Furação de panelas e baldes fermentadores

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

heldernadolny

Well-Known Member
Joined
Aug 9, 2017
Messages
62
Reaction score
4
Fala pessoal.

Como sou um cara que gosta do DIY, estou comprando meus equipamentos "brutos" e fazendo em casa o que é possível.

Já de cara pintou uma dúvida: a que distância do fundo devo fazer os furos para a válvula das panelas? E dos baldes/bombonas fermentadores?
 
Fala pessoal.

Como sou um cara que gosta do DIY, estou comprando meus equipamentos "brutos" e fazendo em casa o que é possível.

Já de cara pintou uma dúvida: a que distância do fundo devo fazer os furos para a válvula das panelas? E dos baldes/bombonas fermentadores?
Pode fazer o furo nas panelas o mais baixo que der, lembrando que caso o fundo seja arredondado tem que tomar cuidado.
Nas minhas panelas eu uso um joelho pra ter a menor perda possível, então faço o furo pra deixar o joelho a 0.5cm do fundo, o joelho só funciona se vc usar bomba.
No balde de fermentação (30l) deixo 1 dedo do fundo por causa da lama, e no de primming o mais baixo possivel.
4f11b50ee23e45da0864c2a59699ea34.jpg
753fa5f69f4aa2a1ee0df19b19e68282.jpg


André Wenderosck
 
O joelho terá serventia sem bomba também, é só conectar uma mangueira na válvula esfera que ela escoará até o fim (principio do funcionamento de sifão), lembrando de que o destino do mosto deverá estar em um nível mais baixo que o fundo da panela.

Pode fazer o furo nas panelas o mais baixo que der, lembrando que caso o fundo seja arredondado tem que tomar cuidado.
Nas minhas panelas eu uso um joelho pra ter a menor perda possível, então faço o furo pra deixar o joelho a 0.5cm do fundo, o joelho só funciona se vc usar bomba.
No balde de fermentação (30l) deixo 1 dedo do fundo por causa da lama, e no de primming o mais baixo possivel.
4f11b50ee23e45da0864c2a59699ea34.jpg
753fa5f69f4aa2a1ee0df19b19e68282.jpg


André Wenderosck
 
O joelho terá serventia sem bomba também, é só conectar uma mangueira na válvula esfera que ela escoará até o fim (principio do funcionamento de sifão), lembrando de que o destino do mosto deverá estar em um nível mais baixo que o fundo da panela.
Em um outro tópico, dei essa sugestão, porém o cara falou que testou e com a mangueira só funcionava quando era com alta vasao, em baixa vasao (lavagem) não funcionou (pelo menos da forma que ele estava fazendo)
Com bomba tenho certeza que funciona.

André Wenderosck
 
Bacana.
Tinha pensado nessa questão do joelho, creio que realmente funcione sem a bomba também, por gravidade, mas se ficar ar na válvula realmente pode não escoar até o final.
Mas farei nesse sistema.

E quanto ao trub, se não conseguir formar um cone bacana (e acredito que inicialmente não conseguirei) não vou acabar puxando pro fermentador se a válvula ficar muito perto do fundo?

E nos baldes, quando fizer cervejas de OG mais alta, não formará mais lama, correndo risco de levar levedura pras garrafas?

Desculpa as dúvidas de novato, mas fazendo por conta é mais fácil errar na montagem, e prefiro perguntar para errar o mínimo possível.
 
Dê uma olhada nos redutores de sedimento que encaixam no fundo de algumas dessas torneiras de baldes fermentadores... eu acho eles muito bons para reduzir a quantidade de levedura nas garrafas.
eles te dão a liberdade de colocar a torneira o mais baixo possível no fermentador.


Bacana.
Tinha pensado nessa questão do joelho, creio que realmente funcione sem a bomba também, por gravidade, mas se ficar ar na válvula realmente pode não escoar até o final.
Mas farei nesse sistema.

E quanto ao trub, se não conseguir formar um cone bacana (e acredito que inicialmente não conseguirei) não vou acabar puxando pro fermentador se a válvula ficar muito perto do fundo?

E nos baldes, quando fizer cervejas de OG mais alta, não formará mais lama, correndo risco de levar levedura pras garrafas?

Desculpa as dúvidas de novato, mas fazendo por conta é mais fácil errar na montagem, e prefiro perguntar para errar o mínimo possível.
 
Bacana.
Tinha pensado nessa questão do joelho, creio que realmente funcione sem a bomba também, por gravidade, mas se ficar ar na válvula realmente pode não escoar até o final.
Mas farei nesse sistema.

E quanto ao trub, se não conseguir formar um cone bacana (e acredito que inicialmente não conseguirei) não vou acabar puxando pro fermentador se a válvula ficar muito perto do fundo?

E nos baldes, quando fizer cervejas de OG mais alta, não formará mais lama, correndo risco de levar levedura pras garrafas?

Desculpa as dúvidas de novato, mas fazendo por conta é mais fácil errar na montagem, e prefiro perguntar para errar o mínimo possível.
Levar um pouco de trub não e problema, porém quando ele desce pra bomba e começa a ir pra panela de fervura e so fechar a valvula.

André Wenderosck
 
Bacana.
Tinha pensado nessa questão do joelho, creio que realmente funcione sem a bomba também, por gravidade, mas se ficar ar na válvula realmente pode não escoar até o final.
Mas farei nesse sistema.

E quanto ao trub, se não conseguir formar um cone bacana (e acredito que inicialmente não conseguirei) não vou acabar puxando pro fermentador se a válvula ficar muito perto do fundo?

E nos baldes, quando fizer cervejas de OG mais alta, não formará mais lama, correndo risco de levar levedura pras garrafas?

Desculpa as dúvidas de novato, mas fazendo por conta é mais fácil errar na montagem, e prefiro perguntar para errar o mínimo possível.
Não e problema levar um pouco de trub pro fermentador, se o cone começar a desmanchar e começar a levar trub e so fechar a válvula.
O maximo de OG que já fiz foi 1065, e não tive problema na altura que coloquei a torneira no fermentador.

André Wenderosck
 
Back
Top