HERMS com fogareiro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, meu primo me fez uma pergunta que fiquei na duvida. O equipo dele é de panela de alumínio com fogareiro. Aí ele me perguntou se ele poderia ficar circulando o mosto com bomba durante a mostura e não ficar mexendo na panela. O equipo dele é com fundo falso. Ou por ser chama (fogareiro), necessariamente será preciso ficar mexendo o malte para não queimar?
 
Pessoal, meu primo me fez uma pergunta que fiquei na duvida. O equipo dele é de panela de alumínio com fogareiro. Aí ele me perguntou se ele poderia ficar circulando o mosto com bomba durante a mostura e não ficar mexendo na panela. O equipo dele é com fundo falso. Ou por ser chama (fogareiro), necessariamente será preciso ficar mexendo o malte para não queimar?

Oi Fdamata, nao tem problema nenhum, ele pode fazer desse jeito mesmo. Pelo fato de estar usando fundo falso, o grão nao estará em contato com o fundo da panela, ou seja, nao tem perigo de caramelizar.
Somente tenha certeza que, sempre que o fogo estiver ligado, o seu primo esteja fazendo a circulação do mosto (mas acho q n eh problema pois me parece que ele quer fazer circulação continua).
Se for isso mesmo, é até bom que ele nao perturbe a cama de grãos que se formará.
 
Eu estou pensando em utilizar esse mesmo esquema (mas no meu entendimento não é HERMS porque o aquecimento não é por troca de calor)... a única ressalva é que, com recirculação constante, o calor deve dissipar rapidamente, então vou recircular apenas quando o fogo estiver ligado mesmo.
 
Fabiano, o sistema que você descreveu é um RIMS, não HERMS. Independente do nome, funciona perfeitamente.
 

Latest posts

Back
Top