Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa tarde Pessoal,

Fiz a montagem do sistema em cima da placa atual unificada, e geraram algumas dúvidas.

Neste primeiro momento utilizarei para controlar o compressor da geladeira e o cooler, porém futuramente adicionarei uma lampada para aquecimento.

Como faço para saber qual saída controla o que?

1651694860137.png


Outra questão é em relação ao BrewFather. Vinculei o ID dele no Blynk, porém não aparece nenhuma informação em Stream Personalizado.

@Rafael Maximo @Demetrius Ferrari como está o de vocês?

Obrigado!!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.13.53.jpeg
    WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.13.53.jpeg
    16.2 KB · Views: 14
  • WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.14.27.jpeg
    WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.14.27.jpeg
    15.2 KB · Views: 14
  • WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.14.46.jpeg
    WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.14.46.jpeg
    17.6 KB · Views: 13
  • WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.15.08.jpeg
    WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.15.08.jpeg
    17.7 KB · Views: 20
  • WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.16.08 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.16.08 (1).jpeg
    62.2 KB · Views: 24
  • WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.16.08.jpeg
    WhatsApp Image 2022-05-04 at 17.16.08.jpeg
    27.2 KB · Views: 24
Boa tarde Pessoal,

Fiz a montagem do sistema em cima da placa atual unificada, e geraram algumas dúvidas.

Neste primeiro momento utilizarei para controlar o compressor da geladeira e o cooler, porém futuramente adicionarei uma lampada para aquecimento.

Como faço para saber qual saída controla o que?

View attachment 128369

Outra questão é em relação ao BrewFather. Vinculei o ID dele no Blynk, porém não aparece nenhuma informação em Stream Personalizado.

@Rafael Maximo @Demetrius Ferrari como está o de vocês?

Obrigado!!
@Maiconmx Fala mano! blza?

Segue a lista dos reles:

Relay 4 - Compressor
Relay 3 - Aquecimento
Relay 2 - Cooler
Relay 1 - Sem uso por hora

Quanto ao BF, após colocar o ID no Blynk, habilitar o Steam Personalizado no BF, precisará iniciar um "Lote" no BF

1651749371273.png

Vai clicar em "Dispositivos"

1651749435745.png

Ai vc escolhe o "Equipamento" que quer e clica em "Anexar"

Informações importantes: Precisa ser PRO no BF e precisa também ter um "Nome" de equipamento no APP do Blynk

Qualquer dúvida, dá um toque!

Cheers!
 
@Maiconmx Fala mano! blza?

Segue a lista dos reles:

Relay 4 - Compressor
Relay 3 - Aquecimento
Relay 2 - Cooler
Relay 1 - Sem uso por hora

Quanto ao BF, após colocar o ID no Blynk, habilitar o Steam Personalizado no BF, precisará iniciar um "Lote" no BF

View attachment 128383
Vai clicar em "Dispositivos"

View attachment 128384
Ai vc escolhe o "Equipamento" que quer e clica em "Anexar"

Informações importantes: Precisa ser PRO no BF e precisa também ter um "Nome" de equipamento no APP do Blynk

Qualquer dúvida, dá um toque!

Cheers!
Boa Rafael, muito obrigado!

Não encontrei marcação já placa com numeração dos reles. Qual é a ordem? Eu liguei três interruptores, mas não sei se foi o 4 ou o 1 que eu deixem sem.

Vlw!
 
Boa Rafael, muito obrigado!

Não encontrei marcação já placa com numeração dos reles. Qual é a ordem? Eu liguei três interruptores, mas não sei se foi o 4 ou o 1 que eu deixem sem.

Vlw!

Bom dia @Maiconmx,

Cara, nos bornes de saída tem a identificação da numeração dos relés...

1651833240912.png
1651833214610.png

Começando de cima pra baixo na foto com a marcação:

Rele 1: Normal Open 1 / Comum 1 / Normal Closed 1

E daí segue a mesma sequencia até o último debaixo que é o Rele 4

Espero ter ajudado

Cheers
 
Boa tarde Pessoal,

Fiz a montagem do sistema em cima da placa atual unificada, e geraram algumas dúvidas.

Neste primeiro momento utilizarei para controlar o compressor da geladeira e o cooler, porém futuramente adicionarei uma lampada para aquecimento.

Como faço para saber qual saída controla o que?

View attachment 128369

Outra questão é em relação ao BrewFather. Vinculei o ID dele no Blynk, porém não aparece nenhuma informação em Stream Personalizado.

@Rafael Maximo @Demetrius Ferrari como está o de vocês?

Obrigado!!
Onde encontrou essa placa?? Encontrei
 
Boa tarde Pessoal,
Tinha antes o brewpiless e flashei IOTBrew. aparece a wifi, no notebok consigo me conectar ( no celular não entra nem por um decreto, mas blz, fica conectando e desconectando) entro na wifi(senha 1122334455667), coloco o IP 192.168.4.1 e não adianta, não entra.

Já fiquei precionando por 10s o botão flash e nada tentei com 2 celulares e 3 noteboks rs.
 
Boa tarde Pessoal,
Tinha antes o brewpiless e flashei IOTBrew. aparece a wifi, no notebok consigo me conectar ( no celular não entra nem por um decreto, mas blz, fica conectando e desconectando) entro na wifi(senha 1122334455667), coloco o IP 192.168.4.1 e não adianta, não entra.

Já fiquei precionando por 10s o botão flash e nada tentei com 2 celulares e 3 noteboks rs.
Opa, boa tarde!

Se ja estava com tudo montado no Brewpiless não tenho certeza se funcionaria apenas mudando para o firmware IoTBrew (não sei se o pinout é o mesmo).

Pelo que esta falando, ta com muita cara de que não está "achando" o sensor e ai fica causando esses reinícios.

Tenha certeza de que o pinout do BPL seja igual ao do IoTBrew para poder fazer essa migração simples.
 
Opa, boa tarde!

Se ja estava com tudo montado no Brewpiless não tenho certeza se funcionaria apenas mudando para o firmware IoTBrew (não sei se o pinout é o mesmo).

Pelo que esta falando, ta com muita cara de que não está "achando" o sensor e ai fica causando esses reinícios.

Tenha certeza de que o pinout do BPL seja igual ao do IoTBrew para poder fazer essa migração simples.

Tava usando a versão 4.4, qdo catei a 5.0 foi, problema estava entre a cadeira e o monitor rs
 
Pessoal boa tarde,
Consegui botar pra funcionar e deixei em teste já a uns 3 dias, por enquanto tá show. Vou tirar a poeira do ispindel que eu tinha montado rs e colocar em conjunto.

Uma duvida, no brewpiless eu colocava lá as rampas, tempo que cada rampa iria durar e tudo mais... não consegui entender mto bem como configuro, pelo que entendi tem duas opções, ou eu vou setando na mão ou sincronizo com o brewfather correto?

Minha ideia é integrar com o brewfather mesmo, mas vi que tem uns campos para preencher no blynk como tempo máximo ligado, tempo de espera para religar, tempo espera min... tem como me passarem os parâmetros que vocês usam para esses itens ?
 
Pessoal boa tarde,
Consegui botar pra funcionar e deixei em teste já a uns 3 dias, por enquanto tá show. Vou tirar a poeira do ispindel que eu tinha montado rs e colocar em conjunto.

Uma duvida, no brewpiless eu colocava lá as rampas, tempo que cada rampa iria durar e tudo mais... não consegui entender mto bem como configuro, pelo que entendi tem duas opções, ou eu vou setando na mão ou sincronizo com o brewfather correto?

Minha ideia é integrar com o brewfather mesmo, mas vi que tem uns campos para preencher no blynk como tempo máximo ligado, tempo de espera para religar, tempo espera min... tem como me passarem os parâmetros que vocês usam para esses itens ?


Dando UP aqui pois também gostaria de saber quais melhores parâmetros de histerese, tempo máximo ligado, tempo de espera para religar, tempo de espera de frio para calor e de calor para frio.
 
Olá galera alguém tem uma foto melhor do local aonde soldar o resistor nessa nova versão do controlador por favor,estou com dificuldades. Obrigado
 
Helton, estou acompanhando seus vídeos no youtube para fazer o controlador de temperatura com ESP8266 com um sensor. Consegui instalar o firmware no ESP8266. Fiz o download e conta no Blynk para android, mas parece ser uma versão mais nova que a dos vídeos. Contudo, não consegui ler o QR Code do dispositivo no Blynk para controlar o EPS8266. Ele simplesmente não lê. Não existe a possibilidade de fazer uma ativação manual do seu dispositivo?
 

Attachments

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    11 KB · Views: 2
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    16 KB · Views: 1
  • 3.jpeg
    3.jpeg
    30 KB · Views: 0
  • 4.jpeg
    4.jpeg
    12.5 KB · Views: 0
Helton, estou acompanhando seus vídeos no youtube para fazer o controlador de temperatura com ESP8266 com um sensor. Consegui instalar o firmware no ESP8266. Fiz o download e conta no Blynk para android, mas parece ser uma versão mais nova que a dos vídeos. Contudo, não consegui ler o QR Code do dispositivo no Blynk para controlar o EPS8266. Ele simplesmente não lê. Não existe a possibilidade de fazer uma ativação manual do seu dispositivo?

Olá amigo, a nova versão está prestes a ser lançada.
Dentre as novidades estão:

- Conexão a internet através do app
- Interface totalmente renovada
- Acesso no PC através da Web
- Uso de tomadas sem fio
- Controle de etapas do processo onde vc seta a temperatura e o tempo em cada etapa
- Monitoramento do consumo elétrico de cada dispositivo

Essas são apenas algumas das funções agregadas.
Acompanhe o tópico e logo serão dados mais detalhes.

:cool: 👊
 
Olá amigo, a nova versão está prestes a ser lançada.
Dentre as novidades estão:

- Conexão a internet através do app
- Interface totalmente renovada
- Acesso no PC através da Web
- Uso de tomadas sem fio
- Controle de etapas do processo onde vc seta a temperatura e o tempo em cada etapa
- Monitoramento do consumo elétrico de cada dispositivo

Essas são apenas algumas das funções agregadas.
Acompanhe o tópico e logo serão dados mais detalhes.

:cool: 👊
Perfeito, Helton. Bom demais! Estarei acompanhando. Obrigado 🙏🤝
 
Olá amigo, a nova versão está prestes a ser lançada.
Dentre as novidades estão:

- Conexão a internet através do app
- Interface totalmente renovada
- Acesso no PC através da Web
- Uso de tomadas sem fio
- Controle de etapas do processo onde vc seta a temperatura e o tempo em cada etapa
- Monitoramento do consumo elétrico de cada dispositivo

Essas são apenas algumas das funções agregadas.
Acompanhe o tópico e logo serão dados mais detalhes.

:cool: 👊
Caracas… sempre trazendo novidades e essa versão vem turbinada 😆…Parabéns Heltão 👏🏽👏🏽👏🏽
 
Olá amigo, a nova versão está prestes a ser lançada.
Dentre as novidades estão:

- Conexão a internet através do app
- Interface totalmente renovada
- Acesso no PC através da Web
- Uso de tomadas sem fio
- Controle de etapas do processo onde vc seta a temperatura e o tempo em cada etapa
- Monitoramento do consumo elétrico de cada dispositivo

Essas são apenas algumas das funções agregadas.
Acompanhe o tópico e logo serão dados mais detalhes.

:cool: 👊
Seria possível atualizar o procedimento de instalação ? Tanto do controlador quanto do iSpindel ?
 
Boa tarde Helton,
Fiquei muito tempo ausente do forum aqui e sem produzir cerveja em casa. E quero retomar. Pode me ajudar com os links dos ultimos firmwares do esp e do ispindel, e também do QRcode para atualizar o blynk?
Eu tentei colocar o qrcode das últimas páginas e me pede mais energia, para instalar. Fiquei com medo de deletar o que tenho para colocar o novo e ainda faltar energia.

Obrigado
Segue meu email [email protected]
 
Seria possível atualizar o procedimento de instalação ? Tanto do controlador quanto do iSpindel ?
Olá amigo, bom dia!

Estou finalizando a nova versão e já trabalhando também no manual com o passo a passo de atualização e configuração.

Espero nas próximas semanas já compartilhar com vcs.
 
Olá Helton poderia já passar o que devemos já comprar pra adiantar caso tipo de modelo de tomada, placas Esp etc...Ansiosa
Fala Erica, também estou ansioso em compartilhar com vcs td que foi preparado. Já temos alguns parceiros testando o novo controlador em produção, assim que passar no crivo deles teremos ahi uma rodada inicial novos usuários. Se vc já tem a placa usada no versão anterior não precisará comprar uma placa nova.
 
Boa tarde Helton,
Fiquei muito tempo ausente do forum aqui e sem produzir cerveja em casa. E quero retomar. Pode me ajudar com os links dos ultimos firmwares do esp e do ispindel, e também do QRcode para atualizar o blynk?
Eu tentei colocar o qrcode das últimas páginas e me pede mais energia, para instalar. Fiquei com medo de deletar o que tenho para colocar o novo e ainda faltar energia.

Obrigado
Segue meu email [email protected]
Olá meu amigo, bem vindo de volta!

Para configurar a versão anterior vc pode apagar o projeto que já tem no Blynk e irá liberar a energia consumida por ele, assim vc pode carregar o novo projeto com o QR code.

Ou se não for urgente poderá aguardar as instruções para a nova versão.

Vlw.
 
Fala Erica, também estou ansioso em compartilhar com vcs td que foi preparado. Já temos alguns parceiros testando o novo controlador em produção, assim que passar no crivo deles teremos ahi uma rodada inicial novos usuários. Se vc já tem a placa usada no versão anterior não precisará comprar uma placa nova.
Obrigado Helton fico no aguardo então não precisará compra outra placa
 
Boa tarde turma, vi que no site do app store ou google há uma nova versão do programa do Blynk. Esta nova versão não vi como mudar o servidor de hospedagem do app. Alguém conseguiu atualizar para o novo app do Blynk IOT?

Helton, poderia adicionar o meu amigo no servidor seu.
Segue o email [email protected]
Obrigado
 
Last edited:
Boa tarde turma, vi que no site do app store ou google há uma nova versão do programa do Blynk. Esta nova versão não vi como mudar o servidor de hospedagem do app. Alguém conseguiu atualizar para o novo app do Blynk IOT?

Helton, poderia adicionar o meu amigo no servidor seu.
Segue o email [email protected]
Obrigado
Se não me engano a nova versão do programa não será mais necessário o uso do Blynk….estamos aguardando o lançamento
 
Que ótima notícia. Ansioso no aguardo.
Fala Alessandro, o servidor antigo seguirá ativo enquanto tiver apoio para manter. Mesmo não estando na loja de app no Android é possível usar a versão antiga instalando via APK. Segue apK para instalar. Em virtude da nova versão, não estou cadastrando novos usuários no servidor antigo, mas quem já tem poderá ficar usando como antes.

Instalador BLYNK LEGACY
 
Fala galera, seguem mais detalhes do novo controlador.

Adicionalmente ao que já temos, agora será possível usar um sonoff como hardware base, o que trará uma redução significativa da mão de obra de montagem e também custo. Será possível empilhar dispositivos, ou em outras palavras, ir adicionando dispositivos para controlar outros fermentadores, bancos de glicol ou mesmo alguma etapa quente do processo. Aplicações diversas serão possíveis, exemplo, se você quer fazer multilicação de leveduras e deseja usar uma bomba ou solenóide para injetar oxigênio a cada x minutos você poderá configurar uma tomada para isso, ou se deseja aquecer a base do stir plate poderá fazer o controle de temperatura usando uma tomada do controlador.

Seguem fotos do app em atividade (adicionei legenda no gráfico para cada etapa, todo processo correu automáticamente conforme perfil configurado previamente)

Print.jpg


Dependendo do hardware escolhido será possível monitorar consumo de energia.

Sonoff.jpeg

Sonoff levemente modificado. 😇

PXL_20220806_144920911_2.jpg


Fermentador usado no teste, fermentando uma Cream Ale Mosaic, receita do @Rafael Maximo

Mais detalhes sobre a finalização dos testes e liberação do firmware serão passados nas semanas seguintes.
Obs.: Não saiam comprando sonoff antes de saber dos detalhes, teremos algumas opções de instalação e será importante ver o que melhor se encaixa na sua necessidade.

Abraço e boas brejas!! :cool:
 
Last edited:
Fala galera, seguem mais detalhes do novo controlador.

Adicionalmente ao que já temos, agora será possível usar um sonoff como hardware base, o que trará uma redução significativa da mão de obra de montagem e também custo. Será possível empilhar dispositivos, ou em outras palavras, ir adicionando dispositivos para controlar outros fermentadores, bancos de glicou ou mesmo alguma etapa quente do processo. Aplicações diversas serão possíveis, exemplo, se você quer fazer multilicação de leveduras e deseja usar uma bomba ou solenóide para injetar oxigênio a cada x minutos você poderá configurar uma tomada para isso, ou se deseja aquecer a base do stir plate poderá fazer o controle de temperatura usando uma tomada do controlador.

Seguem fotos do app em atividade (adicionei legenda no gráfico para cada etapa, todo processo correu automáticamente conforme perfil configurado previamente)

View attachment 128644

Dependendo do hardware escolhido será possível monitorar consumo de energia.

View attachment 128645
Sonoff levemente modificado. 😇

View attachment 128646

Fermentador usado no teste, fermentando uma Cream Ale Mosaic, receita do @Rafael Maximo

Mais detalhes sobre a finalização dos testes e liberação do firmware serão passados nas semanas seguintes.
Obs.: Não saiam comprando sonoff antes de saber dos detalhes, teremos algumas opções de instalação e será importante ver o que melhor se encaixa na sua necessidade.

Abraço e boas brejas!! :cool:
Você comercializa esse sistema ou é algo gratuito?

Chegando agora no fórum.
 
Fala galera, seguem mais detalhes do novo controlador.

Adicionalmente ao que já temos, agora será possível usar um sonoff como hardware base, o que trará uma redução significativa da mão de obra de montagem e também custo. Será possível empilhar dispositivos, ou em outras palavras, ir adicionando dispositivos para controlar outros fermentadores, bancos de glicou ou mesmo alguma etapa quente do processo. Aplicações diversas serão possíveis, exemplo, se você quer fazer multilicação de leveduras e deseja usar uma bomba ou solenóide para injetar oxigênio a cada x minutos você poderá configurar uma tomada para isso, ou se deseja aquecer a base do stir plate poderá fazer o controle de temperatura usando uma tomada do controlador.

Seguem fotos do app em atividade (adicionei legenda no gráfico para cada etapa, todo processo correu automáticamente conforme perfil configurado previamente)

View attachment 128644

Dependendo do hardware escolhido será possível monitorar consumo de energia.

View attachment 128645
Sonoff levemente modificado. 😇

View attachment 128646

Fermentador usado no teste, fermentando uma Cream Ale Mosaic, receita do @Rafael Maximo

Mais detalhes sobre a finalização dos testes e liberação do firmware serão passados nas semanas seguintes.
Obs.: Não saiam comprando sonoff antes de saber dos detalhes, teremos algumas opções de instalação e será importante ver o que melhor se encaixa na sua necessidade.

Abraço e boas brejas!! :cool:
Tá ficando interessante!!! E que show esse teu fermentador!!!!!
 
Fala galera, seguem mais detalhes do novo controlador.

Adicionalmente ao que já temos, agora será possível usar um sonoff como hardware base, o que trará uma redução significativa da mão de obra de montagem e também custo. Será possível empilhar dispositivos, ou em outras palavras, ir adicionando dispositivos para controlar outros fermentadores, bancos de glicou ou mesmo alguma etapa quente do processo. Aplicações diversas serão possíveis, exemplo, se você quer fazer multilicação de leveduras e deseja usar uma bomba ou solenóide para injetar oxigênio a cada x minutos você poderá configurar uma tomada para isso, ou se deseja aquecer a base do stir plate poderá fazer o controle de temperatura usando uma tomada do controlador.

Seguem fotos do app em atividade (adicionei legenda no gráfico para cada etapa, todo processo correu automáticamente conforme perfil configurado previamente)

View attachment 128644

Dependendo do hardware escolhido será possível monitorar consumo de energia.

View attachment 128645
Sonoff levemente modificado. 😇

View attachment 128646

Fermentador usado no teste, fermentando uma Cream Ale Mosaic, receita do @Rafael Maximo

Mais detalhes sobre a finalização dos testes e liberação do firmware serão passados nas semanas seguintes.
Obs.: Não saiam comprando sonoff antes de saber dos detalhes, teremos algumas opções de instalação e será importante ver o que melhor se encaixa na sua necessidade.

Abraço e boas brejas!! :cool:
Fala galera, seguem mais detalhes do novo controlador.

Adicionalmente ao que já temos, agora será possível usar um sonoff como hardware base, o que trará uma redução significativa da mão de obra de montagem e também custo. Será possível empilhar dispositivos, ou em outras palavras, ir adicionando dispositivos para controlar outros fermentadores, bancos de glicou ou mesmo alguma etapa quente do processo. Aplicações diversas serão possíveis, exemplo, se você quer fazer multilicação de leveduras e deseja usar uma bomba ou solenóide para injetar oxigênio a cada x minutos você poderá configurar uma tomada para isso, ou se deseja aquecer a base do stir plate poderá fazer o controle de temperatura usando uma tomada do controlador.

Seguem fotos do app em atividade (adicionei legenda no gráfico para cada etapa, todo processo correu automáticamente conforme perfil configurado previamente)

View attachment 128644

Dependendo do hardware escolhido será possível monitorar consumo de energia.

View attachment 128645
Sonoff levemente modificado. 😇

View attachment 128646

Fermentador usado no teste, fermentando uma Cream Ale Mosaic, receita do @Rafael Maximo

Mais detalhes sobre a finalização dos testes e liberação do firmware serão passados nas semanas seguintes.
Obs.: Não saiam comprando sonoff antes de saber dos detalhes, teremos algumas opções de instalação e será importante ver o que melhor se encaixa na sua necessidade.

Abraço e boas brejas!! :cool:

Nossa, estou mais ansioso aguardando essa nova versão do que saber quem matou a Odete Roitman….

Vou montar o controlador da versão inicial do projeto e aguardar a liberação da nova versão do software!

Muito obrigado!!
 
Back
Top