Inauguração HERMS - Dúvidas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Olá amigos,
Quero primeiramente agradecer a ajuda de alguns membros, pois foi de vital importância para o projeto.
Está é uma solução para HERMS mais em conta. Optei por modificar alguns itens e acabei economizando muito dinheiro e acredito que tenha ficado similar aos mais caros. O custo total foi inferior a R$ 1.500,00. (mão de obra inteiramente minha).
Alguns itens não encontrei no mercado (fundo falso) e outros tive que modificar pelo preço, mas de modo geral funcionou bem.

Mas a dúvida que tenho é a respeito da temperatura (já li muitos relatos no fórum, mas na prática é diferente)
O controle principal da temperatura faço no retorno do mosto que passa pela serpentina do HLT e funcionou perfeitamente. Porém a temperatura nos grãos no MT fica sempre inferior, cerca de 4 a 6 graus. Isso não afetará o processo na parada, sacarificação, etc? Mesmo que a circulação seja constante?
Abraço.
 

Attachments

  • DSC01753.jpg
    DSC01753.jpg
    31.7 KB · Views: 367
  • DSC01756.jpg
    DSC01756.jpg
    40.2 KB · Views: 368
  • DSC01754.jpg
    DSC01754.jpg
    21 KB · Views: 357
  • DSC01755.jpg
    DSC01755.jpg
    36.5 KB · Views: 358
Parabéns. Ficou legal. Poderia detalhar (inclusive com foto) a caixa de controle?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Fabiano,
A caixa de controle é bem simples. Um controlador de temperatura rex-c100, um disjuntor para uma resistência e outro para ligar o dimmer com a outra resistência. fora isso um interruptor com lampadas para cada bomba e dois termômetros digitais.
As resistências são de 5500W, sei que está super dimensionada para panelas de 40 litros, porém levo pra fervura 20 litros e em menos de 10 minutos a panela está literalmente tremendo de tanta intensidade na fervura, nesse momento regulo com o dimmer para aproximadamente uns 3000W.
 
Outra coisa, na sua panela de mosturacao eu vejo uma mangueira. Ela conduz o que recircula para o fundo da panela ou deixa mangueira apoiada na parte de cima do leito de grãos?
 
Mais uma, vc apenas circula durante a brassagem, ou mistura alem de circular?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Como fixou a resistência?

parabéns pelo equipamento!!! Estou montando o meu e sei o trabalho que da!
 
Como fixou a resistência?

parabéns pelo equipamento!!! Estou montando o meu e sei o trabalho que da!

A resistência tem rosca de 1 1/4 interna. fixei com arruela que veio com ela e anel O'ring de silicone para altas temperaturas. Não esqueça do veda rosca, algumas voltas fazem a diferença para evitar pequenos vazamentos.
 
Pellin,

Qual a vazão que esta usando?
Eu também uso RIMS e sempre qdo verifico a temperatura no mash em uns 3 pontos (usando termometro espeto) vejo uma diferença de 0.5ºC


A vazão ideial é algo que eu tenho muita dúvida ... tento deixar uma vazão q eu percebo q não esteja furando a cama de grãos

Outro ponto de estou fazendo testes no RIMS, é a quantidade de água, pois temos q levar um conta um espaço grande perdido com o fundo falso. Tenho usado a água 3x kg malte ... mas se eu pudesse usar um pouco mais de agua sem comprometer o mash eu teria uma manta maior de agua em cima dos grãos.
 
Pellin,

Qual a vazão que esta usando?
Eu também uso RIMS e sempre qdo verifico a temperatura no mash em uns 3 pontos (usando termometro espeto) vejo uma diferença de 0.5ºC


A vazão ideial é algo que eu tenho muita dúvida ... tento deixar uma vazão q eu percebo q não esteja furando a cama de grãos

Outro ponto de estou fazendo testes no RIMS, é a quantidade de água, pois temos q levar um conta um espaço grande perdido com o fundo falso. Tenho usado a água 3x kg malte ... mas se eu pudesse usar um pouco mais de agua sem comprometer o mash eu teria uma manta maior de agua em cima dos grãos.

A vazão que deixo é a maior possível. Como minha bomba ainda é experimental (de lava louças) uso-as no máximo, e para não furar a cama eu deixo a mangueira na lateral da panela em uma volta inteira, fazendo assim uma espécie de "redemoinho" e distribuindo uniformemente a água e evitando passagens prioritárias.
Quanto a quantidade de agua uso os 2,5x kg de malte e realmente parece pouca agua devido a perda com o fundo falso, vou tentar usar mais agua pra ver se homogeneíza melhor a temperatura pois estou realmente preocupado com essa situação. No seu caso são apenas 0,5 mas no meu, chega e 6 graus e acho q isso pode interferir em muito.
 
A vazão que deixo é a maior possível. Como minha bomba ainda é experimental (de lava louças) uso-as no máximo, e para não furar a cama eu deixo a mangueira na lateral da panela em uma volta inteira, fazendo assim uma espécie de "redemoinho" e distribuindo uniformemente a água e evitando passagens prioritárias.
Quanto a quantidade de agua uso os 2,5x kg de malte e realmente parece pouca agua devido a perda com o fundo falso, vou tentar usar mais agua pra ver se homogeneíza melhor a temperatura pois estou realmente preocupado com essa situação. No seu caso são apenas 0,5 mas no meu, chega e 6 graus e acho q isso pode interferir em muito.
A pressão correta é um meio termo.

Não pode ser forte demais pra não compactar a cama de grãos ou criar vias preferenciais nela, nem tão fraca que não homogenize a temperatura na panela. Normalmente, é um meio termo entre o máximo, e nada.

Ah, e não pensem que as bombas de máquinas de lavar louça são fracas. Vou dizer pra vcs que a vazão/pressão dela é igual ou mais forte que as March Pumps.

Abraço,
 
A pressão correta é um meio termo.

Não pode ser forte demais pra não compactar a cama de grãos ou criar vias preferenciais nela, nem tão fraca que não homogenize a temperatura na panela. Normalmente, é um meio termo entre o máximo, e nada.

Ah, e não pensem que as bombas de máquinas de lavar louça são fracas. Vou dizer pra vcs que a vazão/pressão dela é igual ou mais forte que as March Pumps.

Abraço,

Mas então qual sua opinião sobre essa diferença tão alta de temperatura? se mesmo como a vazão máxima da bomba não consigo homogeneizar a temperatura da panela? sé é que isso realmente é importante.
Abraço.
 
Mas então qual sua opinião sobre essa diferença tão alta de temperatura? se mesmo como a vazão máxima da bomba não consigo homogeneizar a temperatura da panela? sé é que isso realmente é importante.
Abraço.
Cara, quando me deparo com diferenças inesperadas de temperatura no meu equipamento, ou nos equipamentos dos outros, a primeira coisa a fazer é SEMPRE verificar como estamos medindo a temperatura. A posição do sensor, o tempo que ele fica em contato até aferirmos a temperatura, etc, tudo isso faz diferença.

Ou seja, a primeira coisa que te pergunto é, como e onde você está medindo a temperatura de cima, e a temperatura de baixo?

Já sobre a diferença, se tu está usando vazão máxima, pode ocorrer um caminho preferencial na cama de grãos, como de fosse uma "rachadura" ou um "cano" por onde todo o mosto passa, e no resto, praticamente não.... isso faz com que só aquela parte seja aquecida.

Outra coisa, o teu sistema tem recirculação constante? Tu estás medindo essas temperaturas durante a recirculação?

Abraço,
 
Cara, quando me deparo com diferenças inesperadas de temperatura no meu equipamento, ou nos equipamentos dos outros, a primeira coisa a fazer é SEMPRE verificar como estamos medindo a temperatura. A posição do sensor, o tempo que ele fica em contato até aferirmos a temperatura, etc, tudo isso faz diferença.

Ou seja, a primeira coisa que te pergunto é, como e onde você está medindo a temperatura de cima, e a temperatura de baixo?

Já sobre a diferença, se tu está usando vazão máxima, pode ocorrer um caminho preferencial na cama de grãos, como de fosse uma "rachadura" ou um "cano" por onde todo o mosto passa, e no resto, praticamente não.... isso faz com que só aquela parte seja aquecida.

Outra coisa, o teu sistema tem recirculação constante? Tu estás medindo essas temperaturas durante a recirculação?
Abraço,

Faço a medição do mosto quando retorna da serpentina (termopar + controlador), e tenho outro termômetro solto nos grãos para o liquido que fica na panela. além disso meço a todo tempo com outro termômetro de espeto em vários locais dos grãos e é ai que tenho tanta variação, chegando a 6 graus. Quanto à recirculação, ela é constante e não há caminho preferencial, tenho cuidado muito isso.

Não pode ser por conter pouca agua na proporção 2,5 l por kg? pois não chega a ficar uma quantidade grande de lamina d agua por cima dos grãos
E outra, nunca tinha feito uma receita com trigo maltado (60%), não pode haver alguma relação?? ou estou viajando..rsrsr
Abraço
 
Guenther, como vc distribui o líquido aquecido que entra na panela de mostura?
 
Faço a medição do mosto quando retorna da serpentina (termopar + controlador), e tenho outro termômetro solto nos grãos para o liquido que fica na panela. além disso meço a todo tempo com outro termômetro de espeto em vários locais dos grãos e é ai que tenho tanta variação, chegando a 6 graus. Quanto à recirculação, ela é constante e não há caminho preferencial, tenho cuidado muito isso.

Não pode ser por conter pouca agua na proporção 2,5 l por kg? pois não chega a ficar uma quantidade grande de lamina d agua por cima dos grãos
E outra, nunca tinha feito uma receita com trigo maltado (60%), não pode haver alguma relação?? ou estou viajando..rsrsr
Abraço
Proporção de água não é, mas os 60% de trigo podem ser sim.

Como ficou a vazão da bomba na recirculação? O líquido saia forte ou fraco?
 
Dependendo da relação entre o espaço perdido abaixo do fundo falso com o volume total, pode ser que a quantidade de água não seja suficiente mesmo, não?
 
Proporção de água não é, mas os 60% de trigo podem ser sim.

Como ficou a vazão da bomba na recirculação? O líquido saia forte ou fraco?

Saiu forte, não houve modificação na vazão nem entupimento, funcionou perfeitamente a circulação. A treta está na temperatura mesmo.
 
Guenther,

Ter uma espessura de uns 2 cm de água em cima da cama de grãos não ajuda para ter uma cama boa de grãos e uma temperatura uniforme?
 
Guenther,

Ter uma espessura de uns 2 cm de água em cima da cama de grãos não ajuda para ter uma cama boa de grãos e uma temperatura uniforme?
Sem dúvida, e com 2,5 litros por kg, eu sempre consigo isso, mais do 2cm inclusive.

Abraço,
 
Saiu forte, não houve modificação na vazão nem entupimento, funcionou perfeitamente a circulação. A treta está na temperatura mesmo.
Cara, tem algum mistério aí que tu ainda não descobriu.

Como tu já viu, eu e mais uma quantidade de gente tem sistema assim e não dá toda essa diferença. Depois de um tempo recirculando, dificilmente eu tenho diferença que chegue a 2 graus na panela.

Tem que analisar a coisa com calma, revisar tudo. Já passei por problemas "mágicos" assim 800 mil vezes.

Abraço,
 
Como eu falei anteriormente, dependendo da relação "espaço abaixo do fundo falso" por "volume total", a relação água/malte real pode baixar muito.

Por exemplo, eu tenho uma panela de 30cm de diâmetro e o fundo falso está a 4cm do fundo da panela. Nesse espaço eu tenho 2,8L de água.

Se eu for fazer uma cerveja com 2,5kg de malte, por exemplo, e quiser utilizar 2,5L/kg no total, vou utilizar 6,25L de água, mas na mistura com os grãos vou ter apenas 3,45L (6,25-2,8), deixando uma relação de 1,38L/kg.

Claro que esse exemplo é um extremo, não tem como brassar assim.

O que eu faço nessa minha panela é colocar água até que fique com uns 2cm acima da cama de grãos. E pra isso as vezes é utilizada toda a água de brassagem. Por isso eu não faço mais lavagem...

Acho que mais importante do que a relação água/malte é ter esses 2cm acima da cama de grãos.
 
Essa discussão procede muito. Supondo uma leva que fosse consumir 25L na mostura e 35 L na lavagem, o que aconteceria caso houve uma inversão de tipo usar 35 L na mostura e 25 L na lavagem? O efeito seria perda de eficiência?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Cara, tem algum mistério aí que tu ainda não descobriu.

Como tu já viu, eu e mais uma quantidade de gente tem sistema assim e não dá toda essa diferença. Depois de um tempo recirculando, dificilmente eu tenho diferença que chegue a 2 graus na panela.

Tem que analisar a coisa com calma, revisar tudo. Já passei por problemas "mágicos" assim 800 mil vezes.

Abraço,

Pois é, isso que antes de construir fiquei literalmente meses estudando o processo num todo. E agora me aparece essa bronca..rsrs. De qualquer forma, uma pequena variação (2 graus) não haveria problema né? acredito que revisando e aumentando um pouco a agua consiga estabilizar nessa faixa.
 
Como eu falei anteriormente, dependendo da relação "espaço abaixo do fundo falso" por "volume total", a relação água/malte real pode baixar muito.

Por exemplo, eu tenho uma panela de 30cm de diâmetro e o fundo falso está a 4cm do fundo da panela. Nesse espaço eu tenho 2,8L de água.

Se eu for fazer uma cerveja com 2,5kg de malte, por exemplo, e quiser utilizar 2,5L/kg no total, vou utilizar 6,25L de água, mas na mistura com os grãos vou ter apenas 3,45L (6,25-2,8), deixando uma relação de 1,38L/kg.

Claro que esse exemplo é um extremo, não tem como brassar assim.

O que eu faço nessa minha panela é colocar água até que fique com uns 2cm acima da cama de grãos. E pra isso as vezes é utilizada toda a água de brassagem. Por isso eu não faço mais lavagem...

Acho que mais importante do que a relação água/malte é ter esses 2cm acima da cama de grãos.

Faz sentido, minha panela perde 2,5 l com o fundo falso, isso que fica encostada na conexão. Na próxima leva vou adicionar uns 3 litros a mais e ver como fica. Vc diz não fazer lavagem? com tem ficado suas cervejas?
 
Sinceramente, não notei melhora sensorial nenhuma... Seria impossível eu afirmar alguma melhora, pois não tenho todas as variáveis super controladas..

Pra mim o grande diferencial é no tempo e no trabalho economizado.. hehe..

Tenho, na verdade, uma panela dentro da outra, sendo a menor com o fundo perfurado. Eu apenas tiro a panela menor de dentro da maior e começo a fervura...
 
Sinceramente, não notei melhora sensorial nenhuma... Seria impossível eu afirmar alguma melhora, pois não tenho todas as variáveis super controladas..

Pra mim o grande diferencial é no tempo e no trabalho economizado.. hehe..

Tenho, na verdade, uma panela dentro da outra, sendo a menor com o fundo perfurado. Eu apenas tiro a panela menor de dentro da maior e começo a fervura...

No início pensei em fazer assim tbm..já tinha comprado as panelas e tudo..rsrs. Mas depois mudei de ideia e fui para os sistema com 3 panelas mesmo, tive ate q trocar as panelas... mas agora começo a repensar depois de tudo isso.
 
Como eu falei anteriormente, dependendo da relação "espaço abaixo do fundo falso" por "volume total", a relação água/malte real pode baixar muito.

Por exemplo, eu tenho uma panela de 30cm de diâmetro e o fundo falso está a 4cm do fundo da panela. Nesse espaço eu tenho 2,8L de água.

Se eu for fazer uma cerveja com 2,5kg de malte, por exemplo, e quiser utilizar 2,5L/kg no total, vou utilizar 6,25L de água, mas na mistura com os grãos vou ter apenas 3,45L (6,25-2,8), deixando uma relação de 1,38L/kg.

Claro que esse exemplo é um extremo, não tem como brassar assim.

O que eu faço nessa minha panela é colocar água até que fique com uns 2cm acima da cama de grãos. E pra isso as vezes é utilizada toda a água de brassagem. Por isso eu não faço mais lavagem...

Acho que mais importante do que a relação água/malte é ter esses 2cm acima da cama de grãos.
Certo, esqueci de dizer: eu sempre assumo que o cálculo de 2,5 litros por kg é sobre o volume ACIMA do fundo falso. No próprio BeerSmith dá pra setar o Dead Space do Mash Tun pra isso.

Abraço,
 
Há bom...nessa caso faz sentido então. na próxima vez vou calcular corretamente essa diferença, quem sabe melhora...

Obrigado.
 
Certo, esqueci de dizer: eu sempre assumo que o cálculo de 2,5 litros por kg é sobre o volume ACIMA do fundo falso. No próprio BeerSmith dá pra setar o Dead Space do Mash Tun pra isso.

Abraço,

Valeu o dia com esse post!!!
 

Latest posts

Back
Top