Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, Bom Dia!
Quais sao os arquivos e QRCode mais atualizados para realizar a instalação? Estou tentando utilizar os que estão disponibilizado no site cerveja.info e não consigo conectar com blink.
 
Pessoal, Bom Dia!
Quais sao os arquivos e QRCode mais atualizados para realizar a instalação? Estou tentando utilizar os que estão disponibilizado no site cerveja.info e não consigo conectar com blink.
Fala man, segue QR atualizado.

1646387805732.png
 
Boa Tarde! Não estou consegundo fazer a comunicação do Ispindel com blink. Já realizei a atualização do ispindel com firmware do poste do dia 17/02/2021.
InkedWhatsApp Image 2022-03-06 at 15.01.07 (1)_LI.jpg
WhatsApp Image 2022-03-06 at 15.01.07.jpeg
 
@Helton Fagner , boa tarde meu amigo.
Venho tendo um comportamento estranho com o controlador (Placa unica), cheguei no momento de ir para cold, setei o programa para 4 graus, e a geladeira continuou funcionando no mesmo ritmo de intervalos de funcionamento e descanso, como em quase 5 horas quase nenhuma mudança, foi então que resetei o controlador e ele passou a utilizar o tempo de funcionamento novamente setado no software, porem depois de algumas horas ele voltou a se comportar com tempos de funcionamento diferentes e com a temperatura ainda MUITO longe do alvo, estava em 16 e o alvo era 4 graus.
Por favor, analise esta questão, preciso de ajuda, nesse ritmo ainda deve levar mais uns 2 dias para chegar na temperatura de COLD ... kkkk
Grafico.jpeg
 
@Helton Fagner , boa tarde meu amigo.
Venho tendo um comportamento estranho com o controlador (Placa unica), cheguei no momento de ir para cold, setei o programa para 4 graus, e a geladeira continuou funcionando no mesmo ritmo de intervalos de funcionamento e descanso, como em quase 5 horas quase nenhuma mudança, foi então que resetei o controlador e ele passou a utilizar o tempo de funcionamento novamente setado no software, porem depois de algumas horas ele voltou a se comportar com tempos de funcionamento diferentes e com a temperatura ainda MUITO longe do alvo, estava em 16 e o alvo era 4 graus.
Por favor, analise esta questão, preciso de ajuda, nesse ritmo ainda deve levar mais uns 2 dias para chegar na temperatura de COLD ... kkkk
View attachment 128209
Helton, imagino que esse comportamento deve estar relacionado à biblioteca de learning machine que que você utilizou.
Não teria como colocar a opção de optarmos entre usar ou não essa biblioteca?
Particularmente eu achei que durante o cold crash a eficiência energética piorou muito com o aprendizado de máquina.
Durante a fermentação até justifica ..durante o cold a precisao da temperatura é pouco relevante .
Alem disso, No momento da partida do compressor o consumo de energia é altissimo e muitas partidas diminuem a vida útil do relé e do próprio compressor.
 
@Helton Fagner , boa tarde meu amigo.
Venho tendo um comportamento estranho com o controlador (Placa unica), cheguei no momento de ir para cold, setei o programa para 4 graus, e a geladeira continuou funcionando no mesmo ritmo de intervalos de funcionamento e descanso, como em quase 5 horas quase nenhuma mudança, foi então que resetei o controlador e ele passou a utilizar o tempo de funcionamento novamente setado no software, porem depois de algumas horas ele voltou a se comportar com tempos de funcionamento diferentes e com a temperatura ainda MUITO longe do alvo, estava em 16 e o alvo era 4 graus.
Por favor, analise esta questão, preciso de ajuda, nesse ritmo ainda deve levar mais uns 2 dias para chegar na temperatura de COLD ... kkkk
View attachment 128209

Fala Demetrius, vc está usando quantos sensores?
Esse setup tem alguma coisa de errado, esse comportamento não está correto.
Manda um print da tela de setup.

Outro detalhe, os sensores estão mergulhados direto na água? Já vi casos de infiltração no sensor, isso pode gerar leitura errada e queda do sensor.
Quando um sensor cai, outro assume a posição dele.

Experimenta usar com somente um sensor. Digo isso porque se um deles estiver com problemas pode comprometer a linha de dados e gerar quedas subsequentes dos demais.
 
Helton, imagino que esse comportamento deve estar relacionado à biblioteca de learning machine que que você utilizou.
Não teria como colocar a opção de optarmos entre usar ou não essa biblioteca?
Particularmente eu achei que durante o cold crash a eficiência energética piorou muito com o aprendizado de máquina.
Durante a fermentação até justifica ..durante o cold a precisao da temperatura é pouco relevante .
Alem disso, No momento da partida do compressor o consumo de energia é altissimo e muitas partidas diminuem a vida útil do relé e do próprio compressor.

Na vdd não pode estar relacionado, dado o fato de que quando a temperatura atual está mais de 2 graus da temperatura alvo a geladeira trabalha por mais tempo, levando em consideração o tempo limite setado na aba setup. Isso permite um controle mais fino e evita a inércia termica. Quanto a opção para o controle manual baseado na histerese isso já foi desenhado para a próxima atualização.
 
Fala Demetrius, vc está usando quantos sensores?
Esse setup tem alguma coisa de errado, esse comportamento não está correto.
Manda um print da tela de setup.

Outro detalhe, os sensores estão mergulhados direto na água? Já vi casos de infiltração no sensor, isso pode gerar leitura errada e queda do sensor.
Quando um sensor cai, outro assume a posição dele.

Experimenta usar com somente um sensor. Digo isso porque se um deles estiver com problemas pode comprometer a linha de dados e gerar quedas subsequentes dos demais.
@Helton Fagner , bom dia.
Estou usando apenas com um sensor, justamente porque estamos com aquela dificuldade com sensores com o mesmo nome.
O sensor está em poço termomerico dentro do fermentador, sem contato com líquido.
Abaixo o print da aba Setup e também do gráfico, veja que não desce a temperatura.
 

Attachments

  • 9702DFD8-97C9-4D98-AAE2-4BE188B649E3.png
    9702DFD8-97C9-4D98-AAE2-4BE188B649E3.png
    134.8 KB · Views: 15
  • D495CB25-CBCA-4E76-B13B-E0A1A85376A6.png
    D495CB25-CBCA-4E76-B13B-E0A1A85376A6.png
    173.3 KB · Views: 14
@Helton Fagner , bom dia.
Estou usando apenas com um sensor, justamente porque estamos com aquela dificuldade com sensores com o mesmo nome.
O sensor está em poço termomerico dentro do fermentador, sem contato com líquido.
Abaixo o print da aba Setup e também do gráfico, veja que não desce a temperatura.

Legal, outra dúvida, como vc ligou o controlador? Direto controlando o compressor ou vc manteve ativa a placa original da geladeira?
Vou ver se consigo esse fds te enviar um firmware sem o ajuste automático para vc testar ahi.
 
Legal, outra dúvida, como vc ligou o controlador? Direto controlando o compressor ou vc manteve ativa a placa original da geladeira?
Vou ver se consigo esse fds te enviar um firmware sem o ajuste automático para vc testar ahi.
Helton,
O controlador está direto no compressor, a placa está funcional apenas para degelo.
Para o controle de funcionamento ela está isolada …
Vamos juntos resolver isso …
 
Fala @Demetrius Ferrari, fiz o update pra essa versão sem IA também e mantive o mesmo comportamento de antes...
Independentemente dos tempos configurados, o controlador mantem ciclos de 5 minutos.

Estou com os dois controladores (hardware + firmware antigos e hardware + firmware novos) rodando em paralelo.

O comportamento é bem diferente entre eles.

Por hora, sigo usando o anterior pq funciona 100% pra mim.

@Helton Fagner, qual seria o misterio disso tudo? kkkk
 
Fala @Demetrius Ferrari, fiz o update pra essa versão sem IA também e mantive o mesmo comportamento de antes...
Independentemente dos tempos configurados, o controlador mantem ciclos de 5 minutos.

Estou com os dois controladores (hardware + firmware antigos e hardware + firmware novos) rodando em paralelo.

O comportamento é bem diferente entre eles.

Por hora, sigo usando o anterior pq funciona 100% pra mim.

@Helton Fagner, qual seria o misterio disso tudo? kkkk

@Helton Fagner , tem alguma ideia ?
 
Leitura longa!!! rss... mas muito show o projeto @Helton Fagner
Fui rodar o Blynk mas ele tá com app novo!!! Quando clico em "login", no novo não aparece a opção para informar o servidor app.cerveja.info!!!
E no antigo não tem mais a opção "Create New Account". Só consigo informar o servidor.

Alguma ajuda por favor?

Editado: Acho que entendi... no antigo eu tenho que logar no servidor do app. cerveja.info para depois aparecer a opção de criar a conta não? Se for isso, agradeço se puder criar o login para mim @Helton Fagner

[email protected]

Obrigado!!!
 
Puxa... não foi fácil ler tudo isso mas consegui...rs... já vi que o novo Blynk não aceita servidor local... pena...
Vi também que quem usa IOS não consegue logar mais no anterior. @Helton Fagner agradeço se puder me cadastrar via script.

[email protected]

Fiquei muito curioso com a nova versão, para o novo Blynk!!!! Esse projeto tem muito futuro hem!!!! Parabéns pelo teu trabalho e muito mais ainda por ajudar a comunidade!!!
 
Puxa... não foi fácil ler tudo isso mas consegui...rs... já vi que o novo Blynk não aceita servidor local... pena...
Vi também que quem usa IOS não consegue logar mais no anterior. @Helton Fagner agradeço se puder me cadastrar via script.

[email protected]

Fiquei muito curioso com a nova versão, para o novo Blynk!!!! Esse projeto tem muito futuro hem!!!! Parabéns pelo teu trabalho e muito mais ainda por ajudar a comunidade!!!
Procura na loja de app como Blynk Legacy, essa versão vc consegue usar o servidor local. A nova logo estará disponível. Abraço!
 
Puxa... não foi fácil ler tudo isso mas consegui...rs... já vi que o novo Blynk não aceita servidor local... pena...
Vi também que quem usa IOS não consegue logar mais no anterior. @Helton Fagner agradeço se puder me cadastrar via script.

[email protected]

Fiquei muito curioso com a nova versão, para o novo Blynk!!!! Esse projeto tem muito futuro hem!!!! Parabéns pelo teu trabalho e muito mais ainda por ajudar a comunidade!!!

Vou te cadastrar aqui e te aviso quando estiver ativa a conta.
 
@Helton Fagner Boa tarde Meu amigo.
Qual seria a função do sensor de pressão que consta na nova lista de itens desta placa integrada?
Não localizei no esquema de montagem e acredito não ter visto no vídeo.

Aproveitando, pode habilitar meu cadastro no seu servidor, por favor? [email protected]

Muito obrigado.
 
Parabéns Helton pelo projeto. Sou fã de automação e tenho um circuito na minha casa que usa o Blynk. Uma dúvida a FG Alvo está com a porta virtual vazia é isso mesmo ?
00D3059F-DB34-48E6-A3E4-BD980BAEDED4.png

fora isso está funcionando perfeitamente
618C6B75-803A-49C4-946C-F5C17DB4D920.png
 
Parabéns Helton pelo projeto. Sou fã de automação e tenho um circuito na minha casa que usa o Blynk. Uma dúvida a FG Alvo está com a porta virtual vazia é isso mesmo ?
View attachment 128237
fora isso está funcionando perfeitamente
View attachment 128238

Fala mano

Não sei por qual motivo não puxou o pino virtual para FG ALVO ai..

Mas é o V29

Att.
Rafa
Obrigado!!!
 
Last edited:
Projeto 5 estrelas muito legal e razoavelmente fácil de montar graças a todos os relatos no grupo. Mais uma vez obrigado @Helton Fagner por disponibilizar seu trabalho. Agora só falta a carcaça, ou coloco numa caixa de passagem ou talvez arrume tempo pra modelar um case e imprimir na 3D.
96ECD15B-2426-4D85-B90D-E8D69DFE0F99.jpeg
 
Só um comentário, percebi que sempre que desligo a chave ON o sistema reinicia. Isso pode ser a fonte de energia, ou algum bug da versão ?

Estou usando firmware V4.4.4
 
Projeto 5 estrelas muito legal e razoavelmente fácil de montar graças a todos os relatos no grupo. Mais uma vez obrigado @Helton Fagner por disponibilizar seu trabalho. Agora só falta a carcaça, ou coloco numa caixa de passagem ou talvez arrume tempo pra modelar um case e imprimir na 3D.
View attachment 128247

Eu coloquei em uma caixa de energia para ar condicionado.
https://shopee.com.br/Caixa-Sobrepo...nca-e-Disjuntor-de-25A-i.391734616.5283173744
Na época paguei 30 reais nessa caixa.
 

Attachments

  • 20211201_161928-2048.jpg
    20211201_161928-2048.jpg
    52.8 KB · Views: 50
  • 20211201_162108-2048.jpg
    20211201_162108-2048.jpg
    46.2 KB · Views: 49
  • 20211201_162121-2048.jpg
    20211201_162121-2048.jpg
    52.3 KB · Views: 48
Fala moçada, estou migrando nosso servidor para um data center em NY assim teremos maior estabilidade, aqui estou com problemas com o provedor de internet que tem causado algumas quedas como a de ontem. Embora tenhamos custos um pouco mais elevados termos ganhos com a infra mais adequada para suportar nossas aplicações. Para vcs nada muda. Estou programando a mudança para segunda na parte da manhã, todos os dados serão transferidos. Abraço e bom fds a todos. :cool:
 
Consegui recuperar minha senha do Blynk Legacy!!! Fiz a instalação e tá funcionando legal!!
Só umas dúvidas de configuração.

1) Com qual diferença de temperatura o cooler liga? Essa diferença é configurável?

1.1) A diferença é entre quais sensores? Percebi que o sensor que deixo na parte de cima fica mais ou menos 1,5º mais frio que o do meio mas o de baixo fica uns 3.5º mais quente que esse mesmo do meio então a maior diferença não está no que fica no freezer mas o que fica na parte de baixo. Acho que vou colocar um cooler em cima e um embaixo pra fazer circular o ar pela geladeira. O que vcs acham?

2) O que é o "Controle Setor (2)"?

3) O que é "NTC"?

4) Pra quer serve a aba "Receita"?

4.1) Nessa aba "Receita" também uma opção "Auto" e "Manual". Pra que servem?

4.2) Nessa mesma aba tem uma opção LOG ON, LOG OFF. Pra que servem?

5) Na aba "Setup" tem as configurações dos sensores (um dos sensores aparece apenas os 3 últimos nros mas funciona de boa) e mais abaixo uma linha com os números dos sensores, Ispindel e NTC. Se eu clicar neles, eles ficam "ligados" (verdes). Mas aparentemente não muda nada. Pra que servem essas opções?

5.1) Um dos sensores não tem configuração de temperatura alvo. É assim mesmo ou algum erro no meu Blynk?

5.2) Na mesma aba "Setup", tem opções de offset. Pra que seve essa opção?

6) As fonte do sensor do setor um na na aba “geladeira1 muda de cor. Nesse momento (1 grau), ele tá azul. Mas os outros não. Estão sempre na cor verde. O que isso significa?

7) Em algum post passado, o Helton disse q há integração com o Craftbeerpi. Que integração é essa?

Muitas perguntas né...rs.. vlw galera!!!
 
Last edited:
Outra questão... percebi que está travando bastante e perdendo a conexão. Não sei se só está acontecendo comigo. Nessa hora, parece que o esp para de ler os sensores. Por exemplo, estava setado para 1 grau e a geladeira estava ligada. Em algum momento da noite, caiu pra menos de 1 grau e ligou o aquecedor e perdeu a conexão e não desligou mais. Resultado... pela manhã estava quase em 10 graus e era para estar a 1 grau.
 
Só falta uns conectores pra dividir melhor as conexões elétricas na placa de relés.
 

Attachments

  • 4971896D-14B0-4BC3-8FE3-AAC116998BAA.jpeg
    4971896D-14B0-4BC3-8FE3-AAC116998BAA.jpeg
    68.5 KB · Views: 36
  • 7E117157-2EC8-42FD-AC84-C19B07BE7027.jpeg
    7E117157-2EC8-42FD-AC84-C19B07BE7027.jpeg
    30.7 KB · Views: 32
  • 5303425D-0244-4AA1-A81E-BE221EE46962.jpeg
    5303425D-0244-4AA1-A81E-BE221EE46962.jpeg
    46.5 KB · Views: 29
RESOLVIDO!
Agradeço aqui a ajuda do Rafael Maximo que me deu um baita suporte!

Salve pessoal!
@Helton Fagner sei que vc já deve estar entediado de tanto responder questões tão básicas, mas, qdo tiver um tempinho, poderia me dar uma ajuda?
Abaixo nos prints segue fotos das conexões e prints das telas.
Meu principal problema é que o blynk não reconhece meu módulo esp, e acho.que tá tudo rodando bem, menos o bendito blynk.
Mais uma vez meu muito obrigado e um forte abraço
ps* no print da tela de configuração do wifi o token do Blynk não aparece ali simplesmente porque apaguei para fazer a foto (questão de segurança), porém toda vez que conecto no modo de configuração da rede wifi o token está ali, bonitinho e gravado.
ps** como faço para ajustar "calibrar" no blink a temperatura lida pelo sensor?
ps*** as vezes ele "reinicia" e fica com o icone amarelo e a temperatura em 0->0 (como na quarta foto)


photo5091660635825089439.jpgphoto5091660635825089440.jpgphoto5091660635825089445.jpgphoto5091660635825089448.jpg
 
Last edited:
RESOLVIDO!
Agradeço aqui a ajuda do Rafael Maximo que me deu um baita suporte!

Salve pessoal!
@Helton Fagner sei que vc já deve estar entediado de tanto responder questões tão básicas, mas, qdo tiver um tempinho, poderia me dar uma ajuda?
Abaixo nos prints segue fotos das conexões e prints das telas.
Meu principal problema é que o blynk não reconhece meu módulo esp, e acho.que tá tudo rodando bem, menos o bendito blynk.
Mais uma vez meu muito obrigado e um forte abraço
ps* no print da tela de configuração do wifi o token do Blynk não aparece ali simplesmente porque apaguei para fazer a foto (questão de segurança), porém toda vez que conecto no modo de configuração da rede wifi o token está ali, bonitinho e gravado.
ps** como faço para ajustar "calibrar" no blink a temperatura lida pelo sensor?
ps*** as vezes ele "reinicia" e fica com o icone amarelo e a temperatura em 0->0 (como na quarta foto)


View attachment 128297View attachment 128298View attachment 128299View attachment 128300
Seria importante para o fórum postar as soluçoes aqui.
 
Bom dia....pretendo comprar os equipamentos e montar esse sistema do Helton, baixei o app blynk, porém ele não conecta na versão legacy! Alguém poderia me ajudar?
Outra pergunta, consigo montar aquele sistema só coma esp ainda, ou é necessário usar essa placa nova e qual o nome dessa p eu comprar?
 

Attachments

  • Screenshot_20220427-120447_Blynk.jpg
    Screenshot_20220427-120447_Blynk.jpg
    17.4 KB · Views: 10
Back
Top