Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, boas ??
Alguém já instalou e usa o controlador do Helton em geladeira FrostFree ??
Eu tenho uma Cônsul CRB36A !!
Eu uso um controlador ESP8266 com Blynk 2.0 em em uma frostfree Facilite (Consul). Fiz vários testes e cheguei a conclusão que a maneira correta de instalação é conectar o relé do controlador (em série) na saída da placa da geladeira para do comando do compressor/ventilador. Ou seja, a placa original da geladeira deverá permanecer sempre energizada (o nosso controlador adicionado deverá controlar somente a saída da placa da geladeira para o compressor/ventilador). Isso é importante porque a placa da geladeira tem um temporizador que faz o ciclo normal de degelo (desliga compressor e liga resistência de degelo por um determinado período). Se utilizarmos o contato do nosso controlador desligando toda a placa da nossa geladeira (frostfree), haverá um descontrole no ciclo de degelo, correndo risco de bloqueio do sistema de refrigeração.
 

Attachments

  • Video 1.mp4
    13.5 MB
  • Video 2.mp4
    15.1 MB
Cadastrado amigo. Te enviei a senha no PV.
@Helton Fagner , não esta conectando, veja abaixo, estou usando o Blink Legacy ...
Blink-Demetrius.jpeg
 
Aew ... estou nos primeiros passos ..... kkkk
Depois de soldar os terminais .... instalei o FW .....View attachment 128113
Show meu amigo. Isso ahi. Logo estará operacional.

A versão nova vai simplificar muito as coisas, a ideia é ter tudo integrado dentro de um mesmo aplicativo.
Desde o controle de propagação de leveduras, brassagem, fermentação, maturação e serviço.
O sistema poderá ser montado em módulos e integrado ao app, cada módulo se conectará automaticamente ao app sem necessidade de configurações adicionais. Os módulos atuarão como membros ativos na rede, possibilitando um alcance maior entre os dispositivos, não dependendo do sinal do router de internet estar tão próximo. #spoileralert
 
Show meu amigo. Isso ahi. Logo estará operacional.

A versão nova vai simplificar muito as coisas, a ideia é ter tudo integrado dentro de um mesmo aplicativo.
Desde o controle de propagação de leveduras, brassagem, fermentação, maturação e serviço.
O sistema poderá ser montado em módulos e integrado ao app, cada módulo se conectará automaticamente ao app sem necessidade de configurações adicionais. Os módulos atuarão como membros ativos na rede, possibilitando um alcance maior entre os dispositivos, não dependendo do sinal do router de internet estar tão próximo. #spoileralert
Sensacional !!!!!!! Simples assim !!
 
Boa noite amigos ....
@heltonsh ou alguem que possa dar uma luz ...
A saída do rele de resfrimento e cooling não estão com energia, na tela LCD mostra ativo e até escuto o estalo do rele acionando, porem nem com o led indicando a função e nem desligado (Invertido) tem energia nas portas ....
Alguem passou por isso ??
Estou usando um medidor simples de verificação de tomadas, ele esta funcionando pois testei na alimentação da placa ...
Medidor.jpg
LCD.jpg
 
Boa noite amigos ....
@heltonsh ou alguem que possa dar uma luz ...
A saída do rele de resfrimento e cooling não estão com energia, na tela LCD mostra ativo e até escuto o estalo do rele acionando, porem nem com o led indicando a função e nem desligado (Invertido) tem energia nas portas ....
Alguem passou por isso ??
Estou usando um medidor simples de verificação de tomadas, ele esta funcionando pois testei na alimentação da placa ...View attachment 128120View attachment 128121
Manda foto da montagem, pode ser que tenha alguma coisa de errado com os cabos. Se o relé ta armando tem que chegar energia. No display tem a indicação do cooler e resfriamento então precisa ter dois reles ativos. Manda foto com a placa ligada para ver se os leds dos reles estão acesos.
 
Boa noite amigos ....
@heltonsh ou alguem que possa dar uma luz ...
A saída do rele de resfrimento e cooling não estão com energia, na tela LCD mostra ativo e até escuto o estalo do rele acionando, porem nem com o led indicando a função e nem desligado (Invertido) tem energia nas portas ....
Alguem passou por isso ??
Estou usando um medidor simples de verificação de tomadas, ele esta funcionando pois testei na alimentação da placa ...View attachment 128120View attachment 128121
Veja se isso ajuda.


1644875236067.png
 
Manda foto da montagem, pode ser que tenha alguma coisa de errado com os cabos. Se o relé ta armando tem que chegar energia. No display tem a indicação do cooler e resfriamento então precisa ter dois reles ativos. Manda foto com a placa ligada para ver se os leds dos reles estão acesos.
Boas !!
Está tudo ok, o parâmetro de state do APP estava invertido, nosso amigo @Rafael Maximo ajudou novamente !!
Obrigado a todos e atenção dos amigos Rafael Maximo e Rafael Barbi
 
@Helton Fagner , boa noite ....
Estou com o controlador instalado ja a 10horas .. e tenho algumas duvidas, peço desculpas antecipadas, pois talvez sejam muito simples.

1 - Na primeira figura temos o print da tela de SETUP com a configuração para 13º, funcionamento do compressor a 60min e descanço de 5min.
2 - Na segunda figura um print durante o dia, depois de algumas horas o controlador mudou o comportamento do acionamento do compressor, diminuindo o tempo de funcionamento e descanço. Neste momento a temperatura estava quase chegando no alvo.
3 - Na terceira, ja agora pouco, o comportamento mudou novamente e a temperatura quase não baixa ...
4 - Os sensores estão na parte superior, inferior e dentro de uma jarra plastica com uns 5 litros de agua.

As duvidas são :
Tem algo configurado errado ?
Por que das alterações de funcionamento e intervalo ?
Porque a temperatura cai tão pouco, e nos ultimas medições a impressão que tenho é que o controlador esta apenas mantendo, sem baixar para alcançar o alvo de 13º

Obrigado e aguardo ....
1 - Setup.jpeg
2 - Temp chegando.jpeg
3 - Temp baixando pouco.jpeg
 
@Helton Fagner , boa noite ....
Estou com o controlador instalado ja a 10horas .. e tenho algumas duvidas, peço desculpas antecipadas, pois talvez sejam muito simples.

1 - Na primeira figura temos o print da tela de SETUP com a configuração para 13º, funcionamento do compressor a 60min e descanço de 5min.
2 - Na segunda figura um print durante o dia, depois de algumas horas o controlador mudou o comportamento do acionamento do compressor, diminuindo o tempo de funcionamento e descanço. Neste momento a temperatura estava quase chegando no alvo.
3 - Na terceira, ja agora pouco, o comportamento mudou novamente e a temperatura quase não baixa ...
4 - Os sensores estão na parte superior, inferior e dentro de uma jarra plastica com uns 5 litros de agua.

As duvidas são :
Tem algo configurado errado ?
Por que das alterações de funcionamento e intervalo ?
Porque a temperatura cai tão pouco, e nos ultimas medições a impressão que tenho é que o controlador esta apenas mantendo, sem baixar para alcançar o alvo de 13º

Obrigado e aguardo ....
View attachment 128155View attachment 128156View attachment 128157
Olá Demétrius essa versão usa inteligência para ajustar o tempo de trabalho do motor e o tempo de descanso. Respeitando o limite de tempo máximo do motor ligado e o tempo min de descanso do motor, definidos no setup. Então o sistema ajusta os tempos de acordo com a capacidade medida na sua geladeira. Uma dúvida, lembro que sua geladeira é FrostFree, como fez a ligação do motor? Pergunto porque o controlador original da geladeira pode estar limitando a temp. mínima. Se estiver usando a placa original da geladeira, lembre de setar para potência máxima.
 
Olá Demétrius essa versão usa inteligência para ajustar o tempo de trabalho do motor e o tempo de descanso. Respeitando o limite de tempo máximo do motor ligado e o tempo min de descanso do motor, definidos no setup. Então o sistema ajusta os tempos de acordo com a capacidade medida na sua geladeira. Uma dúvida, lembro que sua geladeira é FrostFree, como fez a ligação do motor? Pergunto porque o controlador original da geladeira pode estar limitando a temp. mínima. Se estiver usando a placa original da geladeira, lembre de setar para potência máxima.
Bom dia @Helton Fagner
A placa foi isolada para funcionamento do compressor, apenas o degelo está ativo, além disso o sensor original da geladeira foi removido, com isso a placa original nunca para de funcionar.
Hoje pela manhã o estado dá temperatura chegou ao alvo e está mantendo.
Vou continuar monitorando o comportamento.
86746CB6-849E-40C8-93EE-6E2296FC236E.png


Edit 1 - Veja no grafico abaixo o comportamento estranho, a geladeira não entrou em degelo e não acredito que a temperatura tenha subido no liquido quase 5 graus em um intervalo de 1 hora ... o mesmo no tempo que levou para baixar ...
O que será que pode estar acontecendo ?
Comportamento.jpg
 
Last edited:
Bom dia @Helton Fagner
A placa foi isolada para funcionamento do compressor, apenas o degelo está ativo, além disso o sensor original da geladeira foi removido, com isso a placa original nunca para de funcionar.
Hoje pela manhã o estado dá temperatura chegou ao alvo e está mantendo.
Vou continuar monitorando o comportamento.
View attachment 128158

Edit 1 - Veja no grafico abaixo o comportamento estranho, a geladeira não entrou em degelo e não acredito que a temperatura tenha subido no liquido quase 5 graus em um intervalo de 1 hora ... o mesmo no tempo que levou para baixar ...
O que será que pode estar acontecendo ?
View attachment 128164
Tem duas situações que poderiam gerar esse gráfico.

1 - O sensro está solto dentro da geladeira, fora do reservatório de água ou fora do poço térmico. Isso explicaria o ganho e perda rápida da temperatura. Isso porque a troca de calor com o ar é muito mais rapida do que no liquido.

2 - Pode ser que um dos sensores perdeu a comunicação. (isso vc pode verificar na aba setup e contar quantos sensores aparecem)
Se um dos sensores perdem a comunicação, o sistema admite o seguinte como referência para controle.

Vejo no print que enviou que a zona superior e inferior estão com o mesmo valor, isso é improvavel. Recomendo que verifique se os sensores estão todos OK.
Caso se de conta de que um deles sumiu, verifique as conexões e reinicie o módulo para ver se ele volta.
 
Tem duas situações que poderiam gerar esse gráfico.

1 - O sensro está solto dentro da geladeira, fora do reservatório de água ou fora do poço térmico. Isso explicaria o ganho e perda rápida da temperatura. Isso porque a troca de calor com o ar é muito mais rapida do que no liquido.

2 - Pode ser que um dos sensores perdeu a comunicação. (isso vc pode verificar na aba setup e contar quantos sensores aparecem)
Se um dos sensores perdem a comunicação, o sistema admite o seguinte como referência para controle.

Vejo no print que enviou que a zona superior e inferior estão com o mesmo valor, isso é improvavel. Recomendo que verifique se os sensores estão todos OK.
Caso se de conta de que um deles sumiu, verifique as conexões e reinicie o módulo para ver se ele volta.
@Helton Fagner , bom dia .... vamos la ... por partes ..... kkkk

1 - O Sensor desde o inicio esta dentro de poço térmico e dentro de um balde com agua (Aprox 4 litros).
2 - Os sensores não perderam a comunicação, não notei isso em nenhum momento, estou com o App aberto quase que o tempo todo, justamente para eu aprender sobre o comportamento da geladeira X controlador ....
3 - O Print reflete um problema que estou enfrentado e acho que seria interessante uma melhoria no APP, vou tentar explicar ...
Na ABA SETUP, tem 2 campos que devemos selecionar os sensores:
-> o primeiro campo chamado "Sensor do Fermentador" eu selecionei o sensor que esta na parte superior da Geladeira (Na tela Geladeira é o display superior do lado esquerdo da tela) .....
-> o segundo campo chamado "Sensor Principal Geladeira" eu selecionei o sensor que esta no poço termométrico (Na tela Geladeira é o display superior do lado direito da tela ) ....
-> o terceiro sensor agente não seleciona e automaticamente ele aparece na tela Geladeira no display inferior do lado esquerdo ...
O problema é o seguinte ... meus 3 sensores estão aparecendo na lista de opções com o mesmo nome "0256" ... e na hora de selecionar fica bem confuso, principalmente quando vamos na aba setup conferir.... na tela do Iphone quase não tem diferença entre as opções.
Notei que a informação que vai para o grafico é a do sensor principal (Lado Direito) e por algumas vezes o APP perdeu a configuração e quando eu fui ver os sensores estavam selecionados de forma errada ....
Minha sugestão de melhoria seria, ter uma forma de "apelidar" cada um dos sensores para que apareçam na lista de selação com nomes diferentes (Apelidos) ....

Estou a disposição para colaborar com testes e validações se quiser .....

Obrigado e Aguardo ...
 
Pessoal, não lembro mais em qual momento aparece a opção para inverter o funcionamento do relé. (O meu está invertido)
Não achei via App, e nem no config do Wi-Fi.
alguém pode me indicar?
 
Pessoal, não lembro mais em qual momento aparece a opção para inverter o funcionamento do relé. (O meu está invertido)
Não achei via App, e nem no config do Wi-Fi.
alguém pode me indicar?
Consegui achar no Wi-Fi setup. Como está sem a label da caixa de texto, tive dificuldades de achar.
Desconfiei por ter achado um campo não preenchido …
 
Back
Top