Gosto enjoativo após DH

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
buenas pessoal,

Tenho percebido que depois q comecei a carbonatar minhas cervas (com DH) no postmix ou carbonator , elas ficam com um sabor bem enjoativo incialmente, precisando deixar um tempo maior para arredondar.

Comecei a desconfiar que eu estava com mta pressa para tomar e nessa última IPA resolvi fazer uns testes.
Comecei a fermentação a 18º e após 3 dias fui subindo 1º por dia, isso levou 11 dias.
Depois deixei 6 dias maturando a 18º, provei a cerva sem DH e estava redonda, só faltando o DH mesmo.
Separei 5 litros e fiz DH com 20g de Simcoe.

Deixei mais 7 dias e ao tirar uma amostra para carbonatar, o cheiro estava bacana, mas na hora q mete gás e vai provar, vem aquele sabor enjoativo (q não existia antes do DH).

Será que após o DH preciso deixar maturar mais um pouco??

Preciso de uma luz pra esse problema, tem me desmotivado bastante.
As cervas que não faço DH ficam sussa.
Antes qdo carbonatava com açúcar não tinha esse problema.

valeu!!
 
buenas pessoal,

Tenho percebido que depois q comecei a carbonatar minhas cervas (com DH) no postmix ou carbonator , elas ficam com um sabor bem enjoativo incialmente, precisando deixar um tempo maior para arredondar.

Comecei a desconfiar que eu estava com mta pressa para tomar e nessa última IPA resolvi fazer uns testes.
Comecei a fermentação a 18º e após 3 dias fui subindo 1º por dia, isso levou 11 dias.
Depois deixei 6 dias maturando a 18º, provei a cerva sem DH e estava redonda, só faltando o DH mesmo.
Separei 5 litros e fiz DH com 20g de Simcoe.

Deixei mais 7 dias e ao tirar uma amostra para carbonatar, o cheiro estava bacana, mas na hora q mete gás e vai provar, vem aquele sabor enjoativo (q não existia antes do DH).

Será que após o DH preciso deixar maturar mais um pouco??

Preciso de uma luz pra esse problema, tem me desmotivado bastante.
As cervas que não faço DH ficam sussa.
Antes qdo carbonatava com açúcar não tinha esse problema.

valeu!!

Isso com qualquer lúpulo?

Se você não curte os resultados do DH, simplesmente não o faça. Adiciona tudo que gostaria a 0 min para aroma e boa...
 
Isso com qualquer lúpulo?

Se você não curte os resultados do DH, simplesmente não o faça. Adiciona tudo que gostaria a 0 min para aroma e boa...

@tomazela, eu curto mto o resultado do DH, pra mim DH é vida!! :rockin:

O q estou relatando é tipo um off flavor q acontece logo após os "7" dias de DH e que precisa de mais um tempo pra sair.

Provei sexta a breja (retirando pela torneira do balde e carbonatando com carbonator) e estava com este sabor incômodo, domingo eu pus tudo dentro do post mix e ontem (segunda) provei e o sabor indesejado já era mínimo, quase zero. Já dava pra beber a cerva sossegado.

É como se após o DH precisássemos de mais um tempo pra arredondar os sabores.
 
@tomazela, eu curto mto o resultado do DH, pra mim DH é vida!! :rockin:

O q estou relatando é tipo um off flavor q acontece logo após os "7" dias de DH e que precisa de mais um tempo pra sair.

Provei sexta a breja (retirando pela torneira do balde e carbonatando com carbonator) e estava com este sabor incômodo, domingo eu pus tudo dentro do post mix e ontem (segunda) provei e o sabor indesejado já era mínimo, quase zero. Já dava pra beber a cerva sossegado.

É como se após o DH precisássemos de mais um tempo pra arredondar os sabores.

Mas que tipo de sabor é esse?
 
Você chega a fazer a clarificação nela antes de beber?

Pode ser que seja micro-pedaços de lúpulo em suspensão.
 
Exatamente, logo após o DH, fica um monte de pó de lúpulo na cerveja que dá uma sensação desagradável, muitas vezes adstringente, é necessário um tempo de maturação para esse pó todo descer e o sabor limpar. Como esse resto de lúpulo vai para o fundo é normal ficar bem desagradável no começo pois o barril vai puxar inicialmente todo resto de trub e levedura deixando os primeiros copos turvos e adstringentes, depois fica bom.
 
Você chega a fazer a clarificação nela antes de beber?

Pode ser que seja micro-pedaços de lúpulo em suspensão.

Normalmente faço, mas nessa última não fiz até como teste.

Como separei em dois barris, farei a clarificação no último barril pra experimentar.
 
É um sabor meio doce, enjoativo... (só lembrando que minhas cervas são 99% das vezes secas, FGs de ~1005)

Experimente outros lúpulos, mais cítricos, terrosos, amadeirados e etc...Se está usando um lúpulo mais floral, frutado, pode ficar enjoativo, como está dizendo.
 
Só dando um retorno pro pessoal...

O problema era o gás, carbonatei uma leva com açúcar e estava sensacional.
Estranho que todo mundo compra gás com essa empresa, enfim... vou utilizá-lo só pra extrair cerveja.
 
Só dando um retorno pro pessoal...

O problema era o gás, carbonatei uma leva com açúcar e estava sensacional.
Estranho que todo mundo compra gás com essa empresa, enfim... vou utilizá-lo só pra extrair cerveja.

Eu acredito estar com esse problema tbm... mas naum soh isso. O aroma tbm vai embora mto rápido. Mas acabei pensando em duas hipóteses:

1) O cilindro estar enferrujado ou o gás não ser puro;

2) O Star San estar impregnando no fermentador e passando gosto pra cerveja (pois o cheiro do fermentador dps de lavado é o mesmo cheiro da cerveja) além do gosto enjoativo.

Já estou até pensando em trocar de cilindro e de fornecedor de gás pra ver se eh isso (já q meu teste hidrostático vence ano q vem mesmo)
 
Eu acredito estar com esse problema tbm... mas naum soh isso. O aroma tbm vai embora mto rápido. Mas acabei pensando em duas hipóteses:

1) O cilindro estar enferrujado ou o gás não ser puro;

2) O Star San estar impregnando no fermentador e passando gosto pra cerveja (pois o cheiro do fermentador dps de lavado é o mesmo cheiro da cerveja) além do gosto enjoativo.

Já estou até pensando em trocar de cilindro e de fornecedor de gás pra ver se eh isso (já q meu teste hidrostático vence ano q vem mesmo)

Pra ver se o problema é o gás é bem simples, basta carbonatar fazendo primming. (eu q fui teimoso e demorei pra testar isso, já q é uma belo adianto de vida carbonatação forçada)
O meu apresentava o sabor ruim somente nas cervejas que eu fazia DH, era alguma reação entre o gás e o lúpulo.

Cheiro da cerveja no fermentador depois de limpo acredito que seja normal. Fica um cheiro bem bom!
 

Latest posts

Back
Top