Garrafas Explodindo!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ratinhobr

Member
Joined
Nov 5, 2015
Messages
11
Reaction score
1
Olá Pessoal, gostaria de algumas dicas sobre o que está ocorrendo com algumas de minhas cervejas( explosão garrafas Long Neck)

Bem, fiz primming com 6g/l em uma Weizen (já baixei pensando no risco de explosão).

-Chequei final da fermentação, com FG constante -fermentação entre 18 a 19c controlado

-Reaproveito Long necks (analiso o estado de convervação delas, bem como faço uma limpeza e sanitização com cuidado)

-Trafego do fermentador para uma panela com mangueira p/fazer o primming e misturo bem e tenho cuidado para deixar tudo sanitizado

-Utilizo manômetro (está marcando pressão 1.2bar - apos 8 dias)

- Está refermentando a temperatura ambiente (aprox. 28 a 30c - ta mto calor hehe) longe do sol e com circulação de vento

- Anteriormente em outras cervejas a pressão era bem maior, por isso me surpreendi com a explosão dessas garrafas.

Notei que em cervejas de trigo tenho mais problemas, pois com elas além de formar mais espumas, foram com elas que tive problemas de explosão, em outros estilos não tive. Baixei exatamente o primming nessa weizen com receio, a pressão ta mais baixa no manômetro - 1.2 bar apos 8 dias e mesmo assim está explodindo algumas long necks.

Alguém pode me dar uma luz para o possível problema?

Grato.:mug:
 
Putz @ratinhobr, infelizmente não posso te ajudar dada minha total inexperiência nesse assunto, mas não seria o caso de colocar essas garrafas na geladeira para evitar novas explosões?

Fiquei curioso (e um pouco preocupado): como é a explosão de uma garrafa que está refermentando? O negócio é violento, a ponto de poder machucar para valer?

Abraços!
 
sim @diegooo .. a explosão é violenta e pode machucar sim.. elas estão em um local livre do trânsito de pessoas para não ter problemas... quanto a colcocar na geladeira.. as vezes faço isso mesmo!
valew
 
As long necks são mais finas que as garrafas comuns. Acredito que aguentem menos pressão. Uma outra coisa que tem bastante, são bolhas nas garrafas. Esses lugares tornam ela um pouco mais frágil. Outra possibilidade seria contaminação na garrafa, fermentação não finalizada ou muito CO2 retido na cerveja antes do priming.
 
As long necks são mais finas que as garrafas comuns. Acredito que aguentem menos pressão. Uma outra coisa que tem bastante, são bolhas nas garrafas. Esses lugares tornam ela um pouco mais frágil. Outra possibilidade seria contaminação na garrafa, fermentação não finalizada ou muito CO2 retido na cerveja antes do priming.

A garrafa que tava o manometro não indicava corretamente... a pressão das outras era visivelmente maior... o negócio é que usei apenas 6g/l no primming e a pressão ainda continua alta! As cervejas não contaminaram.. estão com gosto bom! e bem carbonatadas! amém!

As long necks são mais frágeis mesmo, como vc disse! e com pressão maior aí ja viu! Obrigado pela resposta

Já sei que vou usar menos de 6g/l em cervejas de trigo!
 
ratinhobr, já aconteceu comigo de fazer uma leva de APA e as garrafas explodirem. Fiz o priming com 7gr/l mas acredito que meu problema foi contaminação na hora de fazer o dryhop com pellets. E independente de contaminação a cerveja estava boa para beber mas estava espumando igual um cachorro raivoso
 
ratinhobr, já aconteceu comigo de fazer uma leva de APA e as garrafas explodirem. Fiz o priming com 7gr/l mas acredito que meu problema foi contaminação na hora de fazer o dryhop com pellets. E independente de contaminação a cerveja estava boa para beber mas estava espumando igual um cachorro raivoso

Esse tipo de contaminação a que se referiu, tem o nome de Gushing...

Quando fazemos Dry-Hop, principalmente na fase de maturação onde a presença de álcool é mais elevada, dificilmente ocorre contaminação com os lúpulos, a não ser que não sanitize a embalagem por fora, ou a tesoura que corta a embalagem e etc, pois o lúpulo em si, dificilmente terá alguma contaminação...
 
Esse tipo de contaminação a que se referiu, tem o nome de Gushing...

Quando fazemos Dry-Hop, principalmente na fase de maturação onde a presença de álcool é mais elevada, dificilmente ocorre contaminação com os lúpulos, a não ser que não sanitize a embalagem por fora, ou a tesoura que corta a embalagem e etc, pois o lúpulo em si, dificilmente terá alguma contaminação...

É, depois eu fui pesquisar e vi q na verdade foi burrice mesmo. Abri o pacote com os pellets e joguei direto no mosto sem me preocurar muito com a higiene. Por sorte não foi no lote todo, era só um resto que tinha sobrado no fundo do maturador!

Abraço
 
Bom dia a todos.
Essa minha história não tem muito a haver com seu problema, mas serve de alerta.
Um dia fiz uma cerveja na casa de um amigo. Era a primeira vez que ele fazia cerveja.
Depois de terminada a mostura, como já estava tarde, eu expliquei:
Agora você coloca o mosto no fermentador, coloca o fermento e regula a temperatura da geladeira para 18ºC. Depois de uma semana vc pode aumentar um pouco essa temperatura e quando completar 10 dias você baixa a temperatura para 1ºC mais ou menos.
Acho que de tudo que eu disse, ele só deve ter ouvido a última parte e depois de colocar o fermento, colocou a temperatura em 1°C e deixou os 10 dias.
Depois ele pegou o fermentador e levou lá em casa com as garrafas e pediu para eu engarrafar, porque ele estava com dúvidas.
Como ele foi embora, eu engarrafei no dia seguinte.
Coloquei o açúcar para refermentar na garrafa e comecei a encher uma a uma.
No final sobrou um meio copo e eu provei para ver o gosto. Achei a cerveja com gosto de garapa, meio doce, mas nem me toquei.
2 dias depois eu estava deitado e um anjo soprou no meu ouvido: Aquela cerveja que você engarrafou e ainda colocou mais açúcar não tinha fermentado. Aquilo era mosto!
Gelei!
Dei um pulo da cama, arrastei a caixa com as 24 granadas dentro, para o lado de fora da minha casa e usei um abridor que tenho, que basta encaixar na boca da garrafa e pressionar que a garrafa abre.
Encaixei o abridor na boca das garrafas e dei uma bombadinha em cada garrafa. A cada uma saía a metade do que tinha dentro da garrafa e sem soltar a tampinha toda.
Minha sorte foi o sopro do anjo.
Essa coisa de fermentar cerveja em garrafa não da!

Um abraço.
 
Back
Top