Freezer vertical para fermentação e maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatoat

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2013
Messages
296
Reaction score
87
Olá,

Procurei no fórum, pensei em ressucitar algum tópico sobre freezer/termostato/pastilha Peltier ou qualquer coisa do tipo, mas nada é exatamente o que vou perguntar e não quis sequestrar o tópico de ninguém.

Alguém já pensou ou já viu alguma solução onde, em um mesmo freezer vertical (que não tenha tubulação nos suportes das gavetas) a parte superior foi utilizada para fermentaçao (20 graus, por exemplo) e a parte inferior utilizada para maturação (5 graus, por exemplo)?

A ideia seria ter um isolamento térmico na fermentação, de modo que o freezer como um todo manteria os 5 graus e de alguma outra forma (um cooler, ligado em outro termostato, por exemplo), manteria a temperatura dentro deste isolamento térmico nos 20 graus do exemplo, mantando ar frio para dentro do isolamento térmico.

A ideia de deixar a parte mais quente em cima seria causa da convecção térmica, mas acredito que um freezer vertical sem tubulação nas gavetas realize o resfriamento pelas laterais, então não sei se faz muito sentido.

Como eu nunca vi nada do tipo, chuto que seja inviável, foi só uma "viagem" que gostaria de confirmar com os mais entendidos.

Meu palpite é que o fato de ambos estarem dentro do freezer, mesmo que haja um isolamento térmico no fermentador, seria muito difícil mantê-lo na faixa dos 20 graus sem utilizar nada para aquecê-lo (que não é a intenção).

Por fim, a ideia é que a princípio não terei duas levas fermentando nem duas levas maturando ao mesmo tempo, então se eu conseguisse utilizar um freezer para ambos os processos seria o ideal, mas posso estar procurando chifre em cabeça de cavalo.

Uma outra opção seria utilizar o freezer para maturar e armazenar cerveja pós-carbonatação e esta mesma ideia do isolamento termico aplicar fora do freezer para a fermentação, com uma pastilha Peltier que acredito ser suficiente para manter a temperatura próxima dos 20 graus (atualmente a temperatura média daqui está em 30 graus).

Qual a opinião de vocês? :)
 
Troca uma ideia com o Guenther, ele já fez uma câmara fria com um motor de freezer(se não me engano) com um esquema desses.
Abraço!
 
Eu vi a câmara fria dele, é com ar condicionado, mas diferentemente da viagem do tópico, o gás para resfriar é enviado à parte de baixo para manter a maturação e, quando necessário, enviado com alguns coolers para a parte de cima, para a fermentação.

A não ser que ele tenha outro projeto, ai já não sei.

Obrigado pela resposta!
 
Olá,

Procurei no fórum, pensei em ressucitar algum tópico sobre freezer/termostato/pastilha Peltier ou qualquer coisa do tipo, mas nada é exatamente o que vou perguntar e não quis sequestrar o tópico de ninguém.

Alguém já pensou ou já viu alguma solução onde, em um mesmo freezer vertical (que não tenha tubulação nos suportes das gavetas) a parte superior foi utilizada para fermentaçao (20 graus, por exemplo) e a parte inferior utilizada para maturação (5 graus, por exemplo)?

A ideia seria ter um isolamento térmico na fermentação, de modo que o freezer como um todo manteria os 5 graus e de alguma outra forma (um cooler, ligado em outro termostato, por exemplo), manteria a temperatura dentro deste isolamento térmico nos 20 graus do exemplo, mantando ar frio para dentro do isolamento térmico.

A ideia de deixar a parte mais quente em cima seria causa da convecção térmica, mas acredito que um freezer vertical sem tubulação nas gavetas realize o resfriamento pelas laterais, então não sei se faz muito sentido.

Como eu nunca vi nada do tipo, chuto que seja inviável, foi só uma "viagem" que gostaria de confirmar com os mais entendidos.

Meu palpite é que o fato de ambos estarem dentro do freezer, mesmo que haja um isolamento térmico no fermentador, seria muito difícil mantê-lo na faixa dos 20 graus sem utilizar nada para aquecê-lo (que não é a intenção).

Por fim, a ideia é que a princípio não terei duas levas fermentando nem duas levas maturando ao mesmo tempo, então se eu conseguisse utilizar um freezer para ambos os processos seria o ideal, mas posso estar procurando chifre em cabeça de cavalo.

Uma outra opção seria utilizar o freezer para maturar e armazenar cerveja pós-carbonatação e esta mesma ideia do isolamento termico aplicar fora do freezer para a fermentação, com uma pastilha Peltier que acredito ser suficiente para manter a temperatura próxima dos 20 graus (atualmente a temperatura média daqui está em 30 graus).

Qual a opinião de vocês? :)
Cara, nunca vi ninguém fazer isso, e sinceramente, eu acho que seria um mega trabalho e incomodação fazer isso. Primeiro que vc teria que achar um freezer que desse pra fazer isso. A maioria dos que eu conheço tem evaporador grande ocupando predominantemente a parte de cima, e então, quando a gente vai "abrir" ou "entortar" ele pra baixo pra fazer caber fermentadores, ele acaba ocupando toda a parte interna do fundo, ou seja, só isso já inviabilizaria o projeto.

Abraço,
 
É que meus fermentadores são baldes alimentícios de 22L... então cabe dois tranquilamente em um freezer que se encontra por ai (OLX, BomNegócio) por 200 reais... e tem horizontais por 300 reais também.

Mas realmente, vou deixar o freezer para maturar e estocar cerveja, considerando que meu estoque é em garrafas (a curto prazo, só penso em pegar um barrilete de 5L), acredito ser tranquilo o espaço também.

Ainda vou decidir o que fazer para controlar melhor a fermentação quando o freezer estiver ocupado, pensei em um recipiente cilíndrico que fosse significativamente maior (verticalmente) que o balde fermentador para caber o airlock, fazer um isolamento térmico e usar pastilhas Peltier para refrigerar.

Obrigado pela resposta!
 
Back
Top