harmonizando maltes e lululos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexb1

Member
Joined
Nov 10, 2015
Messages
11
Reaction score
0
Sou novo no meio e estou fazendo minha primeira APA. 5,0 kg pilsen 400 g pale ale e 300 g munich. 11,5 g UA-05 e 20 g centenial(60) e 20g halertau(15). No momento está em fermentaçao secundária a 10° C. Como todo iniciante cometi um erro, nao coloquei a bazzoca na panela equando percebi já estava com agua qunte e mosto em braasagem. Acabei filtrando e recirculando em uma peneira de cozinha. O restante ocorreu bem atingindo uma OG de 1048 contra 1050 do brewers friend. Segui a fermentaçao com temperatura controlada e a interrompi no 7 dia com OG 1018.Tenho por conselho do guenther provado esta cerveja e achado um sabor muito forte de gramineo. será que nao harmonizei bem os maltes com lúpulos? já hovi dizer que chinok com cascade cai bem para este estilo. será que seria uma boa? queria colocar na proxima um pouco de malte carrared para dar um tom acobreado. Ooutros maltes caramelizados por exemplo caramunich também poderiam suavizar os fortes sabores de lupulo?
E a clarificaçao a frio que vou começar a fazer amanhã e a gaseificação pode melhorar esta cerveja
 
Cara, essa temperatura tá muito baixa, a faixa de trabalho deste fermento é entre 18° a 24°c!
 
Rapaz, espera um pouco, deixa ficar realmente pronta(carbonatada) pra dizer algo. As vezes o amargor é um pouco mais ríspido no começo e depois ameniza, não sei se é o seu caso, mas espera pra ver.

Quando vc fala fermentação secundária, é no sentido que é usado no topico fixo na área de fermentação? Porque se for, isso quer dizer que sua cerveja ainda tem off flavors(a secundária é a limpeza disso) e abaixou a temperatura pra 10 graus.

Fazer isso é arriscado, pois o fermento é propenso a ir "dormir" com quedas de temperatura, e pode não limpar sua cerveja.

Se vc quis dizer maturação aí ok.
 
Oi Alex,

Sobre os sabores de grama ou outros sabores estranhos, não adianta muito se preocupar com isso durante a fermentação, a cerveja muda muito com o tempo, talvez esses sabores desapareçam. Isso pode ser algum off-flavor ou mesmo pedacinhos pequenos de lúpulo que podem ter ido para o fermentador. Agora é esperar e avaliar ela depois de pronta.

Segui a fermentaçao com temperatura controlada e a interrompi no 7 dia com OG 1018.

Isso me chamou a atenção, quando chegou a 1,018 você baixou a temperatura para parar a fermentação???

Normalmente, não se interrompe a fermentação. Nesse mosto pode haver açucares não consumidos, o ideal é você acompanhar até que a cerveja pare de atenuar. E depois é interessante deixar ela em temperatura de fermentação por mais uns dias para que as leveduras reabsorvam compostos secundários como o diacetil.

Casado
 
Oi Alex,

Sobre os sabores de grama ou outros sabores estranhos, não adianta muito se preocupar com isso durante a fermentação, a cerveja muda muito com o tempo, talvez esses sabores desapareçam. Isso pode ser algum off-flavor ou mesmo pedacinhos pequenos de lúpulo que podem ter ido para o fermentador. Agora é esperar e avaliar ela depois de pronta.



Isso me chamou a atenção, quando chegou a 1,018 você baixou a temperatura para parar a fermentação???

Normalmente, não se interrompe a fermentação. Nesse mosto pode haver açucares não consumidos, o ideal é você acompanhar até que a cerveja pare de atenuar. E depois é interessante deixar ela em temperatura de fermentação por mais uns dias para que as leveduras reabsorvam compostos secundários como o diacetil.

Casado

deixei fermentando 7 dias, no 4 dia a og era 1020 no sétimo 1018, pensei entao que já estaria em maturaçao (3 dias metade da temperatura de fermentaçao 10°) para depois baixar a tempereatura perto de 0 por 7 dias para clarificaçao. nao é assim que se faz? essa metade da temperatura nao é necessaria? melhor passar direto para perto de 0°. aguardo ajuda
 
deixei fermentando 7 dias, no 4 dia a og era 1020 no sétimo 1018, pensei entao que já estaria em maturaçao (3 dias metade da temperatura de fermentaçao 10°) para depois baixar a tempereatura perto de 0 por 7 dias para clarificaçao. nao é assim que se faz?

Alex, essa não é a melhor forma para conduzir a fermentação.
Acho que você deveria ler novamente os tópicos fixos sobre esse assunto e o tópico para iniciantes. Eles vão ajudar a esclarecer esse assunto.

O ideal é esperar a cerveja parar de atenuar e em seguida fazer a fermentação secundaria ou maturação.
O que acontece é que a atenuação pode ter parado em 1,018, o que e comum, mas pode ser continuasse até, por exemplo, 1,010 ou mais baixo que isso. Do jeito que você fez não dá pra saber se as leveduras consumira todo o açúcar fermentável disponível no mosto.

Quais os problemas com isso?
Quando você engarrafar vai calcular que precisa de X açúcar/litro de cerveja, caso ainda tenha açúcar fermentável proveniente do malte as leveduras vão consumir o priming e mais o açúcar que já estava na cerveja, causando uma carbonatação acima da esperada. Que nos casos mais extremos pode fazer as garrafas estourarem.
Alem disso, sem o período de fermentação secundaria, é provável que a cerveja tenha compostos indesejados que seria reabsorvidos pelas leveduras.

Então, quem interrompe a fermentação e determina o FG é a levedura, não a gente! Ok?

Sobre a manter a cerveja a 10°C para maturar... tem gente que faz isso, tem gente que não faz... Alguns abaixam a temperatura devagar outros de uma vez... Não existe muito concesso sobre isso.
Eu não acredito que tenha muito sentido, então eu não faço.
Quando termina de fermentar (tempo até parar de atenuar e mais uns dias para secundaria) derrubo a temperatura para menor possível (no meu caso perto de 2ºC) e deixo por alguns dias antes de engarrafar.

Abraços
Casado
 
Deixar alguns dias depois de parar de atenuar na temperatura de fermentação não poderia causar autólise??
 
Alex,

Em produções caseiras, como as nossas, autólise não acontece com muita facilidade, hoje é quase um concesso que isso não é um problema para gente.

Acho que essa conversa já desviou muito do proposito do tópico.
Seria bom você ler os tópicos que o pessoal indicou, e os tópicos fixos do forum.
Isso já vai sanar várias duvidas. Para as duvidas que permanecerem sugiro que você dê uma busca pelo assunto, o forum tem muita informação.
Se ainda precisa de ajuda é melhor você abrir tópicos específicos.

Abraços
Erivaldo Casado
 
Back
Top