Geladeira vs Freezer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

WandersonFaelo

Active Member
Joined
Oct 14, 2020
Messages
27
Reaction score
5
Location
Patos de Minas
Pessoal uma dúvida/dica de vocês aqui.
Tenho aqui uma geladeira com o freezer deitado e também um freezer horizontal.

Partindo agora para a carbonatação forçada e pensando na possibilidade de montar um Keezer.

Vocês optariam em transformar qual deles em Keezer e deixar qual pro processo de fermentação?
Inicialmente pensei em deixar a Geladeira pra fermentar e o freezer pra servir e como já vai estar em uma temperatura mais baixa usar para Cold tbm.

Enfim, pela experiência de vocês, pensando em uma boa cerveja e claro, economia de energia tbm (faço aqui só pra consumo próprio mesmo rsrs).
 
Cara, eu uso geladeiras para fermentar e fiz meu keezer com um Metalfrio DA170. Gostei demais, cabem quatro postmixes e um cilindro de CO2 de 4,5kg. Cold crash dá para fazer na geladeira tranquilo, é só setar o controlador para 0ºC que ela vai.
20201212_134026.jpg
20201212_134122.jpg
20201217_103426.jpg
20201222_143843.jpg
 
Pergunta de leigo, vejo que os tubos estão bem grandes enrolados, é necessário esse tamanho por algum motivo ou da pra deixar mais curto?
 
Pessoal uma dúvida/dica de vocês aqui.
Tenho aqui uma geladeira com o freezer deitado e também um freezer horizontal.

Partindo agora para a carbonatação forçada e pensando na possibilidade de montar um Keezer.

Vocês optariam em transformar qual deles em Keezer e deixar qual pro processo de fermentação?
Inicialmente pensei em deixar a Geladeira pra fermentar e o freezer pra servir e como já vai estar em uma temperatura mais baixa usar para Cold tbm.

Enfim, pela experiência de vocês, pensando em uma boa cerveja e claro, economia de energia tbm (faço aqui só pra consumo próprio mesmo rsrs).
Recomendo freezer. Bota um controlador pra 0° e consegue usar para as duas funções .
 
Os tubos precisam ter uma certa extensão para produzir atrito e diminuir a velocidade de saída do líquido, senão espuma demais e fica impossível servir.
Eu uso tubos atóxicos de polietileno de 3/8 com 2m de extensão. Deveria ter colocado de 1/4, daí poderia ter uma extensão menor. Quanto mais finos os tubos, menor a extensão.
 
Os tubos precisam ter uma certa extensão para produzir atrito e diminuir a velocidade de saída do líquido, senão espuma demais e fica impossível servir.
Eu uso tubos atóxicos de polietileno de 3/8 com 2m de extensão. Deveria ter colocado de 1/4, daí poderia ter uma extensão menor. Quanto mais finos os tubos, menor a extensão.
Também lia muito sobre isso e faz sentido. Mas não uso mais do que 1m de mangueira de 3/8 e não tenho problemas.
 
Também lia muito sobre isso e faz sentido. Mas não uso mais do que 1m de mangueira de 3/8 e não tenho problemas.
Eu tentei colocar mais curto e não funcionou. O Jamal tem um vídeo em que apresenta os cálculos para dimensionar o comprimento dos tubos de acordo com material, que influi bastante na geração de atrito, e diâmetro. O Leandro do cerveja fácil também menciona a necessidade de conjugar diâmetro e tamanho dos tubos para conseguir fazer o serviço legal.
 
Eu fiz um keezer e tô curtindo muito! Vejo que ele segura a temperatura mais tempo que a geladeira, e quando precisa ligar, chega na temperatura setada muito mais rapido. Além disso, um freezer pequeno acomoda 4-6 postmix de 20l tranquilamente, enquanto na geladeira vai caber uns 3 de 20l e mais alguns de 10l talvez, e fica muito mais bonito na minha opinião.
 
Last edited:
Back
Top