Grain Bag

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bellatore

New Member
Joined
Oct 15, 2013
Messages
4
Reaction score
1
Senhores, bom dia! Fiz um grain bag de voil, que é composto em sua maioria por poliéster, se não me engano. Minha dúvida é se posso fazer as rampas com ele encostado no fundo da panela se corro o risco dele derreter. Alguém tem alguma dica?
 
Boa tarde.
Sempre fiz com Voil e nunca queimou. Prendo ele em volta da panela mas deixo ele encostar no fundo. Durante a Brassagem nao tem problema nenhum, só cuida na fervura, pois aumenta bastante a temperatura, mas comigo tudo ok. Utilizo Voil de curtina mesmo a mais de 2 anos.
Anderson
 
Aproveitando o tópico, hoje comprei meu equipamento para começar minha produção de 10 litros e comprei uma garin bag em musseline.

Usando a técnica BIAB, como deve ser o cálculo para a quantidade de água?

Muito obrigado!
 
Dryfon, o cálculo pode ser:

água total = tamanho da leva - perda com trub - evaporação na fervura - taxa de absorção do malte

ele será próximo ao cálculo de 2,5 L/kg na água primária e 3,75 L/kg na água da lavagem.

Caso vc faça com no sparge, vc pode colocar toda a água no início ou começar com 2,5 a 3L/kg e depois colocar o restante da água para fazer o mashout.

No meu caso, eu costumo fazer com cerca de 18 litros de água para resultar em 11 litros no fermentador e 10 litros engarrafados.
 
Rodrigo, muito obrigado pela informação.

Com base em uma planilha que eu baixei, eu estava pensando em seguir algo bem parecido com a tua sugestão: 7,5 litros para a água primária e depois fazer um sparge com 11,25 litros, resultando, após medições e remoção trub, cerca de 9,9 litros de cerveja.

Pensei em utilizar sparge mesmo com BIAB na primeira brassagem para ver como vai ser a eficiência do meu equipamento.

Acho que tem tudo pra dar certo e com bons resultados. O que tu acha?

Muito obrigado!
 
Boa tarde.
Sugiro além de fazer os cálculos acima e a lavagem bem " tranqüila", em torno de um litro por minuto, espremer os grãos no saco. Sempre faço isto e consigo uma quantidade grande de mosto. Faço minhas brassagem para 20 litros com 4kg de malte e quando espremo o grão no BIAB chego a retirar 2litros de mosto. Nao te preocupa com sabores indesejáveis ou contaminação, pois isto nao ocorre.
Valeu
Anderson
 
Boa tarde.
Sugiro além de fazer os cálculos acima e a lavagem bem " tranqüila", em torno de um litro por minuto, espremer os grãos no saco. Sempre faço isto e consigo uma quantidade grande de mosto. Faço minhas brassagem para 20 litros com 4kg de malte e quando espremo o grão no BIAB chego a retirar 2litros de mosto. Nao te preocupa com sabores indesejáveis ou contaminação, pois isto nao ocorre.
Valeu
Anderson
 
Vou discordar do Anderson...

Eu já fiz isso e tive grandes problemas com extração de taninos.

Vc se queima, suja tudo e ainda corre risco com extração de taninos.

Não acho que 1 ou 2 litros a mais compensem isso.

O que costumo fazer é deixar o saco escorrendo enquanto estou subindo a temperatura para a fervura. Ele termina de escorrer com calma, sem problema nenhum e ainda costumo ficar com os grãos bem secos.



Só concordo com a nenhuma chance de contaminação, pois sua cerveja ferverá ainda eliminando qualquer organismo que possa ter ficado.
 
Rodrigo Turini tbm uso o BIAB nas brassagens menores mas nunca tive problemas com adstringência ou extração de taninos (perceptível).
Aproveito ao máximo o que está retido no bagaço e espremo bastante além de lavar os grãos antes.
O que leva a essa adstringência pode ser a lavagem dos graos com a temp. muito alta.... ou deixar os grãos no mosto aquecendo além dos 78° por muito tempo.
Cara minha eficiência é muito boa, normalmente, ficando sempre acima dos 70%. Em uma APA passou dos 80% (caprichei na etapa de conversão).
Abraço!!
 
Boa tarde.
Pelo que sei a extração de taninos ocorre por quatro motivos principais.
1) moagem muito fina do grão.
2) PH da agua incorreto.
3) Mash out em temperatura e tempo incorreto.
4) temperatura da agua para lavagem incorreta.

Sempre fiz BIAB, faço parte de um fórum americano em que a maioria espreme os grãos, inclusive com equipamento específicos para isto. Porém nao e obrigatório, so aumenta o volume do mosto e OG. Tem muitos que aumentam a quantidade de grãos para nao espremer, logo o calculo das quantidades de agua por kg de grão e diferente. Por exemplo:
20 litros de ceva
2,5 de agua x 4 kg de grão = 10 litros de agua na brassagem
1,5 x 10 litros de mosto = 15 litros para lavagem
Sem espremer usam em media 20% a mais de grãos usando o mesmo calculo.
2,5 de agua x 4,8 kg de grão = 12 litros, porém mantém os 10 litros.
1,5 x 10 = 15litros, aumenta em 20% a lavagem pois nao espreme = 18 litros.
Espero ter ajudado.
Anderson
 
Boa tarde.
Pelo que sei a extração de taninos ocorre por quatro motivos principais.
1) moagem muito fina do grão.
2) PH da agua incorreto.
3) Mash out em temperatura e tempo incorreto.
4) temperatura da agua para lavagem incorreta.

Sempre fiz BIAB, faço parte de um fórum americano em que a maioria espreme os grãos, inclusive com equipamento específicos para isto. Porém nao e obrigatório, so aumenta o volume do mosto e OG. Tem muitos que aumentam a quantidade de grãos para nao espremer, logo o calculo das quantidades de agua por kg de grão e diferente. Por exemplo:
20 litros de ceva
2,5 de agua x 4 kg de grão = 10 litros de agua na brassagem
1,5 x 10 litros de mosto = 15 litros para lavagem
Sem espremer usam em media 20% a mais de grãos usando o mesmo calculo.
2,5 de agua x 4,8 kg de grão = 12 litros, porém mantém os 10 litros.
1,5 x 10 = 15litros, aumenta em 20% a lavagem pois nao espreme = 18 litros.
Espero ter ajudado.
Anderson
 
Só para voltar ao início do tópico, se o tecido for realmente de poliéster, não se preocupe que ele não queima com a fervura. O ponto de fusão do poliéster é muito alto (perto de 250ºC)e a água/mosto não passa dos 100ºC ao nível do mar. O fundo da panela tende a ser mais quente mas não chega a afetar o tecido.

Estendendo o assunto, tenho muita vontade de usar BIAB mas fico numa enorme dúvida se de fato compensa. Alguém já fez as duas formas e teria algum parâmetro?
 

Latest posts

Back
Top