Galeria dos Molinhos de Discos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mauro1

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
24
Reaction score
4
Pessoal,

Abri este espaço para troca de informações sobre configurações de moinhos de discos. Eu decidi trabalhar no meu e finalmente estou satisfeito com o resultado, nem penso em gastar mais comprando um de rolos (porque aí eu iria querer comprar logo um de 3 discos, motorizar, vender o carro, mudar de casa etc.).

As melhorias que eu gostaria de recomendar a todos os cervejeiros (com levas não muito maiores que 20 litros) são simples mas importantes:

1 - Não sei se ainda é moda os novatos prenderem um gancho de plantas à furadeira e um olhal aparafusado ao moinho para motorizar a moagem, mas eu cometia esta heresia. Se você usa moinho de discos com furadeira, coloque um parafuso com entrada para chave Allen e prenda uma barra sextavada à furadeira (foto 1). Fica firme e prático. Se não conseguir comprar uma barra sextavada é só comprar uma chave allen e cortar uma seção bem curta.

2 - Com um balde, um sarrafo de madeira e paciência é possível fazer uma carcaça para o seu moedor que vai repousar suavemente sobre um balde coletor (fotos 2 e 3). Também posso apoiar um funil de entrada para os grãos (feito com um garrafão de água mineral). Nunca mais precisei parar a moagem para repor os grãos naquela cuba ridiculamente pequena que vem com o moinho, ou pedir a alguém que segurasse o para mim. Outra vantagem é que este conjunto fica sentadinho,bem estável, sobre a mesa durante toda a moagem. Não há risco de estragar o tampo da mesa.

3 - A praticidade deste esquema me permite passar os grãos por mais de uma moagem sem perder muito tempo com regulagem. Primeiro eu umidifico o malte, deixo descansar e passo por uma moagem bem grossa para evitar travamentos. A segunda moagem, só um pouco (até meia volta) mais apertada vai deixar poucos grãos intactos. Por umidificar os grãos, não existe a possibilidade de moer fino demais (o moinho vai travar antes disso). A arruela metálica que coloquei para separar os dois discos é justamente para permitir a moagem mais grossa, nem perco tempo regulando.

Com estas três modificações passei a ter um resultado bem satisfatório com moinho de discos.
 

Attachments

  • IMG096.jpg
    IMG096.jpg
    217.5 KB · Views: 108
  • IMG336.jpg
    IMG336.jpg
    177.2 KB · Views: 120
  • IMG338.jpg
    IMG338.jpg
    128.9 KB · Views: 112
Back
Top