Há diferença entre fermentar o mesmo mosto em dois baldes fermentadores ou em 1?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Feb 23, 2016
Messages
10
Reaction score
3
Boa noite,

pretendo, em breve, adquirir o equipamento necessário para fazer 50 litros, porém surgiu a seguinte dúvida: se eu comprar dois baldes fermentadores de 30 litros, no momento de controlar a temperatura deles no freezer com o termostato, apenas um dos baldes efetivamente estará sendo fermentado à temperatura controlada. Imagino que, necessariamente, haverá variação de temperatura entre os baldes no interior do freezer.
Essa variação, essa impossibilidade de controlar precisamente a temperatura de ambos os baldes, produzirá diferenças na cerveja ao fim da fermentação? Essa variação é o suficiente para justificar a compra de um fermentador de 50 litros? Ou se trata de neurose excessiva? Em resumo, a dúvida reside nas diferenças de fermentar um mosto dividido em 2 baldes fermentadores de 30l ou fermentar apenas, p.ex., em uma bombona de 50l. Haverá diferenças significativas? Vale a pena comprar uma bombona de 50 litros e perder a versatilidade de ter um balde de 30 litros para uma eventual leva experimental de cerveja? Ou eu to viajando? Há alguma outra vantagem ou desvantagem em optar por dois fermentadores ao invés de um?
 
Provavelmente os dois fermentarão em condições parecidas, mas pode fazer diferença sim, em muitos casos.

Eu acho que a variação ou a falta de controle individual é uma boa justificativa pra usar um fermentador único. Mas fora isso, tem toda a questão de que vc vai ter que lidar com 2 recipientes, ao invés de um só, é mais trabalhoso... Se vc já está montando um equipamento e pretende fazer 50 litros com ele, sugiro que compre um fermentador de tamanho adequado.

Abraço
 
Boa noite,

pretendo, em breve, adquirir o equipamento necessário para fazer 50 litros, porém surgiu a seguinte dúvida: se eu comprar dois baldes fermentadores de 30 litros, no momento de controlar a temperatura deles no freezer com o termostato, apenas um dos baldes efetivamente estará sendo fermentado à temperatura controlada. Imagino que, necessariamente, haverá variação de temperatura entre os baldes no interior do freezer.
Essa variação, essa impossibilidade de controlar precisamente a temperatura de ambos os baldes, produzirá diferenças na cerveja ao fim da fermentação? Essa variação é o suficiente para justificar a compra de um fermentador de 50 litros? Ou se trata de neurose excessiva? Em resumo, a dúvida reside nas diferenças de fermentar um mosto dividido em 2 baldes fermentadores de 30l ou fermentar apenas, p.ex., em uma bombona de 50l. Haverá diferenças significativas? Vale a pena comprar uma bombona de 50 litros e perder a versatilidade de ter um balde de 30 litros para uma eventual leva experimental de cerveja? Ou eu to viajando? Há alguma outra vantagem ou desvantagem em optar por dois fermentadores ao invés de um?
Eu uso propositadamente dois fermentadores com o objetivo de fazer experiências.
Fermentos diferentes, dry hops diferentes, etc...
De fato os resultados saem um pouco diferentes mesmo com fermentos iguais, seja por uma quantidade ligeiramente diferente de leveduras ou pela diferença de temperatura entre os baldes dentro da geladeira. Mas nada que chegue a ser um problema...
 
Boa noite,

pretendo, em breve, adquirir o equipamento necessário para fazer 50 litros, porém surgiu a seguinte dúvida: se eu comprar dois baldes fermentadores de 30 litros, no momento de controlar a temperatura deles no freezer com o termostato, apenas um dos baldes efetivamente estará sendo fermentado à temperatura controlada. Imagino que, necessariamente, haverá variação de temperatura entre os baldes no interior do freezer.

Se toda a parte quente será focada em 50 litros, qual a justificativa para fazer a parte fria com capacidade para 30 litros?

Bombonas são mais baratas que panelas.
 
Eu uso propositadamente dois fermentadores com o objetivo de fazer experiências.
Fermentos diferentes, dry hops diferentes, etc...
De fato os resultados saem um pouco diferentes mesmo com fermentos iguais, seja por uma quantidade ligeiramente diferente de leveduras ou pela diferença de temperatura entre os baldes dentro da geladeira. Mas nada que chegue a ser um problema...

Faço exatamente o mesmo, no momento tenho uma stout na secundária, em um dos fermentadores coloquei chips de carvalho.
 
Pessoal, obrigado pelas respostas! Decidi comprar a bombona de 50 litros mesmo, para poder controlar com mais precisão e, em especial, pela questão financeira! Além disso, pelo que andei lendo aqui no fórum, não há qualquer prejuízo em eventualmente fazer uma leva menor experimental, p.ex., de 25 litros, no equipamento de 50, correto? Bem, espero que tudo corra bem.

Abraço
 
Pessoal, obrigado pelas respostas! Decidi comprar a bombona de 50 litros mesmo, para poder controlar com mais precisão e, em especial, pela questão financeira! Além disso, pelo que andei lendo aqui no fórum, não há qualquer prejuízo em eventualmente fazer uma leva menor experimental, p.ex., de 25 litros, no equipamento de 50, correto? Bem, espero que tudo corra bem.

Abraço

Tem que tomar cuidado com o headspace. Eu não deixaria uma leva de 25 litros em um bombona de 50l por um período maior do que a fermentação primária. Alguns vão dizer que nao tem problema, que pode deixar até o fim da secundária, porque o CO2 que vai se desprendendo empurra o O2 para fora, mas eu não arriscaria.

A vantagem de ter 2 recipientes é para fazer testes.
 
Pessoal, obrigado pelas respostas! Decidi comprar a bombona de 50 litros mesmo, para poder controlar com mais precisão e, em especial, pela questão financeira! Além disso, pelo que andei lendo aqui no fórum, não há qualquer prejuízo em eventualmente fazer uma leva menor experimental, p.ex., de 25 litros, no equipamento de 50, correto? Bem, espero que tudo corra bem.

Abraço

Pode fazer tranquilo, headspace demais não é problema. Se fosse problema não existiria fermentação aberta.
 
Fermentos diferentes é interessante, mas já não teria controle mesmo da temperatura.
No caso dos dry hop... no how to brew ja se recomenda fazer sem a lama do fermento presente... dai só dividir nos baldes.
 
Acho arriscado tomar isso como regra.

A fermentação aberta existe mas não funciona bem assim. Uma coisa é fazer a fermentação aberta, outra é você deixar a cerveja depois de fermentada em um ambiente com contato de O2.

Headspace em excesso pode nao ter impacto na fermentação, mas para as pessoas que deixam a cerveja por semanas/meses, eu acredito que tenha sim.

Se você faz, por exemplo, uma APA, deixa fermentando, assim que termina a secundária você engarrafa/embarrila, concordo que não haveria (ou pelo menos não muito) problema.

Agora, se você pretende deixar essa cerveja maturando por mais tempo dentro dessa bombona, eu (opiniao pessoal) não recomendaria com esse headspace.

Mas pra entrar oxigênio em contato com a cerveja só se você colocar oxigênio lá pra dentro, e tirar consideravelmente o co2 lá de dentro. O Co2 é mais pesado que o oxigênio e sempre vai formar uma cama do gás acima da cerveja.
 
Mas pra entrar oxigênio em contato com a cerveja só se você colocar oxigênio lá pra dentro, e tirar consideravelmente o co2 lá de dentro. O Co2 é mais pesado que o oxigênio e sempre vai formar uma cama do gás acima da cerveja.

Fagner, exato, eu até deletei a resposta mas você foi mais rápido.

Assim que parei para pensar, realmente me dei conta de que estando fechado, e desprezando a permeabilidade do fermentador, não tem como entrar O2. Você está correto.
 
Fagner, exato, eu até deletei a resposta mas você foi mais rápido.

Assim que parei para pensar, realmente me dei conta de que estando fechado, e desprezando a permeabilidade do fermentador, não tem como entrar O2. Você está correto.

Sugestão: Não elimine suas respostas. É legal ter a continuadade da conversa, e sua dúvida pode ser de outras pessoas.

Em tempo: Contanto que você não dance tango com o fermentador (Aka jogá-lo de um lado para o outro), headspace não é problema.
 
Sugestão: Não elimine suas respostas. É legal ter a continuadade da conversa, e sua dúvida pode ser de outras pessoas.

Em tempo: Contanto que você não dance tango com o fermentador (Aka jogá-lo de um lado para o outro), headspace não é problema.

Com certeza!
 
Back
Top