeu. Chega fase 220+neutro.

Desta forma, algumas cidades do sul/sudeste conseguem ter tomadas 220 e 110 pela casa a critério do morador.


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Isso foi uma novidade para mim. Todas as residências que eu conheci aqui no RS é 220 ou 110V. Inclusive, as cidades onde eu morei não tem opção de escolha, é somente 220V com uma fase e um neutro apenas.

No teu esquema onde diz "220V fase fase" o fio azul é fase também?
 
Isso foi uma novidade para mim. Todas as residências que eu conheci aqui no RS é 220 ou 110V. Inclusive, as cidades onde eu morei não tem opção de escolha, é somente 220V com uma fase e um neutro apenas.

No teu esquema onde diz "220V fase fase" o fio azul é fase também?

Exatamente! rsrsrsrs

Acha que dará merda assim?
 
@Coelho, nas casas 110 que tu morou, tinha chuveiro elétrico? Se sim, provável que ele era 220v. As vezes o eng eletricista que projetou a casa, deixou disponível apenas 110 e neutro na tomada. Mas chega na casa bifásico.


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@Coelho, nas casas 110 que tu morou, tinha chuveiro elétrico? Se sim, provável que ele era 220v. As vezes o eng eletricista que projetou a casa, deixou disponível apenas 110 e neutro na tomada. Mas chega na casa bifásico.


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Sendo que os dois fios são fase, a instalação deverá ser diferente da que apresentei? Agora fiquei com medo! rsrsrs
 
Tem que passar o neutro também. Dá uma olhada no esquema do The Electric Brewery, acho que dá para entender como fazer com fase+fase+neutro


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É... não encontrei nada. O mais próximo foi um esquema mas com outro controlador. Alguém pode dar uma luz?
 

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@Coelho, nas casas 110 que tu morou, tinha chuveiro elétrico? Se sim, provável que ele era 220v. As vezes o eng eletricista que projetou a casa, deixou disponível apenas 110 e neutro na tomada. Mas chega na casa bifásico.

Pois aí que tá, eu nunca morei em casa com tensão 110V, apenas 220V. Sou acostumado com fase + neutro. Foi bom entrar nessa discussão, pois saí aprendendo alguma coisa nova. Obrigado pelas explicações. :mug:

É... não encontrei nada. O mais próximo foi um esquema mas com outro controlador. Alguém pode dar uma luz?

Como estão sabendo, sou um pouco leigo nessa história de rede bifásica, mas pelo que pude absorver, acredito que esse esquema esteja correto. Porém, tem que ver se o PID é bivolt ou 110V, pois da maneira que está o esquema ele será ligado em 110V. Também pode cogitar a ideia de colocar uma chave on/off entre o fio neutro do PID. Assim tu terás uma chave para ligar o painel sem que ela passe pela resistência, ou seja, a chave vai resistir a corrente que será fornecida apenas para o PID.

Embora o controlador seja diferente, ele segue os mesmos princípios de funcionamento do teu.
 
E aí galera? Alguma luz? Realmente estou perdido, e os eletricistas que converso parece que manjam menos do que eu... e olha que não manjo nada!
 
Cara, acho que pode seguir este último esquema que tu postou, ele tem muito sentido. Só acho que poderia colocar a chave on/off na posição que eu falei no comentário anterior.
 
Cara, acho que pode seguir este último esquema que tu postou, ele tem muito sentido. Só acho que poderia colocar a chave on/off na posição que eu falei no comentário anterior.

Blz, vou esquematizar e depois posto aqui.
 
Cara, acho que pode seguir este último esquema que tu postou, ele tem muito sentido. Só acho que poderia colocar a chave on/off na posição que eu falei no comentário anterior.

Opa, achei mais informações. Segue o post do forum que achei:

http://www.smokingmeatforums.com/t/151436/need-pid-220-wiring-help

Então tentei fazer algo parecido, só não sei onde entrariam os fios para o interruptor (10A), e se realmente vai dar certo. O que me dizer?
 

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Cara, é isso aí mesmo. Teu PID vai funcionar com 220V e tua resistência também. A ligação do interruptor deve ser feita no fio 1 (vermelho), entre o PID e a tomada.
 
Cara, é isso aí mesmo. Teu PID vai funcionar com 220V e tua resistência também. A ligação do interruptor deve ser feita no fio 1 (vermelho), entre o PID e a tomada.

Assim?



Desculpe te perturbar tanto srsrs... mas aproveitando, se eu quisesse colocar um fusível pra dar segurança ao sistema, qual seria o local ideal?
 

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