Inalador para oxigenar mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gevaudan1

Well-Known Member
Joined
Jun 7, 2014
Messages
80
Reaction score
21
Pessoal, tenho um aparelho de inalação, daqueles para tratamento de problemas respiratórios, e gostaria de saber há algum problema em usá-lo pra oxigenar o mosto.

Sei que não é como injetar oxigênio puro, mas deve ser melhor que as bombinhas de aquário, não?!

A vazão de um aparelho desses é em média 9 litros de ar por minuto. As de aquário são por volta de 1,5 litros de ar por minuto.
 
Pessoal, tenho um aparelho de inalação, daqueles para tratamento de problemas respiratórios, e gostaria de saber há algum problema em usá-lo pra oxigenar o mosto.

Sei que não é como injetar oxigênio puro, mas deve ser melhor que as bombinhas de aquário, não?!

A vazão de um aparelho desses é em média 9 litros de ar por minuto. As de aquário são por volta de 1,5 litros de ar por minuto.

Injetando ar direto da atmosfera, tu consegue no máximo 8ppm de O2, seja usando bomba de aquário, balançando o fermentador.

Ou seja, se for mais fácil ou prático que a bomba de aquário, use. Se for dar muito trabalho pra sanitizar, pegue uma bomba de aquário e seja feliz.

Abraços.
 
Já tentei usar várias bombas de aquário e nenhuma funcionou com aquelas pedras difusoras de inox.

Quando utilizei o inalador meus problemas acabaram !!!! Use sem medo !!

É muito melhor que as bombas de aquário. Só não esqueça do fitro bacteriológico.
 
Já tentei usar várias bombas de aquário e nenhuma funcionou com aquelas pedras difusoras de inox.

Quando utilizei o inalador meus problemas acabaram !!!! Use sem medo !!

É muito melhor que as bombas de aquário. Só não esqueça do fitro bacteriológico.

Vocês compraram um inalador/nebulizador dedicado? Eu tenho um em casa sobrando mas não deve ser uma boa ideia reutilizá-lo para isso, né? hehehe

Quanto tempo mais ou menos você o deixa oxigenando o mosto?
 
Eu uso um inalar compact, o mesmo que minha filha usa pra rinite :confused: rsrs
Um minuto (ou um pouco mais) de aeração e sem filtro bacteriológico, maaas, se a recomendação é usar filtro então use.
Eu nunca tive problema.
 
Eu usava um desses "nebulizador". Comprei na farmácia uma mangueira nova zerada, sanitizar nunca é demais mas use tbm o filtro bacteriológico. Tentei usar as bombinhas de aquário com pedra de inox e não funcionou.

Segue vídeo do nebulizador em ação.

https://youtu.be/OEM4p0xg9pU

Mas em função do possível risco e cuidado com sanitização, deixei de usar.


Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
 
Já tentei usar várias bombas de aquário e nenhuma funcionou com aquelas pedras difusoras de inox.

Quando utilizei o inalador meus problemas acabaram !!!! Use sem medo !!

É muito melhor que as bombas de aquário. Só não esqueça do fitro bacteriológico.

Eu nunca tive problemas. Pelo contrário, tinha uma com duas saídas que dava conta legal de aerar o mosto com uma pedra de inox de 0,5 micra.

Mas se o inalador funcionar bem, pra que mudar né? =)
 
Então com o inalador precisa também da pedra difusora?

O que seria a sanitização, além da mangueira que entra em contato com o mosto?
 
Boa noite.....
Apenas para contribuir com os amigo....
Eu uso um compressor de encher pneu de carro, marca Multilaser, comprei rspecialmente para isso, uso com filtro bacteriologico e pedra difusors de inox 0.5 microns, ja fiz 3 brassagens assim, funcionou perfeitamente, aera mesmo!
É facil de encontrar e barato (R$29.90) alem de ser 12 volts.
Mas na primeira vez eu fiquei preocupsdo com a contaminação, mas o filtro resolveu.

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk
 
Boa noite.....
Apenas para contribuir com os amigo....
Eu uso um compressor de encher pneu de carro, marca Multilaser, comprei rspecialmente para isso, uso com filtro bacteriologico e pedra difusors de inox 0.5 microns, ja fiz 3 brassagens assim, funcionou perfeitamente, aera mesmo!
É facil de encontrar e barato (R$29.90) alem de ser 12 volts.
Mas na primeira vez eu fiquei preocupsdo com a contaminação, mas o filtro resolveu.

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk

Tem como fazer um video ou fotos, mostrando como fez para adaptar o filtro?
 
Tem como fazer um video ou fotos, mostrando como fez para adaptar o filtro?
Bom dia!
Nao estou em casa nesse momento, mas é o mesmo esquema dos aeradores com bomba de aquario
Só precisa cortar as ponteira que fixa no ventíl do veiculo e conectar, eu para maior segurança fixei a pedra com abraçadeira de inox para evitar que se desprendesse e caisse dentro do balde, muito simples, sem nenhum esquema especial.

Enviado de meu LG-K430 usando Tapatalk
 
Então com o inalador precisa também da pedra difusora?

O que seria a sanitização, além da mangueira que entra em contato com o mosto?

Independente do equipamento você tem que usar filtro bacteriológico.

(Bomba)----(filtro)---(pedra difusora)

Sanitize as mangueiras como quiser, e se a pedra for de inox pode ferver por uns 5 a 10 minutos. Use luvas de cozinha sanitizadas pra manipular a pedra, pois a gordura dos dedos pode entupir.
 
Independente do equipamento você tem que usar filtro bacteriológico.

(Bomba)----(filtro)---(pedra difusora)

Sanitize as mangueiras como quiser, e se a pedra for de inox pode ferver por uns 5 a 10 minutos. Use luvas de cozinha sanitizadas pra manipular a pedra, pois a gordura dos dedos pode entupir.

A questão era sobre a pedra difusora, se seria necessária também com o inalador. Respondido.

Quero começar a fazer isso mas certeza que vou entupir a pedra na primeira tentativa :)
 
A questão era sobre a pedra difusora, se seria necessária também com o inalador. Respondido.

Quero começar a fazer isso mas certeza que vou entupir a pedra na primeira tentativa :)

O que eu costumo fazer para usar a pedra de inox:
Fervo ela por uns 10 minutos com a mangueira engatada e ligo a bombinha de aquário com a pedra em fervura ainda. Isso faz com que os poros dela fiquem mais abertos e com isso consigo aerar o mosto tranquilamente com a minha bombinha (que por sinal é fraca!).
 
Back
Top