Gosto residual meio que "lupulado"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatonova

Well-Known Member
Joined
Jul 3, 2016
Messages
61
Reaction score
9
Pessoal, preciso de ajuda, um amigo meu está na sua 4 brassagem e está com um problema... Todas as cervejas ficaram relativamente boas (1 pale ale, 1 witbeer, 1 weiss e uma pilsen), porém quando provamos a cerveja dá para sentir um gosto final que lembra excesso de lupulo ( na minha alienbeer ficou assim tambem, mas ela não serve de parametro para nada kkk)., Sao feitas brassagens de 20 litros, com receitas tiradas do beersmith, mas todas, sem excessao, tem o mesmo sabor residual. Em pesquisas que fizemos fala-se muito sobre o ph da agua, mas a agua utilizada é agua mineral com ph 6,7... alguma ideia ??? (descartamos contaminaçao pois limpeza, sanitizaçao e esterilizaçao é bem caprichada).
 
Pessoal, preciso de ajuda, um amigo meu está na sua 4 brassagem e está com um problema... Todas as cervejas ficaram relativamente boas (1 pale ale, 1 witbeer, 1 weiss e uma pilsen), porém quando provamos a cerveja dá para sentir um gosto final que lembra excesso de lupulo ( na minha alienbeer ficou assim tambem, mas ela não serve de parametro para nada kkk)., Sao feitas brassagens de 20 litros, com receitas tiradas do beersmith, mas todas, sem excessao, tem o mesmo sabor residual. Em pesquisas que fizemos fala-se muito sobre o ph da agua, mas a agua utilizada é agua mineral com ph 6,7... alguma ideia ??? (descartamos contaminaçao pois limpeza, sanitizaçao e esterilizaçao é bem caprichada).

O gosto é de grama? Quais os tempos de fervura e quantidades de lúpulo?
 
Pessoal, preciso de ajuda, um amigo meu está na sua 4 brassagem e está com um problema... Todas as cervejas ficaram relativamente boas (1 pale ale, 1 witbeer, 1 weiss e uma pilsen), porém quando provamos a cerveja dá para sentir um gosto final que lembra excesso de lupulo ( na minha alienbeer ficou assim tambem, mas ela não serve de parametro para nada kkk)., Sao feitas brassagens de 20 litros, com receitas tiradas do beersmith, mas todas, sem excessao, tem o mesmo sabor residual. Em pesquisas que fizemos fala-se muito sobre o ph da agua, mas a agua utilizada é agua mineral com ph 6,7... alguma ideia ??? (descartamos contaminaçao pois limpeza, sanitizaçao e esterilizaçao é bem caprichada).

Difícil buscar a origem...

Esse gosto que lembra excesso de lúpulo é como? Tipo uma IPA? Ou é rasgante/adstringente?

O pH da água não quer dizer muita coisa. O conteúdo mineral talvez sim, se tiver excesso de sulfatos, por exemplo.

Está fazendo whirlpool direito, cuidando pra não mandar partículas de lúpulo pro fermentador?

Considerou que, se é um amargor desagradável pode não vir do lúpulo também? Tente identificar, podem ser taninos dos grãos, ou algo assim também.

Abraço
 
Boa noite amigos, respondendo ao amigo Souza, não o gosto não é de grama, , para mim parece com excesso de lupulo mesmo.... Primeira rampa aproximadamente 60 minutos a 64° elevamos a 72° por uns 10 minutos e depois 76° por mais 10 minutos. Segue a fervura por 60 minutos...e a quantidade de lupulo é sempre a indicada nas receitas (kits prontos).

E ao amigo Tiago : usamos agua mineral com ph 6.7 talvez por essa acidez (nao sei se estou certo) possa extrair taninos (mas em varias literaturas especializadas afirma-se que ao adicionar os grãos,o PH de 6,5 até 7,5 normalmente baixa para aproximadamente 5,2) mas voce me alertou sobre o whirlpool... vou dar uma conferida. Obrigado pessoal pela ajuda, e continuo aceitando mais sugestoes!!!:tank:
 
Opa,
Você usa chiller após a fervura? Pergunto isso porque até a minha penúltima brassagem eu não usava e também sentia esse amargor meio adstringente.
Na minha última brassagem eu fiz e usei o chiller e a cerveja ficou muito boa e sem nenhum amargor excessivo.
Abs
 
usamos chiller sim guilosch, usamos o chiller e tambem gelo pelo lado externo da panela, conseguimos baixar para 20° em aproximadamente 30 minutos... Amanhã vamos fazer uma nova brassagem, nada de especial, uma pilsen simples, vou dar uma atençao especial ao whirpool para ver se ocorre diferença.
 
Fiz uma pilsen simples, e dando uma atençao especial ao whirlpoll, fazendo antes de colocar o chiller de imersao (pois com ele dentro da panela estava dificil) a cerva ficou boa sem esse gosto lupula:)dao. Pessoal, obrigado pelas dicas, aqui é muito mais esclarecedor do que esses cursos relampago que tem por aí.
 
Back
Top