Furação de Panela e vedação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thiagomaia

Member
Joined
Aug 11, 2014
Messages
5
Reaction score
0
Senhores,

Estou montando meu equipamento com duas panela de alumínio no. 45 (68 litros) e agora estou em dúvida sobre qual diâmetro de fura copo deve utilizar para conexões de 1/2". Tenho uma de 25mm mas acredito que ficará um buraco maior que a conexão e com grande chance de vazamentos, tendo em vista não somente a área livre da serra (que coube certinho o niple) mas da área total.

Alguém saberia me informar o tamanho ideal de serra copo pra 1/2"? Pesquisei bastante no google mas não consegui encontrar nada a respeito.

Para a "vedação" estou usando oring's de borracha no niple e uma arruela de inox, será que veda legal?
 
Senhores,

Estou montando meu equipamento com duas panela de alumínio no. 45 (68 litros) e agora estou em dúvida sobre qual diâmetro de fura copo deve utilizar para conexões de 1/2". Tenho uma de 25mm mas acredito que ficará um buraco maior que a conexão e com grande chance de vazamentos, tendo em vista não somente a área livre da serra (que coube certinho o niple) mas da área total.

Alguém saberia me informar o tamanho ideal de serra copo pra 1/2"? Pesquisei bastante no google mas não consegui encontrar nada a respeito.

Para a "vedação" estou usando oring's de borracha no niple e uma arruela de inox, será que veda legal?

tem que ver da borracha, pq se for colocar no fogo ela pode nao aguentar temperatura, ou dependendo da borracha não ser adequada pra alimento...
eu uso oring de silicone, feito da própria mangueira, é só fatiar um anel, opcionalmente pode-se cortar um pedaço da mangueirae abrir ela transversalmente, deixando ela num formato quadrado, após é só fazer um furo no meio, no diametro do que vc for passar por dentro. funciona legal tmb...
 
Utilize serra copo de 20mm bi metal, o diametro total da rosca 1/2" é 21mm, depois é só dar uma lixada, também pode usar broca chata de madeira 20mm (o furo é mais preciso e com melhor acabamento, SE FOR PARA ALUMINIO MESMO).
Fita ptfe, popular veda rosca, é muito importante, não da pra fazer uma vedação decente sem ela e não se preocupe, politetrafluoretileno é atóxico.
De preferencia use o-rings de silicone se não tiver acesso ao mesmo use o de borracha mesmo, como o o-ring é colocado pelo lado de fora da panela o mesmo fica com o minimo de contato com o liquido, pra não dizer nulo.
 
Fiz furação com fura-copo de 19mm, uma limada de leve e a conexão entrou quase como rosqueando. Na falta dos orings de silicone, comprei 3 cm de mangueira de silicone de 1/2 ( ganhei na realidade, pois comprei outras coisas na loja ), e cortei como oring, 2mm, ficou tranquilo sem vazamentos.

lembrando que além de atóxico o silicone da mangueira foi dito aguentar 300°.

abraço,

:mug:
 
Valeu pelas dicas, vou tentar fazer no final de semana e depois posto o resultado final.

Obrigado a todos!
 
Sei que pode ser tarde de mais pro thiagomaia, mas a título informativo fica a dica...

A "fita veda-rosca" acho indispensável, mas a vedação na panela DE ALUMÍNIO pode ficar perfeita sem o-ring nenhum.

Tem que apertar BEM de forma que o flange deforme a panela a ponto de ficar plana pra não vazar. Mesmo batendo com o martelo antes não vai ficar perfeitamente plano a ponto de não vazar, mas deve ajudar bater antes.

Relato pessoal: encontrei essa informação em alguns sites e resolvi tentar. Apertei bem e enchi de água, ficou vazando bastante. Fui apertando mais, com água dentro mesmo, chegando ao ponto de achar que não ia dar certo. Não queria apertar absurdamente pra não estragar a rosca, mas acabei tendo que apertar ao limite pra conseguir a vedação. No fim ficou perfeito, nunca mais vazou, conforme outros relatos que li por aí.
 
Simples, pegue uma mangueira de silicone, e corte anéis com uma faca afiada ou tesoura da espessura que precisar. Pronto, vedação perfeita, atóxica, e com um material de tranquilamente suporta chama em caso de descuido.

Abraço,
 
Valeu pelas dicas, segui as dicas e no final acabei intuitivamente seguindo a dica do Guenther e fatiei um pedaço da mangueira de silicone e utilizei para vedação. Depois comprei umas arruelas de silicone mas não ficou a mesma coisa, rapidinho ela se partiu, sendo o pedaço de mangueira o mais efetivo.

Quando tento rosquear somente o Tê e o registro fica uma folga já que não consigo rosquear totalmente o registro no Tê tenho usado uma arruela de inox e a fatia de silicone que tem funcionado muito bem.

No final das contas deu certo! :mug:
 
amigos, alguma dica para vedar a entrada da resistencia? No meu caso tem 45mm de diametro. Obrigado!


Pode ser usado tbm aquelas formas de silicone que aguentam temperaturas elevadas no forno. Corte do tamanho desejado e pronto.
 
amigos, alguma dica para vedar a entrada da resistencia? No meu caso tem 45mm de diametro. Obrigado!

Aqui em Porto Alegre tem uma loja chamada CASA DAS GAXETAS. No site deles tem um catálogo completo de o'rings de silicone que eles comercializam. Eles também fabricam sob medida qualquer peça em silicone.
 
Pessoal,
Boa tarde!

Por favor, poderiam me ajudar?

Furei minha panela, e ao aplicar a valvula continou vazando... A valvula que comprei é inox 304 e veio com silicone neutro para altas temperturas pra usar como vedator. O produto é inerte, atóxico depois de curar? Pesquisei sobre, mas não entendi se é tóxico.

Obrigado pelo apoio!
 
Last edited:
Pessoal,
Boa tarde!

Por favor, poderiam me ajudar?

Furei minha panela, e ao aplicar a valvula continou vazando... A valvula que comprei é inox 304 e veio com silicone neutro para altas temperturas pra usar como vedator. O produto é inerte, atóxico depois de curar? Pesquisei sobre, mas não entendi se é tóxico.

Obrigado pelo apoio!
Aonde vaza? Entre a panela e a vedação, ou na rosca do niple para a válvula?
 
Oi Edgar,

Vaza entre a panela e a rosca do niple. Estou usando oring e duas arruelas, e mesmo assim vaza.

Obrigado!
Cara, o silicone pra altas temperatura não é atóxico, é acético. Maaaas é oq eu uso nas minhas. O'ring aqui nunca resolveu.
Eu coloco ele por fora da panela, o contato é mínimo. Mas é o que eu faço, né..
 
Cara, o silicone pra altas temperatura não é atóxico, é acético. Maaaas é oq eu uso nas minhas. O'ring aqui nunca resolveu.
Eu coloco ele por fora da panela, o contato é mínimo. Mas é o que eu faço, né..

Oi Rodrigo,

Vou fazer assim também, aplicar por fora da panela pra ter o menor contato possivel.

Obrigado!
 
Oi Rins,

Tentei também, mas quando o vedarosca recebe calor, derrete
Veda rosca costuma aguentar bem temperatura de fervura. Talvez esteja usando pouco, pode usar sem dó.

Minha primeira panela, tive problemas com a vedação, resolvi com silicone para aquário. O silicone para usar em aquário, tem que ser necessariamente atóxico, não tem fungicida em sua formulação, mesmo que seja de cura acética. Respeite o tempo de cura antes de usar, uma semaninha, pra garantir, mas 72 horas é o tempo das instruções.

No rótulo informa que aguenta temperaturas de até 150ºC, então não precisa se preocupar.

Não é declaradamente food grade, mas ao mesmo tempo é indicado para vedação em bebedouros. E se você tem aquário, sabe que uma coisa sensível é a biologia do aquário. Sendo assim, eu não me preocuparia em morrer de câncer por causa da vedação da panela, que nem vai entrar em contato direto com seu mosto. NÃO PASSA GOSTO!

Aplique onde suas arruelas vão se ajustar, como se estivesse "moldando" orings diretamente na superfície. Em forma de rosquinha mesmo, em volta do orifício. Eu apliquei e esperei umas 4 horas até formar uma película, ou seja, ele deixa de ser grudento ao toque.

Depois dessas 4 horas, coloque tudo no lugar e aperte e limpe os excessos. No meu caso resolveu magicamente e esta vedação está na panela desde 2014. Momentos de desespero, requerem soluções desesperadas.

Na minha segunda panela as arruelas de silicone deram conta, então não precisei ir de gambiarra.

Essa é minha experiência. Faça por sua conta e risco e lembre-se. SOMENTE SILICONE PARA AQUÁRIO!
 
Adicione arruelas metálicas dos dois lados, mas as arruelas vedantes (silicone, papelão, viton) utilize apenas do lado de fora. Esse é o método correto de montar.
Quando tiver rosca, tem que usar o veda rosca.
 
Aqui eu uso um anel cinza, não sei bem qual o material, e veda rosca é indispensável, ao menos nas minhas experiências. Com anéis de silicone transparentes já tive problemas também, o segredo é não apertar muito, daí a necessidade do veda rosca
 
Veda rosca costuma aguentar bem temperatura de fervura. Talvez esteja usando pouco, pode usar sem dó.

Minha primeira panela, tive problemas com a vedação, resolvi com silicone para aquário. O silicone para usar em aquário, tem que ser necessariamente atóxico, não tem fungicida em sua formulação, mesmo que seja de cura acética. Respeite o tempo de cura antes de usar, uma semaninha, pra garantir, mas 72 horas é o tempo das instruções.

No rótulo informa que aguenta temperaturas de até 150ºC, então não precisa se preocupar.

Não é declaradamente food grade, mas ao mesmo tempo é indicado para vedação em bebedouros. E se você tem aquário, sabe que uma coisa sensível é a biologia do aquário. Sendo assim, eu não me preocuparia em morrer de câncer por causa da vedação da panela, que nem vai entrar em contato direto com seu mosto. NÃO PASSA GOSTO!

Aplique onde suas arruelas vão se ajustar, como se estivesse "moldando" orings diretamente na superfície. Em forma de rosquinha mesmo, em volta do orifício. Eu apliquei e esperei umas 4 horas até formar uma película, ou seja, ele deixa de ser grudento ao toque.

Depois dessas 4 horas, coloque tudo no lugar e aperte e limpe os excessos. No meu caso resolveu magicamente e esta vedação está na panela desde 2014. Momentos de desespero, requerem soluções desesperadas.

Na minha segunda panela as arruelas de silicone deram conta, então não precisei ir de gambiarra.

Essa é minha experiência. Faça por sua conta e risco e lembre-se. SOMENTE SILICONE PARA AQUÁRIO!

Boa noite,

Comprei o silicone pra aquário, e vou aplicar como orientou.
Eu vi no rotulo como comentou que é utilizado em bebedouros e freezers.

Eu não achei arruelas de silicone pra vender aqui em Fortaleza, e encontrei em EPDM onde o vendedor informou ser atóxico, sendo que pesquisei e aguentam ate 130 º C. Assim, acho que o silicone seria mais seguro que o EPDM.

Obrigado pelo apoio!
 
Last edited:
Pessoal,
Boa tarde!

Por favor, poderiam me ajudar?

Furei minha panela, e ao aplicar a valvula continou vazando... A valvula que comprei é inox 304 e veio com silicone neutro para altas temperturas pra usar como vedator. O produto é inerte, atóxico depois de curar? Pesquisei sobre, mas não entendi se é tóxico.

Obrigado pelo apoio!
Pow, irmãozinho, faz uns 4 anos, naoacho que foi isso que eu usei.

https://solucaoselantes.com.br/produtos/silicone/solusil-aquario/
Faz um tempo, mas acho que por ser para aquário que é atóxico.
Só dá uma conferida na temperatura que ele suporta. Nesse link aí até cita “altas temperaturas” e recomenda pra vitrine térmica, mas é bom ler as especificações na fixa técnica.

Abração.
 
Pow, irmãozinho, faz uns 4 anos, naoacho que foi isso que eu usei.

https://solucaoselantes.com.br/produtos/silicone/solusil-aquario/
Faz um tempo, mas acho que por ser para aquário que é atóxico.
Só dá uma conferida na temperatura que ele suporta. Nesse link aí até cita “altas temperaturas” e recomenda pra vitrine térmica, mas é bom ler as especificações na fixa técnica.

Abração.


Eu comprei da TEK BOND - anexo, e informar trabalhar até 200 º C, sendo também indicado pelo fabricante para bebedouros, vitrine alimentícia, e claro pra aquário.

Obrigado pelo apoio!
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2021-07-18 at 22.38.12.jpeg
    WhatsApp Image 2021-07-18 at 22.38.12.jpeg
    37.9 KB · Views: 13
Back
Top