Furo Panela para Brassagem/Fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jobsvaldo

Member
Joined
Feb 11, 2014
Messages
10
Reaction score
0
Pessoal,
Bom dia.

Procurei aqui no forum algum tópico com esta dúvida, mas não encontrei.
Esses dias comprei 2 panelas de 65 L para aumentar minha produção e iniciar um sistema herms.
Porém como já é de se saber, as panelas não vieram com as válvulas esferas já instaladas.

Minha dúvida é em relação ao furo que deve ser feito para encaixe de uma válvula de 3/4". Qual deve ser o diametro da serra copo? Vi o vídeo do Goronah sobre este tema e ele utilizou uma serra de 25 mm, porém não encontro para vender neste diametro. Alguem pode me ajudar?

Abraços.
 
Se for usar as outras para alguma coisa compensa, mas se for somente para a panela 3/4, compra só a 19mm, 15 reais no maximo em qualquer loja de ferragens...
 
Já ouvi que panelas de alumínio podem ser furadas com aquelas brocas 'chatas' para madeira, mas não usei esse material.
Uma excelente opção e barata, seria isso:
http://www.aliexpress.com/item/Free...ls-Bits-Drills-Smoother-Drill/1295455060.html

Uma broca de vários diâmetros, cônica.
Existem algumas sem o degrau que se usa até o diâmetro desejado.

Minhas duas primeiras panelas eu furei com serra copo e achei o acabamento horrível... se tiver tempo e puder esperar um envio internacional eu recomendo que você compre uma step bit como o luizoliveira falou.

O acabamento é mil vezes melhor o que se traduz e uma vedação melhor.
 
Outra opção, mais barata porém um pouco mais trabalhosa, é fazer um furo com alguma broca que você já tenha em casa, use a maior delas. Depois, você vai alargando o furo com o uso de uma ponta montada, também chamada de pirulito (use aquelas em formato cônico, pois é mais fácil trabalhar o alargamento).

Eu fiz assim na minha panela (inox) e o acabamento ficou perfeito.

Eu sei que é mais trabalhoso que usar uma serra copo, mas assim você vai aos poucos aumentando o furo e testando o tamanho da rosca, sem contar que essa ponta montada custa muito barato nas lojas de ferragens (paguei R$1,50).
 
Esse fds eu começei a furar meus barris de 50L para a instalação de valvulas para o meu sistema HERMS. Vou usar valvulas de 1/2" e a serra copa de 19mm é quase foi o suficiente, precisei ainda lixar um pouco para o niple entrar.
Então falo que para valvula 3/4" não possa ser serra copo de 19mm!!!

Abraço a todos.
 
Esse fds eu começei a furar meus barris de 50L para a instalação de valvulas para o meu sistema HERMS. Vou usar valvulas de 1/2" e a serra copa de 19mm é quase foi o suficiente, precisei ainda lixar um pouco para o niple entrar.
Então falo que para valvula 3/4" não possa ser serra copo de 19mm!!!

Abraço a todos.


Exatamente. Pra sistema de 1/2", serra de 3/4", pois o diâmetro externo de um niple 1/2", por exemplo, tem 3/4". Na verdade tem até um pouco mais.

Comecei a furar as minhas ontem, tudo 1/2", usando serra-copo de 3/4". Ainda tenho que alargar um pouco pra entrar os niples.
 
Nas minhas fiz tudo 3/4", mas na boa, me arrependi. Para levas de até 50 litros eu garanto que não há necessidade de válvulas tão grandes. No próximo equipamento será tudo 1/2", menos adaptações e tamanhos de mangueiras
 
Nas minhas fiz tudo 3/4", mas na boa, me arrependi. Para levas de até 50 litros eu garanto que não há necessidade de válvulas tão grandes. No próximo equipamento será tudo 1/2", menos adaptações e tamanhos de mangueiras

Passei pela mesma situação e endosso a dica.

Comecei com levas de 30L usando só valvulas 3/4", pq casava com o diametro das bombas de maq. de lavar.
Vale lembrar que a maioria das válvulas monobloco são de passagem reduzida, então o diametro interno é de 1/2" também.
Depois percebi que 1/2" é uma medida ideal. A maioria dos equipamentos de homebrewer é de 1/2", além das conexões em inox serem mais baratas...

Uma outra dica importante, para qualquer furo é bater com uma punção ou prego o ponto central.
Pro alumínio as brocas chatas de madeira funcionam bem, fiz todos meus furos com serra copo, mas nao faria de novo...
 
...
Pro alumínio as brocas chatas de madeira funcionam bem, fiz todos meus furos com serra copo, mas nao faria de novo...[/QUOTE]

Opa, amigo! Você diz isso por conta do acabamento do furo?
 
Pessoal, só pra deixar claro aqui, quando falamos de conexão 1/2' ou 3/4', estamos falando do diâmetro interno da tubulação, e não do diâmetro externo da rosca. Ou seja, seu furo da panela terá que ser bem maior que os 1/2' ou 3/4'..
Segue abaixo os diâmetros externos da rosca macho para cada tubulação:

Rosca NPT
Conexão 1/2' - Diametro da rosca macho: 21,3mm
Conexão 3/4' - Diametro da rosca macho: 26,5mm

A questão do punção é necessário pra qualquer furo em metal, e sua serra copo deverá ser sempre montada com uma broca guia (senão sua serra copo vai ficar sambando na panela)
As Brocas chatas para madeira não são indicadas para fazer esse trabalho. Acredito que não vai dar certo e se ela quebrar no processo pode ser perigoso!

Espero ter ajudado, Abraços!
 
Boa tarde, amigos, boa tarde Leandro.
Realmente, vc tem razão.
Como há a informação sobre serras chatas aqui e também um vídeo no youtube usando esta ferramenta para furar panelas, por precaução, fiz antes um teste em um utensílio convexo de alumínio. O resultado do "furo" com serra chata me deu certeza total em utilizar a serra copo para a tarefa.
Usei uma serra copo 19mm para niple bsp de inox de 1/2".
Rosqueando o niple entrou bem justo.

Grande abraço, galera!
 
Boa tarde, amigos, boa tarde Leandro.
Realmente, vc tem razão.
Como há a informação sobre serras chatas aqui e também um vídeo no youtube usando esta ferramenta para furar panelas, por precaução, fiz antes um teste em um utensílio convexo de alumínio. O resultado do "furo" com serra chata me deu certeza total em utilizar a serra copo para a tarefa.
Usei uma serra copo 19mm para niple bsp de inox de 1/2".
Rosqueando o niple entrou bem justo.

Grande abraço, galera!

Boa FelGuara... realmente, por a rosca NPT ser cônica, e esse diâmetro que eu mencionei ai em cima é o diâmetro maior, dá pra fazer um furo um pouco menor e ir rosqueando ela pra ficar bem justa.. mas eu recomendaria um furo 20mm pra 1/2" e 26mm pra 3/4".
 
Back
Top