Gesso, giz e outros aditivos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mauro1

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
24
Reaction score
4
Amigos,
Procuro marcas e lojas no Brasil que ofereçam os sais típicos para tratamento caseiro de água cervejeira. Sulfato de cálcio, cloreto de cálcio, sal amargo, carbonatos.

Já encontrei com facilidade o Sal Amargo (sulfato de magnésio) em farmácias, mas não tive muita sorte com o Gypsum, carbonato de cálcio, cloreto de cálcio e demais produtos minerais.

Já vi que o sulfato de cálcio está presente no gesso e no giz, mas não me sinto a vontade adicionando estes produtos não alimentícios à minha cerveja, e não encontrei gesso ultra-puro. Não tive sucesso em lojas de aquarismo ou produtos agrícolas onde esperava um grau de segurança maior. Existem marcas nacionais que vendam estes sais para consumo humano?

Há indicações em usar fermento químico para corrigir bicarbonatos? Temo que acabe acrescentando sódio em excesso, já que o sódio também está no sal de cozinha (fonte mais óbvia de íon cloreto).
Obrigado
 
Procura na lamas e na Malteshop.
Grupis, obrigado pela dica, o preço do sal amargo, por exemplo, está até mais barato que na farmácia popular da esquina... se descontado o frete de R$30,00. A minha idéia é encontrar estes produtos em lojas físicas de alguma outra categoria que possam ser encontradas em qualquer cidade razoavelmente grande, sem precisar pagar frete ou aguardar a entrega.

Inclusive, pela foto dos produtos na Lamas dá pra ver que eles estão fracionando um saco de 1kg. Eu quero descobrir onde comprar este saco de 1kg aqui em Natal para dividir com os cervejeiros daqui. Certamente alguém, além dos cervejeiros, compra isso em algum lugar.
 
Last edited:
Grupis, obrigado pela dica, o preço do sal amargo, por exemplo, está até mais barato que na farmácia popular da esquina... se descontado o frete de R$30,00. A minha idéia é encontrar estes produtos em lojas físicas de alguma outra categoria que possam ser encontradas em qualquer cidade razoavelmente grande, sem precisar pagar frete ou aguardar a entrega.

Inclusive, pela foto dos produtos na Lamas dá pra ver que eles estão fracionando um saco de 1kg. Eu quero descobrir onde comprar este saco de 1kg aqui em Natal para dividir com os cervejeiros daqui. Certamente alguém, além dos cervejeiros, compra isso em algum lugar.

Opções locais pra esses sais são lojas de produtos quimicos/laboratoriais, vc tem que pedir pelo sal p.a., ex. carbonato de calcio P.A.

Abraço
 
Muito obrigado, Tiago. Procurando por "carbonato de cálcio P.A." achei um site paulista que oferecia estes produtos na aba "Reagentes químicos", depois buscando " 'Reagentes químicos' Natal RN" no google eu encontrei contatos de várias lojas aqui em Natal. Eu só precisava saber a fraseologia correta.
Abraço e boas cervejas em 2015!
 
Opções locais pra esses sais são lojas de produtos quimicos/laboratoriais, vc tem que pedir pelo sal p.a., ex. carbonato de calcio P.A.

Abraço

Cuidado com os P.As, precisão analítica é diferente de foodgrade, que é USP, para ter certeza que se pode consumir, o certo seria pedir Carbonato de Calcio USP.

Eu, por exemplo, comprei uma Lactose PA e ela continha em sua fórmula 5 ppm de chumbo, o que certamente não é foodgrade...
 
Cuidado com os P.As, precisão analítica é diferente de foodgrade, que é USP, para ter certeza que se pode consumir, o certo seria pedir Carbonato de Calcio USP.

Eu, por exemplo, comprei uma Lactose PA e ela continha em sua fórmula 5 ppm de chumbo, o que certamente não é foodgrade...

Peço desculpas se estiver perguntando abobrinha, mas qual seria o grilo de se usar gesso agrícola ao invés de gesso cervejeiro? A fórmula química não é a mesma?
 
Peço desculpas se estiver perguntando abobrinha, mas qual seria o grilo de se usar gesso agrícola ao invés de gesso cervejeiro? A fórmula química não é a mesma?

Acho que muito mais pelas impurezas associadas ao gesso químico. Dependendo da fonte/processo produtivo, podem conter outras espécies químicas que não são interessantes. Talvez ao comparar a composição química do lado de fora da embalagem você consiga ver se dá para usá-lo. As próprias FISPQ's podem servir.
 
Acho que muito mais pelas impurezas associadas ao gesso químico. Dependendo da fonte/processo produtivo, podem conter outras espécies químicas que não são interessantes. Talvez ao comparar a composição química do lado de fora da embalagem você consiga ver se dá para usá-lo. As próprias FISPQ's podem servir.

Valeu rodfon. É... na verdade estava pensando em tentar usar um gesso agrícola que chegou no meu serviço e ele está a granel, não veio em embalagem. Talvez tenha alguma coisa descrita na Nota dele, mas já nem sei mais onde estão esses documentos. Vou tentar ver aqui em Bsb onde tem alguma loja que venda para uso alimentício.
 

Latest posts

Back
Top