Henrik - Curitiba-PR

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

henrikchaves

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2015
Messages
68
Reaction score
24
Salve, salve povo cervejeiro!!!

Encontrei esse fórum há algum tempo (via indicação no livro "Cerveja Feita em Casa"), e achei muito legal!

Tenho uma história legal no mundo cervejeiro: até 2012 (+/-) eu não gostava de cerveja (só conhecia a amarela, comercial, feita de milho e/ou arroz). Já tinha experimentado várias vezes, mas sempre achei o sabor, e principalmente o aroma, bem desagradáveis.

Eis que nesse ano, após um longo trabalho de alguns amigos, fui apresentado a cervejas decentes. Primeiro as alemãs de trigo, depois outros estilos, e terminei me apaixonando.

Brassei pela primeira vez junto com esses amigos (um deles possui um equipamento bem completo para 40 l), mas ainda não tinha me aventurado a fazer sozinho, pois moro em um apartamento minúsculo, sem a menor chance de instalar uma geladeira extra (e muito menos uma cozinha adequada, com 3 panelas).

Eis que há poucos dias, após pesquisar bastante sobre bateladas pequenas, descobri o método BiaB. Comprei boa parte do "equipamento" (basicamente um caldeirão número 28, onde cabem 12 litros com tranquilidade, e instrumentos de medição) hoje, e estou encomendando o restante (fermentador, essencialmente) via web.

A idéia é fazer a primeira brassagem independente já no próximo fim de semana ou, no máximo, no dia 04/07.

Começarei com uma Nut Brown Ale, e a idéia é puxar o sabor para amêndoa (ainda pesquisando como fazer isso exatamente). :rockin::rockin:

Já li "retroativamente" muitos, mas MUITOS tópicos do forum (quase todos os fixados, e dezenas de outros), e deu para aprender bastante.

Para quem interessar, sou de Curitiba, PR.

Um forte abraço para todos! Em breve incomodarei com minhas dúvidas (e espero em breve poder contribuir tirando dúvidas de outras pessoas também!).

:drunk::drunk:

EDIT: Faltou contar as cervejas que já fiz com os amigos (foram poucas...). A primeira foi uma America IPA apenas com Citra e Cascade (sensacional!), e a segunda (ainda maturando) foi uma Smoked IPA (experimental pacas...). Quando ficar pronta conto como foi. :)
 
Ae cara... bem-vindo.

Dica: prove a hazelnut brown nectar, da Rougue... é uma brown ale com extrato de avelã. Boa demais. Estava essa semana mesmo vendo como fazer um extrato caseiro desses... pra tentar talvez um clone hehehee

Abraço
 
Seja bem vindo.

Pra fermentar em apartamento eu sugiro um cooler térmico, um tic e uma lampada (ou uma geladeira, luxo que eu não ainda não tenho). Funciona bem pro nosso clima.

Abraços!
 
Obrigado pela dica, Tiago! Vou dar uma fuçada nas minhas lojas habituais para ver se encontro (apesar da implicância que tenho com a Rogue...). :mug:
 
Seja bem vindo.

Pra fermentar em apartamento eu sugiro um cooler térmico, um tic e uma lampada (ou uma geladeira, luxo que eu não ainda não tenho). Funciona bem pro nosso clima.

Abraços!

Interessante a dica! Dei uma olhada no seu arranjo lá no outro tópico (mais tarde comentarei lá também, pois tenho uma pergunta ou duas).

De qualquer modo a idéia do frigobar está reservada, só que descobri frigobares usados são mais caros e menos disponíveis do que imaginava... :(
 
Interessante a dica! Dei uma olhada no seu arranjo lá no outro tópico (mais tarde comentarei lá também, pois tenho uma pergunta ou duas).

De qualquer modo a idéia do frigobar está reservada, só que descobri frigobares usados são mais caros e menos disponíveis do que imaginava... :(

Passei na rua riachuelo pra dar uma olhada e desisti. Vou esperar e comprar um freezer zero km mesmo. É mais negócio. :D

Abraços e boas cervas.
 
Para comprar equipamentos baratos usem o OLX. Eu vendi meu Frigobar por R$ 300,00 novinho. Nessas lojas de usados são sempre caros.
 
OLX, briques do facebook ou grupos de aluguel de ap compartilhado sempre tem anúncios de geladeiras/frigobares bem baratinhos. No grupo de aluguel de ap compartilhado aqui de POA seguidas vezes aparecem geladeiras legais por 200 ~ 300 pilas...

O bom de frigobar é que cabe de boa no carro, não precisa pagar frete...
 
Back
Top