Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Olá Helton,
Obrigado pelas dicas, agora deu certo, estou conseguindo ler a temperatura, só que agora estou tendo outro problema, o display não liga.
Tenho duas dúvidas
1- O display só funciona na versão completa do softare?
2- Ainda não liguei o módulo relê, preciso ligar ele antes de ligar o display?

Mais uma vez, obrigado pelas dicas.
Abs.

Olá amigo, respondendo suas dúvidas:

1 - Sim funciona em qualquer versão
2 - Não precisa conectar o módulo de reles.

Para usar o display precisa estar rodando o firmware a partir da versão 4.0 (Geladeira_v4.0.bin)
 
Atualização - Versão 4.2

-
Adicionada opção para controlar o tempo de espera para inversão do ciclo de quente/frio e frio/quente via App.

1594150665358.png


Com a adição das duas barras deslisantes serão necessários 8700 pontos de energia para a versão completa no Blynk. Use esse QR code para baixar o projeto completo com o controle de tempo para inversão.

1594156835448.png


Link aqui baixar o firmware versão 4.2.
 
Last edited:
Bom dia Luiz, td certo amigo? Só preciso me organizar aqui para colocar no github. Estou com outros projetos em andamento que estão me consumindo. Assim que estiver no ar dou um toque aqui no forum. Abraço.
Espero que seja o FERMENTADOR PORTÁTIL .... 🙄🙄🙄
 
Atualização - Versão 4.3

- Corrigido bug que em alguns casos não iniciava o aquecimento/resfriamento após a perda de conexão com Wifi e desconexão subsequente por longo período.

Clique aqui para baixar o firmware. Siga os procedimentos citados em posts anteriores para realizar a atualização de seu dispositivo.
 
algumas postagens atras vc menciona atualização via ip... seria a atualização do firmeware sem precisar concectar via porta COM ?
 
algumas postagens atras vc menciona atualização via ip... seria a atualização do firmeware sem precisar concectar via porta COM ?

Olá amigo, isso mesmo. Seguindo o procedimento vc não precisa conectar ao cabo para atualizar, desde que já tenha uma versão anterior rodando.
 
Olá Helton!
Muito obrigado por nos brindar com esse projeto!
Estou entrando nesse mundo da produção de cervejas artesanais agora e me interessei bastante em executar o seu projeto.
Tenho duas dúvidas
Se fosse o caso, o que eu poderia usar para o aquecimento interno? Moro na serra gaúcha e nesse período não temos temperaturas acima de 20 graus para fermentação. Então aproveitaria o projeto como fermentador tb.
E também sobre o Spindel. Você compra ou você que fez?
Um abraço
 
Olá Helton!
Muito obrigado por nos brindar com esse projeto!
Estou entrando nesse mundo da produção de cervejas artesanais agora e me interessei bastante em executar o seu projeto.
Tenho duas dúvidas
Se fosse o caso, o que eu poderia usar para o aquecimento interno? Moro na serra gaúcha e nesse período não temos temperaturas acima de 20 graus para fermentação. Então aproveitaria o projeto como fermentador tb.
E também sobre o Spindel. Você compra ou você que fez?
Um abraço

Olá amigo, esse caminho é sem volta!!! Depois que você experimenta a própria cerveja não tem mais como voltar atrás. rsrs

Para o aquecimento interno vc tem algumas opções, muitos usam lâmpada incandecente comum, particularmente prefiro usar lâmpada de ceramica infravermelho, daquela usadas para aquecimento para répteis e aves. Tem algumas pessoas que usam até secador de cabelo. rsrs
Muita atenção para não deixar ela em contado direto com o plastico de acabamento interno da geladeira, pode derreter o plastico se for muito potente.

lampada infravermelho.jpg


No caso do iSpindel eu mesmo montei, mas tem bastante gente vendendo pronto tbm. Se precisar de algumas dicas me chama no PV que te dou um norte. Abraço meu camarada e bem vindo ao melhor hobby do mundo!!!
 
Olá Helton tudo bem?
Ainda não finalizei o projeto, mas estou fazendo um teste "real". Queria perguntar uma coisa, teria como exibir a temperatura no eixo Y com uma casa decimal? Eu até tentei mudar no datastreams do SuperChart mas não deu certo, tem como fazer direto pelo Blynk ou é somente pelo código? Se for ter que alterar o código, deixa quieto, é só visual mesmo.
Valeu. Abs
 

Attachments

  • Screenshot_20200713-204023104.jpg
    Screenshot_20200713-204023104.jpg
    22.9 KB · Views: 43
  • Screenshot_20200713-211245743.jpg
    Screenshot_20200713-211245743.jpg
    17.7 KB · Views: 37
Last edited:
Olá Helton tudo bem?
Ainda não finalizei o projeto, mas estou fazendo um teste "real". Queria perguntar uma coisa, teria como exibir a temperatura no eixo Y com uma casa decimal? Eu até tentei mudar no datastreams do SuperChart mas não deu certo, tem como fazer direto pelo Blynk ou é somente pelo código? Se for ter que alterar o código, deixa quieto, é só visual mesmo.
Valeu. Abs

Fala camarada, essa configuração deveria ser definida no blynk no SuperChart, porém, mesmo restringindo o numero de casas decimais, parece que quando o range da temp. é curto ele não respeita a formatação. O código envia sempre com 2 casas decimais, alterei aqui para 1 casa decimal, veja se atende sua necessidade e se possível de um report por gentileza.

Link teste pino V26 uma casa decimal
 
Olá amigo, esse caminho é sem volta!!! Depois que você experimenta a própria cerveja não tem mais como voltar atrás. rsrs

Para o aquecimento interno vc tem algumas opções, muitos usam lâmpada incandecente comum, particularmente prefiro usar lâmpada de ceramica infravermelho, daquela usadas para aquecimento para répteis e aves. Tem algumas pessoas que usam até secador de cabelo. rsrs
Muita atenção para não deixar ela em contado direto com o plastico de acabamento interno da geladeira, pode derreter o plastico se for muito potente.

View attachment 124037

No caso do iSpindel eu mesmo montei, mas tem bastante gente vendendo pronto tbm. Se precisar de algumas dicas me chama no PV que te dou um norte. Abraço meu camarada e bem vindo ao melhor hobby do mundo!!!

Estou percebendo que a coisa é viciante mesmo. Espero poder começar a produzir e experimentar minha própria cerveja ainda esse ano.
Em relação à lâmpada não conhecia esse tipo. Vou considerar colocar no projeto sim. E vou me atentar de onde instalar para evitar aquecimento do plástico. Valeu a dica!
Tendo dúvidas te chamarei sim.
Abraço e obrigado pelo esclarecimento e por compartilhar esse projeto!
 
Fala camarada, essa configuração deveria ser definida no blynk no SuperChart, porém, mesmo restringindo o numero de casas decimais, parece que quando o range da temp. é curto ele não respeita a formatação. O código envia sempre com 2 casas decimais, alterei aqui para 1 casa decimal, veja se atende sua necessidade e se possível de um report por gentileza.

Link teste pino V26 uma casa decimal

Olá Helton, tudo bem?
Obrigado por ter feito a alteração, mas num primeiro deu certo, porém, depois que fechei o app e voltei a abrir, voltou com 3 decimais. Não esquenta com isso, é só para visualização mesmo.
Vlw. Abs
 
Olá Helton, tudo bem?
Obrigado por ter feito a alteração, mas num primeiro deu certo, porém, depois que fechei o app e voltei a abrir, voltou com 3 decimais. Não esquenta com isso, é só para visualização mesmo.
Vlw. Abs

Vou escrever ao suporte do Blynk relatando esse caso, o código está enviando somente uma casa decimal nessa versão que fiz como teste e no app do Blynk vc disse que setou tbm como uma casa decimal, então creio que possa ser alguma falha. Assim que responderem posto aki o retorno.
 
Vou escrever ao suporte do Blynk relatando esse caso, o código está enviando somente uma casa decimal nessa versão que fiz como teste e no app do Blynk vc disse que setou tbm como uma casa decimal, então creio que possa ser alguma falha. Assim que responderem posto aki o retorno.

Blz, obrigado.
 
Vou escrever ao suporte do Blynk relatando esse caso, o código está enviando somente uma casa decimal nessa versão que fiz como teste e no app do Blynk vc disse que setou tbm como uma casa decimal, então creio que possa ser alguma falha. Assim que responderem posto aki o retorno.

Helton,
Como ainda estou controlando a temperatura com o meu Fullgage ainda, fiz uma mudança no lado do Blynk, configurei a opção Min/Max para um valor menor e acabou ficando melhor para visualização.
Abs.
 

Attachments

  • Screenshot_20200714-223014820.jpg
    Screenshot_20200714-223014820.jpg
    20.6 KB · Views: 38
  • Screenshot_20200714-223000387.jpg
    Screenshot_20200714-223000387.jpg
    18 KB · Views: 37
Helton,
Como ainda estou controlando a temperatura com o meu Fullgage ainda, fiz uma mudança no lado do Blynk, configurei a opção Min/Max para um valor menor e acabou ficando melhor para visualização.
Abs.

Então a questão é justamente a que mencionei em um post anterior, quando o range de temp. é muito estreito, exemplo 18.12 - 18.25ºC (como na primeira foto que vc enviou) ele aumenta a resolução dos dados no gráfico para apresentar mais detalhes. Uma sugestão então é usar o DELTA daí vc coloca uns 2°C assim ele vai ajustar seu grafico para mostrar 2ºC acima e 2ºC abaixo da linha da temperatura atual. Usar Min/Max é ruim porque se vc saí desse range definido vc precisa alterar toda vez.
 
Olá Helton! Eu instalei o display LCD 16x2 1602+modulo I2c, adicionei a ultima versão do firware e APP mas o display não mostra informação. Será q está com defeito o display?
 
Opa Daniel,
Qual o preço que você está pedindo pela caixa? Server para o módulo relê de 2 canais?
Obrigado.
Mas se preferir, posso deixar a área livre para colocar a placa do rele, sem pontos para fixar e você fixar aí com alguma outra forma. Cola quente, dupla face ou algo semelhante. Se quiser me chamar sem compromisso estou a disposição. 12 99227-1777.
 
Olá Helton! Eu instalei o display LCD 16x2 1602+modulo I2c, adicionei a ultima versão do firware e APP mas o display não mostra informação. Será q está com defeito o display?
Fala amigo, tentou ajustar o contraste do lcd no potenciômetro atrás dele?
 
Olá Helton! Eu instalei o display LCD 16x2 1602+modulo I2c, adicionei a ultima versão do firware e APP mas o display não mostra informação. Será q está com defeito o display?

Olá amigo, o display adotado para o projeto foi o Display Oled Azul 128x64 Pixel 0.96 Polegadas 4 Pinos I2c. Conforme apresentado no vídeo. Esse display 16x2 que vc comprou não é perdido, teremos outros projetos adiante e vc poderá usa-lo.

 
Olá amigo, o display adotado para o projeto foi o Display Oled Azul 128x64 Pixel 0.96 Polegadas 4 Pinos I2c. Conforme apresentado no vídeo. Esse display 16x2 que vc comprou não é perdido, teremos outros projetos adiante e vc poderá usa-lo.


Ok Helton!!! Irei guarda-lo para as novidades. Obrigado pelo projeto.
 
Uma dúvida Helton: na ESP8266 se eu gravar outra firmware para testar outro projeto, vai apagar a anterior?

Olá amigo, sim ele apaga o anterior. Mas depois vc pode gravar novamente.
 
Boa Noite @Helton Fagner
Posso usar apenas um sensor de temperatura ou tenho que usar os 3 como no diagrama na versão 4.3 ?

Pode usar somente um sim. Os três devem ser usados somente se quiser fazer o controle automatico do cooler. (O cooler é acionado quando há diferença de temperatura entre os dois sensores adicionais).
 
Beleza, @Helton Fagner
Instalei o firmware 4.3 no esp8266
Instalei o Blynk no celular
Conectou mas quando pressiono PLAY no Blynk a tela fica escura e nao mostra nada
Já no navegar pelo computador aparece a temperatura
Observação, não comprei ainda o display, estou apenas com o esp8266 e o sensor conectado
 

Attachments

  • 907DDD1D-3F3B-4D4F-AB61-ED3EFAAFE0E4.png
    907DDD1D-3F3B-4D4F-AB61-ED3EFAAFE0E4.png
    113.5 KB · Views: 27
  • C98E3184-B1D3-47E1-A0B7-7F261B480C60.jpeg
    C98E3184-B1D3-47E1-A0B7-7F261B480C60.jpeg
    58.9 KB · Views: 27
Last edited:
Beleza, @Helton Fagner
Instalei o firmware 4.1 no esp8266
Instalei o Blynk no celular
Conectou mas quando pressiono PLAY no Blynk a tela fica escura e nao mostra nada
Já no navegar pelo computador aparece a temperatura
Observação, não comprei ainda o display, estou apenas com o esp8266 e o sensor conectado

Olá amigo vc precisa importar o projeto do blynk. Nos posts anteriores tem um código QR, sendo uma versão para um sensor e outra versão para 3 sensores. Nos vídeos tem detalhes de como fazer o procedimento. Já atualiza tbm para a versão 4.3 que é a ultima.
 
@Helton Fagner
Eu já havia tentado o QR code mas aparece essa mensagem aqui
Quando tento escanear pelo Blynk aparece uma mensagem dizendo que preciso comprar energia...
 

Attachments

  • BCFA4934-18A8-4EE4-9790-D47B58969E56.png
    BCFA4934-18A8-4EE4-9790-D47B58969E56.png
    197.3 KB · Views: 12
  • 3E4CB38C-B409-4488-AC87-1460324FFAA6.png
    3E4CB38C-B409-4488-AC87-1460324FFAA6.png
    59.6 KB · Views: 11
Last edited:
Daí ele me obriga a comprar energia...
É necessário ?
 

Attachments

  • 6AA7A688-F9B3-44F4-AA4C-8C979A10F26E.png
    6AA7A688-F9B3-44F4-AA4C-8C979A10F26E.png
    59.6 KB · Views: 9
Daí ele me obriga a comprar energia...
É necessário ?

Para a versão com um sensor somente não é necessário, somente para a versão com os 3 sensores. A menos que vc já tenha outro projeto no Blynk e tenha consumido os 2000 pontos de energia que são gratuitos.
 
Beleza pessoal? Há tempos estou pra postar aqui, mas por falta de habilidade no fórum e a correria do dia a dia com o trabalho constante, fui adiando.

Separei algumas fotos da construção do projeto do amigo Helton, fiquei extremamente satisfeito com o resultado! Simples de montar, compacto, barato e funciona muito bem! Recomendo seguirem ele no YouTube (Cerveja 5.0) e a construírem seus controladores!

Utilizei um frigobar Cônsul CR12C, que já tinha problemas com o termostato (alguém quebrou o sensor original), portanto removi todo sistema original do frigobar.
A ligação elétrica é muito simples, apenas separei o par de fios que alimentam o motor, mandei ambos para a caixa de passagem Steck que comprei.
Lá dentro, um dos fios segue através de emenda rápida pra um dos fios da tomada, o outro fica intermitente através do relê.
Usei um carregador de celular desmontado para alimentar o ESP, pra não ter mais nada externo, mas é opcional.
Essas emendas rápidas comprei no Telhanorte, mas acha em diversas casas de material elétrico. São muito boas e práticas, além de ficar um serviço mais limpo e com praticidade. Se forem usar, procurem o de 3 vias, pois vai servir de emenda e pra ficar mais prático, deixe uma via para cada fio.
Fixei a caixa Steck atrás da geladeira, com 2 parafusos soberbos curtos, presos na chapa de trás, mas dupla face resolveria tbm.

Uma vez tudo acomodado na caixa, foi rápido e fácil de configurar. Estou usando a versão simples, com apenas 1 sensor de temperatura, mas na geladeira de fermentação colocarei o projeto completo com iSpindel e tudo mais que tem direito!

Helton, muito obrigado pelo projeto show de bola e pelas ajudas!!!
 

Attachments

  • 8F9C53DA-3BEC-44CE-8BF5-899E930FFF8C.jpeg
    8F9C53DA-3BEC-44CE-8BF5-899E930FFF8C.jpeg
    46 KB · Views: 133
  • F81E8245-A2D7-44C4-9DB4-E5F42ECE907E.jpeg
    F81E8245-A2D7-44C4-9DB4-E5F42ECE907E.jpeg
    77 KB · Views: 142
  • FCD9D0D1-3EBB-4DD1-8128-5583225F2119.jpeg
    FCD9D0D1-3EBB-4DD1-8128-5583225F2119.jpeg
    82.3 KB · Views: 145
  • 4C8C3BC1-3A40-4C3A-87F1-5F722CC6A7BB.jpeg
    4C8C3BC1-3A40-4C3A-87F1-5F722CC6A7BB.jpeg
    35 KB · Views: 143
  • D2A8E277-4501-45C1-BFA2-151259B1BFCD.jpeg
    D2A8E277-4501-45C1-BFA2-151259B1BFCD.jpeg
    35.8 KB · Views: 134
@Helton Fagner
Consegui inserir o projeto no Blynk através do QR CODE
Quando pressiono PLAY o aplicativo mostra a temperatura porém não muda o estado lógico das portas D1 e D2 deslizando a barra de temperatura na parte inferior do aplicativo
 
Back
Top