Geladeira Cervejeira / Kegerator - Baixo Custo com Aplicativo no Celular

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Helton Fagner
Consegui inserir o projeto no Blynk através do QR CODE
Quando pressiono PLAY o aplicativo mostra a temperatura porém não muda o estado lógico das portas D1 e D2 deslizando a barra de temperatura na parte inferior do aplicativo

Dá uma olhada nesse post onde tem o esquema eletrico alterado para a adição do display.

https://www.homebrewtalk.com.br/thr...com-aplicativo-no-celular.415376/post-5184682
Os reles para acionamento do aquecimento e refrigeração foram alterados conforme mencionado. Mas se já está lendo a temp. no Blynk então já está 90% do caminho andado. 😃
 
@Helton Fagner
Muito obrigado pela atenção, agora funcionou...
Só uma dúvida, notei no vídeo um buzzer e no diagrama ele não aparece...
O firmware já está configurado para utilização do buzzer, qual seria a porta ?
 
@Helton Fagner
Muito obrigado pela atenção, agora funcionou...
Só uma dúvida, notei no vídeo um buzzer e no diagrama ele não aparece...
O firmware já está configurado para utilização do buzzer, qual seria a porta ?

Que bom que já está com o sistema em funcionamento ahi!! Quanto ao buzzer coloquei na minha porque não vou usar display, no firmware publicado ele não está ativo pois provavelmente vamos usar os pinos disponíveis com recursos mais interessantes. Logo teremos atualizações. 🤓
 
Que bom que já está com o sistema em funcionamento ahi!! Quanto ao buzzer coloquei na minha porque não vou usar display, no firmware publicado ele não está ativo pois provavelmente vamos usar os pinos disponíveis com recursos mais interessantes. Logo teremos atualizações. 🤓
Helton existe alguma integração com o craftbeerpi?
 
Criei um projeto para controle mais refinado da temperatura de minha geladeira que uso para fermentação e serviço. Alguns colegas que viram gostaram da ideia e pediram para ajudar montar na sua geladeira. Então decidi gravar em vídeo o passo a passo, incluindo a parte eletrônica. O projeto tem baixo custo, os componentes podem ser facilmente encontrados no mercado por algo em torno de R$ 50,00 nos dias de hoje. (06/2020)

O projeto contempla o seguinte:

- Controle para resfriamento
- Controle para aquecimento
- Controle para o cooler interno garantindo temperatura uniforme dentro da geladeira
- Até 3 sensores de temperatura para monitorar setores diferentes
- Controle total via aplicativo
- Acesso remoto de qualquer lugar (desde que tenha disponibilidade de internet, rsrs)
- Controle de histerese inteligente para evitar/minimizar a inércia termica
- Atualização de firmware via browser

Espero que esse projeto seja útil para você também!

Forte abraço galera.


Parabéns pela iniciativa.. já estou sou assinante do canal :)
 
Tenho uma sugestão de melhoria para uma próxima atualização. Quando o modulo não reconhece uma rede Wi-fi, ou ate mesmo quando a internet cai durante a fermentação. Me parece que fica em loop reiniciando ate encontrar uma rede autenticada de 3 em 3 minutos, escolhendo uma histerese maior que 3 minutos a geladeira não trabalhara nunca. Se "deus o livre" ficar sem fornecimento de internet ou algo acontecem com o modem, pode dar uma correria inesperada na tentativa de salvar a fermentação.
Talvez um modo Off-line. Enquanto não encontra uma conexão, ela continua controlar com base nas ultimas configurações escolhidas.
Essas falhas só costumam acontecer em momentos inesperados.. rsrs

Parabenizo novamente pela iniciativa e excelentes dicas e aulas que esta passando em seus videos para os cervejeiros caseiros..
 
Tenho uma sugestão de melhoria para uma próxima atualização. Quando o modulo não reconhece uma rede Wi-fi, ou ate mesmo quando a internet cai durante a fermentação. Me parece que fica em loop reiniciando ate encontrar uma rede autenticada de 3 em 3 minutos, escolhendo uma histerese maior que 3 minutos a geladeira não trabalhara nunca. Se "deus o livre" ficar sem fornecimento de internet ou algo acontecem com o modem, pode dar uma correria inesperada na tentativa de salvar a fermentação.
Talvez um modo Off-line. Enquanto não encontra uma conexão, ela continua controlar com base nas ultimas configurações escolhidas.
Essas falhas só costumam acontecer em momentos inesperados.. rsrs

Parabenizo novamente pela iniciativa e excelentes dicas e aulas que esta passando em seus videos para os cervejeiros caseiros..

Vlw pelo report amigo. Na versão atual ele trabalha dessa forma, tenta reconectar 3x seguida com o servidor do Blynk (com intervalos de 2min. entre cada tentativa) em seguida espera quinze minutos para reiniciar o ciclo de tentativas.

Estou validando a próxima versão com ajustes nessa rotina e adionalmente um recurso que vc pode determinar o tempo maximo em que o motor fica ligado e em seguida o tempo de descanso para ele religar, isso é especialmente interessante quando vc quer baixar para o cold e não quer que sua geladeira fique ligada 10 horas seguidas para atingir 0ºC. Também é útil para evitar congelamento por conta da inércia, pois a temperatura ira baixar gradativamente. Quanto a questão dele trabalhar offline, nessa versão que estou finalizando os testes, ele não mais irá reiniciar para tentar a reconexão 3x a cada 15min, será somente 1x depois de 120min caso não seja restabelecida. Agradeço pelas sugestões, são muito bem vindas, espero chegar num equipamento ideal, especifico para nós cervejeiros e melhor ainda Brazuca!!!
 
Salve galera, esse é o resultado final do kegerator.



20200804_130257.jpg
IMG-20200807-WA0074.jpg
 
Last edited:
Bom dia, sou novato aqui, mas a cada dia que leio os posts fico babando.

Rapaz........ que absurdo de legal.
Cadê o DIY pra gente...rs.

Fala Marcelo, o DIY ta no vídeo, essa é a primeira parte a segunda estou terminando de editar. :)
 
@Helton Fagner bom dia
O display que vc usa no projeto é o:
128x64 de 0,96 polegadas
Será que dá para usar o display 128x64 1,3 polegadas com chip de controle SSH1106 sem precisar alterar nada no código ?
 
Last edited:
@Helton Fagner bom dia
O display que vc usa no projeto é o:
128x64 de 0,96 polegadas
Será que dá para usar o display 128x64 1,3 polegadas com chip de controle SSH1106 sem precisar alterar nada no código ?

Olá amigo, não recomendo pois o chip display de 0,96 é o ssd1306, podem haver diferenças no endereçamento de memória, o que causaria bugs na tela.
 
Pode me passar os itens que vou utilizar para personalizar minha geladeira?
Medidas que utilizou por exemplo,
E principalmente qual o teu canal?

Olá Bento, o canal se chama Cerveja 5.0
Todo material está na descrição dos vídeos, qualquer dúvida específica pode me chamar por aki que tentamos ajudar.

Para se inscrever clique no link abaixo.

http://www.youtube.com/cerveja50?sub_confirmation=1
Abraço. 😉
 
Olá Bento, o canal se chama Cerveja 5.0
Todo material está na descrição dos vídeos, qualquer dúvida específica pode me chamar por aki que tentamos ajudar.

Para se inscrever clique no link abaixo.

http://www.youtube.com/cerveja50?sub_confirmation=1
Abraço. 😉
Obrigado, acabei de me inscrever e vou estudar os vídeos.
Quero aproveitar tua ideia e fazer nas minhas geladeiras.
Forte abraço e grandiosa semana pra ti.
 
Opa, parabéns Helton, ficou show seu projeto!
Uma duvida, o ultimo firmware é o V.4.2? Não estou encontrando outro link!
A firmware é a mesma, tanto para o App simples ou completo?
Abraço.
 
Vc é fera!
Tô seguindo o canal lá!
Desvirtuando um pouco o tópico, aquele resfriador de fermentafor portatil com placas consegue deixar a cerveja a 0°C?

Vlw amigo, agradeço pelo incentivo. Tem bastante coisa legal que ainda quero colocar no canal, a medida que vai sobrando um tempinho aki vou gravando. Quanto ao fermentador potátil consigo manter na faixa de 3ºC. Ele não consegue baixar sozinho pra essa temp. utilizo gelox para baixar e depois ele mantém. Pra quem está montando o projeto do controlador para geladeira deste tópico, estou adionando um controle para utilizar com banco de água gelada/glicol para fermentar do lado externo da geladeira enquanto utiliza ela para serviço.
 
Será que é facil acrescentar no projeto um sensor de pressão para monitorar um fermentador izzibeer?
 
Camaradas fiz alguns updates no sistema.

- Adicionado Display
- Integrado ao iSpindel
- Integrado ao BrewFather
- Possibilidade de selecionar o sensor que controlará o aquecimento/resfriamento
- Sensor do iSpindel pode ser usado para controlar o aquecimento/resfriamento e sensor com fio fica sendo backup no caso do iSpindel ficar sem bateria.
- Previsão de ABV % no APP




View attachment 123938

Camaradas fiz alguns updates no sistema.

- Adicionado Display
- Integrado ao iSpindel
- Integrado ao BrewFather
- Possibilidade de selecionar o sensor que controlará o aquecimento/resfriamento
- Sensor do iSpindel pode ser usado para controlar o aquecimento/resfriamento e sensor com fio fica sendo backup no caso do iSpindel ficar sem bateria.
- Previsão de ABV % no APP




View attachment 123938

Boa tarde
Camaradas fiz alguns updates no sistema.

- Adicionado Display
- Integrado ao iSpindel
- Integrado ao BrewFather
- Possibilidade de selecionar o sensor que controlará o aquecimento/resfriamento
- Sensor do iSpindel pode ser usado para controlar o aquecimento/resfriamento e sensor com fio fica sendo backup no caso do iSpindel ficar sem bateria.
- Previsão de ABV % no APP




View attachment 123938
Excelente!
Vou sim, comprei os componentes para montar do zero e gravar os passos. A primeira versão ficou assim... dei umas aceleradas no vídeo ahi para adiantar. rsrs


Excelente! Parabéns! Preciso montar dois desses para monitorar a quantidade de chopp que está dentro dos meus dois Keg´s que coloquei no meu Kegerator. Amigo, poderia informar o que preciso para montar um projeto desses, bem como aplicativo e demais orientações. Te agradeço muito.
 
Poderia passar a lista de componentes?

Por enquanto a lista está assim, mas haverá modificações pois estou implementando recursos adicionais ao projeto.

1 - Módulo ESP8266 NODEMCU V3
1 - Módulo Ad 24 Bits Hx711
1 - Balança Digital Redonda Banheiro
1 - Fonte 5V ou uma Hilink

Para as proximas semanas passo as alterações e componentes adicionais.
 
Por enquanto a lista está assim, mas haverá modificações pois estou implementando recursos adicionais ao projeto.

1 - Módulo ESP8266 NODEMCU V3
1 - Módulo Ad 24 Bits Hx711
1 - Balança Digital Redonda Banheiro
1 - Fonte 5V ou uma Hilink

Para as proximas semanas passo as alterações e componentes adicionais.

@Helton Fagner se puder pensar naqueles que utilizam Barril serei agradecido, rs, pois com a balança só vai dar certo para quem utiliza Postmix.
 
@Helton Fagner se puder pensar naqueles que utilizam Barril serei agradecido, rs, pois com a balança só vai dar certo para quem utiliza Postmix.

Fala Luiz, quanto ao uso com o barril é tranquilo, vc poderá usar uma plataforma em cima da balança ou comprar 4 celulas de carga de 50kg do tipo como essa na foto. (na balança acho mais facil pois já tem toda a estrutura mecanica) Se for comprar as células tera de prende-las na plataforma, poderá tbm comprar a balança e tentar usar com a plataforma sobre ela, se não rolar é só remover as celulas da balança mesmo. Alias, o preço das 4 celulas é o preço da balança inteira e até mais caro...

celula de carga.PNG
 
Fala Luiz, quanto ao uso com o barril é tranquilo, vc poderá usar uma plataforma em cima da balança ou comprar 4 celulas de carga de 50kg do tipo como essa na foto. (na balança acho mais facil pois já tem toda a estrutura mecanica) Se for comprar as células tera de prende-las na plataforma, poderá tbm comprar a balança e tentar usar com a plataforma sobre ela, se não rolar é só remover as celulas da balança mesmo. Alias, o preço das 4 celulas é o preço da balança inteira e até mais caro...

View attachment 124552

Legal.... Vou fazer o comparativo de preços.
Não sei se vc já pensou nisso, massss...., você poderia adicionar no app uma opção para escolha do tipo de barril, seja ele Postmix, Keg, ou outro e a capacidade dele.
Abç
 
Legal.... Vou fazer o comparativo de preços.
Não sei se vc já pensou nisso, massss...., você poderia adicionar no app uma opção para escolha do tipo de barril, seja ele Postmix, Keg, ou outro e a capacidade dele.
Abç

Ahh sim, no app tem uma aba para setup de cada barril. Vlw pela contribuição amigo!

tempFileForShare_20200903-102104.jpg
 
Helton, bom dia!
Ontem terminei a montagem do controlador completo, com três relês individuais e display.
Está comunicando certinho com o Blynk, sensores e o display também funciona, mas os relês não estão funcionando. Enviei a alimentação (VCC e GND) certinho para os três relês e somente os pinos (D5, D7, RX) para cada um respectivamente. Depois medi com um multímetro os pinos (RSV) correspondentes no NodeMCU e não tem energia(5V)! Tem ideia do que pode ser?
Aproveitando, pode nos passar o modelo da balança para este novo projeto? Já quero ir providênciando.
Abraço.
 
Helton, bom dia!
Ontem terminei a montagem do controlador completo, com três relês individuais e display.
Está comunicando certinho com o Blynk, sensores e o display também funciona, mas os relês não estão funcionando. Enviei a alimentação (VCC e GND) certinho para os três relês e somente os pinos (D5, D7, RX) para cada um respectivamente. Depois medi com um multímetro os pinos (RSV) correspondentes no NodeMCU e não tem energia(5V)! Tem ideia do que pode ser?
Aproveitando, pode nos passar o modelo da balança para este novo projeto? Já quero ir providênciando.
Abraço.

Nos pinos do NODEMCU vc vai encontrar 3.3V, por isso os módulos de rele precisam ter acopladores ópticos. O VCC do módulo de reles vc liga no VU se estiver usando fonte de celular, ou VIN se estiver usando módulo hilink. Para identificar se o seu módulo tem o acoplador, procure por um componente como esse marcado na imagem abaixo.

Modulo rele.PNG

rele.PNG


A balança usei essa que cabe direitinho um postmix de 19l sobrando uma pequena borda. Mas pode usar qualquer uma com 4 sensores (quatro pontos de apoio)

Balança.PNG
 

Latest posts

Back
Top