Headspace muito grande

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Franzoi_VKB

Member
Joined
Jan 7, 2015
Messages
13
Reaction score
2
Olá amigos cervejeiros!
Recentemente comprei um fermentador cônico de 100L para aumentar o volume das minhas levas, porém quero fazer uma receita teste de 40 litros. Esses 60 litros em vazio podem trazer algum problema para a minha cerveja?
Obrigado
 
Olá amigos cervejeiros!
Recentemente comprei um fermentador cônico de 100L para aumentar o volume das minhas levas, porém quero fazer uma receita teste de 40 litros. Esses 60 litros em vazio podem trazer algum problema para a minha cerveja?
Obrigado

Não... Tem cervejeiro/cervejaria que faz fermentação em fermentador aberto, com o universo inteiro de headspace... :fro:

Talvez faça alguma diferença na forma como acumula o fermento no cone, etc... pra fazer as purgas.

Abraço
 
Obrigado Tiago!!!
Gostei do "com o universo inteiro de headspace" hahahahaha
Abraço
 
Bom dia à todos!
Aproveitando o tópico sobre HeadSpace... um dos meus fermentadores é de 30 litros, sendo que pretendo engarrafar em torno de 20 litros.. sendo assim terei mais ou menos 10 litros de headspace no fermentador... considerando que farei a inoculação do fermento de forma correta (quantidade, hidratação etc) este espaço é suficiente para que ocorra atividade no airlock? ou vai ter que ser na base do densimetro para verificar se a fermentação está evoluindo? Digo isso pq se for via densimetro eu vou perder bastante cerva verificando continuamente, concordam?
 
Bom dia à todos!
Aproveitando o tópico sobre HeadSpace... um dos meus fermentadores é de 30 litros, sendo que pretendo engarrafar em torno de 20 litros.. sendo assim terei mais ou menos 10 litros de headspace no fermentador... considerando que farei a inoculação do fermento de forma correta (quantidade, hidratação etc) este espaço é suficiente para que ocorra atividade no airlock? ou vai ter que ser na base do densimetro para verificar se a fermentação está evoluindo? Digo isso pq se for via densimetro eu vou perder bastante cerva verificando continuamente, concordam?

Se o balde tiver bem vedado, vai borbulhar.

Alternativamente vc pode acompanhar a fermentação pelo visual e tempo... não precisa ficar tirando amostra o tempo todo. Só no final pra medir FG.

Abraço
 
Bom dia à todos!
Aproveitando o tópico sobre HeadSpace... um dos meus fermentadores é de 30 litros, sendo que pretendo engarrafar em torno de 20 litros.. sendo assim terei mais ou menos 10 litros de headspace no fermentador... considerando que farei a inoculação do fermento de forma correta (quantidade, hidratação etc) este espaço é suficiente para que ocorra atividade no airlock? ou vai ter que ser na base do densimetro para verificar se a fermentação está evoluindo? Digo isso pq se for via densimetro eu vou perder bastante cerva verificando continuamente, concordam?

Ele deve demorar um pouco mais para gerar atividade no airlock, mas vai gerar igual. Então da pra ir acompanhando uns dias até parar e só depois medir tranquilamente.
 
Bom dia à todos!
Aproveitando o tópico sobre HeadSpace... um dos meus fermentadores é de 30 litros, sendo que pretendo engarrafar em torno de 20 litros.. sendo assim terei mais ou menos 10 litros de headspace no fermentador... considerando que farei a inoculação do fermento de forma correta (quantidade, hidratação etc) este espaço é suficiente para que ocorra atividade no airlock? ou vai ter que ser na base do densimetro para verificar se a fermentação está evoluindo? Digo isso pq se for via densimetro eu vou perder bastante cerva verificando continuamente, concordam?

Ao meu ver, a não ser que tu queira traçar o perfil de atenuação do fermento a uma determinada condição de fermentação, não faz nenhum sentido acompanhar a densidade durante a fermentação. Eu só tiro amostras depois de uns 8 ~ 10 dias, porque dai ser que a fermentação pode ter acabado. Tiro de 2 a 3 amostras em dias diferentes pra ter certeza que a fermentação acabou, daí passo pra clarificação.
Quanto ao headspace, tá tranquilo. Vai ter atividade no airlock a partir do momento que ele encher de CO2. Eu sempre fermento levas de 20 litros em bombona de 30L. Assim não me importo com fermentos "agitadinhos". O aconselhado é pelo menos 20% de volume pra headspace, se não extravasa muito facilmente
 
Ao meu ver, a não ser que tu queira traçar o perfil de atenuação do fermento a uma determinada condição de fermentação, não faz nenhum sentido acompanhar a atividade do fermento.

Vc quer dizer acompanhar a atividade do fermento através da densidade, não acompanhar em geral, certo?
 
Vc quer dizer acompanhar a atividade do fermento através da densidade, não acompanhar em geral, certo?

Exato. Ficou mal escrito. Mania de não revisar antes de postar....
Já vou editar pra ficar certinho, valeu pelo alerta!
 
Estou basicamente com a mesma dúvida que o @ferorsan...
Tô pra comprar bombonas pra fermentação e a situação é a seguinte?

Vou fazer levas de 20L e a bombona de 20L tem a capacidade total de 23L. Considerando o headspace padrão de 20% eu já estavia um pouco abaixo.

Recomendam usar bombonas de 30L no lugar delas como tem feito o @tiefensee ? Não teria problemas de oxidação por muito headspace? Lí algo sobre isso em algum post aqui...

Abraço!
 
Estou basicamente com a mesma dúvida que o @ferorsan...
Tô pra comprar bombonas pra fermentação e a situação é a seguinte?

Vou fazer levas de 20L e a bombona de 20L tem a capacidade total de 23L. Considerando o headspace padrão de 20% eu já estavia um pouco abaixo.

Recomendam usar bombonas de 30L no lugar delas como tem feito o @tiefensee ? Não teria problemas de oxidação por muito headspace? Lí algo sobre isso em algum post aqui...

Abraço!
Cara... Isso aí é mito, sem duvida. A quantidade de CO2 que uma fermentação gera com certeza é suficiente pra preencher varias vezes um headspace de 10 litros.
 
Em relação a oxidação creio que vc não precisa se preocupar... O headspace vai estar lotado de gás carbônico durante a fermentação primária e secundária.. Esse gás proteje sua cerveja do O2.
 
Cara... Isso aí é mito, sem duvida. A quantidade de CO2 que uma fermentação gera com certeza é suficiente pra preencher varias vezes um headspace de 10 litros.

Reativando o tópico! Se acharem melhor posso iniciar um novo tópico...

Para fermentação ok...

Com balde fermentador de 75 litros para uma leva de 40 litros.

Depois da fermentação:

Supondo que eu faça dry-hop abrindo o balde e deixe uns 5 ou 6 dias?

ou Supondo que eu passe pra outro balde para remover o fermento e deixe maturando por uns 60 dias?
 
Reativando o tópico! Se acharem melhor posso iniciar um novo tópico...

Para fermentação ok...

Com balde fermentador de 75 litros para uma leva de 40 litros.

Depois da fermentação:

Supondo que eu faça dry-hop abrindo o balde e deixe uns 5 ou 6 dias?

ou Supondo que eu passe pra outro balde para remover o fermento e deixe maturando por uns 60 dias?

CO2 é mais pesado que o O2. Tu pode abrir o balde pra fazer dry hopping sem problemas, o CO2 vai continuar fazendo uma cama sobre o líquido.

Na transferência, pela própria movimentação do líquido, o CO2 vai desprender e vai formar a cama também. Se tiver CO2 pra purgar o O2 do 2º balde, melhor. De qualquer forma, aquela velha indicação. Transferir o liquido de um balde para o outro com mangueira, de forma bem suave, pra aí sim evitar oxigenar a cerveja.
 

Latest posts

Back
Top