Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Nos pinos do NODEMCU vc vai encontrar 3.3V, por isso os módulos de rele precisam ter acopladores ópticos. O VCC do módulo de reles vc liga no VU se estiver usando fonte de celular, ou VIN se estiver usando módulo hilink. Para identificar se o seu módulo tem o acoplador, procure por um componente como esse marcado na imagem abaixo.

View attachment 124556
View attachment 124557

A balança usei essa que cabe direitinho um postmix de 19l sobrando uma pequena borda. Mas pode usar qualquer uma com 4 sensores (quatro pontos de apoio)

View attachment 124558
Blz Helton,
É, então eu fiz cagada! kkk Comprei relês comuns, não optoacoplado, mas blz.
Estou utilizando fonte de celular sim, mas ficou uma dúvida sobre o VU, minha placa não está escrito VU e G como esta neste modelo abaixo.
1599142754233.png

A minha é desta, e está escrito RSV (Reservado)!
1599143008504.png


Acha que daria certo alimentar os relês por fora com um módulo regulador de tensão LM2596 DC-DC Step Down? Aí poderia já alimentar o NodeMCU também.
 
Blz Helton,
É, então eu fiz cagada! kkk Comprei relês comuns, não optoacoplado, mas blz.
Estou utilizando fonte de celular sim, mas ficou uma dúvida sobre o VU, minha placa não está escrito VU e G como esta neste modelo abaixo.
View attachment 124559
A minha é desta, e está escrito RSV (Reservado)!
View attachment 124560

Acha que daria certo alimentar os relês por fora com um módulo regulador de tensão LM2596 DC-DC Step Down? Aí poderia já alimentar o NodeMCU também.

Puxa vida, mas não é perdido tem bastante projeto legal ahi por vir. No segundo vídeo da série da geladeira tem os detalhes dos componentes. Inclusive esse seu ESP8266 NODEMCU é V2 somente na V3 tem o VU (VUSB). E sim vc pode usar o Step Down para alimentar o ESP e o módulo de reles. (Mas esteja atendo a setar os 5V no trimpot, não custa falar né. 😅). Se quiser usar seus reles comuns poderá usar um BC548 com um resistor de 10k e um diodo 1n4148. Se não souber como montar me fala que faço um rascunho aki. Da um trabalhinho a mais ahi pra vc masss, pelo menos vc não precisa comprar outros reles.

Se for montar o kegScale compra o NODEMCU V3 para o projeto. Vlw Abraço!
 
Puxa vida, mas não é perdido tem bastante projeto legal ahi por vir. No segundo vídeo da série da geladeira tem os detalhes dos componentes. Inclusive esse seu ESP8266 NODEMCU é V2 somente na V3 tem o VU (VUSB). E sim vc pode usar o Step Down para alimentar o ESP e o módulo de reles. (Mas esteja atendo a setar os 5V no trimpot, não custa falar né. 😅). Se quiser usar seus reles comuns poderá usar um BC548 com um resistor de 10k e um diodo 1n4148. Se não souber como montar me fala que faço um rascunho aki. Da um trabalhinho a mais ahi pra vc masss, pelo menos vc não precisa comprar outros reles.

Se for montar o kegScale compra o NODEMCU V3 para o projeto. Vlw Abraço!
Opa, obrigado Helton, se não for pedir muito eu quero o rascunho sim, por favor. Tenho um conhecimento médio de eletrônica, mas consigo seguir e montar.
Se ver que vai complicar eu guardo esses para outros projetos e compro o outro.
Já tenho um outro NodeMCU que comprei recentemente, vou dar uma olhada se ele é V3!
 
Opa, obrigado Helton, se não for pedir muito eu quero o rascunho sim, por favor. Tenho um conhecimento médio de eletrônica, mas consigo seguir e montar.
Se ver que vai complicar eu guardo esses para outros projetos e compro o outro.
Já tenho um outro NodeMCU que comprei recentemente, vou dar uma olhada se ele é V3!

Segue o circuito, ahi vc vai precisar de um desse para cada rele. Decidi colocar o BC337 pois ele suporta uma corrente maior, não sei qual a corrente do rele que vc comprou então usa o BC337 que é mais garantido.

Então vc vai precisar de:
1 BC337
1 Diodo 1n4148
1 Resistor de 1k 1/4W (marrom/preto/vermelho)
1 rele simples de 5V

O esquema dos pinos do transistor é esse:
BC337.jpg


Esquema para cada rele simples:

esquema.jpeg


+5V vc liga no Vin do ESP
GND no GND do ESP

É isso ahi, qualquer coisa me dá um toque. Vlw
 
Segue o circuito, ahi vc vai precisar de um desse para cada rele. Decidi colocar o BC337 pois ele suporta uma corrente maior, não sei qual a corrente do rele que vc comprou então usa o BC337 que é mais garantido.

Então vc vai precisar de:
1 BC337
1 Diodo 1n4148
1 Resistor de 1k 1/4W (marrom/preto/vermelho)
1 rele simples de 5V

O esquema dos pinos do transistor é esse:
View attachment 124561

Esquema para cada rele simples:

View attachment 124563

+5V vc liga no Vin do ESP
GND no GND do ESP

É isso ahi, qualquer coisa me dá um toque. Vlw
Valeu! Obrigado.
Só para finalizar, o meu relê é deste modelo abaixo.
1599159239450.png
 
Valeu! Obrigado.
Só para finalizar, o meu relê é deste modelo abaixo.
View attachment 124564

Mano pensei que estava falando do componente relê, sem placa sem nada, neste caso o circuito é mais simples. Faz um teste ahi, coloca o VCC no 5V e o GND no negativo. Depois coloca o 5V no IN para ver se ele arma, se não armar coloca o GND no IN. Fico no aguardo aki para seguir com as conexões.
 
Valeu! Obrigado.
Só para finalizar, o meu relê é deste
Cara, tô tendo dificuldade com esses caras, comprei como tendo acoplador e o vendedor enviou sem, montei um acoplador externo com o 2n25, mas mesmo assum ainda tá travando meu arduino nano de outro projeto.
Na minha geladeira tenho o brewpiless xom um relé dyplo e acoplamento, mas tá bugando o display, na interface funciona normal, mas o display depois de alguns acionamentos fica com caracteres bagunçados.
 
Cara, tô tendo dificuldade com esses caras, comprei como tendo acoplador e o vendedor enviou sem, montei um acoplador externo com o 2n25, mas mesmo assum ainda tá travando meu arduino nano de outro projeto.
Na minha geladeira tenho o brewpiless xom um relé dyplo e acoplamento, mas tá bugando o display, na interface funciona normal, mas o display depois de alguns acionamentos fica com caracteres bagunçados.
Embora não saiba de qual projeto está falando, considerando o que vc disse tem tudo pra ser problema da sua fonte, alguma coisa relacionada a filtro. Tenta trocar de fonte para ver se resolve os bugs.
 
Pensei
Embora não saiba de qual projeto está falando, considerando o que vc disse tem tudo pra ser problema da sua fonte, alguma coisa relacionada a filtro. Tenta trocar de fonte para ver se resolve os bugs.
Fala Helton, é um hidrometro q peguei na net pra usar no engarrafamento (não sei nada de programação então pego o código tento entender e faço alterações básicas para meu uso), quando aciona a solenoide trava o nano, já troquei a fonte, liguei diretamente em uma fonte de bancada q tenho e trava. Vou tentar usar doidos ou um regulador só pra isolar a alimentação do nano e do relé e solenoide e ver se resolve. Grato pela dica e seus projetos são excelentes, estou acompanhando pelo canal, o kegerator ficou muito bonito, parabéns pra patroa e pra vc.
 
Pensei

Fala Helton, é um hidrometro q peguei na net pra usar no engarrafamento (não sei nada de programação então pego o código tento entender e faço alterações básicas para meu uso), quando aciona a solenoide trava o nano, já troquei a fonte, liguei diretamente em uma fonte de bancada q tenho e trava. Vou tentar usar doidos ou um regulador só pra isolar a alimentação do nano e do relé e solenoide e ver se resolve. Grato pela dica e seus projetos são excelentes, estou acompanhando pelo canal, o kegerator ficou muito bonito, parabéns pra patroa e pra vc.

Como vc tem acesso ao código tenta comentar alguns trechos a medida que ele executa cada função, assim vc consegue ver no código em que momento trava, vai que ele está entrando num loop infinito. Vc pode pensar que é alguma coisa eletronica e na vdd pode ser o código. Outra coisa a solenoide é 110/220 ou 12V? Se ela for 110/220 pode ser ruido na linha quando arma o rele, daí vc pode colocar um filtro RC entre os contatos comum (COM) e normalmente fechado (NC) do rele. O filtro vc pode montar com um capacitor 330nF 400V em serie com um resistor de 100 ohms 1/4. Vlw pelo feedback do canal. Abraço!
 
Como vc tem acesso ao código tenta comentar alguns trechos a medida que ele executa cada função, assim vc consegue ver no código em que momento trava, vai que ele está entrando num loop infinito. Vc pode pensar que é alguma coisa eletronica e na vdd pode ser o código. Outra coisa a solenoide é 110/220 ou 12V? Se ela for 110/220 pode ser ruido na linha quando arma o rele, daí vc pode colocar um filtro RC entre os contatos comum (COM) e normalmente fechado (NC) do rele. O filtro vc pode montar com um capacitor 330nF 400V em serie com um resistor de 100 ohms 1/4. Vlw pelo feedback do canal. Abraço!
A solenoide é 12v, acho q o código tá ok pq testei no proteus, mas pode ser uma tentativa, vlw.
 
Mano pensei que estava falando do componente relê, sem placa sem nada, neste caso o circuito é mais simples. Faz um teste ahi, coloca o VCC no 5V e o GND no negativo. Depois coloca o 5V no IN para ver se ele arma, se não armar coloca o GND no IN. Fico no aguardo aki para seguir com as conexões.
Blz! Vou testar e amanhã ti falo.
A propósito, meu outro NodeMCU que comprei esta semana também é V2, infelizmente!
 
Bom dia Heltom, o sensor de pressão tem tres faixas para escolher, qual a usada no projeto? 10, 20 ou 30 bar?

Comprei o de 10 bar, assim conseguimos dados mais legíveis para faixa que nos interessa. O meu ainda não chegou. Dia 9 vai completar 20 dias que está na central de distribuição da cidade. 😔
 
bom dia @Helton Fagner
Gostaria de trocar a rede que configurei inicialmente, preciso instalar tudo novamente ou tem outra forma mais fácil de trocar a rede ?

Segura o botão flash por 10 segundos e aparecerá uma rede chamada IOTBREW a senha é 1122334455667
Daí vc acessa o ip 192.168.4.1 e entra com os novos dados de acesso.

Abraço!
 
Mano pensei que estava falando do componente relê, sem placa sem nada, neste caso o circuito é mais simples. Faz um teste ahi, coloca o VCC no 5V e o GND no negativo. Depois coloca o 5V no IN para ver se ele arma, se não armar coloca o GND no IN. Fico no aguardo aki para seguir com as conexões.
Helton,
Fiz o teste que pediu, o relê arma com o GND.
 
Helton,
Fiz o teste que pediu, o relê arma com o GND.

Amigo se quiser aproveitar esses módulos poderá fazer assim. Dá tbm para usar acoplador óptico, mas creio que fique mais caro. Espero que seja de ajuda.


Rele.jpeg
 
Last edited:
Parabéns pelo projeto Helton, estou seguindo o canal!!!

Tenho uma dúvida, meu rele não esta funcionando corretamente, ao conectar no Esp 8266, ele fica o tempo todo armado.

O rele esta com o vcc e o gnd ligados e ao conectar o d7 no IN1 , fica armado o tempo todo. Levando em conta que ele teria que armar toda vez que que a temperatura estiver maior do que a configurada ( 18 no meu caso) , coloquei o sensor em temperatura acima de 18 graus e abaixei para 10 e o rele não desarma , fica aceso o tempo todo.

Para testar o rele, liguei e desliguei gnd no IN1 e esta armando e desarmando corretamente e ao voltar o pino vindo do D7 ele fica o tempo todo armado. O sinal do d7 é para controlar o compressor mesmo?
 
Parabéns pelo projeto Helton, estou seguindo o canal!!!

Tenho uma dúvida, meu rele não esta funcionando corretamente, ao conectar no Esp 8266, ele fica o tempo todo armado.

O rele esta com o vcc e o gnd ligados e ao conectar o d7 no IN1 , fica armado o tempo todo. Levando em conta que ele teria que armar toda vez que que a temperatura estiver maior do que a configurada ( 18 no meu caso) , coloquei o sensor em temperatura acima de 18 graus e abaixei para 10 e o rele não desarma , fica aceso o tempo todo.

Para testar o rele, liguei e desliguei gnd no IN1 e esta armando e desarmando corretamente e ao voltar o pino vindo do D7 ele fica o tempo todo armado. O sinal do d7 é para controlar o compressor mesmo?

Olá amigo, qual versão do firmware está usando?
Verifique também na tela de configurações (aperte o botão flash e acesse pelo IP 192.168.4.1) como está setado o tipo de acionamento do RELE, como ele acionou com o GND então o valor deve ser ZERO. Qualquer dúvida deixa ahi um comentário.

Rele IOTBREW.PNG
 
@Helton Fagner fiz a montagem, porém ele está com um looping, você tem ideia de que está acontecendo? não consegui achar o erro, só não reinstalei o app.
 
@Helton Fagner fiz a montagem, porém ele está com um looping, você tem ideia de que está acontecendo? não consegui achar o erro, só não reinstalei o app.

Ele precisa de pelo menos um sensor conectado para inicializar. Se o sensor estiver conectado reveja as conexões e se o resistor é de 4k7 (amarero/violeta/vermelho). Se possível envie uma foto da sua montagem, quem sabe posso ajudar. Vlw.
 
Ele precisa de pelo menos um sensor conectado para inicializar. Se o sensor estiver conectado reveja as conexões e se o resistor é de 4k7 (amarero/violeta/vermelho). Se possível envie uma foto da sua montagem, quem sabe posso ajudar. Vlw.
vou verificar isso mais a noite, se persistir eu mando a foto
 
Olá amigo, qual versão do firmware está usando?
Verifique também na tela de configurações (aperte o botão flash e acesse pelo IP 192.168.4.1) como está setado o tipo de acionamento do RELE, como ele acionou com o GND então o valor deve ser ZERO. Qualquer dúvida deixa ahi um comentário.

View attachment 124587
Estou usando o ultimo firmware 4.3. Eu não estava colocando valor no relay . Coloquei o valor 0 e agora ele fica desligado, nao aciona quando elevo a temperatura para acima de 18.
 

Tenta desligar e ligar no botão do app. Se não funcionar me manda um print do app que está usando, só pra confirmar se é o atual.
 
Deu certo, reinstalei o projeto no blink e reiniciei via app conforme falou, funcionou , fiz os testes das temperaturas e esta tudo certo. Obrigado Helton!!!
 
Mais uma duvuda @Helton Fagner , como incluo o ispindel no blink? O restante funcionou, só está faltando o ispindel se comunicar

Aperte o botão reset por duas vezes no iSpindel, depois acesse o ponto de acesso iSpindel que aparecerá entre as conexões Wifi. Entre no navegador e acesse pelo ip 192.168.4.1 e nas configurações, onde vc define a rede que quer ser conectar selecione Blynk e entre com o Token do projeto do Blynk usado para controlar sua geladeria.
 
E em relação ao sistema para controle de volume. Quando vai ter vídeo novo?
Rapaz to aki na espera dos Correios pra variar.

Correio.PNG


Pior é o sensor de pressão que acho que perderam mesmo. Vou te contar viu.
Chegando esses conversores vou fazer uns testes, como meu kegerator tem somente uma torneira quero adicionar a função para alternar entre barris tocando na parte metalica da torneira. Vamos ver se rola. Em seguida gravo o vídeo.
 
Existe algum acesso via browser ou só pelo app.?
Nas primeiras versões o acesso via web estava ativo, no momento está desativado. Estou reformulando para agregar as funções lançadas recentemente. Nos próximos dias vou disponibilizar um servidor Blynk comunitário pra quem quiser usar a versão completa mas não dispõe da grana para comprar energia do servidor oficial do Blynk. Ou para quem quiser testar a versão completa. O app roda em IOS ou Android, tá bem prático já que vc não precisa liberar porta no seu router para acessar externamente.
 
Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.



Parabéns pelo trabalho Helton.

Qual o modelo de Display que vc utilizou? Precisa de algo mais além dos itens da lista? Obrigado

Lista de componente para versão com controle do Cooler: 1 - ESP8266 NODEMCU V3 1 - modulo rele 5V com pinos de 10A com 2 reles para controlar o compressor e o cooler (atenção ao consumo de sua geladeira, não pode passar de 10A) USAR MÓDULO DE RELE COM ACOPLADOR ÓPTICO 1 - Cooler 5V (Caso use cooler de 12V será necessário fonte adicional de 12V) 1 - fonte hilink 5V (pode ser fonte de celular tbm se tiver na sucata) 3 - Sensores ds18b20 1 - resistor 4k7 1 - Tomadas Fios para as conexões.
 
Back
Top