[HELP] Como fazer lupulagem no whirpool?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leofecarvalho

Well-Known Member
Joined
Jan 16, 2017
Messages
93
Reaction score
26
Eai galera cervejeira! :mug:

Vou brassar uma APA nesse final de semana e gostaria de intensificar o aroma dela fazendo lupulagem no whirlpool, porém, nunca fiz esse procedimento e gostaria de uma ajudinha de vcs! :confused:

obs: Gostaria de testar esse procedimento para NÃO fazer dry hop.

Vamos lá:
1. Insiro meu chiller de imersão na panela.
2. Começo o resfriamento.
3. Faço o whirlpool por dentro do chiller (com o mosto quente) e taco meus lúpulos sem medo de ser feliz?

Abraços
 
Vc tem a receita com as adições de amargor? Eu sugiro fazer o DH com 1,5 a 2 g/l para a APA.
 
Vc tem a receita com as adições de amargor? Eu sugiro fazer o DH com 1,5 a 2 g/l para a APA.

4,3kg Malte Pale Ale
0,8kg Malte Munich

35g Lúpulo Amarillo
30g Lúpulo Cascade
20g Lúpulo Citra
Safale US-05

Ai de sobra tenho 15g de Amarillo, 20g de Cascade e 30g de Citra.
Quero usar essas "sobras" pra fazer a lupulagem no whirlpool.
 
Também vou brassar uma APA, e a intenção é fazer single hop, usando Mosaic.

Para 10litros, as adições que estou pretendendo são 7g/FWH, 6g 30min, e 20g a 0min.

Também estou querendo deixar de fazer DH, agora me bateu a dúvida se é melhor transferir essa lupulagem de 0min pro Whirpool, hehe.

Vamos ver se aparece alguém com mais experiência para deixar uma opinião.
 
Costumo fazer adições tardias e deixar de lado o DH em praticamente todas brejas que eu faço, ficam bem legais em aroma, dependendo do lupulo, claro..

O que eu costumo fazer nesses casos: resfriamento até ~60ºC e fazer a adição, seguidos nesse caso por um whirlpool a frio, antes de passar pro fermentador. Vale a pena mover as adições tardias pra baixo de 5min, ajuda no aroma.

Por experiencia e intuição, eu considero parelho uma adição de whilpool de 1g/L com um DH de 1,5g/L, mas essa relação depende muito mais de safra e quantidade de óleo do que quantidade simplesmente.

meus dois centavos pra contribuir
 
Só pra lembrar, que são duas técnicas diferentes, que podem te dar resultados bem distintos, mas que podem ter um ponto de equivalência.. tem uns quantos tópicos espalhados pelo HB brasileiro e americano sobre isso
 
Sigo o mesmo método do @rodrigoSchuch, uso o chiller de imersão para resfriar até 80 ou 60 graus e faço essa adição e o whirlpool. Motivo: você ainda volatiliza óleos e extrai alfa-ácidos ao apagar o fogo, ou seja, você ainda ganha amargor e perde sabor/aroma. De 80 graus pra baixo, você já não isomeriza a maior parte dos óleos essenciais, e não extrai amargor. A única diferença para o método do amigo acima é que eu utilizo, no mínimo, entre 5 e 7 gramas de lúpulo por litro de cerveja nessas adições.
 
Também vou brassar uma APA, e a intenção é fazer single hop, usando Mosaic.

Para 10litros, as adições que estou pretendendo são 7g/FWH, 6g 30min, e 20g a 0min.

Também estou querendo deixar de fazer DH, agora me bateu a dúvida se é melhor transferir essa lupulagem de 0min pro Whirpool, hehe.

Vamos ver se aparece alguém com mais experiência para deixar uma opinião.

Bom, pelo que estou vendo então, seria recomendável eu, ao invés de fazer essa adição a 0min, fazer no Whirpool, já que a intenção é contribuir apenas para o aroma da APA, sem fazer Dry Hop.
 
O importante é ter em mente que adições em temperaturas abaixo de 80 graus (preferencialmente 60) não isomerizam alfa-ácidos e não volatilizam óleos essenciais, ou seja, você tem muito mais sabor e aroma. É a temperatura, e não o whirlpool propriamente dito, que vc deve ter como referência (até porque a maioria dos cervejeiros faz o whirpool antes de resfriar o mosto, aos 0 minutos, com o líquido ainda próximo da temperatura de fervura).
 
O importante é ter em mente que adições em temperaturas abaixo de 80 graus (preferencialmente 60) não isomerizam alfa-ácidos e não volatilizam óleos essenciais, ou seja, você tem muito mais sabor e aroma. É a temperatura, e não o whirlpool propriamente dito, que vc deve ter como referência (até porque a maioria dos cervejeiros faz o whirpool antes de resfriar o mosto, aos 0 minutos, com o líquido ainda próximo da temperatura de fervura).

Certo, então o esquema é resfriar o mosto até 60º, fazer o whirlpool e jogar os lupulos no redemoinho?
 
Certo, então o esquema é resfriar o mosto até 60º, fazer o whirlpool e jogar os lupulos no redemoinho?

Sim. Apenas redobre a atenção com sua sanitização e exposição da panela ao ar, afinal, o mosto abaixo de 80 graus já não é um ambiente capaz de esterilizar microorganismos.
 
Ressuscitando o topico, tipo, no meu caso, eu uso chiller de placas e durante a trasfega pro balde fermentador a temperatura cai de 80 para 30 graus...nesse caso consigo mais aroma entao colocando o lupulo numa hop bag e deixando la por uns 20 min ou ate atingir os 20 graus parq depois de inocular o fermento?
 
Ressuscitando o topico, tipo, no meu caso, eu uso chiller de placas e durante a trasfega pro balde fermentador a temperatura cai de 80 para 30 graus...nesse caso consigo mais aroma entao colocando o lupulo numa hop bag e deixando la por uns 20 min ou ate atingir os 20 graus parq depois de inocular o fermento?

Esse processo que tu citou aí é basicamente um dry hopping feito imediatamente após a brassagem.

Resfria com teu chiller de placas e manda pra outra panela, taca o lúpulo dentro, faz um whirpool bem feitinho, deixa umas duas horas decantando (já vai estar frio mesmo) e aí manda pro fermentador sem o trub.

Desse jeito tu faz a adição no whirlpool com 30 graus. Se quiser fazer um pouco mais quente pra ver se extrai um pouco mais de óleo (que aí já é palpite meu sem embasamento nenhum), resfria só 2/3 do teu mosto e joga o que sobrar ainda quente mesmo por cima pra levantar um tanto a temperatura e faz o mesmo procedimento que eu citei ali em cima.
 
Esse processo que tu citou aí é basicamente um dry hopping feito imediatamente após a brassagem.

Resfria com teu chiller de placas e manda pra outra panela, taca o lúpulo dentro, faz um whirpool bem feitinho, deixa umas duas horas decantando (já vai estar frio mesmo) e aí manda pro fermentador sem o trub.

Desse jeito tu faz a adição no whirlpool com 30 graus. Se quiser fazer um pouco mais quente pra ver se extrai um pouco mais de óleo (que aí já é palpite meu sem embasamento nenhum), resfria só 2/3 do teu mosto e joga o que sobrar ainda quente mesmo por cima pra levantar um tanto a temperatura e faz o mesmo procedimento que eu citei ali em cima.
Valeu pela dica Rafael!
 
Back
Top