Help - Fermentação não iniciou

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 4, 2014
Messages
12
Reaction score
1
Buenas galera!

Minha primeira Lager e estou com um problema, o mostro está a 10 dias no fermentador e nada de fermentar. Explico melhor:

A produção aconteceu no dia 22/12, mas como não consegui deixar o mostro na temperatura desejada, coloquei no fermentador, setei o controlador de temperatura para 8º e não inoculei o fermento. Neste mesmo dia fervi uns 500ml de água filtrada (para hidratar o fermento) e coloquei no erlenmeyer para resfriar na mesma geladeira.

No dia 24/12, com o mostro a 8º, coloquei 8 pacotes de fermento no erlenmeyer, misturei aos poucos até homogenizar, aguardei uns 20 min e coloquei no fermentador. Setei o controlador para 10º e deixei a temperatura subir naturalmente.

Acompanhei o airlock até o dia 26/12 e nada de borbulhar. Neste dia saí de férias e só retornei ontem (03/01). Medi a densidade e havia baixado de 1.057 para 1.055. Elevei a temperatura para 12º e medi novamente um dia depois, baixou para 1.054. O airlock continua paradinho. As medições foram feitas com um refratómetro.

Seguem mais algumas informações:

Desejado:
60 litros
OG: 1.052
FG: 1.013

Realizado:
54 litros no fermentador
OG: 1.057

* Os equipamentos foram devidamente sanitizados e a "cerveja" não demonstra estar contaminada (pelo menos com relação ao cheiro e sabor).

* A temperatura está sendo medida com o sensor colado com fita e isopor no fermentador.

* A aeração do mostro foi feita somente durante a queda da panela para o fermentador.

Fermento utilizado: Bohemian Lager M-84 10g Mangrove Jacks (8 pacotes)
Maltes: 14kg malte pilsen; 600g malte Carapils
Lúpulos: HALLERTAU PERLE T-90 8.8% A.ALFA (46g 60min)
Saaz 2,4% A.A (140g 5min; 60g 0min)


E agora, quem poderá me defender?


Abraço!!!
 
boa noite Juninho,

voce ja fez a mediacao com um densimetro ou so refratometro? Voce bateu o mosto antes de colocar o fermento e depois para deixar bastante oxigenio no mosto?
Tira uma prova do mosto, deixar em temperatura ambiental e faz frequentamente medidos com um densimetro.
 
Tira uma prova do mosto, deixar em temperatura ambiental e faz frequentamente medidos com um densimetro. A prova da rapida fermentacao. Ela vai ti mostrar se o fermento trabalhar ainda.
 
Tira uma prova do mosto, deixar em temperatura ambiental e faz frequentamente medidos com um densimetro. A prova da rapida fermentacao. Ela vai ti mostrar se o fermento trabalhar ainda.

Vou fazer este teste. Mas algum problema tem, pois nas outras levas as medições com o refratómetro, mesmo que imprecisas, refletiam o trabalho do fermento.

Vlw.
 
Vou fazer este teste. Mas algum problema tem, pois nas outras levas as medições com o refratómetro, mesmo que imprecisas, refletiam o trabalho do fermento.

Vlw.
Refletiam sim, mas deu erro por causa do alcool. Quando a levedura trabalha e produz alcool e carbonico, o erro da mediacao em brix so pode tirar o calculo.
Vc limpa seu refratometer antes da mediacao com agua destilada?
A levedura estava dentro da validade?
Os primeiros dias da fermentacao estava com temperatura baixa. Bohemian Lager M84 na minha informacao trabalha bem com 10 a 15 graus. 12 graus acho sao otimo agora.
Calma vai ser um cerveja
 
Refletiam sim, mas deu erro por causa do alcool. Quando a levedura trabalha e produz alcool e carbonico, o erro da mediacao em brix so pode tirar o calculo.
Vc limpa seu refratometer antes da mediacao com agua destilada?
A levedura estava dentro da validade?
Os primeiros dias da fermentacao estava com temperatura baixa. Bohemian Lager M84 na minha informacao trabalha bem com 10 a 15 graus. 12 graus acho sao otimo agora.
Calma vai ser um cerveja


Lavo o refratômetro com água da torneira e seco com um paninho.
Sim, estava dentro do período de validade.
Quanto a temperatura, ficou 10 dias a 10 graus (temperatura dentro do range indicado) e nada. Hoje será o segundo dia a 12. Quando chegar em casa vou verificar se está fermentando e atualizo aqui.

Vlww, Abraço!
 
Fiz a medição hoje e a densidade não mudou, continua em 1.053.
Será que devo tentar adicionar um novo fermento? Acho que o fermento estava com algum problema. Comprei na MalteShop em Porto Alegre, amanha vou lá perguntar se tiveram mais algum caso com esse mesmo fermento.

Alguma sugestão para salvar esta leva?
 
Fiz a medição hoje e a densidade não mudou, continua em 1.053.
Será que devo tentar adicionar um novo fermento? Acho que o fermento estava com algum problema. Comprei na MalteShop em Porto Alegre, amanha vou lá perguntar se tiveram mais algum caso com esse mesmo fermento.

Alguma sugestão para salvar esta leva?
A prova que vc tirou nao mudou o valor?
Eu fiz um cerveja quase do mesmo tipo com a alta fermentacao e usei a Nottingham Ale (em 2. vez)...usei whirlfloc para clariar...o resultado era ate hoje minha melhor cerveja.

Deixar a leva com temperatura mais baixa..pode ser 4 graus. Faz um pedido da 3 pacotes de Notti, aumentar a temperatura a 16 Graus...bate forte sua leva...colocar seu 3 pacotes fermento rehydratado...bate de novo ...fechar todo com seu airlock...deixar a Notti trabalhar baixa com 16 a 18 graus...e 24 horas depois e sem stresso vai mudar sua leva para um cerveja saborosa bem parecido uma de baixa fermentacao.

Abraco
 
Minha ideia é manter o perfil da cerveja utilizando o mesmo fermento. Vou tentar acrescentar mais do mesmo.
 
Atualizando:

Elevei a temperatura para 13 graus e o fermento começou a trabalhar. Acredito que embora indique na embalagem um range de 10 a 15 graus, 13 seja a temperatura ideal. Vou manter 13 até o fermento diminuir a atividade e depois elevar para 14 e 15.

Acho que agora vai! o/
 
Atualizando:

Elevei a temperatura para 13 graus e o fermento começou a trabalhar. Acredito que embora indique na embalagem um range de 10 a 15 graus, 13 seja a temperatura ideal. Vou manter 13 até o fermento diminuir a atividade e depois elevar para 14 e 15.

Acho que agora vai! o/
Gracas a deus..
Quando a fermentacao terminar e vc tirar a cerveja da levedura, pode colheta sua levedura.
Se vc quer fazer esse processo, posso explicar. A segunda vez essa levedura vai trabalhar melhor.

Abraco
 
Tive uma situação semelhante algumas semanas atrás. O que resolveu foi um pouco mais de paciência, uma boa agitada no mosto e subir um pouco a temperatura.
 

Latest posts

Back
Top