Gravidade muito alta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thirossato

Member
Joined
Sep 12, 2017
Messages
23
Reaction score
2
Boa tarde pessoal, tudo bem?

Fiz minha primeira lager ontem com BIAB, mas quando medi a OG a mesma ficou em 1051, quando na receita era estimado 1036.:confused:

a receita pedia 1.2 quilos de malte pilsen e 700g de floco de arroz, eu comprei aqueles flocos de arroz usados para fazer doce, não sei se é esse que se utiliza normalmente ou se tem que ser sem açucar.

fiz a mostura a 66 graus com 10 litros de água, e depois uma pequena lavagem com 4,5 litros.

Será que foi o floco de arroz, ou errei no processo mesmo?
 
Bom, você não informou quantos litros de mosto estão com densidade de 1.051, porém considerando que dos 14,5 L, você perdeu uns 1,5 L, você teria 13 L e uma massa de mosto de aproximadamente 13,2 kg com uma quantidade de açucares de aproximadamente 1,7 kg.
Considerando que o malte pilsen da agrária te dá no máximo, até 76% da massa de grão em açucares (100 % de eficiência), você conseguiria extrair até umas 900 g de açucares do malte e precisaria ter extraido 800 g de açucar do seu floco de arroz, o que é mais do que a massa do floco de arroz.
Portanto, tem algum erro no cálculo da densidade ou nas massas de grãos e flocos adicionadas, ou o volume de mosto é bem menor que esse volume que considerei nas minhas contas.

Agora, considerando que sua receita fosse para 10 L de mosto com densidade de 1.036, com as massas de grão e e flocos como estão, a receita considera eficiência de 62 %. Se a receita fosse para 12 L, a eficiência teria que ser de 74 % e se fosse uma receita para 15 L, a eficiência teria que ser de 93 %.

Quando postar pergunta sobre problemas em receita, procure dar mais detalhes, tipo volume e temperatura no qual foi feito a medida de densidade. Qual o tipo de grão e maiores detalhes sobre os adjuntos. Qual o volume planejado da receita (volume antes e depois de fervura), e qualquer outra informação que ajude quem não participou da brassagem entender como ela foi planejada, como ela foi executada e como os valores foram medidos.
 
Bom, você não informou quantos litros de mosto estão com densidade de 1.051, porém considerando que dos 14,5 L, você perdeu uns 1,5 L, você teria 13 L e uma massa de mosto de aproximadamente 13,2 kg com uma quantidade de açucares de aproximadamente 1,7 kg.
Considerando que o malte pilsen da agrária te dá no máximo, até 76% da massa de grão em açucares (100 % de eficiência), você conseguiria extrair até umas 900 g de açucares do malte e precisaria ter extraido 800 g de açucar do seu floco de arroz, o que é mais do que a massa do floco de arroz.
Portanto, tem algum erro no cálculo da densidade ou nas massas de grãos e flocos adicionadas, ou o volume de mosto é bem menor que esse volume que considerei nas minhas contas.

Agora, considerando que sua receita fosse para 10 L de mosto com densidade de 1.036, com as massas de grão e e flocos como estão, a receita considera eficiência de 62 %. Se a receita fosse para 12 L, a eficiência teria que ser de 74 % e se fosse uma receita para 15 L, a eficiência teria que ser de 93 %.

Quando postar pergunta sobre problemas em receita, procure dar mais detalhes, tipo volume e temperatura no qual foi feito a medida de densidade. Qual o tipo de grão e maiores detalhes sobre os adjuntos. Qual o volume planejado da receita (volume antes e depois de fervura), e qualquer outra informação que ajude quem não participou da brassagem entender como ela foi planejada, como ela foi executada e como os valores foram medidos.

Opa @NH3, obrigado pela resposta, verdade, me esqueci dos detalhes.

Bom a receita era pra 10L, o volume antes da fervura deveria ser de 14,5L.

Utilizei malte agrária e o floco de arroz da Alca Foods.

Medi a densidade antes da fervura, e deu 1.042 no densímetro com o mosto a 20ºC. A outra medida foi tirada após a fervura, antes de inocular a levedura e deu 1.051 no densímetro também a 20ºC.

Fiz o cozimento a 66ºC por 1 hora com o malte e o floco juntos, depois aumentei pra 76ºC por mais 10 minutos, fiz a lavagem com água a 76ºC e mandei pra fervura.

Uma cagada que eu fiz foi fazer whirlpool com o mosto frio antes de inocular a levedura, mas não sei se isso afeta a densidade.
 
700g de floco de arroz, eu comprei aqueles flocos de arroz usados para fazer doce, não sei se é esse que se utiliza normalmente ou se tem que ser sem açucar.

Simulei sua receita.

Ou você teve uma eficiência monstra, de 95% ou você usou flocos de arroz com açúcar, como dá a entender na sua primeira mensagem.

Tinha açúcar nos flocos de arroz?
 
Opa @NH3, obrigado pela resposta, verdade, me esqueci dos detalhes.

Bom a receita era pra 10L, o volume antes da fervura deveria ser de 14,5L.

Utilizei malte agrária e o floco de arroz da Alca Foods.

Medi a densidade antes da fervura, e deu 1.042 no densímetro com o mosto a 20ºC. A outra medida foi tirada após a fervura, antes de inocular a levedura e deu 1.051 no densímetro também a 20ºC.

Fiz o cozimento a 66ºC por 1 hora com o malte e o floco juntos, depois aumentei pra 76ºC por mais 10 minutos, fiz a lavagem com água a 76ºC e mandei pra fervura.

Uma cagada que eu fiz foi fazer whirlpool com o mosto frio antes de inocular a levedura, mas não sei se isso afeta a densidade.

Antes de avaliar melhor o que aconteceu, confirme o volume de mosto que existia a 1.042 e a 1.051.
Volume verdadeiro, não o volume que deveria ter pela receita. O volume pós fervura deve incluir tanto o que estava no fermentador, quanto o que sobrou na panela junto com o trub.
 
Simulei sua receita.

Ou você teve uma eficiência monstra, de 95% ou você usou flocos de arroz com açúcar, como dá a entender na sua primeira mensagem.

Tinha açúcar nos flocos de arroz?

Tinha sim, vou repetir a receita com floco sem açúcar quando der. Muito provável que tenha sido isso. Eu nunca usei floco então não sabia qual dos 2 tinha que usar rs.
 
Antes de avaliar melhor o que aconteceu, confirme o volume de mosto que existia a 1.042 e a 1.051.
Volume verdadeiro, não o volume que deveria ter pela receita. O volume pós fervura deve incluir tanto o que estava no fermentador, quanto o que sobrou na panela junto com o trub.

O volume exato não sei, pois minha panela não tem medidor de volume, mas a primeira medida foi logo após a lavagem dos grãos (a de 1042), então tinha cerca de 14,5L (não sei quanto o grão absorve).
Na segunda que foi após a fervura e deu 1.051 tinha cerca de 11L
 
Senta a púa e aproveita sua Lager com 5,5% ABV, pois esse açúcar dos flocos de arroz vai ser todo consumido. :fro:

Depois manda o resultado pra gente.
 
Deu merda, não sei como mas contaminou, estava com um gosto horrível, parecendo vinagre.

Deixei fermentando por 15 dias, e quando fui passar pra maturação estava com esse gosto péssimo.

Mandei pro ralo. :mad:
 

Latest posts

Back
Top