hidratação do fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mosf77

Member
Joined
Feb 21, 2016
Messages
21
Reaction score
3
Boa noite cervejeiros!
Sou novo na arte de fazer cervejas, sempre coloquei o fermento diretamente na cerveja, sem hidrata-lo.
Agora estou pensando em hidratar antes, mas não sei como proceder!
Faço normalmente 18 à 20 litros de IPA, uso um pacote de fermento. Pensei em usar 2 pacotes e hidrata-los, mas gostaria de obter todas às informações possíveis, para obter um bom resultado!
Grato,
Marcos Franco.
 
Boa noite cervejeiros!
Sou novo na arte de fazer cervejas, sempre coloquei o fermento diretamente na cerveja, sem hidrata-lo.
Agora estou pensando em hidratar antes, mas não sei como proceder!
Faço normalmente 18 à 20 litros de IPA, uso um pacote de fermento. Pensei em usar 2 pacotes e hidrata-los, mas gostaria de obter todas às informações possíveis, para obter um bom resultado!
Grato,
Marcos Franco.


@mosf77 dá uma olhada nesse tópico, que todas as suas dúvidas serão respondidas

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Abs
 
Caros Colegas
Já tive a informação a respeito da hidratação do fermento.
Agora gostaria de saber, sobre a quantidade!
Geralmente uso um pacote de us-05 para fazer minha IPA (18 até 20 litros), posso colocar 2 pacotes nessa receita?
 
Veja bem atras do envelope já diz que cada envelope de 11g serve para fermentar de 20 a 30 litros de cerveja , não há necessidade de exagerar na dosagem para apenas até 20 litros sempre usei 1 só atenuou muito bem as vezes até alem do que eu achava
 
Veja bem atras do envelope já diz que cada envelope de 11g serve para fermentar de 20 a 30 litros de cerveja , não há necessidade de exagerar na dosagem para apenas até 20 litros sempre usei 1 só atenuou muito bem as vezes até alem do que eu achava

1 pacote para 20-30 litros é pouco, perto de 50% do indicado.

Com under pitching a atenuação é um dos menores problemas, você vai gerar off-flavos com essa quantidade. Vai sair cerveja, mas não com a mesma qualidade.

"Ah, mais eu uso sempre 1 pacote para 20 litros e a cerveja ficou boa"...os off-flavors estão lá, se você consegue perceber é outra história.
 
1 pacote para 20-30 litros é pouco, perto de 50% do indicado.



Com under pitching a atenuação é um dos menores problemas, você vai gerar off-flavos com essa quantidade. Vai sair cerveja, mas não com a mesma qualidade.



"Ah, mais eu uso sempre 1 pacote para 20 litros e a cerveja ficou boa"...os off-flavors estão lá, se você consegue perceber é outra história.


Favor não levar a mal por questionar a sua opinião, nem entenda como um ataque pessoal, só estou querendo compreender melhor a questão do underpiching.
Pq as opniões sao tão inflexíveis com a quantidade de fermento quando para menos, gostaria de mais detalhes.
Um pacote para 30 litros é bem pouco mesmo, concordo, mas para 20 tb é pouco a ponto de gerar muitos off flavors ? Não importa se a og é baixa? Nem que estilo? Ou se o fermento foi devidamente hidratado e a temperatura de fermentação bem controlada?
Que tipo de offs posso esperar de uma cerveja fermentada dessa forma?
 
Favor não levar a mal por questionar a sua opinião, nem entenda como um ataque pessoal, só estou querendo compreender melhor a questão do underpiching.
Pq as opniões sao tão inflexíveis com a quantidade de fermento quando para menos, gostaria de mais detalhes.
Um pacote para 30 litros é bem pouco mesmo, concordo, mas para 20 tb é pouco a ponto de gerar muitos off flavors ? Não importa se a og é baixa? Nem que estilo? Ou se o fermento foi devidamente hidratado e a temperatura de fermentação bem controlada?
Que tipo de offs posso esperar de uma cerveja fermentada dessa forma?

Amigo, por favor não se desculpe. Esse é o lugar perfeito para se aprender, eu pelo menos toda semana aprendo pelo menos alguma coisa nova nesse fórum, e ninguém deveria levar as coisas para o lado pessoal.

Quanto as suas dúvidas:

- Sim, a OG deve ser levada em conta quando se faz o cálculo para quantidade de fermento a ser inoculada. No caso em questão do tópico o autor falou sobre uma IPA, vamos partir do princípio que a OG deva ser pelo menos 1.045-1.050 para estar no limite inferior do estilo, com uma OG dessa se você inocular apenas um pacote você já está com em média 25-30% menos células do que o recomendado. Segue uma calculadora bem confiável: http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/

- Estilo também conta, e bastante. Dependendo do estilo você quer o perfil mais neutro possível de fermentação, pois você quer que o malte ou o lúpulo sejam os protagonistas (wee heavy, IPA são dois exemplos). Assim sendo é importante que você inocule pelo menos a quantidade indicada. Novamente o estilo que o autor se referiu exige um perfil neutro (na maior parte dos casos) de fermentação. Alguns estilos "aceitam" um under pitching pois os off-flavors gerados são aceitos e muitas vezes desejados nesses estilos. Já li relatos de pessoas que obtiveram ótimos resultados fazendo um under pitching proposital de leveduras para belgian ales.

- Na minha opinião, existem 3 pilares da fermentação que não podem ser desrespeitados, eles são: qualidade das células, quantidade das células e ambiente favorável para elas trabalharem. A qualidade tem haver com a "saúde" das leveduras, foram bem armazenadas? Estão na temperatura correta? Se forem secas, foram hidratadas corretamente para preparar para o que esta por vir? En relação a quantidade já falamos acima. E temperatura então nem se fala. Cada cepa tem sua temperatura ideal, e é importante que você respeite isso, pois se você quer o melhor resultado você tem que oferecer o melhor ambiente para elas trabalharem, Então sim, se você quer uma cerveja ótima, você tem que controlar a fermentação.

- Off flavours....esse é um tópico que pode se extender demais, mas para encurtar: sim under pitching gera off-flavors. A quantidade desses compostos é difícil de mensurar, e pode ser que para a maioria das pessoas isso passe desapercebido. Os dois principais compostos, pelo menos os que eu lembro agora, que são gerados em under pitching são os fenóis e diacetil em quantidades maiores. Acho que foi o Guenther que fez a analogia com um canteiro de obras: você vai construir um prédio com 2 funcionários, eles vão terminar o serviço: provavelmente sim, porém a energia e tempo gastos serão demasiados e por estarem cansados e estressados é bem provável que o resultado final seja diferente do esperado..agora a mesma obra com, digamos, 10 funcionários, eles vão dividir melhor as atividades e provavelmente terminar antes o serviço e com uma qualidade melhor. Estou resumindo bastante aqui, mas dá uma olhada no google em "underpitching off flavors" que dá para ter uma boa idéia.

No fim, você vai ter cerveja de qualquer jeito, mas a qualidade muda bastante.
Existe um tópico de pelo menos 100 páginas no HBT Americano em que um homebrewer defende com todas as forças de que ele tem resultados favoráveis com 1 pacote de fermento para 23 litros, e que a idéia de usar mais fermento é uma "invenção". Eu já fiz cervejas com a quantidade errada de fermento e digo que para mim a diferença foi grande. Eu prefiro seguir as recomendações de quem estudou e pesquisou a questão.

Espero poder ter ajudado.
 
Favor não levar a mal por questionar a sua opinião, nem entenda como um ataque pessoal, só estou querendo compreender melhor a questão do underpiching.
Pq as opniões sao tão inflexíveis com a quantidade de fermento quando para menos, gostaria de mais detalhes.
Um pacote para 30 litros é bem pouco mesmo, concordo, mas para 20 tb é pouco a ponto de gerar muitos off flavors ? Não importa se a og é baixa? Nem que estilo? Ou se o fermento foi devidamente hidratado e a temperatura de fermentação bem controlada?
Que tipo de offs posso esperar de uma cerveja fermentada dessa forma?

Fábio,

Underpitch significa, em poucas palavras, que as células terão que trabalhar 10x, 20x, 50x mais para atenuar uma cerveja.

O álcool, a acidez, a quantidade de alimento disponível,quantidade de moléculas de açucar simples e compostos, temperatura, tudo isso altera o metabolismo da célula e a faz produzir uma maior ou menor quantidade de subprodutos

Tomando o diacetil como exemplo (perdoem qualquer canelada), ele pode aparecer em duas situações:

1 - Fermentação sem controle de temperatura. O metabolismo da célula vai a 'milhão' e ela produz um excesso de diacetil que não será reconsumido depois.

ou,

2 - A célula morre por stress (ácido/alcool/excesso de trabalho) antes de conseguir consumir o diacetil gerado.

E essa lógica se aplica para todos os outros subprodutos gerados pela célula.
Enfim, após N cálculos por N laboratórios diferentes, chegou-se a conclusão que, para uma fermentação saudável, você precisa de X bilhões de células / ml / grau platô, que é o número que está em praticamente toda calculadora cervejeira disponível para uso hoje.

"Ah, mas eu sempre fiz underpitch e nunca deu off flavour..."

Tem gente que não sente diacetil, gente que não reconhece e acha que ele faz parte de qualquer ale, e gente que não percebe porque serve as ales geladas demais, ou no copo errado e por ultimo, gente que não se importa.

Eu sou da opinão que com o copo certo na temperatura certa, todo off flavour fica visível. Só saber procurar.

E por ultimo, a embalagem do fermento não fala nada sobre a OG/FG porque ela tem que ser 'idiot proof'. Se você ler os papers e o blog da própria fermentis, eles falam sobre hidratação e taxa de inoculação.
 
Valeu pela contribuição galera, vejo que terei que investir mais tempo estudando os fermentos.
Eu tinha a visão de que se cuidasse bem da fermentação o underpiching não seria um problema sério e os offs flavors sumiriam ou seriam detectados com dificuldade, achava que com um tempo maior de secundaria isso se resolveria. Vou experimentar fermentar de acordo com as calculadoras e ver no que dá, se percebo a diferença. Até para saber se esses offs aparecem de forma sutil ou não.
 
Back
Top