Gelatina X maturação da lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ashbel

Member
Joined
Sep 20, 2017
Messages
21
Reaction score
5
Boa tarde galera,
Estou com uma Lager Marzen no fermentador com a primária concluída (medi a densidades 3 dias seguidas e não alterou) e a secundária também (aumentei a temperatura e deixei 3 dias no descanso diacetil), só que lendo algumas coisas surgiu uma dúvida quanto a maturação...Dizem que os objetivos da maturação a frio na lager seria clarificar e arredondar os sabores (sugerem 1 mês de maturação mais ou menos a uma temperatura próxima a 0°), porém o trabalho de clarificar a gelatina faz em 48 horas, certo? E quanto ao arredondamento dos sabores seria necessário mesmo 1 mês de maturação? Na experiência de vcs influência tanto isso pra ser tomada num churrasco com vários leigos no assunto? Ou seria importante pra quem é muito perfeccionista e/ou está participando de algum concurso? Outra dúvida é se a gelatina pode contribuir negativamente na duração da maturação quanto ao fato de arredondar o sabor e se essa maturação tão grande da lager pode ser feita junto com a carbonatacão após o envase? Desde já agradeço a ajuda de todos sempre...(Me desculpa se a pergunta é idiota ou se falei besteira pq sou extremamente iniciante e essa é minha 2a leva -Me arrependi demais de ter feito uma lager kkkkkkkk)..
 
ola boa tarde
primeiramente sou iniciante igual a voce ou talvez bem mais leigo hehe
porem so vou comentar as experiencias que ja tive
em todas as largers que fiz eu sempre maturei a 2 graus por 3 semanas
sempre segui esse padrao e sempre sairam otimas
claro que se talvez eu tivesse deixamo 1 mes teriam ficado ainda melhores nao sei talvez quem sabe
porem nunca tentei maturar por menos tempo
quanto a gelatina eu particularmente nao faço o uso dela
porque nao notei diferenca
ja fiz a mesma leva e divide em dois fermentadores e em um adicionei gelatina e no outro nao
e deixei as duas fermentando e maturando o mesmo periodo e em mesmas temperaturas
lembrando que adicionei a gelatina apenas nos ultimos 3 dias finais da maturação
e nao senti diferença nem na cor nem em nada
ai depois disso ao utilizo gelatina
so utilizo uma pastilha de airfloc

estou aguardando junto a voce uma resposta de alguem com mais experiencia vamos ver seu post tambem me levantou algumas duvidas
boa sorte amigo
 
ola boa tarde
primeiramente sou iniciante igual a voce ou talvez bem mais leigo hehe
porem so vou comentar as experiencias que ja tive
em todas as largers que fiz eu sempre maturei a 2 graus por 3 semanas
sempre segui esse padrao e sempre sairam otimas
claro que se talvez eu tivesse deixamo 1 mes teriam ficado ainda melhores nao sei talvez quem sabe
porem nunca tentei maturar por menos tempo
quanto a gelatina eu particularmente nao faço o uso dela
porque nao notei diferenca
ja fiz a mesma leva e divide em dois fermentadores e em um adicionei gelatina e no outro nao
e deixei as duas fermentando e maturando o mesmo periodo e em mesmas temperaturas
lembrando que adicionei a gelatina apenas nos ultimos 3 dias finais da maturação
e nao senti diferença nem na cor nem em nada
ai depois disso ao utilizo gelatina
so utilizo uma pastilha de airfloc

estou aguardando junto a voce uma resposta de alguem com mais experiencia vamos ver seu post tambem me levantou algumas duvidas
boa sorte amigo

Opa amigo, muito obrigado por compartilhar sua experiência, agora sei que em 3 semanas tenho um resultado bom...Pelo que entendi a gelatina é usada para acelerar o processo de decantação, ou seja, como você deixou 3 semanas em temperatura baixa as duas decantaram da mesma forma, porém caso tivesse tirado com 5 dias (por exemplo) a diferença seria bastante significante [ Falo isso pelo que entendi, posso ta falando a a maior merda do mundo aqui hehe]...vamos aguardar os mestres :mug:
 
Nada te impede de fazer a clarificação com gelatina e engarrafar, depois você pode fazer o lagering/maturação na própria garrafa.
 
Como você vai utilizar o primming para carbonatar, não deixa muito tempo a frio senão sua cerveja vai demorar mais de mês para ficar pronta depois do envase.

Eu maturei por 1 mês a frio e depois envasei com primming, depois de 35 dias que fui ver formação de espuma em alguma garrafa. E a cerveja ainda ficou com uma leve turbidez hein...
 
Sendo assim, vou envasar agora após 3 dias de gelatina em 0,5° e depois deixar com primming na temperatura ambiente por uns 15 dias e abro pra vê como está...Surgiu outra dúvida, sei que maturação é um processo continuo que começa após o termino da fermentação (entendi que acontece independente da temperatura), mas já vi aqui posts dizendo mais ou menos assim : que para ser uma Weiss tem que maturar a Xº, para uma lager a maturação tem que ser X°, etc (existe isso?, influencia em algo a não ser na velocidade em que matura?), caso influencie em algo seria em que e qual seria a temperatura ideal de maturação de uma Lager, especificamente de uma Mazen...vlww
 
Depende muito, primeiro o que acontece em cada temperatura na maturação/envelhecimento/lagering:

- Temperatura mais baixa:
Diminui a oxidação
Fermento praticamente não tem mais nenhum efeito
Clarifica melhor a cerveja (decantação)

- Temperaturas mais altas:
O fermento ainda pode influenciar, a oxidação é maior, e isso pode ser benéfico para cerveja fortes, com altas graduações alcoólicas etc.

Já cervejas fracas, ou mais delicadas como lager se beneficiam mais em temperatura baixas.
 
Depende muito, primeiro o que acontece em cada temperatura na maturação/envelhecimento/lagering:

- Temperatura mais baixa:
Diminui a oxidação
Fermento praticamente não tem mais nenhum efeito
Clarifica melhor a cerveja (decantação)

- Temperaturas mais altas:
O fermento ainda pode influenciar, a oxidação é maior, e isso pode ser benéfico para cerveja fortes, com altas graduações alcoólicas etc.

Já cervejas fracas, ou mais delicadas como lager se beneficiam mais em temperatura baixas.

Nando, vlw pelos esclarecimentos...Me esclareceu bastante e faz muito sentido o que você falou...Muito obrigado :mug:
 
Vou compartilhar minha pouca experiência.
Fiz duas lagers (Vienna e Munich Dunkel). Após a fermentação abaixei a temperatura por 8 dias. Carbonatei via cilindro de CO2, envasei ontem e voltei com elas para a geladeira para terminar a maturação. Com esse pouco tempo já estavam boas. Vou consumir uma parte no decorrer da semana que vem e outra parte vou deixar maturando por mais um mês.

Já tinha feito um Munich Helles e não gostei do resultado após o engarrafamento que foi depois de uns 15 dias de maturação. Mas após mais um mês tomei novamente e o resultado foi outro. Não sei se algumas coisas influenciaram no sabor como: primeiro uso do postmix e da envasadora contrapressão.
 
Decidi envasar hoje fazendo o primming e deixar numa temperatura em que o fermento trabalhe bem (16° ou mais), meu medo de deixar muito baixa a temperatura é de não carbonatar direito (refermentação ficar muito lenta)...mas relato como ficou
 
Para carbonatação por priming, ou seja uma refermentação na garrafa, precisa-se de uma temperatura semelhante a temperatura de fermentação para Ales, que varia de 18 a 25ºC...

Pense simples, para carbonatar pela ação do fermento (primming) precisa-se do trabalho do fermento, consumindo o açúcar adicional e formando basicamente alcool e CO2, se a temperatura ficar muito baixa, menos de 18~16ºC o fermento não vai trabalhar satisfatoriamente, vai dormir... Pensar em deixar uma breja engarrafada a "quente" ou a "frio" é depois que a carbonatação já aconteceu, ou seja:

1 - Primming
2 - garrafas no escurinho em temperaturas de 18 até 25ºC por 15 dias
3 - teste de carbonatação com uma ou duas garrafas (eu sempre envaso 1 de 330ml)
4 - Se a carbonatação ainda está fraca deixe mais 7~10 dias desse jeito
5 - Carbonatou legal, agora sim coloque as garrafas na temperatura que deseja, seja "a quente" para alta FG/alcoolicas demais/ escuras ou "a frio" para claras/leves/lupuladas.
 
Para carbonatação por priming, ou seja uma refermentação na garrafa, precisa-se de uma temperatura semelhante a temperatura de fermentação para Ales, que varia de 18 a 25ºC...

Pense simples, para carbonatar pela ação do fermento (primming) precisa-se do trabalho do fermento, consumindo o açúcar adicional e formando basicamente alcool e CO2, se a temperatura ficar muito baixa, menos de 18~16ºC o fermento não vai trabalhar satisfatoriamente, vai dormir... Pensar em deixar uma breja engarrafada a "quente" ou a "frio" é depois que a carbonatação já aconteceu, ou seja:

1 - Primming
2 - garrafas no escurinho em temperaturas de 18 até 25ºC por 15 dias
3 - teste de carbonatação com uma ou duas garrafas (eu sempre envaso 1 de 330ml)
4 - Se a carbonatação ainda está fraca deixe mais 7~10 dias desse jeito
5 - Carbonatou legal, agora sim coloque as garrafas na temperatura que deseja, seja "a quente" para alta FG/alcoolicas demais/ escuras ou "a frio" para claras/leves/lupuladas.

Muito obrigado pelo esclarecimento, sem dúvida nenhuma agora...ja está carbonatando em temperatura ambiente, único problema é que as vezes a temperatura aqui é acima de 25° (na maioria das vezes, mas ultrapassa os 30° também), essa temperatura alta, pelo que li, não causa Off-flavor e deve aumentar a velocidade que ocorre a oxidação, mas fora isso tem algum outro prejuízo?
 
Cara, minha cidade também é bastante quente, grande parte do ano fica acima de 30ºC, o que eu faço para amenizar isso é colocar as garrafas que acabaram de receber o primming dentro de caixas de papelão para evitar a luz e então coloco as caixas de papelão em um local bem fresco da minha casa, local com sombra, ventilado com revestimento de granito no chão e paredes o que confere uma boa capacidade de amenizar a temperatura... no termômetro que deixo no ambiente geralmente fica entre 18~25ºC...

Agora, quando a temperatura aqui sobe muito (minha cidade realmente é dos infernos) acima de 30ºC eu sou obrigado a utilizar uma das geladeiras e fixar a temperatura do TIC em 20ºC, pq é sabido que acima de 30ºC (recomendado mesmo é logo acima de 25ºC) a refermentação na garrafa pode ser alterada e prejudicar o resultado final na breja, como os efeitos que vc citou, oxidação, etc.... Eu prefiro seguir o script.;)
 
Estava com umas dúvidas semelhantes e esse tópico foi bem esclarecedor. No meu caso estou cm minha primeira lager na secundária e após o envase (com gelatina antes)pretendo deixa-la carbonatando na geladeira junto com a fermentação da próxima leva, uma ale (acredito q uma kolsch) que quero fermentar inicialmente a 17 graus. Aqui tbm é mto quente. Passa fácil dos 35 graus. Ja tive problemas de oxidação em levas q levaram trigo malteado qdo carbonataram em temp. Ambiente. Por isso agora quero carbonatar cm temp. controlada junto com outra leva para n perder tempo. Após isso baixo p 0 p o lagering da lager e p clarificar a ale. Vamos ver se da certo. Kkkkk
 
Back
Top