Fundo Falso Keggle

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

martiles1

Member
Joined
Sep 19, 2014
Messages
11
Reaction score
2
Olá pessoal, vamos ver se alguém pode me ajudar.

Estou montando um equipamento RIMS com barris de inox de 50l.

Já abri, poli e comprei uma chugger, e ainda vou comprar mangueiras, válvulas e conexões (1/2").

Agora me surgiu uma dúvida: qual a melhor maneira de colocar um fundo falso nesse barril, alguém já fez? Porque o diâmetro da abertura em cima, é menor do que o diâmetro no fundo.

Pensei em fazer com dobradiça, mas já vi alguns que são feitos menores, com os tais tubos pescadores, como no link abaixo:

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=77103

Alguém já fez algo parecido? Tem uma outra sugestão?
 
Eu já vi um no Mercado Livre que eles cortam uma borda fora e unem de volta com duas dobradiças, assim vc consegue colocar ela dobrada e quando chegar no fundo é só desdobrar.

Procura no ML pra ver como fica o esquema.

Tem também a idéia de fazer um fundo falso tipo "dome" e usar um dip tube.
 
Olá pessoal, vamos ver se alguém pode me ajudar.

Estou montando um equipamento RIMS com barris de inox de 50l.

Já abri, poli e comprei uma chugger, e ainda vou comprar mangueiras, válvulas e conexões (1/2").

Agora me surgiu uma dúvida: qual a melhor maneira de colocar um fundo falso nesse barril, alguém já fez? Porque o diâmetro da abertura em cima, é menor do que o diâmetro no fundo.

Pensei em fazer com dobradiça, mas já vi alguns que são feitos menores, com os tais tubos pescadores, como no link abaixo:

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=77103

Alguém já fez algo parecido? Tem uma outra sugestão?
Liga pra Cerveja da Casa. Eu tenho com com dobradiça deles, e é excelente.

Abraço,
 
Obrigado pessoaL.
Acho que vou nesse da Cerveja da Casa, Guenther. Aí não vai ter erro. Abraço!
 
Pessoal to querendo transformar um barril desses keg em panela de brassagem e fiquei com uma duvida, dá pra usar a bazooka nesses barris, ou só vale a pena usar fundo falso?
 
Pessoal, reativando o tópico, estou precisando de uma ajudinha.
Seguinte, eu estava usando esse fundo falso do Cerveja da Casa mas não está rolando.
Meu sistema é RIMS, faço a mosturação com o fundo falso e ligo o fogo e a bomba apenas na hora das rampas, medindo a temperatura na saída.

Mas este fundo falso dobrável não está aguentando a pressão, acaba sempre vazando, ele entorta na dobra. Não sei se é por eu usar a vazão da bomba no máximo (chugger), mas faz muita pressão e o coitado do fundo falso parece que foi atropelado por um ônibus.

Alguém tem alguma outra sugestão?
Estava pensando em soldar um gradeado por dentro do kegle e colocar as duas metades de fundo falso removíveis por cima para evitar dobrar.

Aceito sugestões!
Abs
 
Rapaz, estou com a mesma dúvida. Estou pensando em usar a "tampa" retirada do barril como fundo falso. Pretendo fazer vários furos nele e colocar a válvula para extrair a mostura pelo fundo do barril para reciclagem. O que vocês acham? Será que daria certo?
 
Eu uso uma bazooka grande rosqueada no fundo em uma luva soldada. Pra mim ta muito bom, eficiência em 72%. Só tenho q regular a saída da chugger pra não transbordar o barril.
 
Estava pensando em uma alternativa que, pelo menos até onde pesquisei, ainda não vi ser cogitada.
E se fossem feitas duas cavidades, em lados opostos, na aba que sobra do corte da tampa do barril, de modo que pudesse ser colocado um fundo falso reto, normal, do diâmetro adequado, como os de panela?
Seria como botar a moeda na abertura do cofre, e ai não precisaríamos de fundo dobrável ou de diâmetro pequeno.
Penso que funcionaria, principalmente se a extração for realizada por uma válvula no fundo do keg.
Segue uma ilustração absolutamente tosca do que eu penso em fazer.
Opiniões?
 

Attachments

  • keg top2.jpg
    keg top2.jpg
    144.4 KB · Views: 135
O fundo acaba cedendo porque eles fizeram uma economia e colocaram apenas 3 dobradiças.
Também comprei o meu fundo falso na Cerveja da Casa e qualquer coisa fazia abrir um espaço enorme entre as placas.
Encontrei dobradiças de inox e coloquei mais duas no meu... com 5 segura bem.

Antes disso, caso não encontre as dobradiças, eu colocar dois "T"s de inox abaixo do fundo, no ponto onde as metades se separam, de forma que cada lado do "T" segure um lado do fundo. Isso também funcionava muito bem.
 
Não funcionaria

Motivo? Apenas por curiosidade e para ouvir a opinião dos mais experientes, pois dizer que não funciona e não dizer a razão, não colabora em nada com a solução do problema. Desculpe se a sua resposta não tiver sido direcionada ao meu post.
 
Pessoal, reativando o tópico, estou precisando de uma ajudinha.
Seguinte, eu estava usando esse fundo falso do Cerveja da Casa mas não está rolando.
Meu sistema é RIMS, faço a mosturação com o fundo falso e ligo o fogo e a bomba apenas na hora das rampas, medindo a temperatura na saída.

Mas este fundo falso dobrável não está aguentando a pressão, acaba sempre vazando, ele entorta na dobra. Não sei se é por eu usar a vazão da bomba no máximo (chugger), mas faz muita pressão e o coitado do fundo falso parece que foi atropelado por um ônibus.

Alguém tem alguma outra sugestão?
Estava pensando em soldar um gradeado por dentro do kegle e colocar as duas metades de fundo falso removíveis por cima para evitar dobrar.

Aceito sugestões!
Abs


Comprei um fundo falso normal(sem ser aquele que é pra barril), na primeira brassagem com 13kg de malte entortou inteiro. Complicou toda a filtragem, foi um inferno.

Tive que reforçar ele inteiro. Melhor solução para não gastar mais ao meu ver é fazer igual o amigo ali, colocar mais dobradiças e talvez reforçar os pés.
 
Motivo? Apenas por curiosidade e para ouvir a opinião dos mais experientes, pois dizer que não funciona e não dizer a razão, não colabora em nada com a solução do problema. Desculpe se a sua resposta não tiver sido direcionada ao meu post.

Foi mal eu respondi pelo celular e apertei enviar ao inves de enter. Agora estou no computador, heheheheh.
Pelo menos pra mim nao funcionaria pelo seguinte motivo.
Tente abrir o fundo falso antes de passar pelo meio do barri.
No meio do barril tem uma solda, e essa solda nao deixa o fundo falso passar aberto.

E outra coisa comigo nunca teve peso de mais a ponto do fundo falso ser esgarçado....
 

Attachments

  • stainless_steel_PICO_style_keg_kettle_false_bottom_with_supports_in_keg_half.jpg
    stainless_steel_PICO_style_keg_kettle_false_bottom_with_supports_in_keg_half.jpg
    148.1 KB · Views: 97
  • stainless_steel_PICO_style_keg_kettle_false_bottom_with_supports_front_two.jpg
    stainless_steel_PICO_style_keg_kettle_false_bottom_with_supports_front_two.jpg
    81.6 KB · Views: 98
Foi mal eu respondi pelo celular e apertei enviar ao inves de enter. Agora estou no computador, heheheheh.
Pelo menos pra mim nao funcionaria pelo seguinte motivo.
Tente abrir o fundo falso antes de passar pelo meio do barri.
No meio do barril tem uma solda, e essa solda nao deixa o fundo falso passar aberto.

E outra coisa comigo nunca teve peso de mais a ponto do fundo falso ser esgarçado....

Obrigado pela resposta, agora tenho noção do problema.

Martiles, belo achado, parece uma ótima solução.

Vou abrir meu keg esse find e ficar imaginando alternativas, mas essa ai é uma das melhores, com certeza.
 
Obrigado pela resposta, agora tenho noção do problema.

Martiles, belo achado, parece uma ótima solução.

Vou abrir meu keg esse find e ficar imaginando alternativas, mas essa ai é uma das melhores, com certeza.
Ja viram esse produto com esse vedendor no mercado livre?!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728927291-fundo-falso-aco-inox-304-para-barril-50-lts-_JM
Estou procurando um fundo falso para meu keg de 50 lt. E como todos falaram do problema do fundo falso com dobradiças fiquei tentado a testar esse do link ou pedir um daqueles em formatos de domo no aliexpress.
 
É, realmente as 3 dobradiças não seguram o tranco. Mas eu estava pensando em mandar fazer algo assim, isso acho que vai segurar bem.

http://www.homebrewing.org/Stainless-Steel-PICO-style-keg-kettle-false-bottom-wsupports_p_1010.html

Até compraria o de fora, mas com esse dólar, melhor ver se o serralheiro faz pra mim....
Ja viram esse produto com esse vedendor no mercado livre?!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728927291-fundo-falso-aco-inox-304-para-barril-50-lts-_JM
Estou procurando um fundo falso para meu keg de 50 lt. E como todos falaram do problema do fundo falso com dobradiças fiquei tentado a testar esse do link ou pedir um daqueles em formatos de domo no aliexpress
 
Fala Gabriel, eu pensava a mesma coisa, mas li em alguns sites americanos falando bem do fundo falso. E como o fundo do barril é côncavo, não tem muito problema de passar.
Veja na foto abaixo que achei em um desses blogs.
 

Attachments

  • P1010422-1.jpg
    P1010422-1.jpg
    31 KB · Views: 67

Latest posts

Back
Top